Concerto de Natal do Poltava

Louvabilíssima iniciativa do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava em apresentar um concerto de Natal, denominado “Grande Concerto de Natal – Великий різдвяний концерт”, que durou mais ou menos duas horas, no dia 23 de novembro, com início às 20 horas, no Clube Poltava, em Curitiba. Foi um show de cores, sons instrumentais, vozes humanas, melodias, movimentos, história, folclore, tudo bem formatado harmonizando explanações, danças, cantos, teatro, envolvendo dançarinos, instrumentistas e cantores. Belo coral. Belo conjunto de dançarinos. Belo cenário. Foi algo mágico, como são mágicos os contos natalinos.

Criado em 1981, o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava promove atividades socioeducativas e culturais em suas dependências, no Bairro Água Verde, em Curitiba. Com o objetivo de difundir a cultura e receber a todos os interessados em seus departamentos de artesanato, canto, dança e música, são mais de 300 componentes ativos envolvidos em ações de aprendizado e preservação das tradições ucranianas. E o Grupo vem crescendo sempre: evolui, inova, chegando a um nível por muitos considerado profissional, trabalhando com pessoas capacitadas e preparadas e também muito dedicadas, tendo o qualificativo de amantes da cultura ucraniana, tanto em seu aspecto contemporâneo quanto no aspecto histórico.

Da ficha técnica desse espetáculo constam as seguintes pessoas: Presidência – Simone Lefko Gondro; Direção Artística e Direção Cênica: Victor Cordeiro; Direção Musical: Igor Y. Kovaliuk; Direção Escola Poltava: Vivian Paz de Andrade; Sonoplastia: Eltom Som e Eventos e Miura Produções; Apoio: Embaixada da Ucrânia no Brasil; Prefeitura Municipal de Curitiba; Fundação Cultural de Curitiba; Representação Central Ucraniano Brasileira.

Segundo informações da Presidente do Grupo Folclórico Ucraniano Simone Lefko Gondro, no ano passado, já foi realizado um concerto de Natal no Memorial de Curitiba, resgatando algumas questões do Natal ucraniano, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, fazendo com que o espetáculo entrasse no roteiro Natal Luz de Curitiba. E o concerto deste ano foi iniciativa de Victor Cordeiro – Diretor Artístico, optando em realizá-lo na própria sede, apresentando todo o ritual tradicional ucraniano, incluindo os ritos pagãos antigos, que foram cristianizados com o tempo.

O próprio Diretor Artístico do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava – Victor Cordeiro detalhou esse valioso projeto, narrando principalmente as motivações e sentimentos que lhe estavam mais a peito:

“O espetáculo de Natal nasceu de uma vontade minha de trazer mais para perto da comunidade uma festividade um tanto quanto esquecida pela diáspora ucraniana do Brasil. Muito se fala da Páscoa ucraniana, que tem seu grandioso e importante significado, porém, as celebrações de Natal na própria Ucrânia são muito mais celebradas e festejadas”.

“As tradições da noite de Natal, a ceia de natal, as simbologias dos alimentos, dos rituais, de cada elemento decorativo da casa na Noite Santa, são percepções que foram perdidas com o tempo pelos ucranianos do Brasil. Falar sobre as famosas encenações de Vertép, os Kolhadneke, os festejos de ano novo, como a Malánka, as explicações sobre o didukh, a kutya, as estrelas. Enfim, tudo isso estava envolvido no espetáculo preparado para o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava. Ao público, queríamos oferecer uma imersão nas danças, músicas e canções natalinas, com explicações embasadas em pesquisar etnográficas”.

“Um projeto que demorou praticamente um ano para se o concretizar! Foram meses de pesquisa para que tudo isso fosse preparado”.

“Nossas condições estruturais não são as melhores para montagens grandiosas como essa, mas, com certeza, o amor que consegui plantar no coração de cada componente pelas tradições natalinas ucranianas fez com que qualquer percalço fosse superado com muita facilidade, deixando somente o prazer e a alegria de realizar uma montagem como essa transparecer ao nosso querido e amado público”.

“O Poltava precisa de maiores eventos como esse dentro de nossa casa! Esse espetáculo traduz o quão importante é preservar, ensinar e divulgar toda e qualquer forma de expressão cultural ucraniana. É com essa finalidade que o Poltava tem trabalhado! Sem distinção de qualquer gênero de ritual da cultura, o folclore vem para promover aquilo que está mais enraizado no fato de ser ucraniano”.

“Como diretor artístico da gestão, me sinto muito orgulhoso por ter criado mais esse grande espetáculo que, com toda certeza, já está na agenda do grupo Poltava para o próximo ano” (texto enviado por e-mail – com os agradecimentos da Metropolia).

“Esse sentimento traduz todo o nosso trabalho diante de NOSSA comunidade, o resgate e as nossas tradições. Foi maravilhoso”, comentou Simone.

Com o passar dos séculos, os ucranianos foram construindo tradições natalinas firmadas na união entre amigos e familiares. Envolvendo pesquisadores do próprio Grupo Poltava, o evento focalizou os antigos costumes e tradições ligadas às festividades de Natal. Foram cerca de 30 números de canto, dança, música e teatro, levando ao palco cerca de 250 folcloristas, desde os mais pequeninhos até os seniores. Retomando a parte histórica das crenças, muitas de origem pagã e ressignificadas com a cristianização da Ucrânia, o espetáculo, que agora faz parte da programação oficial da cidade, fez os espectadores imergirem na cultura eslava natalina ucraniana.

Parabéns Grupo Folclórico Ucraniano Poltava!

Texto e fotos: Secretariado Metropolitano + Victor Cordeiro

Câmera: Samsung S9Plus