Mosteiro basiliano celebra Jubileu de Ouro

No dia 29 de julho de 2019, Festa de São Pedro e São Paulo, aconteceram as celebrações alusivas aos 50 anos do Mosteiro São Basílio Magno de Curitiba, que abriga em sua estrutura o respectivo convento, o seminário e a Sede de Estudos da Província São José da Ordem de São Basílio Magno e a FASBAM – Faculdade São Basílio Magno.

As celebrações iniciaram na véspera, dia 28, às 19 horas, na igreja matriz Nossa Senhora Auxiliadora, quando o Superior Local Pe. Soter Schiller, OSBM fez uma breve introdução, lembrando rapidamente os inícios das atividades do Mosteiro e colocando a figura de São Pedro e São Paulo como os norteadores da caminhada de cinco décadas percorrida com muito sucesso pela instituição jubilar. A seguir, ele celebrou a solene “Letia”, solicitando ao final para que o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch fizesse a bênção dos elementos. A celebração de caráter mais restrito aos basilianos continuou no Seminário São Basílio com um jantar de confraternização. Nos dois momentos, marcaram presença o já lembrado Metropolita e o Eparca Dom Meron, que foram seus alunos, professores e formadores, e do Eparca Dom Daniel, vindo da Argentina.

Dia 29, às 09h15min, na igreja paroquial Nossa Senhora Auxiliadora, com a procissão de entrada dos celebrantes, foi dado início à Divina Liturgia Solene Pontifical em ação de graças pelo Jubileu. O Superior Provincial Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM usou o microfone para saudar a todos os presentes e, com palavras de muita gratidão e louvor a Deus, expressou sua alegria e o significado do evento que olha o passado, vive o presente e se lança ao futuro.

A Divina Liturgia foi presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelos Bispos Dom Meron Mazur Eparca de Prudentópolis e Dom Daniel Kozlinski Eparca de Buenos Aires. Para compor o quadro dos quatro principais sacerdotes concelebrantes, estavam junto do altar o Superior Provincial Pe. Antônio Royk, o Superior Local Pe. Soter, o Vigário Geral Pe. Edson Luis Boiko representando o Clero Diocesano e o Diretor Espiritual Pe. Domingos Starepravo, OSBM, também representante dos primeiros padres formados no Seminário cinquentenário. A maioria dos padres basilianos da Província brasileira estavam presentes, aos quais se juntaram alguns padres reitores das dioceses e congregações religiosas, incluindo o da Metropolia Pe. Edson Ternoski. A celebração também contou com a ilustre presença do Embaixador da Ucrânia no Brasil Sr. Rostyslav Tronenko.

Em sua homilia, Dom Volodemer relacionou o Jubileu de Ouro do Seminário São Basílio Magno com a solidez que garante a sustentabilidade e a missão nas palavras ditas por Jesus a Pedro: “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18). “Esta solidez tem como pilares: o Santo Evangelho, as virtudes e valores expressos nos ensinamentos de São Basílio Magno e de São Josafat, do venerável metropolita Andrey Sheptytsky, do Concílio Vaticano II e de tantos outros documentos da Igreja, incluindo também os documentos da Igreja Católica Ucraniana”, destacou.

Dom Volodemer ainda enfatizou o embasamento humano-cristão da Filosofia que delineia toda a história da Faculdade São Basílio Magno na busca de um compromisso formativo para o serviço à Igreja e à sociedade. Uma Filosofia que nos ajuda a se defender e a expor com coragem as razões da nossa fé diante da guerra cultural e da ditadura do relativismo que aí estão. Ele disse que diante desse relativismo que brota do húmus sociocultural pós-moderno, com suas cosmovisões rasteiras, pensamentos fracos, “líquidos”, seus múltiplos “achismos”; diante do acanhamento das utopias e ideais sociais, a banalização do mal, do pecado e da violência, o descaso pela vida, o desrespeito pela natureza, a Filosofia iluminará as mentes e corações na busca sincera da verdade e de um autêntico humanismo, que promova a autêntica liberdade e o bem-estar social e traga a paz duradoura. Citando o Papa Emérito Bento XVI, completou: Cristo é a medida do verdadeiro humanismo: uma fé “adulta” não é a que “segue as ondas da moda”, mas sim a que está “profundamente alicerçada na amizade de Cristo”.

Finalizando sua pregação, o Arcebispo Metropolita disse: “Hoje, Festa dos Apóstolos Pedro e Paulo, é o dia do Papa. Durante os 50 anos de sua ação formadora de religiosos e sacerdotes basilianos, o Seminário São Basílio Magno sempre buscou formar seus membros e futuros pastores da Igreja, na busca incansável da santidade, no zelo apostólico a exemplo desses dois grandes gigantes da fé, e na fidelidade e obediência absoluta ao Santo Padre o Papa, o que, infelizmente, nos dias atuais, está sendo vergonhosamente ignorado por alguns setores tradicionalistas radicais”. Por fim, ele rendeu graças e louvores a Deus pelo Jubileu, agradeceu pelos serviços pastorais, culturais e formativos, além de ter ensejado votos, bênçãos e orações para que o Mosteiro São Basílio Magno sempre produza abundantes frutos do Reino de Deus.

Após a Divina Liturgia, o Superior Local Pe. Soter leu várias cartas de felicitações por ocasião do Jubileu de Ouro, entre elas destacando a do Superior Geral Pe. Genésio Viomar, OSBM, que não pôde comparecer por motivo de visitas canônicas sendo por ele realizadas nas províncias basilianas e, principalmente, a do Cardeal e Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer, que foi aluno do Seminário em 1970. “Foi para mim uma experiência nova e estimulante, inclusive para o contato com a Comunidade Basiliana e com a cultura ucraniana”, escreveu o Cardeal.

Prosseguindo, aconteceu um concerto do coral formado por irmãos estudantes basilianos. Regido pelo Pe. Paulo Serbai, OSBM, que por vários meses vinha de Prudentópolis com o Ir. Jonas Chupel, OSBM para fazer os ensaios, o coral entoou as seguintes composições:  Que o céu se rejubile com centenas de cantos dedicada ao patrono São Basílio Magno, o poema Dumy moji de Tarás Schevchenko, o canto Vladyko Otche a São Josafat, o Salmo 132 que nos fala sobre como é bom, como é agradável quando os irmãos vivem juntos em união. Por fim, o coral elevou as suas preces a Santíssima Mãe de Deus com a composição Sob o vosso amparo para que o Seminário São Basílio Magno continue a sua missão de preparar homens capacitados para o serviço na Igreja.

Lidas mais algumas cartas de felicitações, os Padres Soter e Antônio Royk agradeceram pela presença e convidaram a todos para se dirigirem ao salão paroquial, onde aconteceram os atos finais da solenidade jubilar. Primeiramente, foi dada a palavra ao Embaixador Tronenko, que transmitiu em português uma mensagem de uma importante autoridade ucraniana responsável pelas relações culturais com outros países endereçada à FASBAM e aproveitou o ensejo para felicitá-la. Os irmãos estudantes apresentaram uma breve história destes 50 anos do Mosteiro São Basílio Magno.

Durante o almoço festivo, num clima realmente fraterno, foram feitas diversas homenagens aos pioneiros do Seminário São Basílio, entre elas, ao Pe. Marciano Pensak, OSBM, que administrou a construção do Seminário e ao Pe. Hilário Bardal, OSBM, que pertenceu à primeira comunidade e atualmente ali também tem a sua residência.

Texto: Ir. Marco Antônio Pensak, OSBM

Fotos: Fabiana Mélani Tremba – Secretária da FASBAM