Continuação das visitas em Mafra

Nos dias 02 e 03 de fevereiro, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM visitou mais três comunidades da Paróquia Católica Ucraniana Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que tem sua igreja matriz em Mafra, Santa Catarina: Volta Grande, Rio Negrinho e São Bento dos Sul. Seguindo a norma das Visitas Canônicas, que pede que o Pároco ou Vigário Paroquial sempre acompanhe o Visitador, o Pe. Sérgio Tarás Iwantschuk, OSBM – Vigário Paroquial, que atende pastoralmente essas comunidades, acompanhou o Metropolita nesses dois dias. Ele contou com a preciosa ajuda da Ir. Ana Kichil, OSBM.

VOLTA GRANDE

Dia 02 de fevereiro, sábado, Festa da Apresentação do Senhor, decidiu-se fazer a viagem com os carros da Metropolia e da Paróquia, porque o Pe. Sérgio marcou visita das famílias no domingo após a celebração em São Bento do Sul; e com essa determinação facilitou-se o retorno do Metropolita a Curitiba, encurtando um pouco a quilometragem.

A viagem de Mafra a Volta Grande dura uma hora. O Padre vinha na frente. Estando a poucos quilômetros de Volta Grande, aconteceu um imprevisto com um pneu do carro da Metropolia que furou. Paroquianos foram acionados para auxiliar na troca do pneu e encaminhamento do conserto na borracharia da colônia. Apesar do pequeno incidente, a celebração iniciou no horário previsto – às 11 horas, com a recepção ao Arcebispo Metropolita. Ir. Ana Kichil, vindo de Mafra com o Pe. Sérgio, auxiliou nos preparativos e na celebração. A celebração foi honrada com a presença das Irmãs Servas de Maria Imaculada de Moema.

Da recepção de Sua Excelência Arcebispo Metropolita participaram as seguintes pessoas: a Sra. Rosângela Korczagin que leu o primeiro discurso; o Presidente-Executivo Sr. Lauro Korczagin e sua esposa Sra. Janete Korczagin fizeram a entrega do pão e sal; a menina Maria Eduarda Tureck, de sete anos de idade, entregou ao Arcebispo um buquê de orquídeas; a Sra. Darci Kohlbeck fez uma homenagem de boas-vindas e agradecimento; ainda em agradecimento, a menina Joseane Apº Kohlbeck Neuburger, de nove anos de idade, declamou um verso. O Vigário Paroquial encerrou os pronunciamentos da recepção com sincero reconhecimento pelo trabalho administrativo e pastoral do Arcebispo Metropolita e votos de muito êxito apostólico.

A comunidade tem como Padroeiro o Sagrado Coração de Jesus. A Divina Liturgia foi celebrada quase toda em português. A homilia abordou o tema da união na Igreja em todos os seus níveis. O Metropolita enfatizou a necessidade de maior alinhamento a partir da própria comunidade e, nas instâncias superiores: entre as capelas-comunidades e a igreja Matriz, ou seja, a sede paroquial, que, por sua vez, deve estar alinhada com a Metropolia, que se alinha com a Igreja Católica Ucraniana, governada pelo Arcebispo Maior Dom Sviatoslav, que faz parte da Igreja Católica presente em todo o mundo, tendo como cabeça visível o Papa Francisco – Vigário de Cristo. Esse alinhamento deve ser doutrinal, espiritual, pastoral e administrativo.

A foto geral foi tirada em frente à igreja e aí se fez a bênção de velas, oficiada pelo próprio Metropolita. Quando se dá oportunidade, muita gente quer tirar uma foto com o Metropolita e assim foi em Volta Grande. Várias pessoas também pediram uma bênção especial.

O almoço foi servido na casa do Presidente-Executivo Sr. Lauro Korczagin. A Sra. Estefânia Kaucz acompanhou o Metropolita até a residência. Na ida, ela o conduziu até a represa de uma pequena hidrelétrica para que ele pudesse conhecê-la e apreciar sua beleza, com os ramos dos alagados muito bonitos, que ficam bem próximo da casa da família anfitriã.

Fotógrafo: Pedro Shneider – Curitiba

RIO NEGRINHO

Após fazer a troca dos pneus na borracharia, o Pe. Sérgio indo à frente, o Metropolita seguiu para a igreja Santa Rita de Cássia em Rio Negrinho da paróquia latina. A comunidade ucraniana tem como padroeiro São Miguel Arcanjo.

