Curso catequético formou a primeira turma

Entre os dias 15 e 22 de julho de 2018, no Centro Metropolitano de Pastoral – Seminário Menor São Josafat, na cidade de Mallet, realizou-se mais um Curso de Formação de Catequistas da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, desta vez tendo o curso completo em quatro etapas. Este artigo-relatório apresenta o presente Curso de uma forma sistematizada por temas que constituíram os diversos momentos do andamento do curso: abertura, serviços, orações, celebrações litúrgicas, aulas, temas complementares, avaliação e apresentação dos trabalhos de conclusão, “bandurristas” de Rio Azul, formatura.

Abertura

A abertura do Curso se deu domingo, dia 15, à tarde, às 18h30min, na capela do Centro Metropolitano de Pastoral, com as palavras de boas-vindas do Pe. Irineu Vasselkoski – Pároco e Vice Coordenador da Pastoral Catequética da Metropolia aos professores e catequistas presentes. A seguir, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch saudou a todos e fez uma rápida introdução ao curso metropolitano deste ano, que chegou à sua quarta edição, tendo, portanto, as quatro turmas e sendo encerrado no domingo, dia 22, com a formatura do primeiro grupo.

Foi rezado o “Moleben” – Novena a Nossa Senhora por ser ela a “grande Mãe do grande Filho, a maior catequista de todos os tempos”, pedindo para que ela interceda junto ao Filho para que abençoe o curso, conforme motivou o Metropolita.

A abertura foi simplificada, porque, por motivos de compromissos extras, a Coordenadora da Pastoral Catequética Ir. Dorilde Chiarentin, SMI e o Reitor do Seminário Pe. Clayton M. Katerenhuk não puderam estar presentes. Após o “Moleben”, a Secretária da Comissão Metropolitana de Pastoral Catequética, a Professora Eugênia Osatchuk, passou a programação e as coordenadas. Sendo hoje o onomástico do Metropolita, o Pároco Irineu levantou um “Mnohaia lita” em sua honra. A seguir, foi servido o jantar.

Serviços

Além do trabalho sempre intenso da coordenação, também este ano o curso contou com a preciosa ajuda de duas importantes equipes: a equipe da secretaria e a equipe da cozinha.

– Horário. Com pequenas alterações, o horário foi o mesmo do ano passado.

– Secretaria. Nos trabalhos de inscrição, contabilidade, digitação, impressão e outros serviços de informática, além da Professora Eugênia, estavam as seguintes pessoas: os seminaristas maiores Michael Barbusa e Samoel Hupolo, a Ir. Márcia Marinhak, ISJ, o seminarista menor Pedro Rafael Dziurkowski e o paroquiano de Mallet Fernando Bileski.

O paroquiano Sr. Wilson Surmacz fez o trabalho de fotógrafo e auxiliou em diversos outros serviços de organização e logística.

– Cozinha. Um grupo significativo de senhoras e também senhores da paróquia, ligados ao Movimento do Apostolado da Oração, em regime de revezamento, prepararam com muito carinho as refeições para os organizadores, professores e cursistas: Sirlei Rumoviski, Margarete Cornelo Surmacz e Wilson Surmacz, Lidia Olinek, Ilda Muran, Elisabeth Chandocha, Paulina Verboski, Tereza Seretne, Tereza Przybyczewski, Celia Przybycz, Celenita Bileski, Ines Gruszka, Victor Muran, Dario Jorge Baran, Cenesio Basniak, Sergio Rolivski. O Diácono João Basniak, mesmo adoentado, marcou sua presença participante nos bastidores.

– Coordenação. Com a chegada de Ponta Grossa da Coordenadora Ir. Dorilde Chiarentin, SMI, dia 19, após a janta, foi realizada uma reunião com a Coordenação da Pastoral Catequética na Metropolia, com os seguintes membros: Dom Volodemer, Ir. Dorilde, Pe. Irineu, Ir. Márcia Marinhak, ISJ e Ir. Anselma. Foram examinadas as seguintes questões: diploma a ser conferido aos catequistas formandos; certificado/boletim; presentes – manuais de catequese com a dedicatória do Arcebispo Metropolita; cerimônia de formatura; avaliação dos cursistas; ata/relatório/artigo; arquivamento eletrônico e impresso.

