Criação da Paróquia Santíssima Trindade de Marcelino

Os dias 23 e 24 de maio de 2021, Festa de Pentecostes e Santíssima Trindade, vão ficar como os dias mais significativos da história recente da Comunidade ucraniana da Colônia Marcelino, Município São José dos Pinhais: foi celebrado em alto estilo a criação da Paróquia Santíssima Trindade e tomada de posse do primeiro Pároco Pe. Neomir Doopiat Gasperin. Sob a orientação do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e a preciosa colaboração do futuro Pároco Neomir e seus auxiliares mais próximos, o Diácono Michael Barbusa e depois o Pe. Samoel Hupolo, a Comunidade vinha se preparando remotamente; e, próximo da data de criação da Paróquia, se empenhou intensamente para celebrar o importante evento. Apesar da pandemia, que, infelizmente, está demorando muito para ir embora, a solenidade ocorreu de forma solene, harmoniosa e exemplar.

1. Preparação remota

Com os preparativos próximos para a celebração da criação da Paróquia, descobriu-se que praticamente desde as primeiras décadas da história da Comunidade ucraniana de Marcelino já havia planos de instalação da Paróquia; mas, por motivos ainda não esclarecidos pelos historiadores, não foi possível.

Nos últimos anos, a ideia, na verdade, um projeto já consistente, ficou bem focada com a verbalização e lançamento oficial do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch em sua última Visita Canônica, realizada entre nos dias 30 e 31 de março de 2019.

No decorrer do ano passado de 2020, realizaram-se simultaneamente os procedimentos de progressivo fechamento da Casa de Repouso Nossa Senhora do Amparo, a determinação de uma nova destinação do imóvel e instalação de uma administração na pessoa de um presbítero secular, que também iria assumir a nova Paróquia. Essa missão coube ao Pe. Neomir Doopiat Gasperin, que recentemente doutorou-se em Direito Canônico e foi nomeado Vigário Judicial da Metropolia. E para auxiliá-lo foi designado o Pe. Michael Barbusa que, na época, era ainda Diácono temporário. Eles aí se estabeleceram no dia 26 de agosto de 2020. A presença deles também tinha como objetivo ir preparando o terreno para a oficialização da criação canônica da Paróquia. Deve sempre ficar claro que a nova destinação da Casa Nossa Senhora do Amparo está ligada à criação da Paróquia e vice-versa.

No dia 19 de setembro de 2020, houve uma bela celebração de ação de graças pela missão da Casa de Repouso Nossa Senhora do Amparo, oficializando o fechamento da mesma.

No dia 09 de dezembro de 2020, às 14h30min, na Casa Nossa Senhora do Amparo (CNSA) em Marcelino, foi realizada a primeira reunião, agora sem a conotação de casa de repouso para idosos. A reunião foi presencial com uma parte do Conselho Presbiteral, os que estão mais próximos do projeto em questão, tendo por pauta a instituição canônica da nova Paróquia Santíssima Trindade na Colônia Marcelino, Município São José dos Pinhais, e também os encaminhamentos concernentes à CNSA como nova instituição. Nos dias seguintes, via telefone e e-mail, foram feitos comunicados e consultas aos demais membros do Conselho Presbiteral e pessoas ligadas ao projeto. Considerando que em 2021 serão comemorados os 130 anos da imigração ucraniana no Brasil, 50 anos de criação da Eparquia São João Batista e 40 anos de fundação do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, apesar da pandemia do Covid-19, o coronavírus que assola o país, tendo o parecer favorável majoritário do Conselho Presbiteral (órgão consultivo, não deliberativo, podendo-se determinar contrariamente), o Arcebispo Metropolita decidiu criar a Paróquia Santíssima Trindade em Marcelino e nomear como primeiro Pároco o Pe. Neomir.

No dia 18 de dezembro de 2020, o Pe. Neomir foi nomeado Vigário Paroquial a fim de que, juntamente com o Pe. Teodoro Hanicz, OSBM – Vigário Paroquial por mais de 20 anos, também com a ajuda do Diácono Michael, se organizem e aos poucos preparem a Comunidade e providenciem os requisitos necessários para a criação da Paróquia.

