Densa visita em Mallet

Realizando o segundo ciclo da Visita Canônica nas paróquias, e tendo já visitado as comunidades pertencentes à Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Mallet, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, nos dias 07 a 11 de agosto de 2019, visitou a Comunidade da igreja matriz, incluindo encontros com seus principais responsáveis, padres, religiosas e seminaristas.

A bem da verdade, a comunidade ucraniana malletense é, desde o início, enriquecida pela presença e atuação pastoral das Irmãs Servas de Maria Imaculada, pela presença das Irmãs Catequistas de Sant’Ana, bem ao lado da igreja, onde atualmente as religiosas idosas da Congregação são cuidadas, e pelo Seminário Menor São Josafat, onde está situado o recém-criado Centro Metropolitano de Pastoral, onde já se realizaram cinco edições do Curso de Formação de Catequistas e foram formadas duas turmas de novos catequistas. É importante lembrar que as Irmãs de Sant’Ana por muitos anos conduziram os serviços da cozinha no Seminário e deixaram também sua marca na formação de várias gerações de seminaristas.

A visita teve um colorido especial por acontecer no mês vocacional e, mais especificamente, no domingo do Dia dos Pais, e por coincidir com a realização de mais uma edição do Projeto “Slava Ukraini”.

O presente relatório segue o critério cronológico, narrando as atividades de cada dia do Metropolita.

Dia 7 de agosto – quarta-feira

O Metropolita chegou a Mallet no dia 7, quarta-feira, indo de Curitiba a União da Vitória, onde conversou com o Pároco Pe. Josafá Firman e o Vigário Paroquial Pe. Juliano Rumoviski sobre a recepção do Pe. Valdomiro Pastuch e encaminhamento de seus trabalhos pastorais e agendamento da cirurgia pela qual deverá passar o Pároco, necessitando de um tempo mais prolongado para a recuperação. Outros assuntos pastorais e administrativos foram abordados.

Dom Volodemer foi hospedado na casa paroquial, fazendo as refeições no Seminário São Josafat, com os Padres Irineu Vaselkoski – Pároco e Clayton M. Katerenhuk – Reitor e o Diácono João Basniak.

Após a janta, foi realizado um colóquio sobre os enormes desafios da formação seminarística no mundo atual. Atualmente, os candidatos apresentam muita imaturidade. Esses desafios e problemas são gerados principalmente no ambiente familiar. Muitas famílias são desestruturadas. Influenciados por ideologias perversas, como a ideologia de gênero, e até por leis, como as do ECA, os pais perderam a autoridade e em geral não souberam educar seus filhos dentro de sólidos princípios humanos e cristãos. Muita coisa distorcida e perversa do que é apresentado nas novelas televisivas é praticado pelos casais e famílias inteiras, como algo totalmente natural e normal, sem nenhuma avaliação humana e moral. Segundo a opinião de muitos psicólogos e educadores, os pais não colocaram limites em seus filhos. O Reitor precisa estar mais disponível para o acompanhamento dos Seminaristas. É necessário providenciar mais um padre para os trabalhos na Paróquia e no Seminário. O Arcebispo Metropolita sugere um trabalho mais organizado de Pastoral Vocacional em geral e mais diretamente voltado ao acompanhamento das famílias dos possíveis vocacionados. A partir disso, é necessário fazer um discernimento e triagem mais adequada para facilitar o trabalho formativo.

Dia 8 de agosto – quinta-feira

No dia 8, quinta-feira, Dom Volodemer deu continuidade à organização do arquivo do Centro Metropolitano de Pastoral e deu as orientações básicas ao Reitor Pe. Clayton e ao jovem Jairo Kuczenski para a organização da biblioteca do Seminário Menor e do Centro, repassando-lhes um esquema segundo o qual está sendo estruturada a biblioteca da sede da Metropolia.

