Encontro do Apostolado em Iracema

Domingo, dia 21 de maio, nas dependências da Paróquia Sagrada Família de Iracema, aconteceu um encontro paroquial do Movimento do Apostolado da Oração com a participação das comunidades paroquiais adjacentes. Convocado e organizado pelo Pároco Antonio Nazarko, OSBM e pela Coordenadora geral do movimento na Metropolia Ir. Eugênia Denichevicz, SMI, que atualmente também trabalha em Iracema e é Superiora do Convento da sua Congregação; e, contando com a presença do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, o encontro seguiu uma programação iniciada às 08h30min e encerrada às 16 horas.

O evento esperava contar com aproximadamente 400 pessoas. Por causa do tempo chuvoso e também por falhas na comunicação, compareceu bem menos gente – pouco mais de 200 participantes. Mas os que vieram tiveram um dia muito proveitoso de aprofundamento sobre a espiritualidade mariana, por estarmos num Ano Mariano, e, principalmente sobre a riqueza espiritual e apostólica do próprio movimento.

A carta de convite para o encontro colocou várias motivações. Estamos num Ano Mariano! Os membros do Apostolado da Oração fazem parte desta bonita e importante missão na Igreja: “somos a Paróquia Viva, a qual tem vários segmentos e atividades como: catequese, MEJ, jovens. Principalmente, nos dirigimos hoje a vocês, membros do APOSTOLADO DA ORAÇÃO, porque através de vocês, de vossos encontros e orações é que crescem na Igreja as vocações, tanto sacerdotais como religiosas. Esforcemo-nos e nos organizemos para que possamos reunir o maior número possível de participantes, demonstrando nossa unidade para com a Igreja e demonstremos ao povo e ao mundo o poder da força da oração. Precisamos ser testemunhas num mundo que prega e ensina a desordem, a separação, o comodismo e o individualismo; precisamos mostrar através de nossa unidade que somos membros que cumprimos o desejo de Cristo que é a unidade. Recordemos que, graças ao Apostolado de Oração, muitas vocações e boas obras são realizadas na Santa Igreja. Perseveremos sempre na fé e oração”.

Conforme vinham chegando os convidados, estes eram acolhidos e foi-lhes servido o café da manhã no centro de eventos da paróquia.

Recolhidos no centro de eventos, às 9 horas, se fez a abertura. O zelador do grupo do Apostolado em Iracema Sr. Leonides Chupel, falando em português e ucraniano, saudou o Metropolita e todos os presentes. Ele lembrou a urgência dos integrantes do movimento em voltar-se mais à espiritualidade própria do movimento: “Pertencer ao Apostolado da Oração exige de nós compromisso, dos quais não podemos nos omitir. O grau de nossa devoção está no viver e no assumir a nossa espiritualidade, isto é: realizar a nossa missão apostólica com amor e por amor Àquele que nos amou primeiro – o Coração de Jesus, o qual tanto nos amou que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se para nos testemunhar o seu imenso amor… A chave e o segredo para vivermos perseverantes neste Apostolado está em deixar-nos inflamar do amor que jorra do Sagrado Coração de Jesus”.

A seguir, o Metropolita Volodemer proferiu a conferência sobre o tema “Servir como Maria – aquela que serve”, que foi desenvolvida em três partes: 1) Caminhada de fé de Maria, como ela foi se tornando a serva do Senhor; 2) Maria – a serva do Senhor; 3) Aplicações na vida cristã. O palestrante perguntou: como ser uma pessoa servidora, um líder servidor? E respondeu: viver a espiritualidade própria do Apostolado; capacitar-se: curar-se, informar-se…; ver nos outros o próprio Cristo; não se acomodar; não se acovardar; não desanimar; paciência; diálogo; perdão; capacidade de amar.

Após um breve intervalo, com início às 10 horas, foi celebrada a Divina Liturgia, presidida pelo Metropolita e concelebrada pelos Padres Pároco Nazarko e Basílio Cembalista. A homilia do Metropolita continuou o tema da diaconia de Maria a partir do texto de São João sobre as bodas de Caná (Jo 2,1-12). Ele enfatizou a atitude de Maria diante de Deus e do próximo como “serva, escrava, diaconisa, sendo sempre uma pessoa atenciosa e voltada aos outros, porque, como Jesus, ela se define como um ser para os outros”.

O almoço foi servido ao meio-dia no centro de eventos.

Às 13h15min, todos retornaram ao centro de eventos e participaram de uma dinâmica dirigida pela Ir. Eugênia, que chamou a atenção para a coragem de assumir responsabilidades comunitárias juntamente com outras pessoas, que podem nos ajudar. Continuando as reflexões, o Arcebispo Metropolita falou sobre a diaconia do Apostolado da Oração a partir da espiritualidade do próprio Movimento. Inicialmente, ele discorreu um pouco sobre o lugar do leigo na Igreja e depois falou sobre a espiritualidade e as decorrências pastorais de cada uma das seis “pilastras” espirituais do Movimento: 1) Oferecimento diário; 2) Sentir com a Igreja; 3) Vida eucarística; 4) Devoção ao Sagrado Coração de Jesus; 5) Devoção a Maria Santíssima; 6) Devoção ao Espírito Santo.

Essas dimensões abrem um leque enorme de serviços pastorais a serem cumpridos pelos membros do movimento. Tendo em vista as observações levantadas durante a sua Visita Canônica, Dom Volodemer enfatizou a dimensão eclesiológico-pastoral, pois toca diretamente o momento eclesial atual de renovação da Igreja por meio da revitalização das paróquias: “Paróquia Viva: ponto de encontro com Cristo vivo” (UGCC) e “Nova Paróquia: comunidade de comunidades” (CNBB). Do ponto de vista da espiritualidade, é necessário buscar a união, a comunitariedade a partir do movimento. Do ponto de vista da pastoral, deve-se prestar atenção às seguintes ações: valorizar o movimento e seus instrumentos; viver a espiritualidade específica; trazer novos membros para o grupo; usar os símbolos do movimento: estandarte, distintivo; servir a paróquia, a comunidade; servir a família, assumindo a paternidade-maternidade e educando bem os filhos; fomentar vocações sacerdotais e religiosas; ajudar na Pastoral Familiar; ajudar em outras pastorais; ajudar a resolver os problemas internos do movimento em geral e de cada grupo formado: atenção aos casais novos; controlar mais a faltas às reuniões; melhorar a dinâmica das reuniões; formar líderes – zeladores.

O encerramento do encontro se deu com a reza da “Maivka” na igreja, no altar de Nossa Senhora, às 15h30min, com a concelebração do Pe. Cembalista. Como mensagem final, o Metropolita focalizou o espírito de gratidão de Maria Santíssima para com Deus, o que a fez cantar o hino de louvor, o conhecido Magnificat, que, por sua vez, demonstra a grandeza de alma da Mãe de Deus, um ser totalmente divinizado, envolto e comprometido com as coisas maravilhosas do Senhor. Dom Volodemer concedeu uma bênção especial aos participantes e encorajou-os no esforço de renovação do Movimento do Apostolado da Oração em suas comunidades para o bem da Metropolia e do Reino de Deus.