Em Carta Pastoral de orientações pastorais para 2021, datada em 22 de dezembro de 2020, o Metropolita comunicou toda a Metropolia sobre a criação da Paróquia, inclusive determinando a data: 23 de maio – Festa de Pentecostes, sendo que na segunda-feira, 24 de maio, se celebra a Festa da Santíssima Trindade, Padroeira da igreja, comunidade e paróquia.

No início de 2021, houve mudança no quadro de servidores eclesiásticos da nova Paróquia. A fim de prestar ajuda à Eparquia Sufragânea, o Diácono Michael aceitou ir para Prudentópolis após sua Ordenação Presbiteral, que foi no dia 31 de janeiro; mas com a condição de continuar a servir a Metropolia como Vice-chanceler e Vice-arquivista. Ele se despediu da Casa Nossa Senhora do Amparo no dia 11 de janeiro. Em seu lugar, no dia 9 de janeiro, chegou o jovem Pe. Samoel Hupolo.

Muito sabiamente, os eclesiásticos corresponderam aos apelos metropolitanos e necessidades locais. Durante várias semanas foram realizados estudos e reflexões abordando alguns pontos da citada Carta Pastoral do Arcebispo Metropolita em que ele apresenta o projeto completo da criação da nova Paróquia e faz alguns esclarecimentos sobre a organização da Igreja e sobre o significado de Paróquia. Sobretudo, com muito senso humano e pastoral, eles contornaram algumas dificuldades iniciais, o que se compreende, tratando-se de novas realidades e correspondentes estruturas canônico-eclesiais. Graças a Deus, prevaleceu o bom senso, a sabedoria, o diálogo, o respeito, a solidariedade, a colaboração e, principalmente, a obediência, o que permitiu, com muita paz de espírito, efetivar o projeto em questão. Destaque-se que a Comunidade acolheu magnificamente a presença do clero secular, que também soube reconhecer e valorizar o histórico e meritório trabalho do clero regular. Por sua vez, os Padres seculares aprofundaram a vivência do ser Igreja, ser paróquia, formar e viver em comunidade. Os fiéis em geral e, principalmente, as lideranças ficaram entendendo melhor a riqueza da Igreja, seu funcionamento, com suas normas pastorais, estruturais e administrativas específicas.

Nos dias 24 e 25 de abril de 2021, com a consciência paroquial bem avançada e afinada, Dom Volodemer encontrou-se com a Comunidade de Marcelino, visitando as Irmãs, algumas famílias, e celebrando a Divina Liturgia, em cuja homilia falou sobre os bens espirituais da Paróquia, focalizando três dimensões eclesiais: a natureza, a missão e a organização da Igreja. Mais uma vez, ele enfatizou os inúmeros valores da Comunidade, pelas quais merece ser elevada ao status de Paróquia.

2. Preparação próxima

Desta feita, iniciaram-se, portanto, os preparativos imediatos. Começando pelos Vigários Paroquiais, Padres Teodoro, Neomir e Samoel, pelo Presidente-executivo Sr. Valmor Pedro Nogas, sua Esposa Sra. Tatiane Maria Loures Nogas e demais membros do Conselho Administrativo Paroquial, as lideranças e toda a Comunidade se empolgou e se empenhou amorosamente nos diversos preparativos, tanto espirituais quanto materiais, para o grande dia da criação da Paróquia.

Os Seminaristas diocesanos Alexandre Pereira Hanchuck, Willian Carlos Ferreira, Luís Paitach, Leandro Zazula, Eduardo Krasniak Ternouski, Anderson José Siqueira Kawa em várias ocasiões prestaram serviços na Casa Nossa Senhora do Amparo, que cederá alguns dos seus espaços para uso da Paróquia, e nos dias de preparação mais intensa marcaram presença auxiliando no que era necessário.

