Curso de Formação de Catequistas

Tendo a experiência muito positiva do primeiro curso catequético ministrado no início de julho de 2015, entre os dias 17 a 24 de julho de 2016, na cidade de Mallet, nas dependências do Seminário Menor São Josafat – Centro Metropolitano de Pastoral realizou-se o segundo Curso de Formação de Catequistas. O curso é voltado especialmente aos catequistas leigos (as) que auxiliam e promovem o bom andamento da comunidade em geral, mas é sobretudo direcionado à Pastoral Catequética, visando a preparação das crianças para a Primeira Eucaristia. No entanto, a nova geração de catequistas está sendo preparada para dar continuidade evangelizadora-catequética a outros grupos como o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem, Congregação Mariana, Apostolado da Oração, Pastoral Familiar. São jovens e adultos voluntários, majoritariamente moças e senhoras, envolvidos nessa prática pastoral, exercendo-a simplesmente por amar aquilo a que são chamados: ajudar a Igreja, a comunidade e o próximo.

Domingo à tarde, dia 17, celebrou-se a abertura oficial do curso. Às 18.30, na capela do Seminário, Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita e o Pe. Irineu Wassylkoski – Pároco de Mallet e Coordenador da Pastoral Metropolitana de Catequese deram as boas-vindas aos cursistas, pedindo todo empenho e desejando-lhes que o curso seja proveitoso a todos, para enriquecerem e fortalecerem ainda mais suas comunidades. Foi rezada uma novena (molében) em honra a Nossa Senhora, pedindo que Maria Santíssima, cheia de graça e misericórdia, guie seus filhos, abençoando-os e ensinando-os para que, neste Ano Santo da Misericórdia, possamos todos entender realmente qual é a mensagem que Deus e sejam mais misericordiosos.

Após a novena, às 19.00 hs, todos se dirigiram ao refeitório onde foi servida a janta.

Às 20.00 hs, todos os cursistas, professores, assessores e auxiliares, se reuniram no salão nobre do Seminário para a formação da mesa diretora. Inicialmente, o Pe. Irineu, fazendo uso da palavra, convidou as seguintes pessoas para comporem a mesa diretora: Dom Volodemer – Presidente, Prof. Eugênia Osatchuk – Secretária e Conselheira, Ir. Arcenia Rudek, ICSA – Professora, Ir. Marcia Marinhak, ISJ – Conselheira, Pe. Sandro Dobkowski – Reitor do Seminário e Ir. Anselma Peremida, SMI – Professora. Dom Volodemer tomou a palavra e falou sobre alguns problemas em relação ao curso que vinha sendo ministrado, o qual no geral foi bom, mas de resultados finais pífios; ele destacou principalmente o número extremamente pequeno de catequistas leigas formadas e atuando nas comunidades. Por essas e outras dificuldades, viu-se a necessidade de montar um novo curso, com novo material e conteúdos bem definidos, dentro de uma formatação teológica e pastoral mais clara e uma filosofia pedagógico-didática diferenciada, levando a uma metodologia mais dinâmica, integradora e participativa. Trata-se de um curso de teologia completo, porém compacto, ministrado em quatro semanas e trabalhado durante todo o ano. Em seguida, cada cursista se apresentou a todo o grupo, dizendo seu nome e a paróquia à qual pertence.

Neste ano, o curso teve a presença de 27 cursistas, sendo 17 para o 1º Ano e 10 para o 2º Ano. Ainda foram apresentados os assessores que ajudarão na parte funcional. Finalmente, o Pe. Sandro orientou os cursistas nas coisas práticas que deverão ser respeitadas durante a estadia. Foi repassado o programa diário para um bom andamento das atividades. Fez-se uma oração e todos foram para seu repouso.

Este ano fizeram parte do corpo docente e suas respectivas disciplinas: Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Moral I e II; Pe. Elias Marinhuk OSBM – Bíblia I e II; Pe. Mário Marinhuk OSBM – Dogma I e II e História I e II; Ir. Arcenia Rudek ICSA – Prática Litúrgica I e II; Diácono Romeu Smach – Sacramentos I e II; Ir. Ariane Andruchechen OSBM – Catequética II; Ir. Márcia Marinhak ISJ – Animação Catequética I e II; Sr. Miguel Chokailo Neto – Espiritualidade I; Ir. Anselma Peremida SMI – Espiritualidade II; Sra. Eugenia Osatchuk e Pe. Neomir Doopiat Gasperin – Língua Uraniana; Pe. Neomir Doopiat Gasperin – Catequética I; Pe. Sandro Dobkowski – História da Imigração Ucraniana; Ir. Dorilde – Dificuldades de Aprendizado; Seminarista Juliano Rumoviski – Liturgia I e II; Sr. Vilson Kotviski – Confecção de Pêssankas.