Nesses dias, a coordenação preparou um questionário de avaliação geral dos quatro anos de experiência do Curso de Formação de Catequistas no Centro Metropolitano de Pastoral em Mallet a ser entregue até o final de novembro. O resultado dessa pesquisa será analisado pela coordenação em dezembro e fará parte do projeto de melhoria a ser implementado tanto na parte física do referido centro, como na dinâmica metodológica geral da Pastoral Catequética e do próprio curso.

Orações

Todos os dias, na capela, antes do café da manhã, os seminaristas Samoel Hupolo, Michael Barbusa e Elivelton de Almeida Jonko dirigiram um momento de oração, usando os Salmos, as orações comuns e fazendo uma reflexão espiritual.

Celebrações litúrgicas

À tarde, era celebrada a Divina Liturgia presidida pelo Metropolita e concelebrada pelos sacerdotes. Em cada celebração, um dos sacerdotes proferia uma breve reflexão a partir das leituras do dia ou conforme a sua livre escolha a fim de poder expor algo mais apropriado aos cursistas.

No primeiro dia, segunda-feira, 16, falou o Metropolita, destacando o tema do bom exemplo dos adultos em geral a ser dado às crianças e jovens. Nos dias subsequentes, as reflexões foram feitas pelos seguintes padres.

Terça-feira,17: o Pe. Elias Marinhuk, OSBM falou sobre a importância do perdão na vida cristã, o que faz parte da integridade humana e espiritual, como benefício ao corpo individual, que é uma totalidade.

Quarta-feira, 18: o Pe. Basilio Koubetch, OSBM falou sobre a sabedoria cristã e catequética ensinada por Jesus com as metáforas da pomba simples e da serpente astuta e prudente.

Quinta-feira, 19: retomando um pouco o que disse Dom Volodemer na segunda-feira, o Pe. Neomir Doopiat falou sobre a humildade e serviço, lembrando o exemplo de Madre Teresa de Calcutá.

Sexta-feira, 20: fazendo uma espécie de conclusão das aulas de moral, durante as quais, nos quatro cursos, tocou na questão da família no mundo hoje, o Pe. Juliano Cezar Rumoviski discorreu sobre o problema das divisões nas famílias católicas, tendo que buscar a unificação pela vivência do amor.

Sábado, 21: o Pe. Neomir celebrou para os cursistas e lhes disse que é necessário espelhar-se em Jesus no relacionamento com os catequizandos, transmitindo-lhes amabilidade e confiança. O Metropolita celebrou na igreja para os fiéis e proferiu uma palestra voltada aos pais sobre os problemas culturais do mundo atual que dificultam a vivência da fé e a formação de uma comunidade cristã.

Aulas

Todas as disciplinas foram projetadas para serem dadas em cada etapa; assim, por exemplo, o estudo da Bíblia aconteceu nas quatro turmas. Todas as disciplinas foram ministradas em seis horas-aula.

– As quatro disciplinas bíblicas foram dadas pelo Pe. Elias Marinhuk, OSBM – Secretário Provincial da Província Basiliana.

– Os quatro cursos de História da Igreja foram dados pelo Pe. Mario Marinhuk, OSBM – Superior do Convento Basiliano de Curitiba.

– A Dogmática ficou por conta do Pe. Clayton M. Katerenhuk – Reitor do Seminário Menor São Josafat de Mallet.

– As disciplinas de Liturgia – Liturgia em geral – liturgias orientais, Ano litúrgico, Divina Liturgia e Liturgia das Horas, Iconografia foram dadas pelo Pe. Basilio Koubetch, OSBM – Administrador de Antonio Olinto e Chanceler da Metropolia.

