Dom Volodemer em visita à Serra do Tigre

Entre os dias 05 a 09 de agosto de 2015, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na histórica e tradicional colônia Serra do Tigre, pertencente à Paróquia São José, Distrito de Dorizon, Município Mallet. A igreja da comunidade, que tem como Padroeiro o Arcanjo São Miguel, fica a seis quilômetros de distância da sede paroquial.

O atual Pároco é o Pe. Vassilio Burko Neto o qual atende a comunidade desde junho de 2009. O atual Conselho Administrativo Paroquial, formado por 13 membros, é encabeçado pelo Sr. Dirceu Antonio Palamar como Presidente-Executivo. Está no cargo desde agosto de 2012, sendo reeleito no dia 24 de maio deste para mais um mandato. As celebrações da Divina Liturgia na comunidade realizam-se duas a três vezes por mês ou quando houver necessidade.

Informações gerais. O número de famílias que pertencem à comunidade é de cento e duas famílias. São muito religiosas, amam sua igreja, preservam seu rito e tem boa participação nas celebrações como em outras atividades da comunidade. A maioria das famílias é de pequenos agricultores, plantam fumo, feijão, milho, soja e alguns cultivam árvores frutíferas como kiwi, pêssego, ameixa, etc. Todas as famílias estão razoavelmente bem economicamente falando.

A pastoral existente é a catequese, tendo como catequistas a Sra. Rosane Aparecida Stemposki Prochera e sua filha Tatiane. 15 crianças participam. Rosane atua há 19 anos na catequese e Tatiane, 13. Ambas fizeram o curso de formação catequética em Prudentópolis.

Segundo informou o Pároco Vassilio, “o movimento existente é o Apostolado da Oração que aos poucos está se reerguendo”. O grupo da Serra do Tigre, dirigido pela Sra. Anastacia Maria Fialkowski Kovaltchuk, conta atualmente com 15 membros, incluindo os idosos e doentes, que já não podem mais participar das reuniões. São realizadas reuniões e orações nas casas dos membros doentes. O grupo da Vicinal 4 tem 12 membros e é acompanhado pela Sra. Eulália Michalina Boietchko Ivasko. Sete pessoas da Serra do Tigre e uma do Vicinal 4 estão prontas para ingressar no movimento.

No primeiro dia, 05 de agosto, quarta-feira, saindo da casa paroquial de Dorizon, Dom Volodemer subiu a serra para o almoço, que foi servido pela presidência da Comissão Administrativa Paroquial na cozinha do pavilhão de festas da comunidade. O Pároco o acompanhou. Após o almoço, Dom Volodemer deixou tudo pronto para a recepção e a Divina Liturgia e hospedou-se na casa do Sr. Paulo Szeremeta, onde foram servidos os cafés da manhã.

Às 16:30, foi feita uma procissão da casa paroquial até a entrada da igreja, onde o Arcebispo Metropolita foi calorosamente homenageado. Da parte das crianças, discursou o menino Bruno Prochera, junto com a colega Erica Stemposki. Em nome dos jovens, falou Geovana Ivasko, juntamente com a companheira Jaqueline Mocochi. Com o pão e sal, representando as lideranças, com sua esposa Rozenilda Mazurek Palamar, o Sr. Dirceu Antonio Palamar falou em ucraniano e em português saudando o visitante como alguém que veio fazer parte da família e da comunidade por cinco dias. O Pároco recebeu seu chefe espiritual como o pastor que veio “sentir o cheiro das ovelhas”, conforme determina o Papa Francisco.

Jaqueline Mocochi leu as intenções e foi dado início à Divina Liturgia. Como em outras visitas, aqui também Dom Volodemer explicou o que é Visita Canônica e falou em geral sobre os Mandamentos da Lei de Deus.

A janta foi oferecida pela família do Sr. Claudio Kovaltchuk casado com Anastácia Maria Fialkowski Kovaltchuk. Na parede, cheia de quadros de santos e fotos, encontra-se uma foto interessante do Sr. Clemente, de barbas longas, vindo da Ucrânia, que é o avô do Sr. Cláudio.

