Curso de formação para zeladoras dos altares

No dia 21 de abril de 2018, realizou-se na Paróquia São Basílio Magno, cidade de União da Vitória, o I Encontro de Formação de Lideranças que reuniu as zeladoras dos altares, com a participação das seguintes comunidades: Santa Maria, Aquiles Stenghel, Legru, Rio Tamanduá, General Carneiro, Marco Cinco, Barreiros, Caçador, Pintadinho, Nova Galícia, Maquinista Molina e membros da própria comunidade paroquial, totalizando 38 participantes.

O encontro formativo se encaixou dentro do Projeto Pastoral da Igreja Católica Ucraniana, que, buscando o avivamento da vida paroquial e também como linha de ação pastoral permanente, propôs para este ano o tema “Liturgia e Oração”. Os trabalhos foram coordenados pelas Irmãs Zenobia Michalichen, SMI e Francisca Scibor, SMI e teve o auxílio da Ir. Alice Bartoski, SMI e do Pároco Josafá Firman.

Tendo como tema principal a “Conservação dos objetos litúrgicos”, também foram explorados os seguintes conceitos e aspectos da vida eclesial e litúrgica: Igreja e rito; características do ano litúrgico; ciclos temporais litúrgicos: diário, semanal e anual; objetos litúrgicos; ambiente e cores das vestes para a liturgia em cada dia santo.

Nas Igrejas orientais, católicas e ortodoxas, existem cinco ritos. A Igreja católica latina segue um único rito, com algumas variações (Rito ambrosiano, Rito romano). A nossa Igreja Católica Ucraniana segue o Rito Bizantino, proveniente da Grécia. Cada rito tem sua maneira de celebrar, com símbolos, gestos e características que se formaram no decorrer da história. São tradições que foram preservadas desde os primeiros séculos do cristianismo. Quando necessário, os pastores bispos emitem decretos para a melhor preservação desse patrimônio teológico, litúrgico, espiritual e cultural ou para cortar ou evitar algum abuso ou distorção.

Durante o nosso curso, foi muito enfatizada a necessidade de retomar a postura de respeito ao sagrado, coisa que foi se perdendo ao longo do tempo, transformando o espaço físico de uma igreja em local comum. O respeito ao sagrado implica nos devidos cuidados da igreja, como a limpeza e a ornamentação; na celebração bem preparada, vivida e participada; no silêncio, mesmo fora do horário das celebrações; no vestuário, ou seja, estar bem vestido, não significando luxo, mas modéstia. E tanto mais os que servem o altar, como os sacristãos, coroinhas e preparadores do incenso, precisam ter esse cuidado de estar devidamente vestido.

Na parte da tarde, Ir. Francisca conduziu as orientações práticas de conservação dos objetos e paramentos litúrgicos e ornamentos da igreja. Foi um dia muito proveitoso, onde todos puderam esclarecer suas dúvidas e adquirir o conhecimento necessário para conduzir suas comunidades dentro do que caracteriza o nosso Rito Bizantino Ucraniano. De fato, foi um marco para a Paróquia São Basílio Magno, porque as representantes das comunidades atenderam ao convite e entenderam que elas precisam de formação para melhor atender e cuidar das nossas igrejas e dos seus sagrados pertences, começando pelo altar, “proskomediynek” e “tetrapód”. Elas manifestaram grande satisfação pelo que aprenderam.

Em nome das participantes do curso, as autoras deste artigo fazem um agradecimento especial:

“Agradecemos a todas que participaram e valorizaram o convite. Que nós realmente procuremos participar de outros encontros que acontecerem para nos informar sobre a importância da nossa Liturgia, bem como dos cuidados que precisamos ter com os objetos sagrados. Obrigado pelo belíssimo trabalho que a Ir. Zenobia Michalichen, SMI e Ir. Francisca Scibor, SMI desenvolveram em nossa Paróquia. Também sejam agraciadas as nossas lideranças que, com muito esmero, dedicam o seu trabalho em prol da comunidade”.

Angela Zapotoczny e Carolina Kotowski Negri

PALAVRA DO METROPOLITA

A Metropolia Católica Ucraniana São João Batista parabeniza e agradece a Paróquia São Basílio Magno de União da Vitória pela feliz e bem-sucedida iniciativa de organizar um curso prático de formação litúrgica para as pessoas, geralmente catequistas ou senhoras, que estão diretamente envolvidas nas celebrações litúrgicas em nossas paróquias e capelas. Aproveitando esse belo e exemplar testemunho, a Metropolia recomenda que outras paróquias também organizem cursos iguais ou semelhantes a esse que foi ministrado em União da Vitória. A Liturgia, num sentido mais amplo, e a Divina Liturgia num sentido mais delimitado, é o elemento mais precioso do nosso muito rico e belíssimo Rito Bizantino Ucraniano. É ele que nos identifica e é a partir dele que nós estruturamos a nossa espiritualidade, a nossa vida moral, familiar, comunitária e paroquial. Por isso, é de suma importância fazer o máximo para que as nossas celebrações sejam realmente bem celebradas, conforme as normas e rubricas, e para que também sejam momentos de verdadeiro encontro com Deus, com o próximo, com a comunidade, realizando sempre o Reino de Deus no meio de nós na e pela Igreja, que é a Igreja de Cristo.