Primeiros passos da criação do Conselho Juvenil

Procurando colocar em prática a sinodalidade proposta pelo Papa Francisco para os tempos atuais, no espírito de uma “Igreja em saída”, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer, após ter ouvido o Conselho Presbiteral e em diálogo com o Coordenador da Pastoral da Juventude Pe. Samoel Hupolo, começou examinar a concretização da criação de um Conselho Juvenil. Na carta endereçada ao Coordenador (№ 2023-316, do dia 28 de agosto), o Metropolita colocou os principais elementos desse projeto pastoral inovador. Ele escreveu: “Por várias razões, após um bom tempo de reflexão, achei muito oportuna a criação do Conselho Juvenil, que poderá dar um forte impulso em nossos trabalhos pastorais com os nossos jovens”.

Nessa carta, foram colocados os seguintes objetivos para a criação do Conselho Juvenil: esforço na conversão pastoral de uma Igreja em saída; prática da sinodalidade, ouvindo também os jovens, como pede o Papa Francisco; incentivo da liderança entre a juventude; engajamento dos jovens por parte da Igreja com mais seriedade e vivacidade na vida eclesial, paroquial, comunitária, cristã. Dentro de alguns critérios, o Coordenador Pe. Samoel se encarregou de convidar dois jovens de cada paróquia da região metropolitana de Curitiba para a primeira reunião. Este foi o primeiro passo.

O segundo passo foi dado no dia 14 de novembro, às 19:30, na sede da Metropolia, com a reunião de Dom Volodemer, Pe. Samoel e quatro jovens: duas jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do Martim Afonso, Curitiba, Taynara Kancelarovicz e Izis Matieli Volochen Scremin, e dois jovens da Paróquia Santíssima Trindade da Colônia Marcelino, Dimas E. Mikos e Alisson Felipe Roik. O objetivo dessa reunião foi estudar mais de perto a montagem do Conselho Juvenil e traçar possíveis linhas de ação.

As principais ideias debatidas durante a reunião foram: o nome “Conselho Juvenil” é provisório e poderá ser mudado; a metodologia de estruturação do conselho será feita a partir dos próprios jovens, sob a orientação da Pastoral da Juventude; um dos principais objetivos é a organização da Pastoral da Juventude, dando-lhe força e visibilidade, incentivando o protagonismo dos jovens na Igreja e a formação de líderes; serão elaboradas diretrizes para a atuação do conselho; o conselho funcionará como uma ponte entre o Metropolita e os grupos de jovens das paróquias e comunidades, que deverão ser mais bem organizados; um dos jovens do conselho terá a função de presidente-coordenador e fará parte do Conselho Pastoral da Metropolia; o conselho constituirá um setor e será uma equipe de auxílio à equipe metropolitana da Pastoral da Juventude.

A reunião foi concluída com a decisão de programar o terceiro passo na formação do Conselho Juvenil: será convocada uma assembleia dos jovens a ser realizada em fevereiro ou março de 2024 com jovens representantes de todas as comunidades das quatro paróquias católicas ucranianas da região metropolitana de Curitiba: Arquicatedral, Martim Afonso, Pinheirinho e Colônia Marcelino. O foco principal dessa assembleia será o de obter um feedback sobre a estruturação e atuação do Conselho Juvenil e sobre os anseios, necessidades e dificuldades dos jovens na vida cristã e eclesial em suas comunidades.

Que Maria Santíssima, a mulher sinodal por excelência, nos ajude nessa nova empreitada pastoral para o bem dos jovens, de suas famílias e comunidades e da nossa Metropolia!

 Secretariado Metropolitano