Dorizon recebeu o Metropolita

Entre os dias 24 a 29 de novembro de 2015, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na comunidade paroquial de Dorizon, Distrito de Mallet. Este artigo é resultado do relatório geral, sendo mais enxugado, composto de quatro partes: 1 – Breve histórico, 2 – Informações gerais, 3 – Vida eclesial, 4 – Visita Canônica.

1. BREVE HISTÓRICO

A igreja de Dorizon tem como Padroeiro São José e fica a sete quilômetros de distância da cidade de Mallet.

A colonização de Dorizon data de 1890, sendo o primeiro explorador destas terras Caetano Cordeiro, época em que chegaram nossos primeiros imigrantes. Dorizon leva este nome em homenagem ao banqueiro francês Louis Dorizon, que investiu na abertura da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande do Sul, com a qual começou a aumentar o número de moradores, casas comerciais, etc.

Em 1903, chegaram as primeiras famílias ucranianas: Gregório Kuczynski, Antônio Firman e Valigura. Em seguida, foram chegando outras famílias. Essas famílias ansiavam por um atendimento espiritual mais específico para a região de imigrantes. Por isso, os eminentes Padres Omelian Ananevicz e Pedro Protzkiv começaram a providenciar um atendimento melhor em Dorizon. Iniciaram as visitas de Mallet para cá, adquiriram um pequeno terreno para a construção de uma pequena capela. Anteriormente, as missas eram celebradas na propriedade do Sr. Benedito Pidhurskei. Com a ajuda de todos, conseguiram construir a capela. Mais tarde, decidiram criar uma escolinha para a educação religiosa dos filhos dos camponeses.

Em 1922, o Metropolita Andrei Cheptetzkei abençoou a pedra fundamental para o início da construção que inicialmente serviu como igreja e depois se tornou escola das Irmãs Servas de Maria Imaculada.

Os fiéis construíram, então, outra igreja maior, de madeira, a qual funcionou até 1950. No ano de 1944 iniciou-se a construção da nova e atual igreja, sob o comando do Monsenhor Pedro Busko. Templo este muito bem construído, com belas pinturas internas, executadas pelo renomado pintor Ivan Denycenko, vindo da Ucrânia.

2. INFORMAÇÕES GERAIS

O número de famílias que pertencem à comunidade é de 210 famílias. A maioria é de pequenos agricultores, que plantam soja, fumo, milho, feijão, e alguns cultivam árvores frutíferas, como kiwi, pêssego, ameixa. Alguns começaram a cultivar o trigo, mas ficou complicado. Outros ainda trabalham na extração de árvores reflorestadas, como pinus, eucalipto. Muitos trabalham como funcionários das madeireiras que aqui atuam. Por este motivo, todas as famílias estão razoavelmente bem, economicamente falando. “Miserável é quem não quer trabalhar”, afirmaram os membros do CAP.

3. VIDA ECLESIAL

Nesta sessão, apresenta-se a vida eclesial da comunidade paroquial de Dorizon, contemplando os seguintes elementos: 1 – Administração, 2 – Espiritualidade, 3 – Pastoral Catequética, 4 – Movimento Eucarístico Jovem, 5 – Movimento da Congregação Mariana, 6 – Movimento do Apostolado da Oração.

3.1 Administração

O atual Pároco é o Pe. Vassilio Burko Neto, o qual atende a comunidade desde junho de 2009.

O atual Conselho Administrativo Paroquial é encabeçado pelo Sr. Antonio Guel. Ele está no cargo desde março do ano de 2015. O Sr. Rozalino Muran foi o presidente anterior. A equipe atual é praticamente a mesma, somente alguns membros são novos.

As dificuldades apareceram com as novas exigências do Corpo de Bombeiros. O salão de festas está liberado, mas com restrição, porque a igreja não está em total conformidade com as leis. A questão está em tramitação em Irati. Pensa-se em refazer a escada do coral, que já foi retirado, de acordo o padrão dos bombeiros. Em nível de governo, o problema está sendo estudado. O Pároco e o CAP providenciarão as adaptações necessárias, sem destruir os valores culturais.

Outros projetos estão em pauta: reforma da casa paroquial, lavação da parte externa da igreja.

“Tudo está fluindo bonito; o pessoal ajuda sempre”, afirmou o Presidente-Executivo.

3.2 Espiritualidade

As celebrações da Divina Liturgia na comunidade realizam-se quatro vezes por semana ou quando há maior necessidade. Todas as famílias são muito religiosas, amam sua igreja, preservam seu rito e tem boa participação nas celebrações como em outras atividades da comunidade.

