Em Mallet: festival folclórico de valores

Nos dias 15 e 16 de novembro de 2019, em Mallet, realizou-se o 26º Festival Nacional de Danças Folclóricas Ucranianas. Foi a terceira vez que Mallet sediou o festival. E foi um festival diferenciado, muito rico, bem organizado, disciplinado e também pontualíssimo, buscando objetivos mais amplos, que vão muito além da mera apresentação artístico-folclórica.

O projeto visou a manutenção e respeito das tradições, a interação e intercâmbio entre os grupos e a sociedade, o acesso e fortalecimento da cultura ucraniana, o resgate da história, a divulgação e consumo de bens culturais, o incentivo ao turismo e até mesmo o comércio. Entre outros propósitos e expectativas, o projeto prevê também resultados econômicos para a região: “Espera-se que o Festival promova e potencialize a cultura e o turismo local e regional, tornando a cidade referência na região, e atraindo um número maior de turistas, beneficiando direta e indiretamente toda a população. Do mesmo modo: que estimule o comércio de hotelaria, restaurantes, lojas de confecções e comércio em geral. O evento é de extrema importância para a cidade de Mallet, pois é um elo importante na divulgação do Município, do turismo local, do comércio, da indústria e serviços locais e, principalmente, da cultura”.

O anfitrião Grupo Folclórico Ucraniano Spomen, principal organizador do evento, trabalhou com os valores da etnia ucraniana, focalizando a história dos nossos antepassados. De fato, foi uma importante edição de volta às origens. De acordo com Andreiv Choma, um dos organizadores do evento, o objetivo foi o de manter viva a tradição cultural e folclórica trazida pelos imigrantes, bem como promover a integração e o entrosamento entre os Grupos Folclóricos.

Lembrando um pouco a história, em Mallet desembarcou uma parte importante dos primeiros imigrantes do país europeu, no final do século XIX. No Município de Mallet, na colônia Serra do Tigre, está localizada a igreja São Miguel Arcanjo, a primeira igreja no estilo do país europeu do Brasil, tombada pelo patrimônio histórico e cultural. A construção serviu de base para a réplica que está no centro do parque Tingui, em Curitiba.

Desta feita, o evento foi especialmente dedicado à memória de todos os imigrantes ucranianos que aportaram em terras brasileiras há quase 125 anos. “É uma celebração ao trabalho dos nossos antepassados, amor à cultura e apego às tradições ancestrais”. Nessa edição, foi também homenageado o pintor Miguel Bakun por ocasião dos 110 anos de seu nascimento. O artista paranaense, filho de imigrantes ucranianos, é nascido na cidade. O pintor é considerado um dos pioneiros da arte moderna no Estado do Paraná. Na página introdutória do caderno de apresentação do 26º festival, pode-se ler a animadora e incentivadora conclusão: “Esperamos que o Festival possa incentivar cada um de nós a buscar e reconstruir a própria história. Convidamos todos a celebrarem e homenagearem os que partiram de tão longe, há tantos anos, para buscar aqui um futuro melhor para suas famílias e seus descendentes. Quando os aplausos chegarem, não serão apenas para aqueles que estão no palco, mas para todos aqueles que ajudaram a construir essa história”.

Aproximadamente 700 dançarinos, atuando em 20 grupos folclóricos, animaram a pacata cidade interiorana de Mallet durante os dois dias de sua presença juvenil, sempre mais animada, barulhenta e alegre. Eles apresentaram o que há de melhor no repertório de danças folclóricas ucranianas do Brasil. O evento é o único do gênero e o maior na América Latina.

No primeiro dia, sexta-feira, a partir das 11h30min, no Parque dos Imigrantes, houve venda de comidas típicas e artesanato e exposição de peças de artistas locais, além de apresentações folclóricas no período da tarde, destacando especialmente a figura de Miguel Bakun. A partir das 17 horas, houve uma grande roda de “Korovay”, uma exposição em que os dançarinos carregam pães típicos que, geralmente, são utilizados nos ritos festivos dos casamentos ucranianos tradicionais. No evento, o “Korovay” representou a alegria e a união dos povos.