Dia 06 de agosto, às nove horas, foi dado início à Divina Liturgia. Sendo Festa da Transfiguração de Nosso Senhor, a homilia discorreu sobre o tema da transfiguração, interpretada como conversão, mudança de vida, crescimento e melhoramento pessoal, familiar e social e aplicada concretamente por meio da vivência dos Mandamentos da Lei de Deus. Após a celebração foi feita a bênção de frutas, flores e sementes e a unção com o santo óleo da Terra Santa.

Os membros do Apostolado da Oração permaneceram mais um pouco na igreja para um encontro com o Arcebispo Metropolita, que falou sobre os objetivos do movimento, os seis pilares de seu projeto apostólico e deu orientações práticas.

Para o almoço o Sr. Dirceu Antonio Palamar levou Dom Volodemer à linha chamada Vicinal 5, à casa do Sr. Basílio Ivasko e da Sra. Liqueria Kit Ivasko. Basílio recebeu o Bispo com muita emoção e agradecimento.

Indo visitar o cemitério do Vicinal 3, o Arcebispo chegou à casa da mãe do Pe. Luiz Pedro Polomanei – Sra. Nadia Kit Polomanei.

Ao entardecer, em companhia do Sr. Jorge Boiko, Dirceu levou o Arcebispo ao cemitério da Colônia 1. A estrada de descida da serra é bastante precária.

A janta foi na casa da Sra. Severa Boietchko, cujo esposo foi um expedicionário. Na casa mora a filha Eulália Michalina Boietchko Ivasko casada com João Ivasko, filho do Sr. Basílio Ivasko.

Sexta-feira, 07 de agosto, de manhã, o Sr. Paulo Szeremeta levou o Arcebispo Metropolita para conhecer seu trabalho de guarda-parque da Reserva Natural Serra do Tigre, cujo nome oficial é Reserva Florestal Althea. Criada em 1990 com aproximadamente 32,90 hectares, localiza-se na Serra do Tigre a 15 km da sede do município – Mallet. Foi declarada como área de relevante interesse ecológico. A reserva é destinada exclusivamente para a manutenção do patrimônio natural, pesquisas e estudos científicos e práticas em educação ambiental. Possui árvores centenárias de grande porte, quatro cursos d’água, várias nascentes de água e uma cachoeira com queda de 3 metros de altura, uma lagoa e um muro feito de pedras soltas. A reserva é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná – IAP.

Após a visita ao parque, Dom Volodemer foi fotografar a igreja e visitar o cemitério da Serra do Tigre, onde está sepultado um dos padres pioneiros – Nikon Rozdolski.

O almoço foi servido pela família do Sr. Dirceu Antonio Palamar, casado com Rozenilda Mazurek Palamar.

Às 16 horas, numa das salas de catequese, foi realizada a reunião do CAP com o Arcebispo Metropolita.

Com início às 17:30, foi celebrada a Divina Liturgia com boa participação de fiéis. Dom Volodemer falou sobre o problema da ausência de Deus e seus Mandamentos na sociedade.

Para o jantar, o Sr. Paulo levou o Metropolita para a casa do Sr. Luiz Stemposki. Sua esposa é a Sra. Édina Aparecida Diduch Stemposki.

No 4º dia, 08 de agosto, às 9 horas, o Arcebispo Metropolita teve um encontro com os pais das crianças da catequese. Falou-lhes sobre a situação de confusão e imoralidade no mundo atual, a perseguição ao cristianismo e principalmente à Igreja Católica. Comentou a fórmula educacional do recentemente falecido psiquiatra e educador Içami Tiba: amor e rigor.

Depois, houve um encontro com as catequistas e crianças da catequese, com uma mensagem sobre valores a partir da história de um velho cacique. Foram entregues livros e revistas para as catequistas, distribuídos doces e sorteados prêmios para as crianças.

Antes do almoço, Dom Volodemer fotografou a parte interna da igreja, contemplando e registrando em detalhes toda a belíssima iconografia aí presente.

