Coral da Catedral celebrou 30 anos de fundação

“Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo” (Salmo 146). Com estas palavras do salmista foi iniciada a Divina Liturgia, dia 11 de outubro, na Catedral São João Batista, em Curitiba, cantando louvores ao Senhor em agradecimento pelas infinitas graças concedidas aos dirigentes e cantores durante os 30 anos de existência do Coral da Catedral Metropolitana São João Batista.

O Sr. Onofre Nogas, um dos integrantes, fez a introdução à Divina Liturgia e leu um breve histórico sobre o Coral da Catedral. “Nesta Divina Liturgia, elevamos nossas preces a Deus em agradecimento por todas as graças recebidas”, disse ele. Também foram lembrados os integrantes que já não se encontram mais entre os viventes (ver o final do breve histórico).

A Divina Liturgia foi presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM e concelebrada pelo Pároco Pe. Joaquim Sedorowicz e Pe. Nicolau Korczagin. Sob a competente batuta do Maestro Sr. Leonardo Davebida, o Coral entoou de forma bem afinada e melódica composições conhecidas e algumas novas, elevando os espíritos à contemplação e à oração.

Ao final da celebração litúrgica, o Metropolita dirigiu umas palavras de reconhecimento e agradecimento pelo árduo trabalho cumprido durante todos esses anos pelo dedicado Maestro e seus cantores e também lhes dirigiu efusivos parabéns e duradouros sucessos. O Sr. Leonardo tomou a palavra para agradecer ao Arcebispo Metropolita pelo apoio recebido e pela colaboração de todos os paroquianos, principalmente a dos seus cantores, que voluntariamente se reúnem para os ensaios e se esforçam para a melhor manutenção do Coral. A seguir, o Coral foi homenageado pelo Grupo Folclórico Poltava, representado por Ana Ester Povalhuk Baruffi e Luiz Eduardo Alves de Loyola, e pela Capela de Bandurristas Fialka, representada por Natalia Sofia Bordun Bertoldi e Lucas Andre Bordun Bertoldi, que entregaram ao Maestro Sr. Leonardo buquês de flores.

No Clube Poltava, aconteceu a parte festiva com o almoço de confraternização. Marcaram presença algumas das nossas autoridades, como o Cônsul Honorário Sr. Mariano Czaiskoski, o Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira Sr. Vitório Sorotiuk e o Vereador Chico do Uberaba. A comemoração contou com a grata presença do casal Solange Maria Melnyk Oresten e Roberto Oresten, e também do maestro Felipe Oresten, representando o Grupo Folclórico Barvinok.

Representando a Câmara Municipal de Curitiba, o Vereador Chico entregou à Sra. Ana Narloch uma homenagem de voto de louvor e congratulações, tendo “como premissa reconhecer a atuação, dedicação e o empenho pelos relevantes serviços prestados a Curitiba, em especial à comunidade ucraniana no que diz respeito à valorização e aos rumos desta cultura”. Ana é uma das mais antigas cantoras do Coral e é esposa do falecido Teófilo Narloch, que foi presidente do Coral no início de suas atividades. Na verdade, a homenagem a ela concedida se estende a todo o elenco do Coral da Catedral. Durante a solenidade, o Coral recebeu homenagens de outras autoridades, admiradores e amigos.

Manifestando sua alegria pela data celebrada e sentindo-se realizado e compensado pelo incansável esforço, o Maestro Sr. Leonardo Davebida disse: “Tudo o que realizamos, o que conquistamos foi graças à união, colaboração, dedicação e perseverança de todos os membros do Coral. Parabéns a todos!”

BREVE HISTÓRICO DO CORAL

Durante todo o período de sua existência o Coral da Catedral tem participado de inúmeras solenidades, abrilhantando as principais celebrações da Catedral São João Batista, de muitas ordenações sacerdotais e de outros eventos importantes, religiosos, civis e culturais, não somente no âmbito da Metropolia Católica Ucraniana São Batista e do universo social e cultural ucraniano, mas também da Igreja Latina e da sociedade civil. A seguir, apresenta-se um breve histórico do Coral, organizado em cinco blocos: fundação, ordenações, diversos eventos, trabalhos fonográficos, homenagem póstuma.

FUNDAÇÃO

Havendo necessidade de a Catedral ter um coral, em reunião de Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM e o Pároco Pe. Josafat Gaudeda, decidiu-se levar a ideia adiante. Com o convite feito e aceito pelo maestro Leonardo Davebida, deu-se início a formação do Coral que dirige até os dias de hoje.

Sábado, 16 de maio de 1981, dia do primeiro ensaio no escritório paroquial da Catedral, compareceram apenas três pessoas: Filomena Procek, membro do Instituto das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus e o casal João e Maria Kovalhuk. Eles foram os fundadores do Coral. Com a dedicação e empenho dessas pessoas, aos poucos o número de membros foi aumentando e os ensaios sempre foram realizados aos sábados.