3.3 Pastoral Catequética

Aproximadamente 40 crianças estão inscritas na catequese, sob o comando das Irmãs Servas de Maria Imaculada. A atual coordenadora geral é a Ir. Sofia Ternoski, SMI, que tem o auxílio de catequistas leigas assim distribuídas:

Pré – Márcia Romanichen (fez o 1º Curso de Formação Catequética em Mallet).

1º nível – Eliana Balhuk, Ana Paula Schuh (fez curso completo em Prudentópolis) e Rafaele Tarachuk Duma (fez o 1º Curso de Formação Catequética em Mallet).

2º nível – Maria Salete Romaniczen (fez curso completo em Prudentópolis).

3º nível – Ir. Sofia Ternoski, SMI.

Perseverança – Raquel Balhuk (está começando a trabalhar na catequese).

A Sra. Marta Jurczyszyn, que trabalhou na catequese por muitos anos, vem ajudar sempre que necessário.

A equipe de apoio à catequese, iniciada em 2010, é constituída pelos seguintes membros: Presidente – Lauro Romaniczen, Tesoureiro – Renato Bujenski e sua esposa Maria Sílvia Bujenski.

Os encontros com os pais são realizados a cada dois meses.

3.4 Movimento Eucarístico Jovem

24 adolescentes fazem parte do movimento, sendo acompanhado pela Ir. Sofia Ternoski, SMI com a ajuda da Sra. Maria Salete Romaniczen. A jovem Raquel Balhuk está se integrando nos trabalhos de acompanhamento do grupo.

 3.5 Movimento da Congregação Mariana

Houve uma fase de decadência no grupo de jovens, que sempre teve a qualificação de Congregação Mariana. Em 2012, o grupo “morreu” por causa do abandono da presidência, voltando a se fortalecer no ano seguinte. Atualmente, o grupo conta com 16 membros, três deles são universitários e todos os demais estudam. Reúnem-se mensalmente, sob a liderança de Alisson Felipe Wodonos e Rafael Turek, eleitos em março deste ano. Ir. Sofia Ternoski, ISMI acompanha o grupo de jovens, comparecendo esporadicamente às reuniões e fornecendo material para a reflexão.

3.6 Movimento do Apostolado da Oração

Quando a Ir. Amélia Kraiczyi, SMI chegou no início de 2014 para trabalhar em Dorizon, devido à doença das religiosas que a precederam, Joaniquia e Eufrásia, o grupo do Apostolado da Oração decaiu muito, com pouquíssima participação nas reuniões. A Sra. Irene Balhuk esteve à frente do movimento por 30 anos; idosa, já não podia fazer muita coisa.

Em agosto de 2014 foi eleita a nova diretoria, a Sra. Lúcia Tcharnei Bielak como presidente e o Sr. Renato Bujenski como vice. A nova diretoria e outros membros mais ativos fizeram uma campanha para renovar o grupo, convidando seus integrantes a participarem das reuniões e dos eventos paroquiais. Os próprios membros cobram a presença daqueles que faltam. A participação em dois grandes eventos realizados recentemente em Vera Guarani e Dorizon deu novo ânimo ao grupo que, atualmente, conta com 67 membros.

 4. VISITA CANÔNICA

O relatório da Visita Canônica segue a ordem cronológica, apresentando as respectivas atividades de cada dia.

4.1 Dia 24 de novembro – Terça feira

Às 18:45, a comunidade de Dorizon compareceu em grande número e fez uma bela recepção ao Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM.

Em frente à igreja, entremeadas por canções religiosas dirigidas pela Ir. Amélia Kraiczyi, SMI, os grupos e lideranças atuantes na Paróquia prestaram uma singela homenagem ao Metropolita. Ele foi homenageado primeiramente pelas crianças: o mejista Roger Dumas Romanichen leu perfeitamente em ucraniano um discurso e a menina Viviane Moteka entregou um buquê de flores. Seguiu a homenagem da parte dos jovens com palavras e flores de Andressa Wodonos e Rafael Turek. Em nome do grupo do Apostolado da Oração, a revnetelhka-zeladora Sra. Lúcia Tchornei Bielak cumprimentou Dom Volodemer e também lhe entregou um buquê de flores. Tomando a palavra, o Pároco Vassilio Burko Neto saudou oficialmente o visitante. Finalmente, o Presidente-Executivo Sr. Antonio Guel e sua Esposa Margarida Erlindes Obara Guel saudaram o Metropolita com o pão e sal.