Como preparação espiritual, foi realizada a novena com o seguinte cronograma.

14/05, às 19h: Abertura: Pe. Neomir Doopiat Gasperin – Tema: Espírito Santo e os sete dons – Canto: Colônia Marcelino (Coral e CAP). Leituras: Jo 14,15-21 e 1Cor 2,11-16.

15/05, às 19h: Pe. Edson Ternoski – Tema: Dom do Entendimento – Canto: Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de São José dos Pinhais e Irmãs Basilianas. Leituras: Lc 24,44-49 e 1Jo 5,18-21.

16/05, às 10h: Pe. Domingos Starepravo, OSBM – Tema: Dom da Sabedoria – Canto: Colônia Marcelino (Catequese). Leituras: Jo 17,1-13 e 1Cor 2,6-10.

17/05, às 19h: Pe. Adriano Krefer – Tema: Dom do Conselho – Canto: Colônia Marcelino (Jovens). Leituras: Jo 14,27-15,17 e 2Tm 3,14-17.

18/05, às 19h: Pe. Michael Barbusa – Tema: Dom da fortaleza – Canto: Colônia Marcelino (Apostolado da Oração). Leituras: Jo 16,2-13 e 2Cor 12,1-10.

19/05, às 19h: Pe. Soter Schiller, OSBM – Tema: Dom da ciência – Canto: Seminaristas basilianos. Leituras: Jo 16,15-23 e Atos 7,17-22.

20/05, às 19h: Divina Liturgia em português. Pe. Samoel Hupolo – Tema: Dom da piedade – Canto: Comunidade de Passo Amarelo. Leituras: Jo 16,23-33 e 1Tm 2,1-8.

21/05, às 19h: Pe. Teodoro Hanicz, OSBM – Tema: Dom do temor de Deus – Canto: Seminaristas diocesanos. Leituras: Jo 17,18-26 e 2Cor 2,1-12.

22/05 às 19h: Encerramento: Dom Volodemer Koubetch – Tema: Igreja: imagem da Trindade – Canto: Colônia Marcelino. Leituras: Jo 7,37-52; 8,12 e Rm 12,3-8.

3. Divina Liturgia solene pontifical

3.1. Acolhida

Dia 23, Domingo de Pentecostes, pontualmente, às 9 horas, tendo se paramentado na sala paroquial, na parte inferior da igreja, sob os raios solares que lembravam a energia do Espírito Santo, os celebrantes dirigiram-se em procissão e se posicionaram no hall de entrada da igreja. O Sr. José Laertes Cardoso fez o discurso de acolhida ao Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, após o qual o Presidente-executivo Pedro Valmor Nogas e sua Esposa Tatiane Maria Loures Nogas o recepcionaram com pão e sal.

Tomando a palavra, o Pe. Teodoro Hanicz, OSBM cumprimentou as autoridades eclesiásticas e civis, todos os presentes e os que estavam acompanhando pelas redes sociais. Ele fez um belo discurso saudando especialmente o Metropolita e o Pároco nomeado, elogiando a Comunidade que atendeu por 23 anos e enaltecendo o profundo significado da criação da nova Paróquia Santíssima Trindade. Disse o Padre: “É uma Comunidade que tem uma fé e uma vivência cristã sólida, uma consciência firme de preservação das tradições culturais e religiosas do povo ucraniano. É uma comunidade ativa e viva, que será uma paróquia também viva. Hoje, nesta festa tão solene e neste dia tão pleno de graças, queremos agradecer e louvar a Deus pelas riquezas das infinitas bênçãos derramadas sobre esta Comunidade e infundidas no coração de cada membro fiel. Seja a criação desta nova paróquia um novo Pentecostes para a Igreja Católica Ucraniana do Brasil, que neste ano celebra seu jubileu de 50 anos. Que o Espírito Santo faça desta Comunidade um templo espiritual, uma paróquia viva, um ícone da beleza e do amor de Deus no mundo”.