Durante a celebração da Divina Liturgia na capela do Seminário, estando presentes os seminaristas menores e as religiosas, o Metropolita comentou as leituras do dia que narram a substituição de Judas por Matias (At 1,12-26 e Lc 9,1-6). Voltando-se especialmente aos Seminaristas, futuros padres, ele disse que a vida apostólica exige união de espírito, despojamento, simplicidade e muita oração. Enfatizou o significado profundo do versículo 14 do capítulo 1 dos Atos dos apóstolos: “Todos estes, unânimes, perseveraram na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e com seus irmãos”.

A janta foi em companhia dos eclesiásticos locais e mais o jovem Tiago Oszust, que pediu orientações sobre os passos a serem feitos para se encaminhar ao diaconato permanente. Formado em Agronomia e fazendo um trabalho voluntário, ele auxilia o Diácono João nos trabalhos da roça e da horta. Também exerce funções litúrgicas e pastorais na Paróquia.

Dia 9 de agosto – sexta-feira

O dia foi dedicado à preparação dos encontros, celebrações e pregações do próximo sábado e domingo.

À tarde, o Metropolita e o Pároco prepararam os paramentos para as celebrações litúrgicas de hoje e de amanhã.

Dom Volodemer atendeu um seminarista que solicitou aconselhamento vocacional e espiritual.

A homilia da Divina Liturgia, celebrada à tarde na capela do Seminário para os Seminaristas e religiosas, consistiu no comentário do texto da epístola do dia Rm 14,6-9. O Apóstolo São Paulo ensina que em tudo o que fazemos, até mesmo nas ações mais comuns, corriqueiras, ordinárias, desde que sejam boas, morais, devemos dar graças a Deus. É o que praticaram de modo exemplar os santos e santas. Eles souberam fazer as coisas ordinárias de forma extraordinária, sempre fazendo tudo para Deus e sob os olhares de Deus.

Após a janta, o Metropolita teve mais uma conversação pedagógica e pastoral com o Reitor, relacionada à formação seminarística.

Dia 10 de agosto – sábado

Encontro com a catequese

A primeira atividade do dia começou às 9 horas, no Centro Catequético, situado nas dependências das Irmãs Servas de Maria Imaculada. O Arcebispo Metropolita se encontrou com as catequistas, catequizandos e adolescentes da perseverança – próximo de 100. Com os “mejistas” é feito um acompanhamento à parte.

Tendo verificado os trabalhos da Pastoral Catequética na Paróquia e as turmas de catequizandos, Dom Volodemer comentou o filme de L. Frank Baum “O mágico de Oz”, no qual a menina Dorothi sonha com um paraíso e encontra três personagens com necessidades muito especiais: um espantalho que tem cabeça de palha e precisa de uma cabeça; um homem de lata que precisa de um coração; e um leão medroso que precisa de coragem. Dorothi os leva ao mágico de Oz, que providencia o que os personagens necessitam. Para nós esse mágico é Cristo.

Foram distribuídos doces e sorteados pequenos prêmios entre os catequizandos. São pastas, canetas, chocolates e outros objetos que o Metropolita ganha nas reuniões oficiais e assembleias.

Servindo-se de um cafezinho, o Metropolita foi até o Centro de Eventos da Paróquia, onde visitou as oficinas de “pêssanka” e de danças promovidas pelo Projeto “Slava Ukraini!” Alguns catequizandos e perseverantes estavam participando dessas oficinas. Ver matéria abaixo sobre o projeto.

Encontro com as lideranças paroquiais

Com início às 16 horas, o Metropolita teve um diálogo com os líderes da Comunidade da igreja matriz Sagrado Coração de Jesus. O encontro aconteceu na sala nobre do Seminário. Como já vem fazendo em outras comunidades, ele lhes falou sobre as qualidades e virtudes que um bom líder cristão deve ter. Encerrou o encontro com a verificação dos livros documentais.

Após a reunião, o Metropolita respondeu a algumas perguntas de Tiago Oszust sobre a organização do Movimento da Congregação Mariana.

Visita às oficinas do Projeto “Slava Ukraini!”