Sábado, no Ginásio Municipal de Esportes, a partir das 19 horas, os 20 grupos participantes do evento trouxeram novas apresentações folclóricas, mostrando o resultado de um ano de trabalho intenso na preservação dessa arte ucraniana. O show foi precedido pela apresentação da história dos nossos heroicos imigrantes, que foram representados pelos dançarinos escolhidos de cada um dos grupos participantes, entrando em trajes típicos da época. Foi um momento muito simbólico e de muita emoção.

Após a entoação dos hinos nacionais da Ucrânia e do Brasil, Lucia Oszust, Presidente do grupo Spomen, saudou a todos e abriu oficialmente o Festival. A seguir, algumas autoridades foram convidadas para dar a sua palavra. O Embaixador da Ucrânia no Brasil Rostyslav Volodymyrovych Tronenko leu a carta do Ministro da Cultura da Ucrânia cumprimentando a comunidade pelo significativo evento. O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, tendo saudado a todos, destacou alguns aspectos do evento, como o fato de Mallet sediar o evento pela terceira vez, o resgate da história local (125 anos da imigração e 110 anos do nascimento de Miguel Bakun), o incentivo à reconstrução da própria história e a preocupação ecológica. Ele finalizou sua fala, apreciando a arte em geral com a belíssima frase do Papa Francisco: “A arte é uma beleza que faz bem para a vida e cria comunhão, porque une Deus, o ser humano e a Criação numa única sinfonia, porque une o passado, o presente e o futuro, porque atrai ao mesmo local e envolve no mesmo olhar pessoas diferentes e povos distantes”. A Embaixatriz Fabiana Tronenko falou em termos de valorização e satisfação em poder cultivar as artes ucranianas, sobretudo as danças folclóricas. O Prefeito Moacir Alfredo Szinvelsk agradeceu especialmente ao Embaixador pela presença e declarou admiração pela riqueza cultural dos ucranianos. Vitório Sorotiuk, Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, enfatizou o intercâmbio cultural entre a Ucrânia e os ucranianos no Brasil. O Prefeito foi convidado para entregar um presente ao Embaixador.

Dando início ao espetáculo, o grupo local Spomen apresentou o tradicional Previt. Os demais grupos se apresentaram na seguinte sequência: Helena Kolody de Santa Terezinha – Hutsulka, Ivan Kupalo de Irati – Vesnyanka, Kiev de Pitanga – Bukovinskij tanok, Vesselka de Prudentópolis – Dzvonochok, Vesná de Roncador – Hutsulhtchenyj tanetz, Zirka de Palmital – Horletsia, Sonhachnek de Cascavel – Bukovynsky tantsi, Volênia de Boa Ventura de São Roque – Marusia, Irmandade Cossaca de Prudentópolis – Kyivsky parubke, Jettia de Antonio Olinto – Uroshay zerana e zmahannia na Voleni, Poltava de Curitiba – Toloka, Barvinok de Curitiba – Vesnianyj kozatchok, Fialka de União da Vitória – Fialka, Stchástia de Campo Mourão – Hutsulka, Tchóven de São José dos Pinhais – Nadiya na svobodu, Kalena de União da Vitória – Zakarpattia, Molodh de Paulo Frontin – Tcharivnisth divtchat, Dunay de Rio Azul – Hretchaneke. Um grupo que não constava da programação, cujo nome e procedência fugiu da memória, se apresentou, enriquecendo ainda mais o evento.

Como é de praxe, o grupo anfitrião Spomen finalizou o espetáculo apresentando a super movimentada e popular dança Hopak, envolvendo todas as categorias de seu grupo, desde os iniciantes mais pequenos até os experientes veteranos. E o fez em alto estilo, fechando o evento com chave de ouro com todo o grupo teatralizando a experiência dos primeiros momentos dos imigrantes ucranianos em terras brasileiras. Emocionante. Incentivador. Comprometedor.

A cultura sempre traz benefícios aos seus cultivadores. Ela educa, forma a pessoa humana, enobrece a sociedade, melhora o nível de vida de todos os envolvidos. Com mais cultura: a sociedade será melhor e um outro mundo será possível.

Reconhecimento à municipalidade de Mallet, à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a todos os organizadores e patrocinadores e, principalmente, ao Grupo Folclórico Spomen pela realização do belíssimo 26º Festival de Danças Folclóricas Ucranianas. Deus seja louvado! Obrigado! Parabéns!

Texto e fotos: Secretariado Metropolitano / Câmera: Samsung S9Plus.