Curso de Formação Catequética em Mallet

Em vista da melhor formação dos catequistas da Metropolia, entre os dias 05 a 12 de julho de 2015, foi realizado o primeiro curso no Centro Metropolitano de Pastoral, situado nas dependências do Seminário Menor São Josafat de Mallet.

Com a criação da Metropolia, formou-se uma nova configuração da Igreja Católica Ucraniana no Brasil, que englobou a eparquia já existente, que foi elevada ao status canônico de Arquieparquia ou Metropolia São João Batista e uma nova eparquia, sufragânea – a Eparquia Nossa Senhora Imaculada Conceição com sede em Prudentópolis, onde aconteciam e continuarão acontecendo os cursos de Formação de Catequistas. Buscando uma organização pastoral mais adequada à nova realidade canônica, focalizando principalmente a Pastoral da Catequese, decidiu-se fazer uma readequação e melhoramento no prédio do Seminário Menor de Mallet e montar um curso catequético próprio, não esquecendo que o estabelecimento continuará tendo a função formativo-seminarística e, de agora em diante, servirá também para outros eventos de cunho religioso e cultural, como retiros, encontros e cursos. No dia 28 de abril realizou-se um encontro inaugural com a reunião do clero que compareceu para o estudo do Projeto Paróquia Viva.

Formando uma Comissão Metropolitana de Catequese, encabeçada pelo Pe. Irineu Vaselkoski – Pároco de Mallet, e consultando alguns sacerdotes especializados em teologia, como o Pe. Mario Marinhuk, OSBM (Doutor em Ciências Eclesiásticas Orientais), Pe. Elias Marinhuk, OSBM (Mestre em Teologia Bíblica), Pe. Paulo Serbai, OSBM (Mestre em Liturgia), Pe. Basilio Koubetch, OSBM (Mestre em Ciências Eclesiásticas Orientais), o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM (Mestre em Teologia Moral e Doutor em Teologia Sistemática Pastoral) elaborou um projeto para o Curso de Formação Catequética, projeto este que ainda será aperfeiçoado.

Apesar do longo problema das greves dos professores e a consequente complicação na reposição das aulas, a Metropolia decidiu ministrar o curso, mesmo que fosse com um mínimo de catequistas a fim de entrar firmemente no ritmo dos trabalhos formativos e continuar os trabalhos da preparação da estrutura física do prédio do Seminário para comportar tais eventos. 19 catequistas, senhoras e jovens, inscreveram-se e participaram do curso: Ir. Basilina Lozovei, SMI da paróquia de Iracema, Itaiópolis; Sirlei Senczuck de Linha Gonçalves Junior, Vera Guarani, paróquia de Paulo Frontin; Graziele Dayane da Silva de Fazenda Rio Grande, paróquia do Pinheirinho, Curitiba; Rosely K. Swidzinski de Cruz Machado, paróquia de Rio das Antas; Elizangela C. Kroin de Pinheirinho, Curitiba; Maria Januaria Banhuk de Candido de Abreu, paróquia de Paulo Frontin; Joice Zap da paróquia de Iracema, Itaiópolis; Sirlei Modeski Myketiuk de Colônia Becker, Papanduva, paróquia de Iracema; Jessica Zap da paróquia de Iracema, Itaiópolis; Sandra Inês Busko de Papanduva, paróquia de Iracema; Thalia Kustulski Schuppel de Papanduva, paróquia de Iracema; Luciane Fagundes Tremba de General Carneiro, paróquia de União da Vitória; Regina de Fátima Moreira da Silva de Serra Azul, paroquia de Mallet; Luciane Maria Bielenki de Linha Charqueada, Cruz Machado, paróquia de Rio das Antas; Marcia Misiul Romaniczen da paróquia de Dorizon, Mallet; Rafaele Taraciuk Duma da paróquia de Dorizon, Mallet; Marli Proceke Martinhuk de Rio Azul, paróquia de Mallet; Lucia Woichik Toth de Fazenda Rio Grande, paróquia do Pinheirinho, Curitiba. Os professores e catequistas tiveram a satisfação da presença e participação da Ir. Basilina.

Desta feita, no dia 05 de julho, domingo à tarde, chegaram as cursistas, hospedaram-se e fizeram suas inscrições no Centro Metropolitano de Pastoral. Às 18 horas, na capela do Seminário, foi celebrada a Divina Liturgia de abertura presidida pelo Arcebispo Metropolita e concelebrada pelos Padres Irineu Vaselkoki – Pároco de Mallet, Daniel Horodeski – Reitor do Seminário e Vassílio Burko Neto – Pároco de Dorizon. Em base a leituras bíblicas apropriadas (Mt 28,16-20 e At 1,6-8), Dom Volodemer lembrou a missão fundamental da Igreja, a evangelização e a catequese, um ministério de suma importância, colocado principalmente nas mãos dos catequistas: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei” (Mt 28,19-20).