 Mesmo com a programação bastante cheia, o Arcebispo Metropolita fez questão de conhecer mais de perto o trabalho cultural desenvolvido por Vilson José Kotviski, que aqui é apresentado, seguindo as informações do respectivo site – www.slavaukraini.com.br. De manhã, ele visitou as oficinas de “pêssanka” e de danças e à tarde as de culinária e bordado.

Foi muito interessante ver crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos aprendendo a pintar “pêssankas”. “Isso é bom para a mente”, disse um casal. A oficina de culinária estava sendo encerrada com uma mesa coberta de alimentos próprios da Santa Ceia de Natal, tudo conforme a verdadeira tradição ucraniana. Estando tudo pronto e bem preparado, após o canto da “kóliada” “Boh predvitchnei” e a bênção do Metropolita, todos puderam se servir do santo jantar, animados a praticarem o que aprenderam em seus lares.

O Projeto “Slava Ukraini! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná” conta com o apoio da COPEL, realização do Folclore Ucraniano Kalena e incentivo do PROFICE – Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná. Contou ainda com o apoio cultural de todos os municípios e comunidades ucranianas que receberam as ações.

É uma série de dez eventos em diferentes municípios da região e segue a seguinte agenda: 23 e 24 fevereiro – Paulo Frontin; 30 e 31 março – Antonio Olinto; 13 e 14 abril – Paula Freitas; 17 e 18 maio – Cruz Machado; 01 junho – General Carneiro; 29 junho – Irati; 13 e 14  julho – Rio Azul; 27  julho – São Mateus do Sul; 10 agosto – Mallet; 24 agosto – União da Vitória.

Promovido pelo Folclore Ucraniano Kalena de União da Vitória, o projeto visa promover ações de valorização da cultura ucraniana através da transmissão de saberes tradicionais e do fomento em eventos alusivos à identidade cultural da comunidade ucraniana. Já em sua nona edição, a penúltima, realizada em Mallet no dia 10 de agosto, o projeto trouxe uma palestra e oficinas culturais, gastronomia típica, artesanato e apresentações culturais, todas desenvolvidas durante a manhã e à tarde no Centro de Eventos da Paróquia ucraniana. À noite, a partir das 20 horas, com entrada gratuita, no Ginásio Municipal de Esportes, aconteceu o evento cultural com exposições de artesanato de “pêssankas”, bordados e porcelanas ucranianas e a parte de culinária com pratos típicos tais como “perohê”, “holubtsi”, “bortch” entre outros. Mas o atrativo principal foi a apresentação cultural dos Grupos Folclóricos Ucranianos Kalena de União da Vitória e Spomen de Mallet e do Musical Trembita.

“O projeto também comemora o cinquentenário do Kalena, e convidamos às famílias de Mallet que prestigiem a cultura de nossa região, participando das oficinas e principalmente prestigiando as apresentações no Ginásio Municipal, será um grande show, com entrada gratuita”, comentou o Presidente do Kalena Daniel Sliwinski.

O Projeto merece especial reconhecimento e todo o apoio e poderia ser estendido a outras paróquias da Metropolia e da Eparquia, pois é muito importante para a preservação da nossa cultura e identidade ucraniana.

Recepção ao Arcebispo Metropolita

Sendo uma visita formal, oficial, dita canônica, sempre se faz uma recepção solene ao Visitador. E em todos lugares os paroquianos o fazem com muito esmero e carinho. Em Mallet, não poderia ser diferente. Às 18 horas, em frente à igreja, a comunidade homenageou o Metropolita.