Em seguida, foi celebrada a Divina Liturgia de abertura da Visita Canônica, durante a qual o Metropolita explicou os objetivos de uma visita oficial da autoridade da Igreja. Num segundo momento, ele fez uma reflexão sobre a “identidade fundamental” dos seres humanos, compreendidos como filhos e filhas de Deus, que possuem duas dimensões fundamentais, a espiritual e a corporal, que devem ser sempre devidamente cultivadas. Narrou o exemplo dos dois remos. Ao final da celebração, a Sra. Roseli Chmik Prochera, diretora da Escola Fernando Moreira, fez o anúncio de toda a programação da Visita Canônica em Dorizon.

No pavilhão da igreja, foi servido um jantar de boas-vindas com a participação dos membros da comissão administrativa e demais lideranças paroquiais.

4.2 Dia 25 de novembro – Quarta feira

Às 08:30, o Arcebispo Metropolita teve um encontro com os adolescentes do MEJ. Ao entrar numa das salas de catequese onde os mejistas estavam reunidos, ele foi recepcionado por Daniela Bujenski, que proferiu um discurso e por Roger Dumas Romaniczen, que lhe entregou um vaso de flores.

Estavam presentes a Ir. Sofia Ternoski, SMI, coordenadora, a Sra. Maria Salete Romaniczen, mãe de Roger, e a jovem Raquel Balhuk, auxiliares.

Dom Volodemer buscou informações mais detalhadas sobre os trabalhos de acompanhamento do MEJ e também da catequese em geral. Depois falou sobre o valor dos movimentos eclesiais em geral e especialmente sobre o MEJ. Como exemplo, narrou aos adolescentes a história de Matt Talbot.

Às 11:15, chegou o Sr. Vilson Cassiano, que levou o Arcebispo ao Vicinal 10, onde reside. Na ida, foi visitado o cemitério do Vicinal 10. Dom Volodemer visitou a escolinha desativada, onde mensalmente é celebrada a Divina Liturgia. A escolinha fica em frente da propriedade do Sr. Cassiano. Ainda antes do almoço, mesmo com o tempo nublado, foram tiradas fotos da propriedade muito bonita da Família Cassiano. Vilson Cassiano é casado com Maria Marta Zabloski Cassiano, irmã do falecido Joaquim Zabloski, que trabalhou por muito junto à Catedral em Curitiba. O casal tem duas filhas, que trabalham em Mallet: a mais nova, Valdineia Mari, 19, estuda Geografia em União da Vitória, trabalha num escritório; Viviane, a mais velha, somente trabalha – no SEPAC.

De volta a Dorizon, o Metropolita visitou o cemitério do Vicinal 2.

Às 15 horas – encontro com as crianças e catequistas. O catequizando Geovane Kozuf fez discurso de saudação ao Arcebispo e a colega Amanda Kullis Machado lhe entregou um presentinho de artesanato. O Metropolita dialogou com as crianças fazendo perguntas sobre os Mandamentos da Lei de Deus. Falou sobre a importância da liderança e a ilustrou com a narrativa de um velho cacique que testou seus três filhos para escolher seu substituto.

Às 19 horas – Divina Liturgia. A homilia focalizou a urgência de mudar a sociedade e o mundo a partir da mudança do próprio ser humano. O Metropolita narrou a história do filho do cientista de sete anos que restaurou o “mapa mundi” pela figura do homem.

O jantar foi oferecido pela família de Marcos Chmik casado com Regina Turek Chmik. O casal tem uma filha, Milena Regina, que faz tratamento de uma doença que afeta o cérebro. A jovem tem aulas em casa e o boletim que ela mesma apresentou tem somente notas boas.

4.3 Dia 26 de novembro – Quinta feira

A Sra. Claudia Kseniuk Dorochinski, que mora no Vicinal 7, levou Dom Volodemer à casa de seu pai João Kseniuk, que mora no Vicinal 9, onde almoçou com a família reunida. João é casado com Teodozia Novitski Kseniuk.

O filho Claudio Marcelo Kseniuk, que mora junto, não estava presente, porque teve que ir a Irati fazer raio x a fim de verificar seu estado após sério tratamento por causa de um grave acidente de moto. Ele é casado com Marinez Dziobak Kseniuk e tem uma menina pequena – Regiane Maria.

Na vizinhança, mora o genro Sr. Renato Bujenski, casado com Maria Sílvia Kseniuk. O casal tem dois filhos: Daniela e Júnior; a adolescente faz curso técnico de agropecuária.