Após o jantar, todos se reuniram no salão nobre para a abertura oficial e as primeiras colocações a respeito do curso. Formada a mesa de honra, conduzida pelo Reitor Pe. Daniel, que expôs o programa do curso, apresentou o corpo docente, as disciplinas, os assessores e deu as orientações básicas sobre o uso da casa, tomaram a palavra o Coordenador da Comissão Metropolitana de Catequese Pe. Irineu, que deu as boas-vindas a todos e desejou um ótimo curso, e o Arcebispo Metropolita, que explicou mais detalhadamente a estrutura e a dinâmica do curso, que pretende ser mais abrangente e interativo. A seguir, numa das salas de aula, foi projetado o filme sobre o Filho Pródigo com a interpretação do Pe. Evaristo di Biasi.

A coordenação geral e as assessorias contaram com diversos trabalhos voluntários organizados da seguinte maneira: Direção geral e supervisão: Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita; Coordenador: Pe. Irineu Vaselkoski – Pároco de Mallet; Infraestrutura: Pe. Daniel Horodeski – Reitor do Seminário, Diáconos João Basniak Neomir Doopiat Gasperin; Secretários: Diácono Neomir, Prof.ª Eugênia Osatchuk e a Psicóloga Maria Paula Bihuna; Monitores: o casal Margarete e Wilson Surmacz – Equipe de Apoio Catequético da Paróquia; Coordenação Litúrgica: Ir. Arcenia Rudek, ICSA; Orações da manhã e ornamentação: Irmãs Servas Terezinha Lubyi e Mena Semchechen; Orações da noite: Diácono João Basniak; Impressões e cópias: Diácono Neomir; Gravação de CDs: Fernando Bileski; Cozinha e limpeza: Sra. Sirlei Rumoviski – responsável; Senhoras: Paulina Verboski, Inês Gruska, Lídia Olinek, Anita Polestchuk, Odete Sabonski, Tereza Prsybyszewski, Solange Jepak, Maria Zagurski, Neoceia Gruska, Maria Bordun. Os Seminaristas de Curitiba Samoel Hupolo, Michael Barbuza e Juliano Rumoviski também prestaram serviços na preparação do ambiente.

De segunda a sábado foram dadas as aulas programadas para o primeiro ano com os seguintes professores e palestrantes: História I – Igreja no Oriente: Pe. Mario Marinhuk, OSBM; Bíblia I – Introdução à Bíblia – Revelação, Cânon e Interpretação: Pe. Elias Marinhuk, OSBM; Dogma I – Introdução às verdades da fé – Magistério da Igreja, Dogmas e Credo: Pe. Mario Marinhuk, OSBM; Moral I – Introdução à Teologia Moral – Moral Fundamental: Dom Volodemer Koubetch, OSBM; Liturgia I – Introdução à Liturgia – Liturgias orientais: Pe. Basilio Koubetch, OSBM; Sacramentos I – Introdução aos Sacramentos – Os sete Sacramentos: Pe. Mario Marinhuk, OSBM; Catequética I-a – Introdução à Catequética – Fundamentos: Dom Volodemer Koubetch, OSBM; Catequética I-b – História da Catequese e dos Catecismos: Diácono Neomir Doopiat Gasperin; Canto Litúrgico – Ir. Arcenia Rudek, ICSA; Canto Catequético – Ir. Márcia Marinhak, ISJ; Língua Ucraniana I – Iniciantes: Diácono Neomir Doopiat Gasperin; Língua Ucraniana II – Iniciados: Prof.ª Eugênia Osatchuk; Artesanato Ucraniano – Catequista Margarete Surmacz; História da comunidade da Serra do Tigre: Sr. Claudio Kovalczuk; Iconografia da Igreja São Miguel Arcanjo: Diácono Neomir Doopiat Gasperin.

