Conclusão da Visita Canônica e Assembleia Paroquial

No domingo, dia 14 – Dia dos Pais – foi realizada a conclusão da Visita Canônica de Dom Volodemer na Paróquia São Basílio Magno em União da Vitória. De acordo com a programação, às 8.30 hs, o Arcebispo e as lideranças de todas as comunidades pertencentes à Paróquia, reuniram-se na igreja, para a Assembleia Paroquial. O Metropolita abrangeu vários temas relacionados às comunidades: parte social, cultural, arquitetura, iconografia, administração, espiritualidade e os movimentos existentes: MEJ, Apostolado da Oração, Pastoral da Juventude, Congregação Mariana, além da catequese.

Numa forma geral, destacou os pontos positivos em cada setor e pediu mais empenho nos pontos inexistentes ou enfraquecidos. Frisou claramente na necessidade de projetos futuros em algumas comunidades.

Destacou de maneira urgente, a formação de lideranças leigas, para auxiliarem nos trabalhos pastorais e contribuírem para o fortalecimento das famílias e da comunidade.

Às 10.00hs., precedendo a Liturgia houve a procissão com vários membros do Grupo de Jovens, do MEJ e do Apostolado da Oração que conduziram os estandartes, acompanhados de um grande número de fiéis que entoavam um canto em honra de Nossa Senhora. A Divina Liturgia Pontifical foi presidida por Dom Volodemer e concelebrada pelos padres: Josafá Firman, Dionísio Zaluski, Nilo Nicolau Korczaguin, Bogdan Fleituch e o Diác. João Basniak que prestou seu serviço litúrgico. Foi cantada pela comunidade sob a orientação das Irmãs Servas de Maria Imaculada. As intenções foram lidas pelas Sra. Terezinha Ternoski, pelo Sr. Tarás Paraschuk e pela jovem Giovana Chokailo Padilha.

A epístola foi cantada pelo Sr. Valdomiro Vodiane em ucraniano e pelo Sr. Tarás Paraschuk em português. As duas leituras, tanto da epístola quanto do evangelho, tinham como tema principal: o Amor. No início da homilia, Dom Volodemer fez um breve comentário sobre a conclusão da Visita Canônica, agradecendo à comunidade pela acolhida. Depois, destacou fortemente o sentido do amor-caridade nos dias de hoje. Completou falando que o amor é a força motriz que move a vida cristã e que a espiritualidade nos dias de hoje deve ser repleta de misericórdia.

O quanto está deficiente a busca de novas ovelhas para a comunidade e até mesmo o quanto é difícil resgatar as que se perdem durante a caminhada. Temos que ter um pensamento coletivo. Não podemos ser individualistas, porque nós somos um povo comunitário.

Ao término da Divina Liturgia, a comunidade cantou Mnohaia Lita para os pais, pela passagem do seu dia. Pe. Josafá agradeceu ao Arcebispo pela visita, pelas palavras, pelas orientações e completou dizendo que agora só nos resta colher os frutos, pois a semente foi plantada.

Dom Volodemer tirou fotos com algumas pessoas.

Um grande número de participantes se dirigiu ao Centro de Eventos para o almoço de confraternização, organizado pela Paróquia. Finalizado o almoço, todos se dirigiram para suas respectivas comunidades.

 

Fotos:

  1. Assembleia Paroquial
  2. Procissão
  3. Procissão
  4. Homilia
  5. Ósculo da Paz
  6. Creio em um só Deus …
  7. Corações ao alto
  8. Pe. Bogdan Fleituch, Pe. Nilo Nicolau Korczaguin, Dom Volodemer, Pe. Josafá Firman, Pe. Dionísio Zaluski
  9. Almoço de Confraternização – Centro de Eventos
  10. Almoço de Confraternização – Centro de Eventos