A frase de Cristo “o pastor conhece as suas ovelhas e chama-as pelo nome” (Jo 10,14) foi o tom dos discursos de saudação ao Arcebispo Metropolita. O Sr. Sérgio Rolinski discursou em português e dirigiu os cumprimentos por ocasião da segunda Visita Canônica da qual a paróquia espera obter frutos eclesiais e pastorais: “Estamos felizes pelo privilégio de termos a graça de sua segunda Visita Canônica, como Pastor, que chega até nós para estar conosco, sentir nossos anseios, escutar e dialogar para assim reavaliar a nossa caminhada e reavivar os valores religiosos. Desejamos que sua visita pastoral traga maior conscientização sobre o verdadeiro sentido de Igreja, maior integração entre as diversas lideranças pastorais, maior interação de todos para com todos e um fortalecimento humano-espiritual de nossas famílias”. Expressando a acolhida carinhosa, os irmãos catequizandos Harley e Yohana Horbasz saudaram com um buquê de flores “no qual identifica-se cada pessoa desta comunidade”, cada qual diferente, mas podendo viver em unidade, “seguindo as orientações da nossa Igreja através de vossa pessoa”. Com alegria e ação de graças e num gesto de contentamento e pertença, o casal Severo e Izilda Horbasz, sendo ele o Presidente-executivo do CAP, ofereceu o pão e o sal “que dá sabor e vigor ao corpo e a alma”.

O Pároco Irineu Vaselkoski falou em ucraniano e em português, enfatizando o significado do momento: “a visita do Pastor” que conduz suas ovelhas. Ele mencionou e agradeceu pelas atividades culturais do Grupo Folclórico Kalena e pediu orações pelas diversas vocações neste mês vocacional. Agradeceu ao Metropolita pela sua frequente presença em Mallet para orientar os trabalhos formativos do Seminário Menor e do Centro Metropolitano de Pastoral. “Vossa presença nos faz sentir que somos Igreja, que somos o Corpo de Cristo, somos membros da Igreja que tem sua hierarquia, seu Bispo, seus sacerdotes, seu povo, e que desejam caminhar juntos, unidos, próximos, solidários”, enfatizou o Pároco. Finalizou sua fala agradecendo “aos fiéis paroquianos que sempre estão prontos a nos ajudar, nas festas, reuniões, cursos”.

Divina Liturgia em português

Adentrando a igreja, a Catequista Margarete Surmacz fez a introdução à Divina Liturgia, destacando o significado da visita do Metropolita, que é o de fortalecer a fé, renovar a esperança e “apontar um novo caminho de viver a nossa vida cristã”. Ela falou sobre a vocação específica dos pais por ocasião de seu dia e pediu orações “por todos os pais para que cumpram com fidelidade a sua missão paterna aqui na terra e valorizem o espaço familiar como dom essencial e privilegiado, que cultiva a humanização e os valores cristãos dos filhos”.

O Secretário Sr. Dário Baran que anota as intenções, não podendo anunciá-las por causa do número muito grande, entregou o caderno e as anotações avulsas ao Metropolita, que o abençoou e orou pelo atendimento dessas intenções durante a celebração. Deu-se, então, início à Divina Liturgia, celebrada em português, em que participaram principalmente os pais e seus filhos catequizandos. O Pároco Irineu concelebrou e o Diácono João auxiliou.

Em sua homilia, o Arcebispo Metropolita falou sobre a família cristã, lembrando seus fundamentos humanos e cristãos e focalizando sobretudo a grande missão dos pais, cujo dia se celebra amanhã, segundo domingo de agosto. Ele comentou mais exaustivamente a recente afirmação do Papa Francisco: “Cuidemos das famílias, porque são verdadeiras escolas do amanhã, são escolas de liberdade, são centros de humanidade e laboratórios de humanização”. Assim, desta forma, o Papa Francisco se refere às famílias num vídeo, lançado dia 1º de agosto, no qual apresenta as suas intenções de oração para este mês. O Papa pede que orientemos nossas intenções de oração para tudo que favoreça as famílias, para que elas se tornem verdadeiros lugares de crescimento humano. “Que mundo queremos deixar para o futuro?”, pergunta-nos o Papa. “Deixemos um mundo com famílias. Cuidemos das famílias, porque são verdadeiras escolas do amanhã”. Para o Santo Padre, as famílias são “o melhor legado possível” que podemos deixar para o mundo e o futuro.

