Dom Walter Michael Ebejer

No dia 11 de junho de 2021, sexta-feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro da Diocese de União da Vitória-PR, faleceu aos 91 anos de idade Dom Walter Michael Ebejer, OP – Bispo emérito e primeiro Bispo da Diocese. Tendo passado mal na quinta-feira, 10 de junho, Dom Walter foi internado no Hospital e Maternidade APMI de União da Vitória, onde veio a falecer na tarde da sexta-feira por uma septicemia não especificada – infecção generalizada.

Em Missa celebrada na noite de sexta-feira, dia 11, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, após o anúncio da morte de Dom Walter Michael Ebejer, Dom Walter Jorge, atual Bispo diocesano, falou sobre a serenidade da morte do Bispo emérito, que em vida sempre falava que pedia para morrer em paz e sem aflição. “Uma hora antes de ele morrer, eu estive com ele no hospital. Ele apenas dormia e morreu assim, sem nenhuma aflição, ele apenas dormiu”, contou Dom Walter Jorge. Falou sobre as promessas do Sagrado Coração de Jesus, em especial da quinta promessa que diz: “Eu serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.

O velório foi realizado sábado, na catedral, a partir das 7 horas. Às 16 horas, foram celebradas a Santa Missa de corpo presente e as exéquias, tomando os devidos cuidados exigidos pelos Decretos Municipais e Secretaria de Saúde, devido às exigências da pandemia do Covid-19. Os fiéis foram orientados para não permanecer por muito tempo na igreja a fim de dar espaço aos outros que também queriam se despedir do Bispo. O sepultamento aconteceu na capela da Catedral, uma cripta provisória, onde já se encontra sepultado Dom Agenor Girardi. As cerimônias foram presididas pelo Bispo Diocesano Dom Walter Jorge e concelebradas por Dom José Antônio Peruzzo – Arcebispo de Curitiba, Dom Vicente Costa – Bispo diocesano de Jundiaí, como o Bispo falecido – proveniente da Ilha de Malta, e Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita da Metropolia São João Batista.

Dom Volodemer Koubetch

Breve histórico da vida de Dom Walter

Dom Walter Michael Ebejer foi o primeiro Bispo da Diocese de União da Vitória-PR, instalada no dia 06 de março de 1977 e criada no dia 3 de dezembro de 1976 pela Bula Pontifícia Qui Divino Consilio do Papa Paulo VI. Foi sua única diocese durante toda a vida.

Emérito há 14 anos, desde sua renúncia em janeiro de 2007, Dom Walter esteve à frente da Diocese de União da Vitória como seu pastor por 30 anos.

Filho de Joseph e Mary Josephine (Cutajar) Ebejer, Dom Walter nasceu em 03 de agosto de 1929 na cidade de Dingli, na Ilha de Malta (Mediterrâneo). Ingressou na vida religiosa dos Frades Dominicanos da Ordem dos Pregadores (OP), ainda em seu país, aos 16 anos; após fazer o Noviciado, assumiu o nome de Frei Domingos. Estudou em Oxford na Inglaterra, onde também fez sua Profissão Religiosa Perpétua e Solene aos 21 anos.

Dom Walter chegou ao Brasil enviado como missionário em 21 de dezembro de 1957, quando foi trabalhar no interior do Estado de Goiás, nas cidades de Itapirapuã, Novo Brasil e Fazenda Nova. Transferido para o Paraná, atuou também em várias cidades do Estado como: Faxinal (Norte do Paraná); Ponta Grossa; Matinhos (Litoral do Paraná) e na capital Curitiba, quando foi nomeado bispo em 03 de dezembro de 1976. Tomou posse na Diocese de União da Vitória-PR em 06 de março de 1977, data de Instalação da Diocese e de sua ordenação episcopal.

Em sua trajetória como Bispo de União da Vitória, Dom Walter se dedicou amplamente na formação de seu clero e de novos sacerdotes. Criou o Seminário Diocesano Rainha das Missões em 1984, onde atuou como Reitor e também professor, formando sacerdotes para a sua Diocese e para outras Dioceses do Brasil, que enviavam seminaristas; investiu na Escola Diaconal, formando Diáconos Permanentes para a Diocese, e na Escola de Teologia para Leigos dando formação ao Laicato.