A recepção ao Metropolita começou pontualmente às 16 horas. A entrega do pão e sal, feita por Irineu Okopny e Eliete Okopny, foi acompanhada pelas palavras em português de Marilene Radzinski Kupicki, que disse: “E com isso trazemos nossa vida, e juntamente os nossos problemas e dificuldades”. Em ucraniano falou o Sr. Irineu Litvin, afirmando que a comunidade aguardava a visita episcopal com alegria. Dom Volodemer recebeu um vaso de orquídeas da pequena Mariana Okopny. Expressões de boas-vindas foram ainda pronunciadas em português por Eliane Okopny de Souza: “’Bem-vindo é aquele que vem em nome do Senhor!’ Com estas palavras, o povo recebeu Jesus em sua entrada triunfal em Jerusalém. E com estas mesmas palavras, também nós, da Comunidade de Rio Negrinho, saudamos Vossa Excelência”. Novamente o Sr. Irineu Litvin, falando em ucraniano, fez um agradecimento pela visita, que “será lembrada por muito tempo”. O Pe. Sérgio cumprimentou formalmente o Metropolita como uma autoridade muito importante na Igreja Católica Ucraniana do Brasil, responsabilidade essa que exige muita dedicação e responsabilidade. Sobre a comunidade ele disse que “é pequena, mas de qualidade”.

Vale destacar que a Divina Liturgia foi toda, e muito bem cantada, em ucraniano. Além do que disse em Volta Grande, em sua homilia, o Arcebispo pediu para a comunidade de Rio Negrinho não desistir da ideia de ter seu próprio espaço, sua igreja. “Quando se tem uma ideia clara, um projeto, ela poderá se concretizar”, destacou Dom Volodemer.

Após a bênção de velas e da sessão de fotos, que foi na igreja, foi servido um jantar comunitário festivo no salão de festas, com boa adesão dos fiéis. Lembre-se que em tempos de crise, a maioria das famílias têm o bom senso de se precaver e economizar. A confraternização foi ainda mais alegre com a animação de um paroquiano que tocava acordeão.

Fotógrafas: Andrieli Kupicki e Bernadete Litviv Chiraski

SÃO BENTO DO SUL

De Rio Negrinho, o Arcebispo Metropolita e o Vigário Paroquial, seguiram para São Bento do Sul. O Pe. Sérgio pernoitou num quarto ao lado da nossa igreja Exaltação da Santa Cruz. Dom Volodemer e Ir. Ana foram muito gentilmente hospedados na casa da Sra. Maria Kerecz, que mora praticamente na frente da igreja.

Domingo, dia 04, após o farto café da manhã, servido generosamente pela Sra. Maria Kerecz, Dom Volodemer subiu até o pátio da igreja, onde conversou com o Presidente-Executivo Sr. Davi Gauziski, que deu explicações sobre a construção do centro de eventos, para o qual foi necessário construir um muro de arrimo para garantir a segurança. Tudo foi levado a cabo com o acompanhamento de um engenheiro e orientações dos bombeiros. A comissão administrativa teve uns percalços com um dos vizinhos, mas tudo se resolveu a contento. Davi falou ainda sobre outros projetos de finalização da construção do centro de eventos, manutenção da igreja e melhorias gerais. “As coisas vão devagar, mas caminham”, disse.

Com início às 9 horas, a comunidade católica ucraniana se reuniu para receber mais uma vez o Arcebispo Metropolita, que conhece a comunidade desde 1992, ano em que a atendia como padre, vindo de Curitiba. A jovem Alaine Gauziski deu as boas-vindas, desejando ao Visitador muita saúde, bênçãos, paz e proteção, e dele pedindo bênção e orações para toda a comunidade. O Sr. Inácio Kaleski deu as boas-vindas em ucraniano. O menino Jackson Demeterco falou em nome das crianças: “Nós, crianças, pedimos a Deus saúde, bênçãos e graças para que Vossa Excelência possa cumprir sua nobre missão”. Manifestando contentamento pelas conquistas materiais e espirituais da comunidade, o que se realizou “com a bênção de Deus e colaboração de nossa comunidade, com muito sacrifício”, o Sr. Antonio Fernando da Silva pediu ao Metropolita: “Esperamos de Vossa Excelência palavras de incentivo, novo ânimo à nossa fé, para que possamos nos fortalecer espiritualmente”.

O canto litúrgico está muito bom; muita gente sabe cantar e canta com entusiasmo a Divina Liturgia em ucraniano. A homilia seguiu a temática do alinhamento comunitário e eclesial, desenvolvido nas duas comunidades visitadas ontem. Focalizando um pouco mais o Ano do Laicato, analisando rapidamente o contexto social contemporâneo e se inspirando na leitura do Evangelho do dia, o Metropolita exortou os paroquianos a serem corajosamente o “sal da terra e luz do mundo”. Ainda pediu especialmente para que as famílias colaborem mais com as lideranças locais no serviço das promoções e manutenção da igreja.

A foto geral e a bênção de velas foram feitas em frente à igreja. Muitas velas acesas demonstraram a religiosidade dos fiéis que mantêm viva a chama da fé e buscam proteção em alguma força superior: Deus!

Dom Volodemer ficou muito feliz em reencontrar a colega de estudos, Sra. Tereza Zimmermann, que fez o quarto ano primário no Colégio das Irmãs Servas de Maria Imaculada em Roncador, em 1966. Tereza, advogada aposentada, mora há cinco anos em São Bento do Sul.

O almoço fraterno, com a participação das principais famílias e lideranças locais, aconteceu no restaurante Búfalo Branco.

Às 13h30min, o Metropolita “pegou” a estrada de volta à capital paranaense.

Fotógrafa: Alaine Gauziski