Dom Volodemer explicou a desumanização que acontece no mundo contemporâneo e como se contrapor a ela. Além da violência social e das guerras, ele citou as ideologias e doutrinações perversas, a banalização do mal e do pecado, o uso descontrolado da tecnologia em redes sociais, o consumismo, a violência familiar, a educação equivocada para a compreensão e vivência da liberdade, a apologia à brutalidade. Ele apresentou como linha de superação da desumanização praticar o que está dito nos textos de Lc 8,16-21 e 2Tm 3,14-17. É preciso, antes de tudo, ouvir bem a palavra de Deus e colocá-la em prática, conforme pede Jesus: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 8,21). E o Apóstolo São Paulo disse a Timóteo: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra” (2Tm 3,16-17).

Ao final, os pais foram convidados a se posicionarem no corredor, onde receberam a bênção do Metropolita.

Dia 11 de agosto – domingo

Divina Liturgia Solene Pontifical

 Com início às 09h30min, foi celebrada a Divina Liturgia Solene Pontifical, encerrando a Visita Canônica presencial do Arcebispo Metropolita. Diz-se “presencial”, porque os trabalhos continuam de forma não tão presencial, como a elaboração dos relatórios, postagem no site e no Facebook, arquivamentos, elaboração da documentação única para toda a Paróquia. O quanto possível, são realizados outros encontros formativos, que são presenciais, principalmente com as catequistas e outras lideranças.

As intenções foram anotadas e lidas pelo Sr. Dário Baran. Sua filha Fernanda, que aprendeu a servir o incenso e o serve nas celebrações comuns da Paróquia, fez uma introdução, agradecendo ao Metropolita pela Visita Canônica e homenageando os pais pelo seu dia.

Os Padres Irineu e Clayton concelebraram. O Diácono João prestou seu serviço litúrgico. Os Seminaristas menores Matheus Zub, João Paulo Glus, Willian Gaiocha, Lucas Dobrovolski, Willian Maurício Grando serviram como acólitos e sacristãos, que foram treinados pelo jovem Jairo Kuczenski. Os cantos ficaram por conta dos cantores da Paróquia, incluindo algumas religiosas, dirigidos pelo jovem Tiago Oszust.

Comentando as leituras bíblicas deste domingo – 1Cor 3,9-17 sobre a verdadeira função dos pregadores-construtores e Mt 14,22-34 sobre o fato de Jesus caminhar sobre as águas e Pedro com ele – o Metropolita orientou os fiéis no sentido de não distorcer a figura de Jesus, fazendo dele um “fantasma”, mas vivenciá-lo como o verdadeiro Cristo – crucificado, morto e ressuscitado, nosso Salvador, que nos deu um Evangelho a ser praticado radicalmente, como pede o Papa Francisco. O Evangelho é a essência da fé cristã e é altamente humanizador. É sobre esse Cristo, fundamento sólido, que se deve construir a Igreja, como autêntica comunidade, e o nosso próprio corpo, que é templo do Espírito Santo. Dom Volodemer enfatizou que viver e ensinar tal verdade é também função dos bons pais cristãos e católicos.

Tendo cantado os devidos “Mnohaia lita”, os pais foram abençoados e aspergidos como ontem pelo Arcebispo Metropolita.

No refeitório do Seminário, foi servido um almoço, patrocinado pelo CAP da Paróquia, do qual participaram os eclesiásticos, os Seminaristas e as Irmãs das duas congregações – Servas de Maria Imaculada e Sant’Ana.

Não sendo possível fazer a postagem sobre essa visita no site da Metropolia por causa da falta de fotos, Dom Volodemer logo viajou, retornando a Curitiba.

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos:

Catequese: Secretariado Metropolitano;

Oficinas do Projeto “Slava Ukraini” e reunião com as lideranças: fotógrafo da Ótica Iguaçu – Porto União-SC;

Celebrações da Divina Liturgia: Amanda Surmacz