Diplomado em Línguas (Inglês, Italiano e Latim, possuía grau acadêmico de Lente em Filosofia e Teologia e Mestrado em Teologia Dogmática. Em seu país lecionou língua e Literatura Inglesa e preparou alunos para exames em Oxford, na Inglaterra. No Brasil lecionou Teologia no Studium Theologicum e na PUC-PR em Curitiba.

Apaixonado pelo Brasil, como sempre dizia, mesmo depois de emérito não optou nem em voltar ao seu país de origem, nem em morar em uma Casa da Congregação dos Frades Dominicanos. Quis permanecer na Diocese onde doou sua vida como bispo por três décadas.

Ainda emérito, pregou diversos retiros, escreveu livros autobiográficos, além de outras produções acadêmicas. Desde o início da Diocese, deu grande apoio ao jornal Diocesano Estrela Matutina, no qual até o momento vinha escrevendo artigos de formação dos Documentos Conciliares. Dom Walter foi também membro fundador da Academia de Letras Vale do Iguaçu, ALVI, em União da Vitória-PR.

Mesmo depois de sua renúncia como Bispo diocesano, Dom Walter sempre se mostrou preocupado com o bom andamento da Diocese, tendo um relacionamento afável com os demais bispos, confiando suas preocupações e cuidado em suas orações. Seu lema episcopal pelo qual viveu todo o episcopado foi: “Zelus Domus Comedit – O zelo pela casa de Deus me devorou”.

Dom Walter morava em sua residência no Jardim Brasília em Porto União-SC, cidade gêmea a União da Vitória-PR, sede da Diocese.

PASCOM da Diocese

Dom Walter: Bispo da Igreja Católica Latina, muito amigo da Igreja Católica Ucraniana

A seguir, lista parcial de eventos ucranianos em que Dom Ebejer participou:

I – 02 de maio de 1985: “Maivka” presidida pelo Arcebispo Maior e Cardeal Myroslaw Ivan Lubachiwsky na igreja matriz São Basílio Magno de União da Vitória.

II – Terça-feira, 16 de março de 2004: “Moleben” presidido pelo Arcebispo Maior e Cardeal Lubomyr Husar na igreja matriz São Basílio Magno de União da Vitória.

III – Domingo, 21 de março de 2004: Sagração Episcopal de Dom Volodemer Koubetch no Clube Poltava, em Curitiba.

IV – Domingo, 26 de fevereiro de 2006: Sagração Episcopal de Dom Meron Mazur e Dom Dionísio Paulo Lachovicz na igreja matriz São Josafat de Prudentópolis.

V – Domingo, 16 de fevereiro de 2007: Sagração Episcopal de Dom Daniel Kozlinski Neto na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus de Mallet.

VI – Sexta-feira, 14 de dezembro de 2007: Recepção de Dom Daniel Kozlinski Neto na igreja matriz São Basílio Magno de União da Vitória.

VII – Sábado, 07 de fevereiro de 2009: Abertura do XXXVI Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira na igreja matriz São Basílio Magno de União da Vitória.

VIII – Domingo, 11 de setembro de 2011: Divina Liturgia de encerramento do Sínodo dos Bispos da Igreja Greco-Católica Ucraniana e 120 Anos da Imigração Ucraniana no Brasil, presidida pelo Arcebispo Maior Dom Sviatoslav Schevchuk no Clube Poltava, em Curitiba.

IX – 17 a 21 de outubro de 2012: Pregador do Retiro do Clero da então Eparquia São João Batista na Casa de Oração Madre Josafata Hordachevska, em Ponta Grossa.

X – Quarta-feira, 04 de abril de 2012: Exéquias de Dom Efraim Basílio Krevey na Catedral São João Batista de Curitiba.

XI – Domingo, 13 de julho de 2014: Entronização de Dom Meron Mazur como primeiro Bispo Eparca de Prudentópolis na Catedral Imaculado Coração de Maria na Vila Iguaçu, Prudentópolis.

XII – Domingo, 16 de junho de 2019: Almoço pelo Jubileu de Ouro Sacerdotal de Padre Josafat Gaudeda e 43 anos de idade de Padre Josafá Firman na igreja matriz São Basílio Magno de União da Vitória.

SLAVA BOHU!

Marcos Roberto Leão