O catequizando Yuri Nogas Cardoso entregou um buquê de flores ao Arcebispo Metropolita e o Diácono Romeu Smach o incensou, entoando a prece pela qual se deu início à procissão de entrada e da Divina Liturgia com o coral local entoando em ucraniano: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.

3.2. Ritos da posse do primeiro Pároco

A Divina Liturgia prosseguiu normalmente até a procissão com o Evangelho e a entoação dos “tropários”, após os quais a Secretária Lucimara Nogas Krefer leu a introdução do ato de criação da Paróquia e a síntese do histórico da Comunidade. Em seguida, o Vice Chanceler da Metropolia Pe. Michael Barbusa leu os decretos de criação da Paróquia Santíssima Trindade da Colônia Marcelino e de nomeação do primeiro Pároco Pe. Neomir Doopiat Gasperin.

Ajoelhado diante do altar, o Pároco nomeado proferiu a promessa de fidelidade e cumprimento do seu encargo canônico. Lembrando a fala de Jesus a São Pedro, concedendo-lhe autoridade e poderes especiais diante do grupo dos Apóstolos, o Metropolita entregou simbolicamente ao primeiro Pároco uma chave, lembrando que ele o substitui nessa porção da Igreja e da Metropolia, que é a nova Paróquia.

Em sua homilia, Dom Volodemer discorreu sobre o significado do Pentecostes para toda a Igreja. É por causa do Espírito que estamos hoje aqui reforçando a estrutura da Igreja local, uma porção da Igreja – a Metropolia, criando mais uma Paróquia – outra pequena porção da Igreja. Acatando a iluminação do Espírito Santo e se esforçando para ampliar a força da Igreja, dentro de suas próprias normas, para o bem espiritual e pastoral do povo de Deus, decidimos criar mais uma Paróquia na Metropolia Católica Ucraniana São João Batista. A ocasião para a celebração do ato de criação é muito apropriada: hoje, domingo – Festa do Pentecostes, e amanhã – Festa da Santíssima Trindade, Padroeira da nova Paróquia; e também neste mês se comemora os 90 anos da presença apostólica das Irmãs Servas”, disse o Metropolita, reconhecendo o fundamental trabalho apostólico das religiosas.

Finalizando, o Metropolita agradeceu a todos que, “de alguma forma, contribuíram para o crescimento e maturidade espiritual, moral, cultural e pastoral da Comunidade, fazendo com que ela se dignasse de ser elevada ao status canônico de Paróquia”, parabenizou o Pároco nomeado, as lideranças e todos os fiéis paroquianos pela nobre e santa conquista, desejou a todos que “permaneçam atentos aos ‘sopros’ do Espírito para que possam em unidade de amor e coabitação levar adiante a dinâmica de uma paróquia viva, onde se vive e se atua em torno ao Cristo vivo, que dá a vida em plenitude e abundância”.

3.3. Homenagens e primeiro discurso do Pároco

A celebração litúrgica seguiu seus passos naturalmente. Antes da bênção final, a Secretária Lucimara Nogas Krefer fez a leitura da Ata de Criação da Paróquia, que foi depois assinada pelas autoridades presentes e representantes principais da nova Paróquia.

Anunciando que “esta bela igreja em que nós nos encontramos já pode ser chamada de Matriz Santíssima Trindade”, o cerimoniário Pe. Edson dirigiu os discursos, que foram organizados em dois blocos: no primeiro falaram as autoridades religiosas e no segundo, as autoridades civis.