Para o preparo das refeições, contou-se com várias senhoras voluntárias que disponibilizaram seu tempo para auxiliar no bom andamento do curso: Sirlei Rumoviski – coordenadora, Elizabete Chandocha, Paulina Verboski, Margarete Surmacz, Lídia Olinek, Anita Policzuk, Celia Kazmierz, Inês Glusczak, Julia Kohut, Nilcéia Bilek, Maurici Levandoski, Tereza Przybyszewski. A catequista Vera Lúcia Vinharski, CSCJ, que trabalha em Ponta Grossa, estava coordenando os trabalhos de secretaria. O Sr. Vilson Surmacz estava fotografando e, juntamente com o Diácono João Basniak, também auxiliava nos afazeres diários.

A programação aconteceu da seguinte maneira: 6.30 hs – Levantar; 7.00 hs – Orações da Manhã; 7.15 hs – Café; 7.45 hs – 1ª Aula; 9.15 hs – 2ª Aula; 10.45 hs – Intervalo; 11.00 hs – 3ª Aula; 12.35 hs – Almoço; 14.00 hs – 1ª Aula; 15.30 hs – Intervalo; 15.45 hs – 2ª Aula; 17.15 hs – Término das aulas (intervalo); 17.30 hs – Divina Liturgia; 19.00 hs – Janta; 20.00 hs – Aula; 21.30 hs – Orações da noite; 22.00 hs – Descanso.

Nas celebrações diárias da Divina Liturgia estavam sendo feitas leituras de textos sobre o amor e a misericórdia. Dia 18, Amélia Zubacz, pertencente à Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor de Ponta Grossa, fez a leitura da epístola; a homilia foi proferida pelo Pe. Sandro. Dia 19, a Divina Liturgia foi presidida Dom Volodemer e concelebrada pelos Padres Elias Marinhuk, OSBM e Mário Marinhuk, OSBM; a leitura da epístola foi feita pela jovem Cláudia F. Knol, vinda da localidade de Pintadinho, da igreja Bom Jesus, pertencente à Paróquia São Basílio de União da Vitória; a homilia foi proferida pelo Pe. Elias, baseado num texto do evangelho de São João, que mostra a bela passagem sobre o amor: não há maior amor que dar a vida por seus amigos. Dia 20, a leitura da epístola ficou a cargo da jovem Paula Daniele Schoma Trentim, vinda da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor de Ponta Grossa; o Pe. Neomir Gasperin concelebrou; Dom Volodemer comentou a Parábola sobre o Filho Pródigo. Dia 21, celebrou-se a Divina Liturgia da Ressurreição, presidida por Dom Volodemer e concelebrada pelo Pe. Neomir; a leitura ficou a cargo da jovem Okssana Wasylkoski da comunidade de São Braz, Curitiba; Pe. Neomir proclamou e comentou a Parábola do Bom Samaritano. Foi feita uma janta especial – o “Sviatchene”, com explicações do Pe. Sandro. Dia 22, a Divina Liturgia foi presidida por Dom Volodemer e concelebrada pelos Padres Neomir Gasperin e Sandro; a leitura da epístola ficou por conta do jovem Elivelton Jonko, vindo da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Três Barras, pertencente à Paróquia de Canoinhas; a homilia foi proferida pelo Pe. Sandro. Após a Divina Liturgia houve a ceia natalina – Sviatei Vetchir, antes da qual o Pe. Sandro e a Prof. Eugênia fizeram um breve comentário sobre a simbologia dos alimentos. Dia 23, a Divina Liturgia foi celebrada por Dom Volodemer; a jovem Jessica Zap, vinda da Paróquia Sagrada Família de Iracema, fez a leitura da epístola; Dom Volodemer destacou o trecho da epístola do apóstolo Tiago sobre a fé e a misericórdia: quem pratica misericórdia não deve temer a condenação, a fé sem obras de nada vale; assim, a Igreja pede insistentemente para que se evite o divórcio entre fé e vida; depois falou sobre o perdão, um dos maiores atos de misericórdia: nenhuma terapia psicológica terá resultado se não existir o perdão; sem perdão não haverá libertação.

No domingo, 24, às 9 horas, os cursistas encontravam-se na igreja Sagrado Coração de Jesus para participar da Divina Liturgia. As intenções foram lidas pela Ir. Arcenia Rudek, ICSA. Foi presidida por Dom Volodemer e concelebrada pelo Pe. Sandro. O Diácono João Basniak prestou seu serviço litúrgico. A homilia discorreu sobre as condições para o seguimento de Cristo: renunciar a si mesmo e tomar a sua cruz; quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á, mas quem a perder por Jesus, salvá-la-á.

Terminada a Divina Liturgia, Dom Volodemer agradeceu aos cursistas pela atenção e compreensão e aos demais colaboradores pelo trabalho prestado durante o curso. Também o Pe. Sandro agradeceu a Dom Volodemer e a todos que, direta e indiretamente, fizeram parte deste importante momento eclesial. No Seminário, foi servido o almoço com a presença de alguns familiares que vieram prestigiar o encerramento do curso. Todos se despediram e voltaram para suas respectivas comunidades.