Encerrada a visita em Papanduva

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM esteve na comunidade católica ucraniana de Papanduva – Paróquia de Iracema entre nos dias 06 e 07 de abril e 07, 08 e 09 de julho de 2017 para a realização da Visita Canônica.  Nos dias 06 e 07, foi cumprida a programação anunciada. Dia 08 de madrugada, recebendo a notícia do falecimento de seu Pai João Koubetch, o Metropolita voltou para Curitiba. Assim, a continuação da visita foi marcada para os dias 07, 08 e 09 de julho.

Dia 06/04/17 – Quinta-feira, na parte da manhã, vindo de Curitiba, em companhia do Diácono Juliano Rumoviski, enfrentou chuva forte na região de Quitandinha e chegou à cidade por volta das 11 horas.

O Metropolita e o Diácono foram hospedados na casa paroquial. O almoço foi servido pelas Irmãs Servas de Maria Imaculada.

Após ter se instalado, Dom Volodemer vistoriou a manutenção da igreja e depois preparou os paramentos na igreja.

Às 18 horas – leve jantar no Colégio Menino Jesus das Irmãs Servas.

Às 19 horas, o Arcebispo Metropolita foi recebido oficialmente pela comunidade dentro da igreja Santo Antônio de Pádua. Primeiramente, ele foi recepcionado pelo Presidente-Executivo Sr. Ilário Schulka. As crianças Vitor Henrique Schulka e Taís Pivovar receberam o Arcebispo com pão e sal. E, do mesmo modo, os pequenos Rafael Luiz Schulka e Maria Eduarda Ferens presentearam o Metropolita com um buquê de flores. O Pe. Sérgio Saplak, OSBM deu as boas-vindas ao Metropolita, antecipadamente se comprometendo a colocar em prática suas observações e recomendações.

Seguiu a Divina Liturgia, concelebrada pelo Pe. Sérgio. Em sua homilia introdutória, Dom Volodemer enfatizou o que significa uma Visita Canônica, bem como a sua importância para um bom andamento da comunidade eclesial.

Assim, após a Divina Liturgia, na casa paroquial, houve o primeiro encontro do Arcebispo com as lideranças. Neste primeiro encontro, reuniram-se os membros da comissão administrativa da Igreja, sendo eles: Marcos Fabio Granza (tesoureiro), Ilário Shulka (presidente), Murilo Seider (conselheiro), Amilton Romanio, (conselheiro), Viviane Romanio (segunda secretária) e Cristiane Chupel (primeira secretária). Discutiu-se, neste encontro, o andamento da comunidade como um todo. Foram, portanto, expostos projetos e dificuldades dentro do âmbito social e eclesial da comunidade.

Dia 07/04/17 – Sexta-feira, tendo atendido os doentes da comunidade, visitando-os em suas residências, às 10h30min, o Pe. Sérgio veio falar pessoalmente com o Arcebispo Metropolita para tirar dúvidas e expor oralmente a situação atual, social e eclesial, da comunidade de Papanduva.

Às 14 horas, foi atendida espiritualmente uma pessoa da comunidade.

Às 17 horas, celebrando a Divina Liturgia, o Arcebispo Metropolita teve um encontro com o grupo do Apostolado de Oração. Dialogando com os membros presentes e as Irmãs, ele se inteirou melhor sobre a vivência pastoral de todo o grupo. Dom Volodemer motivou o grupo a criar, através da espiritualidade própria deste movimento, uma comunidade mais viva e participativa.

Dia 07/07/17 – Sexta-feira, o Arcebispo Metropolita chegou à tarde a Papanduva para finalizar a Visita Canônica, que foi interrompida por causa do falecimento de seu Pai.

Vindo à cidade para o conserto do carro, o Pe. Sérgio Saplak, OSBM checou a programação da Visita Canônica e falou sobre alguns aspectos da administração e da pastoral na comunidade de Papanduva.

O Arcebispo verificou alguns livros da comunidade e visitou a secretaria e o centro catequético.

O jantar foi oferecido pelas Irmãs Servas do Colégio Menino Jesus.

Dia 08/07/17 – Sábado, às 09 horas, houve um encontro com os catequizandos, com quem o Metropolita conversou sobre a origem do bem e do mal, sobre o mal no mundo e como encará-lo. Depois, ele conversou em particular com as duas catequistas religiosas, Ir. Bernadete Karabinoski, SMI e Ir. Elisabethe Artin, SMI, e a catequista leiga Mari Gabriela Bodnar. Foi abordada principalmente a questão sobre o modo como trabalhar atualmente a catequese dos pais e suas respectivas famílias, uma “tarefa gigantesca” por parte da Igreja.

Dom Volodemer teve uma rápida conversa com alguns jovens, às 16h30min, com o objetivo de verificar mais profundamente a problemática da Pastoral da Juventude e dar algumas orientações gerais.

Ao anoitecer, o Arcebispo Metropolita celebrou a Divina Liturgia em português e dirigiu uma palavra mais direcionada aos pais dos catequizandos, focalizando a urgente necessidade de uma catequese familiar.

Dia 09/07/17 – Domingo, com início às 09h30min, foi celebrada a Divina Liturgia cantada. O Metropolita fez uma conclusão de sua visita, conclamando todos os grupos e as famílias para, num esforço conjunto, resolverem os problemas pastorais e educacionais e viverem a eclesialidade, a comunitariedade, ou seja, a Igreja em saída e que está a serviço do Reino.

Com a participação das principais lideranças da comunidade de Papanduva, no centro catequético, foi servido o almoço de confraternização.