A Madre e Superiora Provincial das Irmãs Servas de Maria Imaculada, que neste mês completaram 90 anos de presença em Marcelino, Ir. Deonisia Diadio, filha da Colônia Marcelino, deu um embasamento teológico para sua fala; citando Jo 17,20-21, ela saudou a nova Paróquia Santíssima Trindade e o novo Pároco Neomir. “Como Deus te amou e assim te chamou para compartilhar com Ele todo o mistério da salvação, que seja sinal de Deus inserido sacramentalmente nessa missão apostólica e missionária na nova Paróquia”, disse Ir. Deonisia. Referindo-se aos 90 anos de presença de suas religiosas, ela garantiu a continuidade dos trabalhos apostólicos: “Que Deus nos ajude a continuarmos esta nobre missão, com louvor e gratidão … Agora temos a honra de fazer parte desta nova Paróquia, a qual passa a ser um lugar privilegiado da pastoral da Igreja. Nessa perspectiva de fé, queremos continuar com o trabalho pastoral, o qual é carisma principal das Servas de Maria Imaculada, e juntos, possamos construir uma Paróquia viva, ouvir a voz de Deus e construir uma Igreja que acolhe, educa e evangeliza, vivendo em comunhão: ‘para que todos sejam um’ (Jo 17,21”. Ir. Deonísia foi homenageada pela Comunidade com um buquê de flores.

Representando o Superior Provincial dos Padres Basilianos – Pe. Antônio Zubek, OSBM, foi convidado o Pe. Teodoro Hanicz, OSBM, que fez um longo agradecimento a todos que o acompanharam e ajudaram em sua missão de servir a Comunidade durante 23 anos. Humildemente, mas sempre dizendo a verdade e pedindo desculpas pelas suas e também manifestando perdão pelas alheias fraquezas humanas, ele entregou as Comunidades de Marcelino e Passo Amarelo, muito satisfeito e feliz, porque “elas cresceram e se desenvolveram pastoral e espiritualmente”, tanto é que seu “sentimento é de missão cumprida”. Ao novo Pároco Neomir, ele desejou bom êxito na condução da Paróquia com copiosas bênçãos da Santíssima Trindade, sabedoria, fortaleza e conselho do Espírito Santo, e concluiu: “Que Jesus, mestre e bom pastor, seja modelo de autoridade fundamentada na presença, na compreensão e no diálogo fraterno com os fiéis”. Como sinal de estima e eterna gratidão, o Pe. Teodoro recebeu da Comunidade um vaso de flores.

Convidado para a fala, o Pe. Joaquim Sedorowicz – Presidente da Associação Santo André e Pároco-Reitor da Arquicatedral transmitiu o apoio e a solidariedade dos Padres diocesanos da Metropolia e da Eparquia sufragânea.

O Presidente-executivo da nova Matriz Paroquial Sr. Valmor Pedro Nogas e sua Esposa Sra. Tatiane Maria Loures Nogas falaram em nome de toda a Comunidade paroquial e manifestaram obediência e colaboração com o Pároco nas diversas atividades em curso e nas vindouras.

Das autoridades civis, o Sr. Vitório Sorotiuk – Presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira foi o primeiro a discursar. Ele lembrou fatos históricos da comunidade e de sua própria família, pois sua origem é da Colônia Marcelino. Ele destacou as vocações sacerdotais e religiosas da Comunidade: “venho para a honrosa cerimônia da elevação da igreja à sua condição de Paróquia que lhe dá a presença de um pároco permanentemente. Esse é um reconhecimento mais que merecido para a Comunidade que emprestou às ordens religiosas muitos de seus filhos. São oito Padres Basilianos e dois padres da igreja latina e 21 Irmãs Servas da Imaculada Virgem Maria que daqui saíram para servir permanentemente junto a outras comunidades”.

A Sra. Prefeita de São José dos Pinhais Margarida Maria Singer, ou Prefeita Nina, como todos a conhecem, parabenizou efusivamente a Comunidade pelo mérito de ser elevada ao status de Paróquia e confirmou seu pronto apoio.

Em seu discurso, o Sr. Rostyslav Tronenko – Embaixador da Ucrânia no Brasil destacou os laços históricos e os valores comuns entre a Comunidade ucraniana no Brasil e a Ucrânia.

