Comunidade do Boqueirão em visita

Sábado, 02 de junho de 2018

A visita de Dom Volodemer Koubetch iniciou no sábado as 10 horas da manhã para conhecer o projeto karatê/judô Sitko Dojo e foi recepcionado pela comissão da Igreja, presidente Srª Julia Bordun, Julia Regina Bordun Bertoldi e Laressa G Marciniuk e pelos membros da comissão do projeto, o idealizador Paulo Duarte, Marcia Sitko, Paulo Eduardo Sitko Duarte, Alessandra Sitko, Evandro Lopes, Fernanda Lopes,  Leandro Novak,  Luciano Bondesan, D. Maria, Marisa Dal’Negro, Moacir Junior e Sidnei Barros Lopes e o projeto contou com os alunos de graduações diversas do Karatê e alguns do Judô, foi apresentado a 1º Forma das programações de faixa Branca/Amarela/Laranja/Verde/Marrom e Preta 1 E 2 DAN. Na sequência foi feito uma demonstração de quedas iniciais de Judô, como fundamentos básico, ao qual primeiro é preciso aprender a engatinhar, para depois andar e correr. Foi apresentada uma aula simulada, ao qual se faz o comprimento em respeito ao professor e companheiros de treino. No decorrer dos alongamentos e fortalecimentos, houve a explicação do porquê de cada exercício, quais benefícios traz para o praticante, para o físico, mental espiritual. Reforçando sempre o amor, respeito e doação pelo seu próximo.  Também foi exposto que o projeto faz um trabalho social, com doação de alimentos arrecadados e distribuídos em forma de cestas básicas para alunos e integrantes do projeto que se encontram em situação de necessidade e vulnerabilidade financeira e também para membros da própria comunidade ucraniana.

O próximo encontro aconteceu com a comissão administrativa as 15:00 h na sala de catequese na presença da presidente Julia Bordun, vice-presidente Vilson Budnik e sua esposa Madalena Paitax Budnik, primeira secretária Julia Regina Bordun Bertoldi, segunda secretária Laressa Gaudeda Marciniuk, primeiro tesoureiro Sr Irineu Dmeterco e sua esposa Maria Celi Azevedo Dmeterco, segundo tesoureiro Rafael Gimolski, conselho fiscal Afonso Franczak, Elcio Miguel Bordun, José Fernando Sitko e sua esposa Helena Paitax Sitko. Dom Volodemer deu início a reunião com Oração, na sequencia orientou das normas técnicas para registrar todos os encontros, explicou o Primeiro elemento, a Metodologia da visita canônica, solicitou a História da comunidade, que seja entregue um documento da visita com o registro de todas as reuniões, falar das atividades que a comunidade desenvolve e a situação atual.

A Sua Experiência nas visitas, percebe muitas dúvidas e problemas dos católicos ucranianos, a perda da identidade, o anonimato, principalmente nas cidades e nas colônias um pouco menos, e ainda há comunidades que nunca foram visitadas e sentem necessidade de um direcionamento, a falta de preparo e conhecimento dos líderes e falta de novas lideranças.

Há 250 comunidades ucranianas, onde as mais novas são em Santa Catarina e que estão num ritmo muito lento, são nas cidades de Joinville, Guaramirim, São Bento do Sul e Volta Grande que é atendida por Iracema.

O principal trabalho de um bispo é a pastoral, assim busca atender as comunidades através das Visitas Canônicas que deve ser feita conforme norma da igreja, a cada 5 anos, há dificuldades pela distância e compromissos da agenda da comunidade, mas está acontecendo e tendo um importante retorno e importantes observações gerais e particulares.

Reforçou a importância da boa Convivência com a igreja católica ucraniana e a igreja católica latina. Que a Metropolia e Eparquia seguem as normas da CNBB, e qualquer mudança acontece somente no sínodo dos bispos. Está desenvolvendo um trabalho em conjunto para adequar muitas ações e regras para corrigir, completar, melhorar, calibrar regimentos e estatutos.

A intenção é trabalhar mais próximo aos leigos dando-lhes mais autonomia e direção para muitas ações pendentes na Metropolia. Lacunas que precisam ser preenchidas.

Hoje a Pastoral Familiar é a mais direcionada, após alguns anos de trabalhos a equipe de casais designada pela Metropolia está trabalhando em conjunto com o padre Juliano Rumovski, Coordenador Espiritual que está apoiando e desenvolvendo materiais esclarecedores sobre ideologia de gênero, metodologia esta do marxismo que contaminou até a teologia, e materiais para Formação de Líderes para cursos de Batismo, Noivos e Matrimônio.