A primeira apresentação deu-se em 09 de outubro de 1982, que foi uma participação no concerto por ocasião da inauguração do Centro Religioso Cultural Poltava, entoando canções religiosas e populares; e no dia 10 de outubro de 1982 cantando a primeira Divina Liturgia pontifical presidida por Dom Efraim, conforme podemos atestar na citação no livro “100 anos dos Ucranianos em Ivaí e um de seus filhos” (Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM, Editora Estética Artes Gráficas, Edição 2009, pg. 214).

Após breve período de suspensão das atividades em 1994-1995, foram retomados os ensaios em 10 de outubro de 1985, dando continuidade aos trabalhos iniciados em 1981. Para que o grupo pudesse progredir e desenvolver suas atividades, foi constituída uma comissão administrativa, tendo sido eleito o seu primeiro presidente o Sr. Teófilo Narloch (in memoriam) e sua esposa Ana Narloch como Vice-Presidente. Na continuidade, presidiram o coral Teodozio Haliski, Emílio Herman e atualmente Mario Sydorak.

ORDENAÇÕES

Ordenação do Diácono João Basniak em 18 de julho de 1999 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Mallet, por Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM.

Ordenações presbiterais

Com exceção das três últimas ordenações sacerdotais, todas as demais foram celebradas por Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM.

  • Pe. Samuel Kozlinski – 12 de fevereiro de 1989 – Igreja Nossa Senhora do Patrocínio – Alto Paraíso – Pato Branco.
  • Pe. José Hadada – 09 de abril de 1989 – Paróquia Sagrada Família, Iracema – Itaiópolis.
  • Pe. Demétrio Kovalski – 09 de abril de 1989 – Paróquia Sagrada Família – Iracema.
  • Pe. Gabriel Kluska – 07 de maio de 1989 – Igreja São Judas Tadeu – Corbélia – (falecido 12 de julho de 1992).
  • Pe. Hilário Benoski – 25 de março de 1990 – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Pato Branco.
  • Pe. Luiz Pedro Polomanei – 03 de novembro de 1993 – Paróquia São José – Dorizon.
  • Pe. Sergio Chmil – 17 de abril de 1994 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Mallet.
  • Pe. Josafá Firman – 17 de março de 2002 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Mallet.
  • Pe. Vassilio Burko Neto – 08 de junho de 2003 – Tijuco Preto – Prudentópolis.
  • Pe. Sandro Dobkowski – 13 de junho de 2004 – Igreja Santíssima Trindade – São Cristovão – União da Vitória.
  • Pe. Joaquim Sedorowicz – 12 de setembro de 2004 – Paróquia São José – Dorizon.
  • Pe. Josafat Roiko – 14 de outubro de 2007 – Igreja Santa Terezinha – Rio Azul.
  • Pe. Marcos Cesar Andreiv – Paróquia São João Batista – Paulo Frontin.
  • Pe. José KernitskeiIgreja Assunção de Nossa Senhora – Linha Iguaçu – Prudentópolis.
  • Pe. Daniel Horodeski – 15 de agosto de 2010 – Paróquia São Basílio Magno – União da Vitória – por Dom Daniel Kozlinski.
  • Pe. Edson Ternoski – 27 de maio de 2012 – Linha Esperança – Prudentópolis – por Dom Volodemer Koubetch OSBM.
  • Pe. Neomir Doopiat Gasperin – 16 de agosto de 2015 – União da Vitória – por Dom Volodemer Koubetch OSBM.

Ordenações episcopais

● Destaque especial à participação na ordenação episcopal de Dom Volodemer Koubetch, OSBM em 21 de março de 2004 no Centro Religioso Cultural Poltava em Curitiba, tendo como ordenante principal Sua Beatitude o Arcebispo Maior e Cardeal Lubomyr Husar e co-ordenantes o Eparca Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM e Dom Pedro Fedalto – Arcebispo de Curitiba. O evento contou com a presença do Núncio Apostólico Dom Lourenço Baldisseri e de 10 bispos do rito latino. A Divina Liturgia foi cantada pelos corais da Catedral e da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora sob a regência dos maestros Adão Baran e Leonardo Davebida.

● Ordenação Episcopal de Dom Meron Mazur, OSBM e Dom Dionísio Lachovicz, OSBM na cidade de Prudentópolis, em 26 de fevereiro de 2006. O rito foi oficializado pelo Arcebispo Maior e Cardeal Dom Lubomyr Husar, coadjuvado por Dom Estefano Soroka – Metropolita de Filadélfia e de Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM – Eparca de São João Batista, sendo esta solenidade transmitida pela TV Educativa do Paraná.

● Em 16 de setembro de 2009, o Coral participou da ordenação episcopal de Dom Daniel Kozelisnki Neto na cidade de Mallet, tendo como ordenante o Metropolita Dom Lourenço Hutsulak, OSBM – Metropolita de Winnipeg, Canadá, e co-ordenantes o Eparca Dom Volodemer Koubetch, OSBM e o Eparca emérito Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM.

EVENTOS DIVERSOS

09 e 10 de outubro de 1982 – Inauguração do Centro Religioso Cultural Poltava, com a apresentação do Grupo Folclórico Poltava, Grupo de Bandurristas Fialka e do Coral da Catedral São João Batista.