Após o almoço e a sessão de fotos, o Arcebispo foi ver o cemitério local.

Com início às 14 horas, o Arcebispo Metropolita celebrou a Divina Liturgia para os alunos da Escola Fernando Moreira, cuja Diretora é a Sra. Roseli Chmik Prochera. Estavam presentes as professoras e um bom número de pais. A homilia discorreu sobre a formação integral do ser humano, centralizada nas duas dimensões fundamentais, a corporal e a espiritual. A história do menino que se interessou pelo trabalho da escultora que esculpiu um anjo ilustrou a homilia-palestra.

Após a celebração litúrgica, os alunos se reuniram no salão de festas da Paróquia e cada sala apresentou um teatro. No mesmo local havia uma exposição cultural sobre os costumes e tradições africanas.

Às 17 horas, houve um encontro com o Apostolado da Oração. O Arcebispo verificou a situação atual do grupo e falou sobre a espiritualidade do movimento, lembrando as seis “pilastras” fundamentais. Citou o exemplo do homem alcoólatra o qual, vendo um quadro do Sagrado Coração de Jesus durante as Santas Missões, e por insistência de sua esposa, mudou radicalmente de vida.

Às 19 horas – Divina Liturgia. O tema da homilia foi sobre a conversão com ilustração da história da Sra. M. D. que, com mais de 80 anos de vida, transformou totalmente seu estilo de vida.

O jantar foi servido na casa da família de Valdomira Smik, que tem a companhia do neto Vitor Gustavo Simik. A Sra. Roseli Chmik Prochera, Diretora da Escola Fernando Moreira, é sua filha e mora ao lado. Estavam presentes os seguintes parentes: Josiane Davies, Salete Kmita, Vitor Gustavo Simik, Luis Prochera, Rose Simik, Carlos Roberto Simik, Irnair Kmita, Roseli Chmik Prochera.

4.4 Dia 27 de novembro – Sexta feira

O almoço aconteceu na Família Kuczynski. O anfitrião Sr. Rosteslau Kuczynski trabalha com o comércio e transporte (SEPAC). Ele mostrou sua casa, seu mercado, o salão de festas e os quadros pintados pelo artista Igor Peles. Da praça pública, do outro lado da rua, ele fez uma praça cultural, colocando elementos com quase 100 anos adquiridos de famílias tradicionais de Dorizon: um fole que era do Pedro Balhuk, um forno da Família Kosloski, um poço de Olga Bahniuk, uma carroça da comunidade. Rosteslau e sua Esposa Mariluz Prsybyczewski são formados em Matemática, ela exercendo o magistério há 29 anos. A filha Oksana está terminando a faculdade de Engenharia de Produção em Ponta Grossa. O filho Níkolas está em casa com os pais.

À tarde, às 17 horas, no salão de festas, houve um encontro com a Comissão Administrativa Paroquial (CAP), cujos assuntos estão relatados acima (3.1 Administração).

Na homilia da Divina Liturgia, o Arcebispo falou sobre as principais atitudes e virtudes de um bom cristão, explicando um pouco as bem-aventuranças. Focalizou mais a virtude da humildade, narrando a historinha do filho de palhaços, o simples e humilde monge Tifão.

Sob chuva persistente, o jantar foi servido pela Família de Rozalino Muran, casado com Leonor Ruppel Muran. O casal formou duas filhas; uma delas, Daniele, é casada com Marcos Nogas e tem dois filhos: Leonardo e Vinícius. Rozalino foi enfermeiro e morava em Curitiba na Vila Oficinas.

4.5 Dia 28 de novembro – Sábado

Às 9 horas, os pais das crianças da catequese se reuniram na igreja para a palestra proferida pelo Arcebispo Metropolita. Ele lhes explicou o Sínodo dos Bispos sobre a Família e o Motu próprio do Papa Francisco sobre os processos matrimoniais e as novas implicações pastorais. Enfatizou o valor da Família na Igreja e na sociedade e a urgência de uma educação melhor para as novas gerações.

O Sr. Angelo Stemposki veio buscar o Arcebispo para almoçar em sua casa, situada mais ou menos na metade do caminho entre Dorizon e Serra do Tigre, há 300 metros abaixo da casa de seu irmão Luiz. Casado com Rosita Muran Stemposki, ele tem dois filhos: Lucas Henrique e Diogo. Com a família mora a Sra. Catarina Stemposki (dos Doronko), mãe de Angelo. Para o almoço chegaram ainda os pais de Rosita, Orestes e Marina Muran (dos Haneiko). Saboreou-se uma suculenta feijoada. Angelo trabalha numa fábrica de compensados em Mallet. Antes trabalhou na SEPAC.