– Os Sacramentos foram explicados pelo Diácono Romeu Smach – agente pastoral na comunidade de Boqueirão e Coordenador da Pastoral da Juventude na Metropolia.

– O Pe. Juliano Cezar Rumoviski – Vigário Paroquial de União da Vitória e Coordenador da Pastoral Familiar Metropolitana lecionou Teologia moral: Moral fundamental, Moral social, Moral familiar e sexual e Moral da vida.

– As disciplinas de Espiritualidade ficaram distribuídas da seguinte forma: Sr. Marcos Nogas – Coordenador das questões sobre os leigos na Metropolia falou sobre a Espiritualidade do leigo para a turma do primeiro ano; Ir. Anselma Peremibida, SMI, no segundo ano, desenvolveu a Espiritualidade do catequista; no terceiro ano, o Metropolita discorreu sobre a Espiritualidade cristã oriental e, no quarto ano, ele apresentou as principais questões da espiritualidade no mundo de hoje.

– As matérias de Pastoral Catequética foram dadas pelos seguintes professores: História da Catequese e dos Catecismos – Pe. Neomir Doopiat; Fundamentos da Catequese (2º Ano) e Agentes, destinatários e âmbito da Catequese (3º Ano) – Ir. Ariane Andruchechen, OSBM; Metodologia catequética – Vera Vinharski – Catequista do Instituto Secular e Coordenadora da Catequese na Paróquia de Ponta Grossa.

– Ir. Arcenia Rudek, ICSA ensinou Prática litúrgica: cantos litúrgicos, canções religiosas, paramentos, cuidados dos altares, serviços litúrgicos.

– Dos temas e dinâmicas da Animação catequética se encarregou a Ir. Márcia Marinhak, ISJ. Ela convidou o Seminarista Samoel Hupolo para lhe ajudar no ensino de cantos catequéticos no quarto ano e o jovem mestrando em Filosofia profissional Marcos Aurélio Balaban que desenvolveu a animação catequética no terceiro ano.

Temas complementares

Os estudos especiais e temas complementares, que são temas do núcleo 6 “Igreja no mundo contemporâneo”, destinados a examinar as questões atuais, estudar algum aspecto ou problema urgente na sociedade atual, temas geralmente muito polêmicos, tiveram a seguinte configuração:

– No primeiro dia, 16 de julho, e no dia 18, no horário noturno, o Pe. Juliano Cezar Rumoviski apresentou uma série de distúrbios sexuais para introduzir o tema da ideologia de gênero, sobre o qual discorreu mais extensivamente, utilizando seu TCC no curso de Teologia.

– Dia 17 e 19, o Pe. Neomir Doopiat – Vigário Paroquial e Doutorando em Direito Canônico em São Paulo e a Professora Eugênia Osatchuk, em dois grupos, trabalharam o idioma ucraniano.

Avaliação – Apresentação dos trabalhos de conclusão

Todos os professores avaliaram seus alunos, cursistas de catequese, considerando principalmente o aproveitamento em sala de aula.

Dia 20, sexta-feira à noite, os catequistas formandos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso, focalizando principalmente suas atividades pastorais relacionadas à catequese. A coordenação e os professores ficaram muito contentes com a riqueza de detalhes e algumas experiências muito interessantes.

“Bandurristas” de Rio Azul

Sábado à tarde, antes das duas últimas aulas, o grupo de sete “bandurristas” de Rio Azul, recentemente formado, fez uma bela apresentação aos cursistas, tocando músicas ucranianas religiosas e folclóricas.

Formatura

A cerimônia de formatura seguiu o que prescreveu o Sínodo dos Bispos da Igreja Católica Ucraniana, realizado de 1-10 de setembro de 1998, em Krekhiv, Lviv, mas complementado com outros ritos de formatura celebrado durante a Divina Liturgia.