Dada a palavra ao Pároco Neomir, ele fez seu agradecimento em nome da Paróquia Santíssima Trindade às autoridades presentes que proferiram suas palavras de reconhecimento e desejo de sucessos: “As palavras de cada um de vocês com certeza nos fortalecem e animam”. Agradeceu também às religiosas, aos servidores do altar, a todos os presentes e aos que acompanharam a celebração pelas redes sociais. O Pe. Neomir terminou seu primeiro discurso como Pároco empossado com as seguintes palavras: “Muito obrigado ao CAP e ao coral que tanto se dedicaram, se doaram e trabalharam para que nós hoje tivéssemos uma Divina Liturgia cantada de forma tão linda e, na medida do possível, de acordo com as dificuldades da pandemia, tudo estivesse bem organizado. Agradecemos também a equipe da TV Evangelizar que está cuidando da transmissão desta celebração. E a todas as demais pessoas. Mencionar nomes é sempre perigoso, porque a gente sempre acaba esquecendo alguém. A todos, de coração, em nome desta Paróquia: muito obrigado pelo trabalho e dedicação. Como vosso primeiro Pároco, repito as palavras de Jesus em Lc 22,27: “Я між вами як той то служить – Estou em vosso meio como aquele que serve”.

3.4. Presença

O novo Pároco, com seu Conselho Administrativo Paroquial, e os paroquianos ficaram muito enaltecidos com a presença dos Padres, que participaram ativamente e contribuíram para a elevação eclesial e espiritual do evento: Domingos Starepravo, OSBM, Teodoro Hanicz, OSBM, Sérgio Ivankio, OSBM, Joaquim Sedorowicz, Edson Ternoski, Samoel Hupolo, Michael Barbusa, Marcio Adriano Krefer, Fabiano Dias Pinto, Pe. Braz Hoinatz de Andrade. Pe. Edmar Eing.

A entoação dos “Mnohaia lita”, que seria quase inumerável, foi compactada e proclamada em forma de oração. Foram sete entoações; a partir da terceira (a primeira é dirigida ao Papa e a segunda, ao Arcebispo Maior e demais Bispos), a respectiva lista enumera os participantes presentes:

– Вископреосвященному Архиєпископові і Митрополитові нашому Кир Володимирові;

– Новоспоставленому Парохові Всечесному Отцеві Неомірові; Панові Валморові і Дружині Татіяні; всім членам Церковного Комітету; Отцеві Теодорові, представникові о. Протоігумена Антоніа Зубика, і священникам василіянам, які тут служили упродовж десятиліть; Провінційній Настоятельці – Сестрі Дионісії і Сестрам Служебницям, які через 90 років спричинилися до піднесення дувовного і душпастирського рівня марцелінської громади; всім катехиткам, ревнителям і лідерам громади, дорогим хористам, які звеличили цю Божественну Літургію, і всім сім’ям новоствореної Парафії Пресвятої Тройці;

– Аgradecendo pelo apoio e pela amável presença das nossas Autoridades civis: ao Embaixador Rostyslav Tronenko; à Prefeita Margarida Maria Singer e demais Autoridades Civis e Militares; ao Presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira Vitório Sorotiuk e demais lideranças ucranianas;

– Louvando a Deus pela frutuosa atuação apostólica das congregações e do instituto secular, às suas representantes aqui presentes; e orando pelas vocações sacerdotais, a todos os presbíteros, diáconos, seminaristas, acólitos e demais servidores do altar;

– A todo povo de Deus, fiéis irmanados na fé e no amor a Deus e ao próximo, desejando todo o bem e a superação de todos os males, com todas as graças divinas necessárias;

Сотвори Господи, многії літа!

 3.5. Créditos

A oradora e apresentadora e também responsável pelos documentos e registros, foi a Secretária Lucimara Nogas Krefer.

O Pe. Edson Ternoski – Reitor do Seminário Maior São Josafat de Curitiba exerceu a função de cerimoniário.

O Diácono Romeu Smach, vindo do Boqueirão, Curitiba, prestou alegremente seu específico serviço litúrgico.

O serviço dos acólitos ficou por conta de dois Seminaristas basilianos, Edilson Júlio Homenchuk e Juliano Slominski, e três diocesanos, Eduardo Ternouski, Luís Paitach e Willian Carlos Ferreira.