  • Comemoração do Milênio do Cristianismo na Ucrânia em 01 e 02 de outubro de 1988, quando foi apresentado um grande concerto em conjunto com o coral da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora nas dependências do Centro Religioso Cultural Poltava e no dia seguinte a solene pontifical Divina Liturgia.
  • Comemorações dos 30 anos de bispado e do Jubileu Áureo de vida sacerdotal de Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM. A Divina Liturgia foi transmitida em rede nacional através do canal de televisão Rede Vida.
  • Participação no Teatro Guaíra por ocasião das comemorações dos Festivais Folclóricos de Etnias do Paraná.
  • Jubileu Áureo de vida sacerdotal de Dom Efraim, que celebrou a Divina Liturgia em ação de graças nas dependências do Centro Religioso Cultural Poltava, em 2001. A celebração transmitida em rede nacional através do canal de televisão Rede Vida.
  • Inauguração do Convento Sagrada Família das Irmãs Basilianas em 30 de agosto de 2002 em Reserva.
  • Comemorações dos 120 anos da Imigração Ucraniana no Brasil.
  • Congresso Eucarístico Nacional em Florianópolis em 2006, com a participação conjunta do Coral da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora dirigido pelo maestro Adão Baran (in memoriam).
  • Comemoração do centenário da presença da Igreja Católica Ucraniana no Brasil, dos 25 anos da criação canônica da Eparquia e dos 25 anos da quirotonia – ordenação episcopal de Dom Efraim, em 26 de outubro de 2007, no Centro Religioso Cultural Poltava, com a presença de Dom Alfio Rapizarda – Núncio Apostólico no Brasil, Dom Julian Gbur, representando o Arcebispo Maior Ivan Lubatchivsky, Dom Severian Yakymyshyn, Dom Mykhail Vivtchar, Dom Lourenço Hutsulak e Dom Pedro Fedalto – Arcebispo de Curitiba.
  • Tomou parte no Congresso Nacional em Brasília, realizado em 2010, cantando a Divina Liturgia. O celebrante principal foi o Eparca Dom Volodemer Koubetch, OSBM e concelebrada pelos Bispos auxiliares Dom Meron Mazur, OSBM e Dom Daniel Kozelinski Neto e pelos sacerdotes Pe. Joaquim Sedorowicz e Pe. Arcenio Krefer, OSBM.
  • Nas comemorações cívicas registra-se a participação nas festividades por ocasião das comemorações dos 120 anos da imigração ucraniana no Brasil, quando nossos pais e avós se estabeleceram em terras brasileiras. As festividades ocorreram principalmente em 2011.
  • Em 2012, participou da Divina Liturgia na capela da Basílica de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida do Norte, São Paulo, e também em Nova Trento, no Santuário Madre Paulina.
  • O grande momento ultimamente vivido pela nossa Igreja Católica Ucraniana no Brasil foi a elevação de nossa Eparquia ao status canônico de Arquieparquia e o Eparca à função de Arquieparca – Arcebispo Metropolita na pessoa de Dom Volodemer Koubetch, OSBM, em cerimônia presidida pelo Arcebispo Maior Dom Sviatoslav Shevchuk, em 15 de julho de 2014, na Catedral São João Batista de Curitiba.
  • Homenagem concedida pela Câmara dos Vereadores de Curitiba por solicitação da Vereadora Julieta Reis em reconhecimento pelas comemorações alusivas aos trinta anos da fundação do Coral em 08 de abril de 2015.
  • Nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2015, o Coral participará em Sorocaba da Celebração da Semana da Paz. Dia 31 participará da Divina Liturgia de Rito Armênio.

TRABALHOS FONOGRÁFICOS

● Entre os trabalhos realizados está o lançamento de seu primeiro CD de Canções Natalinas Ucranianas, gravado em 2002, com acompanhamento da Capela de Bandurristas Fialka e Orquestra Poltava.

● No ano seguinte – novo lançamento do CD da Divina Liturgia, tendo como celebrante Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM e como diácono o então Pe. Volodemer Koubetch, OSBM, hoje Arcebispo Metropolita.

● No final do mês de outubro de 2015 será disponibilizada a 2ª edição do CD de Canções Natalinas Ucranianas por ocasião dos 30 anos de atividades do Coral.

HOMENAGEM PÓSTUMA

Não poderíamos deixar de mencionar aqueles componentes que participaram ativamente do coral, mas que não se encontram mais entre nós. De saudosa memória lembramos: Teófilo Narloch, Laura Paitax, Rosa A. Pinto, Professor Valdomiro Michalczuk, Vassyl Paludzsyszyn, Ivan Paludszyszyn, Maria Stachechen, Olga Kutchma, Miguel Pankuch, Estefano Mekytiuk, Augusto Korelo e André Korczagin. Que Deus lhes dê a recompensa eterna!

FOTOS: Cleon Fotografias – 41 3359-6936 / 9993-8096

www.cleonfotografias.com.br / [email protected]

Rua Senador Batista de Oliveira, 393 – Jardim das Américas – Curitiba