Encontro do Apostolado em São José dos Pinhais

No dia 21 de maio de 2023, realizou-se o encontro do Apostolado da Oração, com a participação dos membros do Movimento da Arquicatedral São João Batista, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Paróquia Sant’Ana de Curitiba e Paróquia Santíssima Trindade da Colônia Marcelino.

O tema central do encontro foi “Apostolado da Oração: A missão de Jesus no coração da Igreja”. Foi um dia de oração e reflexão sobre a importância do Movimento do Apostolado da Oração nas nossas paróquias e comunidades. Participaram deste encontro 220 membros.

A Ir. Margarete Kavetski, OSBM, que atende pastoralmente a comunidade, fez uma calorosa recepção a todos os participantes e conduziu a oração da manhã. Nesta oração, ela enfatizou o dom da vida pela qual devemos zelar e viver de maneira sábia para alcançar a vida eterna.

Terminada a oração da manhã, a Ir. Margarete passou a palavra para a Ir. Juliane Martinhuk, SMI, Coordenadora do Apostolado da Oração da Metropolia. Diante do tema proposto, ela conduziu sua reflexão enfatizando a palavra “missão”. Falou da missão de Jesus, dos Apóstolos, dos primeiros cristãos, dos cristãos católicos ucranianos e da missão de cada membro do Apostolado da Oração. “Devemos, pela graça de Deus, reconhecer que através de nosso batismo nos tornamos cristãos, ou seja, chamados a sermos a presença de Cristo neste mundo; vivenciar a missão de Jesus Cristo como nossa única missão”, explicou Ir. Juliane.

Ao término da palestra da Ir. Juliane, todos os participantes dirigiram-se para igreja. A Ir. Marta Anatólia Marinhak, ISJ coordenou a oração do Terço ao Sagrado Coração de Jesus e fez ensaio de cantos para a Divina Liturgia.

Em seguida, foi celebrada com a Divina Liturgia pelo Pe. Samoel Hupolo e cantada por todos os presentes. Durante a celebração nove novos membros da comunidade ingressaram no Movimento do Apostolado da Oração para assim conhecer melhor o amor do Sagrado Coração de Jesus.

Em sua homilia, o Pe. Samoel enfatizou a importância e a graça de poder participar deste Movimento. Disse que os que já fazem parte devem incentivar os que ainda não fazem parte deste Movimento. Ao término da Divina Liturgia, todos dirigiram-se para o salão onde puderam saborear um delicioso almoço preparado pela comunidade.

Após o almoço, foram retomadas as atividades conforme a programação. A Ir. Marta fez duas dinâmicas, tendo por objetivo mostrar a importância de cada pessoa na comunidade e o quanto a unidade produz bons frutos na evangelização.

As senhoras da comunidade de São José dos Pinhais organizaram sorteio de vários prêmios entre os participantes. Foi um momento de descontração.

Após este momento, os participantes tiveram mais uma palestra, a qual foi conduzida pelo Pe. Marcio Adriano Krefer. Em sua fala, ele abordou o tema e lema do 3º Ano Vocacional, refletindo sobre a vocação que cada pessoa recebe e o quanto a resposta positiva ao chamado divino é importante para a realização da missão de Jesus na Igreja e no mundo.

Após a reflexão feita pelo Pe. Adriano, os participantes dirigiram-se para a igreja onde foi celebrado o “moleben” em honra ao Sagrado Coração de Jesus.

Em seguida, o Pároco Neomir Doopiat fez os agradecimentos para a comunidade pela belíssima preparação e recepção na pessoa da Dona Lidia Vavruk, Zeladora do grupo desta comunidade, que não mediu esforços para a realização deste encontro, ao Pe. Adriano, ao Pe. Samoel e à Equipe da Metropolia. E agradeceu a todos os participantes, pois sem eles não teríamos este dia tão proveitoso de oração e reflexão.

Para finalizar, a comunidade preparou um delicioso café para todos os participantes.

Que Deus abençoe com sua infinita misericórdia a toda a comunidade!

Catequista Dorotea Nakoneschen