No encontro com os jovens, às 17 horas, o Arcebispo discorreu sobre o senso crítico e a necessidade do auto cultivo e da vida comunitária no mundo atual.

19 horas – Divina Liturgia. Homilia sobre o enriquecimento espiritual, ilustrada pela história da janela e o espelho, num diálogo entre um rabi e um jovem muito rico.

O Vereador Orlando Schiliga e sua Esposa Maria Aparecida (dos Tarachuk) preparou um jantar para receber o Arcebispo e celebrar o aniversário de sua futura nora Rafaela Menin, namorada do filho Renan, que convidou todos seus amigos.

4.6 Dia 29 de novembro – Domingo

Como programado, a Divina Liturgia de encerramento da Visita Canônica iniciou pontualmente às 10 horas. Com a concelebração do Pároco Vassilio e do Diácono João Basniak, foi celebrada integral e solenemente, conforme as rubricas da Divina Liturgia pontifical. Em sua homilia, o Metropolita reconheceu os valores da Paróquia, comentou o problema gerado com as novas exigências de segurança e falou sobre a vida sacramental, que deve ser devidamente compreendida e autenticamente vivida.

Encerrada a sessão de fotos, com a participação das lideranças paroquiais, foi servido o almoço de confraternização no salão de festas.

Conduzido pelo Sr. Rozanildo Muran, o Arcebispo Metropolita visitou ainda dois cemitérios: o do Vicinal 8 e o da Colônia 2. Retornando, visitou a Sra. Maria Domanski (dos Troyan), que preserva sua casa de madeira, construída em dois blocos distintos, com a cozinha separada, bem antiga, com mais de 50 anos.

FOTOS: Metropolia e Wilson Surmacz

  1. Jovens Andressa Wodonos e Rafael Turek saúdam o Metropolita
  2. Zeladora do Apostolado da Oração – Sra. Lúcia Tcharnei Bielak cumprimenta o Metropolita
  3. Pároco Vassílio, Presidente-Executivo Sr. Antonio Guel e sua Esposa Margarida Erlindes Obara Guel saúdam com o pão e sal
  4. Arcebispo profere a homilia de abertura
  5. Encontro com o MEJ: Daniela Bujenski dá as boas-vindas ao Metropolita; Roger Dumas Romaniczen lhe entrega um vaso de flores
  6. Dom Volodemer com mejistas, grupo da perseverança e as catequistas – ao fundo: jovem Raquel Balhuk, Ir. Sofia Ternoski, SMI, Sra. Maria Salete Romaniczen, mãe de Roger
  7. Encontro com as crianças da catequese: Geovane Kozuf faz um discurso de saudação ao Arcebispo e a colega Amanda Kullis Machado lhe entrega um presentinho de artesanato
  8. Crianças da catequese, catequistas e equipe de apoio
  9. Dom Volodemer, jovem Raquel Balhuk (catequista), Ir. Sofia Ternoski, SMI coordenadora, catequista), Sra. Marta Jurczyszyn (catequista aposentada), casal Maria Sílvia Kseniuk e Renato Bujenski (equipe de apoio), Sra. Ana Paula Schuh (catequista), casal Lauro Romaniczen (equipe de apoio – presidente e Maria Salete Romaniczen (catequista)
  10. Divina Liturgia com os alunos da Escola Fernando Moreira
  11. Teatro dos alunos da Escola Fernando Moreira
  12. Encontro com o grupo do Apostolado da Oração
  13. Reunião com os membros do Conselho Administrativo Paroquial
  14. Encontro com os pais das crianças da catequese
  15. Encontro com os jovens marianos
  16. Família do Sr. Vilson Cassiano
  17. Família do Sr. Marcos Chmik
  18. Família do Sr. João Kseniuk
  19. Família do Sr. Renato Bujenski
  20. Família da Sra. Valdomira Smik
  21. Família do Sr. Rosteslau Kuczynski
  22. Família do Sr. Rozalino Muran
  23. Família do Sr. Angelo Stemposki
  24. Família do Vereador Orlando Scheliga
  25. Sra. Maria Domanski (dos Troyan)
  26. Procissão de entrada
  27. Roger Romaniczen lê a epístola
  28. Homilia conclusiva
  29. Lideranças da Paróquia de Dorizon
  30. Confraternização