O jovem Geovani Ivankio leu a epístola e seus colegas sacristãos Josimar Siedeliske, Fabiano Krefer, José Laertes Cardoso e Leandro Nogas Mazur “deram conta do recado”.

O coral local, com a ajuda dos Seminaristas diocesanos de Curitiba Alexandre Pereira Hanchuck, Leandro Zazula e Anderson José Siqueira Kawa, dirigido pelo Pe. Samoel Hupolo, cantou muito bonito. É preciso reconhecer que os cantores da nova Paróquia fizeram um esforço extra para aprender melodias novas e querem melhorar cada vez mais. Alguns deles, trabalhando na roça, ouviam as gravações pelo fone-ouvido para dominar novas composições.

Toda a celebração foi transmitida pelo Facebook e YouTube, com os trabalhos técnicos dos profissionais da JFILMS, uma empresa terceirizada, a serviço da TV Evangelizar.

Os serviços de fotografia para a nova Paróquia e a Metropolia ficou a cargo de Thaicia Nogas.

A Metropolia parabeniza a Comunidade pela esmerada organização e agradece de coração a todos que tão amável e generosamente se esforçaram e contribuíram para que o evento da criação da Paróquia Santíssima Trindade acontecesse como um altissonante hino de louvor a Deus Uno e Trino.

4. Confraternização

Após a longa sessão de fotos, aconteceu a confraternização comemorativa, com número restrito de convidados, obedecendo às normas de controle pandêmico.

Em frente à Casa Nossa Senhora do Amparo, foi instalada uma tenda. O almoço foi preparado por um grupo local terceirizado.

Em clima de amizade e fraternidade, o encontro se prolongou até a tarde.

5. Celebração da Padroeira Santíssima Trindade

Segunda-feira, dia 24, Festa da Santíssima Trindade, com início às 10 horas, foi celebrada a Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer e concelebrada pelos Padres Neomir Doopiat Gasperin – primeiro Pároco, Edson Ternoski – Reitor do Seminário Maior São Josafat, Pe. Michael Barbusa – Vigário Paroquial da Paróquia da Catedral prudentopolitana e Vice-chanceler da Metropolia, Pe. Samoel Hupolo – Vigário Paroquial da nova Paróquia.

Em sua homilia, Dom Volodemer aprofundou um pouco o que falou durante a última novena, na véspera do grande evento, explicando o significado do conceito pericorese – coabitação da Santíssima Trindade, utilizando alguns elementos do ícone de Andrei Rublev, mesmo não o tendo em mãos. A mesma coabitação, unidade e amor profundo, que existe no âmago da Trindade, deve existir na vida de uma comunidade cristã, de uma paróquia. É um grande ideal, uma grande meta a ser perseverantemente buscada. Por isso, é necessário se esforçar sempre para superar as divisões. O pregador finalizou sua homilia citando uma bela frase de São Sérgio de Radonej: “Contemplando a Santíssima Trindade, vencer a dilacerante divisão deste mundo”.

Após a Divina Liturgia, no altar lateral, dedicado a Nossa Senhora, foi celebrada a respectiva novena, a chamada “Maivka”.

Estando juntos na sacristia o Pároco e o Presidente-executivo, o Metropolita lhes deu algumas orientações básicas sobre a organização dos arquivos necessários para a Paróquia e comentou futuros projetos. No momento mais oportuno, será convocada uma reunião com as lideranças para detalhar esses projetos.

*******

Sinceros agradecimentos a todos. A Santíssima Trindade seja louvada pela criação da nova Paróquia em Marcelino a ela dedicada. Votos de muitas bênçãos e sucessos pastorais ao Pároco, aos Vigários Paroquiais, às Irmãs Servas, às lideranças e a todo o povo querido. Que tudo seja para a maior glória de Deus, a difusão do Reino e o bem de toda a Igreja e especialmente da Metropolia Católica Ucraniana São Batista!

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos: Thaicia Nogas