Encontro do MEJ em Marcelino

Domingo, dia 20 de outubro, a Comunidade da Colônia Marcelino, Município de São José dos Pinhais, sediou um belo encontro dos nossos queridos adolescentes mejistas – membros do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), dentro de uma programação muito rica e muito bem preparada pela coordenação metropolitana e pela comunidade local.

Aproximadamente 330 mejistas compareceram, vindos das seguintes comunidades: Antonio Olinto, Campina, Mico Magro, Bairro Alto, Boqueirão, Campo Largo, Canoinhas, Arquicatedral, Craveiro, Ouro Verde, Bley Pombas, Dorizon, General Carneiro, Marcelino, Martim Afonso, Moema, Papanduva, Passo Amarelo, Pinhais, Pinheirinho, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, União da Vitória, Vila São Pedro.

Ao planejar o encontro, que foi único este ano, a Coordenação Metropolitana do MEJ, sob o comando do Pe. Metódio Techy, OSBM – Pároco de Ponta Grossa e da Ir. Alice Bartoski, SMI, foi muito feliz na escolha do local: Comunidade de Marcelino, muito unida, dinâmica e organizada. Além da sua localização, que favorece o acesso a todos, tem o atrativo da sua nova igreja Santíssima Trindade, com a arquitetura lindíssima e imponente e uma iconografia quase completa, faltando somente a iconóstase.

Quanto à dimensão pastoral do evento, junto com os membros do movimento e seus coordenadores locais, a coordenação central teve a intenção de apresentar e estudar o tema “Palavra de Deus e Catequese”, conforme a determinação do Sínodo dos Bispos da Igreja Greco-Católica Ucraniana de 2018. Explicando os objetivos, a carta-convite diz: “para nos enriquecermos, melhor vivermos e melhor desempenharmos a nossa missão a fim de atingirmos os objetivos de evangelizadores – catequistas na Igreja de Cristo”; e foi citado o nosso Catecismo: “o objetivo da catequese, como tarefa fundamental da Igreja, é instruir e educar o cristão na fé́ e conduzi-lo à comunhão com Jesus Cristo e com a comunidade eclesial” (Cristo – nossa Páscoa, nº 54).

No dia anterior ao encontro, sábado à tarde, estava a Ir. Alice Bartoski, SMI, que há muito tempo auxilia na coordenação geral do movimento e acompanha os encontros, atualmente residente em Curitiba, Ir. Maria Gaiocha, SMI, agente pastoral local, membros do Conselho Administrativo Paroquial e muitos outros paroquianos estavam empenhados na preparação do ambiente, da celebração litúrgica e da alimentação.

A movimentação juvenil começou no centro de eventos pelas 08h30min com a acolhida, o café da manhã e muita animação, que não poderia faltar, do que se encarregou prontamente o Diácono Marcos Chmilouski, OSBM, que foi auxiliado pelo colega Seminarista João Paulo Vitoriano, OSBM.

As atividades começaram, como programado, às 9 horas. O Pe. Metódio saudou a todos e dirigiu a oração com o canto “Pid tvij pokrov” e “Bohorodetse Divo”. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer à Ir. Alice, ao palestrante Superior Provincial Pe. Antônio Royk, OSBM, ao Pe. Teodoro Hanicz, OSBM, que há muitos anos atende pastoralmente a comunidade, aos líderes e toda a comunidade de Marcelino pela organização do evento. O Pe. Teodoro tomou a palavra para cumprimentar a todos e foi celebrar na Comunidade de Passo Amarelo.

A seguir, foi proferida a palestra, que abordou o tema “Palavra de Deus e Catequese”. Meditou-se sobre a conhecida frase do grande Apóstolo Paulo: “Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim; pelo contrário, é uma necessidade que me foi imposta. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16), que é a missão de todos os cristãos. A carta sinodal diz: “Ser cristãos significa ser discípulos de Jesus Cristo – o único Mestre, portadores do Seu Espírito, anunciadores da Sua Boa Notícia e testemunhas daquela Verdade que é Ele mesmo. Sendo membro da Igreja de Cristo, cada cristão é chamado a crescer no discipulado de Jesus: Com o poder e ação do Espírito Santo, conhecer cada vez mais profundamente o seu Divino Mestre que está presente na comunidade da Igreja, e partilhar a sua experiência com o próximo”. O Pe. Antônio traduziu essas ideias fundamentais de forma muito didática e acessível aos adolescentes perpassando a história da salvação, desde a criação de Adão e Eva até a Ressureição de Jesus. Cantos religiosos, de acordo com o assunto, executados ao toque do violão pelo Diácono Marcos, foram intercalados na palestra.

Às 10h30min, houve um intervalo para o lanche e logo, formando uma procissão, os encontristas dirigiram-se para a igreja.

Em torno das 11 horas, Ir. Maria Gaiocha fez a introdução à Divina Liturgia e dirigiu a entrada dos estandartes e dos símbolos. Em seguida, foi dado início à Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelos Padres Antônio Royk, Metódio Techy, Pe. Émerson Sérgio Spack, OSBM – Vigário Paroquial de Iracema, e o Pe. Teodoro que chegou mais tarde, voltando de Passo Amarelo. Cantores de Marcelino, auxiliados pelo Diácono Marcos, se encarregaram dos cantos litúrgicos. Favorecidos pela ótima acústica da igreja e ótima sonorização, a cantoria ficou muito bonita e agradável aos ouvidos.

Em sua homilia, Dom Volodemer, interpretando o Evangelho do dia, Lc 6,31-36, explicou que a fé cristã é profunda, muito humana, exigente e radical e, quem a vive, faz a diferença. Essa diferença consiste no amor ao próximo – a força da fé cristã, que mudou a história da humanidade e transforma o mundo. Jesus ensina que é preciso amar até os inimigos. O amor evangélico é diferente do amor humano, porque vem de Deus, pelo ensinamento de Jesus Cristo e pela inspiração do Espírito Santo.

Finalizada a celebração litúrgica, às 12h30min, em frente à monumental igreja, os celebrantes, coordenadores e mejistas posaram para a foto oficial e dirigiram-se ao centro de eventos para o almoço.

Mais ou menos às 13h30min, o Diácono e o Seminarista dirigiram atividades recreativas. Seguiram as seis dinâmicas realizadas em seis grupos – barco, flor, dominó, bondade de Deus, pacote de Deus, viagem – traduzindo o teor do encontro: Acolher a Palavra de Deus na Catequese – Anunciar Jesus com a vida. Aproximadamente meia hora depois, reunidos no centro de eventos, foi dada a oportunidade aos responsáveis dos grupos para comentarem os resultados dos trabalhos, dizendo o que aprenderam, o que levam como mensagem para viver em casa e na comunidade.

O alegre e proveitoso encontro encerrou com uma breve apresentação do grupo folclórico local Soloweiko, adulto e infantil, que este ano celebra 25 anos de fundação. Ainda foi aberto um momento para os agradecimentos e distribuição de presentes, carinhosamente confeccionados e ofertados pela generosa comunidade local. Rezada a oração final, o Arcebispo Metropolita foi convidado para dar a bênção. E para a despedida, pelas 16 horas, foi servido um lanche.

Fotos: Teresinha Krefer Claudino e Taícia Nogas

Texto: Secretariado Metropolitano