Sábado e domingo, dia 11 e 12, o programa foi especial. Dia 11 à tarde, sábado, o Grupo Folclórico Spomen de Mallet organizou a 11ª edição da festa de Ivana Kupala, que foi interrompida nos últimos três anos pelo motivo do salão paroquial não estar em condições de uso conforme as novas exigências de segurança. Das 16:30 às 18:00, o grupo folclórico local e os grupos convidados Dunai de Rio Azul, Ivan Kupalo de Irati, Iasni Zori de Marcondes, Prudentópolis, Fialka de União da Vitória, Ukrainska Ducha de Iracema, Itaiópolis, e os grupos de jovens Padre José Waurek de Mafra e Orel de Mallet fizeram um desfile pelas ruas da cidade. Às 18:30, foi celebrada a Divina Liturgia na igreja, com a participação dos grupos folclóricos e as catequistas do curso catequético. A celebração litúrgica foi presidida pelo Arcebispo Metropolita, que falou sobre a relação entre fé e cultura, e concelebrada pelo Pároco Irineu.

Das 19:45 às 23:30, realizou-se a XI edição da Festa de Ivan Kupalo. Segundo informações de Andreiv Choma, que introduziu essa festa em Mallet, sendo a única no Brasil, trata-se de uma festa originária da era pagã na Ucrânia realizada no início do verão em honra ao deus Kupalo, protetor do amor e da fertilidade, e coloca em maior destaque os elementos do fogo – masculino e água – feminino. Diversas crendices e lendas circundam a festa, que é uma celebração eslava do solstício de verão, que na Ucrânia ocorre em junho ou no início de julho de acordo com o Calendário Juliano. É nesse dia que ocorre o maior afastamento entre o plano da órbita terrestre e o plano do equador. É o início do verão no hemisfério norte. A palavra Kupalo vem do verbo kupaty – lavar alguma coisa ou tomar banho. Neste dia, o deus sol supostamente tomava banho, imergindo nas águas ao horizonte. Isto saturava toda a água com o seu poder e então todos os que tomassem banho neste dia absorveriam alguma força especial. O fogo era sagrado aos eslavos antigos. Nos santuários, o fogo era aceso, mantido e abençoado pelos padres e, na casa, pela matriarca. Na véspera de Kupalo, porém, todos os fogos eram apagados e reacendidos com nova chama. Em algumas regiões era costume preparar um banquete compartilhado por toda a aldeia como uma refeição comum. Com a chegada do cristianismo na Ucrânia, tentou-se suprimir o festival, porém sem sucesso. Assim se fez a combinação do festival do deus pagão Kupalo com a festividade cristã da Natividade de São João Batista e a festa passou a ser chamada de Festa de Ivan Kupalo: Ivan – relativo a João e Kupalo – relativo ao antigo deus pagão.

Os grupos folclóricos apresentaram suas danças com muita vibração por parte da plateia, que pôde se servir de um ótimo serviço de cozinha e se divertir com boa música ucraniana e jogando bingo. Os momentos mais fortes do evento aconteceram em torno da fogueira, que foi acendida pelo Arcebispo, sucedendo depois as danças em torno da mesma, a queima dos bonecos e os saltos por cima da fogueira.

Dia 12, domingo, as catequistas que puderam permanecer até o final do curso foram levadas de ônibus para a Serra do Tigre, onde puderam conhecer a história da comunidade, que foi narrada pelo Sr. Claudio Kovalczuk, e contemplar os ícones da Igreja São Miguel Arcanjo, com as explicações do Diácono Neomir Doopiat Gasperin. Às 10 horas, o Arcebispo Metropolita celebrou a Divina Liturgia e fez uma conclusão do curso catequético falando sobre o significado da Transfiguração de Nosso Senhor para a vida espiritual e pastoral da Igreja. De volta ao Centro Metropolitano de Pastoral – Seminário São Josafat, as catequistas participaram do almoço de confraternização se despediram e retornaram às comunidades.

Adotando alguns critérios de seletividade, a participação obteve um tom de maior seriedade e proveito. Os dias foram chuvosos e frios, mas não tiraram o bom ânimo das catequistas. O curso ofereceu uma bela oportunidade de melhor aproveitamento e manutenção das instalações do Seminário, que foram muito bem conduzidas pelo Reitor, Pároco, Diáconos, Irmãs e alguns paroquianos, e de adquirir uma experiência inicial na organização de eventos desse porte. As avaliações foram muito boas, além do esperado. É claro que também apareceram alguns elementos a serem melhorados. A Metropolia agradece de coração às catequistas que vieram fazer o curso com o franco intuito de se aprimorarem no ministério catequético e lhes deseja muito sucesso nesta missão; e, especialmente, agradece a todas as pessoas citadas nesta matéria que contribuíram para a bem-sucedida realização do primeiro Curso de Formação Catequética em Mallet. Deus seja louvado por tudo!

FOTOS: Wilson Surmacz