O almoço foi na casa próxima à igreja, a do Sr. Eutemio Prochera e da Sra. Teresa Grzelczak Prochera.

Às 16:15, houve um encontro com os jovens. Quase 30 jovens compareceram. O Arcebispo os animou para formar um grupo organizado e a se precaver diante das tendências perigosas do mundo contemporâneo.

O jantar foi oferecido pela família do Sr. Demetrio Mudrek e Sra. Laurinha Smek Mudrek.

Dia 09 de agosto, domingo, pouco depois das 10 horas, foi formada a procissão de entrada que saiu da casa paroquial até o interior da igreja. Lidas as intenções pela Catequista Tatiane, que foram numerosas, foi iniciada a Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita e concelebrada pelo Pároco Vassilio. Em sua homilia, Dom Volodemer animou a comunidade a trabalhar mais a questão da perseverança, formando um grupo do MEJ e também um grupo de jovens. Falou sobre o valor da vida cristã organizada em comunidade.

Antes da bênção final, as catequistas com seus catequizandos fizeram uma homenagem ao Pe. Pároco e também ao Arcebispo por ocasião do Dia do Sacerdote, ocorrido domingo passado, e aos pais por ocasião do seu dia celebrado hoje.

No pavilhão de festas, foi servido um saboroso almoço de confraternização, com ótima participação das famílias da comunidade e de muitas que vieram de outras localidades para festejar o Dia dos Pais com seus pais que moram na Serra do Tigre. Acompanhado pelos músicos Paulo Sobieski no violão e Júlio Cezar Romaniv no acordeão (esposo da secretária Lídia Romaniv), Dirceu Antonio Palamar cantou várias canções tradicionais ucranianas, demonstrando o amor da comunidade pela cultura ucraniana.

Com a mudança de muitas famílias, a comunidade não possui a mesma força de antigamente, mas continua com muita vitalidade religiosa e cultural. O Conselho Administrativo Paroquial procura fazer o melhor no cuidado dos bens paroquiais e exerce uma liderança muito boa em benefício de toda a comunidade, buscando atuar sempre em harmonia com as determinações do Pároco. A comunidade tem consciência de sua história e a valoriza e preserva com orgulho. A língua ucraniana está bem viva na comunidade. Existem jovens que falam ucraniano. Os costumes e tradições ucranianas são preservados com prazer e esmero.

FOTOS: Metropolia

  1. Igreja São Miguel Arcanjo
  2. Dirceu Antonio Palamar e Rozenilda Mazurek Palamar saúdam o Arcebispo Metropolita com pão e sal
  3. Encontro com os membros do Apostolado da Oração
  4. Reunião com o Conselho Administrativo Paroquial e outras lideranças
  5. Palestra aos pais
  6. Encontro com as Catequistas e catequizandos
  7. Homenagem aos pais
  8. Lideranças da comunidade
  9. Paulo Sobieski e Júlio Cezar Romaniv tocam e Dirceu Antonio Palamar canta canções ucranianas
  10. Cemitério da Serra do Tigre
  11. Cemitério do Vicinal 3
  12. Cemitério da Colônia 1
  13. Entrada da Reserva Florestal
  14. Lagoa da Reserva Florestal
  15. Família do Sr. Paulo Szeremeta e Mariza Martins Szeremeta
  16. Família do Sr. Claudio Kovaltchuk e Sra. Anastácia Maria Fialkowski Kovaltchuk
  17. Família do Sr. Basílio Ivasko e Liqueria Kit Ivasko
  18. Família da Sra. Nadia Kit Polomanei
  19. Família da Sra. Severa Boietchko
  20. Família do Sr. Dirceu Palamar e Rozenilda Mazurek Palamar
  21. Família do Sr. Luiz Stemposki e Sra. Édina Aparecida Diduch Stemposki
  22. Família do Sr. Eutemio Prochera e Sra. Teresa Grzelczak Prochera
  23. Família do Sr. Demetrio Mudrek e Sra. Laurinha Smek Mudrek