Encontro do MEJ em Mafra

O encontro regional do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) iniciou com a Divina Liturgia às 08:30 de domingo, dia 25 de junho de 2023. Foi um encontro animador, com a participação de 104 adolescentes que vieram de Moema, Craveiro, Papanduva, Itaiópolis, Bley Pombas, Mafra, São Bento do Sul, Colorado e Iracema.

Irmã Alice Bartoski, SMI – Coordenadora do Movimento na Metropolia leu uma mensagem sobre São Josafat. Ela falou sobre a paz na Ucrânia e união das Igrejas. Os adolescentes entraram com alguns símbolos que representam o amor de Jesus por nós. Na sequência, iniciou-se a Santa Missa com o cântico inicial.

A homilia do Pároco Jaime Fernando Valus, OSBM baseou-se na vida de São Josafat e no fato em que Jesus recebe as crianças para abençoá-las segundo o Evangelho de São Mateus. Conclusão dos dois acontecimentos: recebemos a graça de estarmos aqui na terra e ao longo dos anos vamos mudando de crianças para adolescentes, jovens, adultos; mas sempre devemos viver os mandamentos, independentemente da faixa etária. O Pe. Jaime falou sobre várias responsabilidades: não ser escravo da tecnologia, do celular; ter atenção diante da indiferença, porque é muito perigosa: faz mal ficar no ambiente residencial reservado sem interagir, sem contribuir com o meio em que vive. Continuou o Pároco: “A Igreja precisa de vocês mais do que nunca; precisa-se de jovens com asas e raízes: asas para sonhar, raízes para receber a sabedoria dos demais”. “Não ter medo da vida, das responsabilidades, não se fechar para as oportunidades”, recomendou Pe. Jaime aos adolescentes. Ele falou também sobre a possibilidade de ser santo atualmente.

No encerramento da celebração, um grupo de adolescentes ingressou no Movimento, fazendo o juramento e se comprometendo com o estatuto do MEJ. A cerimônia terminou com a consagração a Jesus, após a qual tivemos a comunhão.

Ao final da Divina Liturgia, foram informados os avisos da comunidade paroquial.

Após o intervalo, deu-se início às atividades e palestras do encontro. O palestrante Augusto Xavier explanou o tema: Vocação dentro da missão da Igreja. Todas as pessoas são chamadas, e, ao longo da história, continua o chamado. Vocação é um chamado ao qual temos que dar uma resposta em liberdade, mas uma liberdade motivada pela sabedoria, para não a utilizar de forma errada. Temos pessoas que exerceram de forma exemplar a sua vocação; elas foram brilhantes, dando seu sim a Deus e hoje são santos e santas: Josafat, Madre Teresa de Calcutá, São João Crisóstomo, Santa Rita, Edith Stein, Carlos Acutis, os Pastorzinhos. São santos e santas e exemplos de vida cristã para todos nós, sejam adultos, jovens, adolescentes ou crianças. Augusto deu orientações para a superação das crises juvenis. “Até Jesus teve uma crise na sua vocação, quando Ele se perdeu no templo e foi questionado pelos seus pais”, disse ele.  Augusto animou os adolescentes para que não desistam de melhorar e se superar quando aparecem as crises. Um desafio, uma dificuldade é um trampolim para encarar a vocação: posso fazer algo sendo generoso, ajudando, rezando, fazendo o bem. “O que importa para nós é a valentia e a coragem que remete à oração”, enfatizou Augusto.

Na parte da tarde, Ir. Alice coordenou duas “Hailkas”, que trouxeram descontração, momento de conhecimento, integração e fortalecimento de laços de amizade. Prosseguindo, teve música que proporcionou momentos motivacionais e recreação.

Claudete Chomen trabalhou, através de uma dinâmica, a importância de se ter sonho na vida. Ela explanou que cada um tem um sonho e este sonho deve ser cuidado por cada um de nós.

Em outra dinâmica, “Roda da Vida”, foram trabalhados vários aspectos: Lazer, Dinheiro, Profissão-Carreira, Relacionamentos-Vida Afetiva, Contribuição Social-Voluntariado, Amigos, Família, Espiritualidade, Saúde, Equilíbrio Emocional, Educação-Professores. Os adolescentes deram uma nota para cada um desses itens e foram questionados sobre quais ações deveriam realizar para melhorar a sua conduta na caminhada pessoal. Depois das ações planejadas nos grupos, cada comunidade apresentou o seu trabalho com excelentes propósitos de auxiliar os pais nas suas atividades familiares, escolares e na sociedade em que vive. Finalizando a dinâmica, os mejistas foram interpelados para que diminuam o uso das tecnologias, o celular, e foram motivados positivamente: “Vamos ler a Bíblia: Salmos, Eclesiastes, Provérbios, vamos trocar as nossas telas pela Bíblia!” Com as atividades apresentadas, a sugestão foi praticar essas ações para o próximo encontro.

Foi cantada uma música de animação e depois foi trabalhada mais uma dinâmica, “Ilha deserta”, com objetivo das escolhas das pessoas que fizeram parte de suas equipes. E para finalizar, todos se concentraram numa interiorização, fechando os olhos e rezando a oração de São Francisco.

Ir. Alice Bartoski, SMI

Coordenadora do MEJ