Domingo, 22, com início às 09h30min, após a leitura das intenções por um paroquiano, a cursista do terceiro ano Sra. Paula Daniele Schoma Trentim fez a introdução à Divina Liturgia, saudando a todos os presentes e motivando a celebração. Ela lembrou a missão evangelizadora da Igreja e, especialmente, a missão dos catequistas: “A missão do catequista é de gratuidade. É assim que cada catequista coloca em prática o ensinamento de Jesus, dedicando seu tempo para que adultos, jovens, adolescentes e crianças possam encontrar o caminho do discipulado missionário, a partir da experiência pessoal e comunitária com Jesus Cristo. Por isso, hoje agradecemos a Deus pelo ministério da catequese e dizemos obrigado a cada um de vocês, pedindo ao Senhor que os abençoe, porque vocês fizeram a opção de serem servidores do Evangelho que gera Vida em abundância. Que a experiência do encontro com Jesus Cristo, condição para exercer esse ministério, provoque sempre de novo o encantamento por esse fascinante caminho de discipulado, cheio de desafios que fazem crescer em idade, sabedoria e graça.

A seguir, foi feita a entrada dos catequistas formandos. O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer e os sacerdotes colocaram-se diante da iconóstase. Os padrinhos com os catequistas formandos posicionaram-se no corredor de entrada da igreja. A locutora Paula, chamando pelo nome, explicou a caminhada realizada por cada um dos catequistas formandos, suas origens e seus trabalhos pastorais, e pedindo especiais orações para a missão.

Chegando à frente, cada um dos padrinhos cumprimentava o formando acompanhado e lhe entregava uma rosa, por sua vez depositada sob o ícone de Nossa Senhora como símbolo da oferta de suas vidas e pedindo a sua intercessão.

Os formandos entoaram uma canção vocacional em ucraniano – “Poklekanha”, que os motivou a assumir o compromisso a eles confiado, enquanto um dos sacerdotes fazia o incensamento. Os Padres Clayton, Neomir e Juliano concelebraram. A Divina Liturgia foi cantada pelos cursistas sob a direção do Seminarista Samoel Hupolo e da Ir. Arcenia Rudek, ICSA.

Após a entoação dos “troparios”, o Arcebispo Metropolita dirigiu-se para a frente da iconóstase a fim de oficiar o rito do envio. Os catequistas receberam da Coordenadora Geral Ir. Dorilde um exemplar do Catecismo da Igreja Católica Ucraniana. Portando o catecismo, posicionaram-se em frente à iconóstase e o Metropolita lhes entregou uma vela acesa, simbolizando a luz de Cristo, a luz da fé e do Evangelho, e a missão de ser a “luz do mundo” (Mt 5,14).

O Arcebispo Metropolita fez a proclamação de envio, citando o nome dos formandos – Elizângela Cristina Kroin, Ir. Marina Litvin, ISJ, Joice Zap, Laura Paulow, Luciane Maria Bielenki Gural, Marli Proceke Martinhuk, Regina de Fátima Moreira da Silva, Rosely Klein Swidzinski, Seminarista Iwan Kerneski, Sirlei Senczuck – e, reconhecendo sua preparação pastoral com demonstração de amor pela Igreja, os enviou para a missão. Finalizou com as seguintes palavras: “Vocês são o sal da terra e a luz do mundo! Assumindo um ministério fundamental – o ministério catequético, vocês estão sendo enviados como discípulos-missionários, discípulas-missionárias, mensageiros e mensageiras de Cristo e da Igreja!”

O rito de envio continuou com a oração do Arcebispo Metropolita, seguida pelas promessas dos formandos, na forma de um interrogatório, e finalizada com a bênção e aspersão com água benta.

Prosseguiu a Divina Liturgia a partir do “Trisaghion” – “Sviatey Boje…” As duas leituras foram do 9º Domingo, porque trazem ótimos ensinamentos para os agentes de pastoral, catequistas e todos os fiéis. Interpretando os dois textos 1Cor 3,9-17 e Mt 14,22-34, o Arcebispo Metropolita proferiu a homilia dando as boas-vindas aos novos catequistas, agradecendo pela disponibilidade e trabalho e falando sobre o significado e o modo de exercer o ministério catequético na Igreja: como bons construtores, construindo um sólido edifício de Deus – a comunidade cristã, segundo São Paulo, e inspirando confiança nos catequizandos, mas também tendo firmeza, conforme ensina Jesus.

A cursista Sra. Paula fez quatro petições na “Ektenia potriyna” em agradecimento por tudo e por todos que contribuíram para que a formatura da primeira turma acontecesse. Orou especialmente pelos novos catequistas.

Ao final da Divina Liturgia, antes da bênção final, foram feitos alguns pronunciamentos e se fez a entrega dos diplomas. O Metropolita dirigiu umas palavras de agradecimento e entregou à palavra à Coordenadora Geral Ir. Dorilde, que agradeceu e parabenizou especialmente os catequizandos pela coragem de ser vencedores, após ter feito muitos sacrifícios. Ela ainda os animou para que continuem na busca da perfeição: “Vocês estão mais ricos e a riqueza está dentro, vocês são pessoas diferentes, com uma nova bagagem que vos acompanhará para o resto de suas vidas. A formatura não pode ser o fim – JÁ REALIZEI meu sonho, já estou pronto! Não, a formatura implica numa grande responsabilidade, cada um de vocês tem o dever de ser SAL E LUZ. Qual deve ser o teu sonho agora: ALCANÇAR A EXCELÊNCIA, ser o MELHOR catequista, doar 100% de si. … Você tem a obrigação de catequizar com mais qualidade. A catequese e a Igreja a partir de hoje ganham mais qualidade”.

A seguir, o Arcebispo Metropolita fez a entrega dos diplomas.

Tomando a palavra, falando em português e terminando em ucraniano, a catequista diplomada Joice Zap fez um pronunciamento como representante dos seus colegas. Foi um discurso de agradecimento pelo esforço de muita gente que fez acontecer a superação das dificuldades e produzir boas amizades e outros frutos “para que o Reino de Deus sempre tenha uma colheita farta”. … “Temos a certeza que sairemos daqui fortalecidos, e não importa quanto tempo passará, todos estarão em nossos corações e orações”, completou Joice.

Em nome dos cursistas, o Seminarista Elivelton de Almeida Jonko agradeceu à coordenação, aos professores e ao pessoal da cozinha pela acolhida, organização e pelas aulas, que constituíram momentos de aprendizado teológico, cultural e pastoral.

Os cursistas prestaram uma alegre e singela homenagem aos colegas que receberam o diploma de catequista, cantando uma canção especialmente ensaiada para essa oportunidade.

Dom Volodemer agradeceu mais uma vez a todos que colaboraram em todos os serviços nas quatro etapas e concedeu a bênção final e levantou um solene “Mnohaia lita” aos novos catequistas da Metropolia.

Após a sessão de fotos, aconteceu a acolhida dos novos catequistas com seus familiares no centro de eventos da paróquia. O Pe. Irineu, que é Vice Coordenador e Pároco, dirigiu suas palavras de contentamento pelo fato de o Curso de Formação dos Catequistas, algo tão importante na Igreja, ser sediado no espaço de sua Paróquia. Com a oração e bênção dos alimentos, foi servido o almoço de confraternização, carinhosamente preparado pelas senhoras.

A festividade de formatura terminou com o bolo, cortado pelo Metropolita e os novos catequistas, que ainda receberam seus merecidos presentes.

Diferentemente dos anos anteriores, a semana de curso ocorreu com uma temperatura amena e muito sol, com exceção do dia de hoje que amanheceu com leve chuvisco.

A dedicatória colocada nos livros presenteados – Manual de catequese da CELAM, serve para finalizar o presente relatório: Catequista! Anuncie e construa o Reino de Deus com muita fé, esperança e amor. Cristo seja sempre tua força e tua luz!

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos: Wilson Surmacz