Também é prioridade trabalhar a Pastoral da Juventude que está vulnerável as ações da sociedade atual, os coordenadores intencionam realizar 2 encontros de Jovens neste ano.

Como este ano a igreja celebra o ano do laicato a intenção é estruturar o conselho de leigos para que os estimule a maior participação. Também há a intenção de preparar mais pastorais, dentre estas uma equipe para da pastoral da Cultura e da Comunicação.

  • Cultura no sentido mais amplo onde mostra a nossa identidade na liturgia, no rito, que é particular e com grandes significados, pela arquitetura externa e interna da igreja e pelas celebrações.
  • Comunicação engajar mais os jovens, manter informações mais claras e para todos os membros da comunidade e entre paroquias, hoje ainda há falhas e dificuldades nesta Divulgação e para isso será fundamental criar a PASCOM, Pastoral da Comunicação, com a efetiva participação e envolvimento dos leigos. Hoje há um Desafio muito grande nas mídias nas grandes cidades que fazem as instituições religiosas, principalmente a católica sofrer grandes críticas.

Para este trabalho os leigos precisam buscar conhecimentos, base teológica, conhecer melhor o nosso rito, nossas particularidades para entender e ter ações corretas e condizentes com a doutrina católica.

Hoje na Metropolia existe o Conselho Presbiteral, Conselho Fiscal e é recomendado o Conselho Pastoral, onde se o bispo achar necessário cria-se o conselho para integrar melhor as forças.

Outra pastoral importante é a Pastoral do dízimo, se faz a cobrança, mas não se faz a pastoral, há ações particulares em cada comunidade, mas é necessário ter regimento, orientações e com isso há urgência de montar uma Equipe metropolitana para trabalhar com o dizimo.

Os líderes presentes apresentaram as ações realizadas na comunidade, conforme relatório, falou da dificuldade no envolvimento dos jovens e jovens casais, da comunicação que se torna difícil pois depende das pessoas, do esforço das famílias que atuam na comunidade, da necessidade de formar novas lideranças e que estes tenham interesse e se envolvam, agradeceu a dedicação das irmãs Basilianas e dos padres, em especial a dedicação do padre Edson Ternoski.

Dom Volodemer observou que a comunidade é bem ativa, que tem importantes ações e lideranças, mas pede que mais pessoas sejam proativas nas pastorais e conselhos. Ainda foi apresentada a equipe de voluntarias da cozinha que estavam preparando almoço para domingo e encerrada a reunião todos foram convidados para confraternizar o importante momento da presença do nosso arcebispo e que também conheceu todo espaço e dependências da comunidade e as crianças da catequese que estavam em aula.

Domingo, 03 de junho de 2018.

E no domingo, com grande alegria, toda a Comunidade presente teve a honra de acolher Dom Volodemer para celebrar a Divina Liturgia.

As crianças o receberam com flores e fizeram uma apresentação com Banduristas da própria comunidade (Guilherme Grosco, Larissa Mazur, Leticia Garsztka, Lucas André Bordun Bertoldi, Maria Eduarda Bordun Bertoldi e Natalia Sofia Bordun Bertoldi) juntamente com o coro das crianças da catequese (Amanda Gimonski Burger, Ana Julia Marciniuk, Ana Julia Lima, Alessandra Melnick Bondesan, Beatriz Kovalhuk, Clara Kobay da Silva, Francisco Ribastski, Gustavo Kraicz, Gustavo Mazur, Helena Kovalhuk, Isabella Fernanda Sitko, Laura Sitko,  Maria Eduarda Gimonski, Mariana Stadnik Meira, Marizete Grosko, Nicolas Delek e Sofia Smach)  e Sr Sitko com o violino, coordenados por Julia Regina Bordun Bertoldi e Seminarista Samoel Hupolo, saudando-o com “Me Vitaiem Vas” e uma mensagem de acolhida feita pela catequisanda Beatriz Kovalhuk e a comissão também o recepcionou com as Boas Vindas e mensagem proferida pela presidente Sra. Julia Bordun e pão e sal, pelo casal Vilson e Madalena Budnik e mensagem do padre Edson Ternoski.

Assim Dom Volodemer iniciou a Divina Liturgia com os seminaristas e dois jovens da comunidade como acólitos, Diácono Romeu e padre Edson Ternoski.

Na sua homilia enfatizou a importância das visitas canônicas para conhecer as comunidades, o seu crescimento e os cuidado que precisa, podendo ser feita pelo próprio bispo ou um padre delegado

Nesta visita observou, conheceu e enalteceu três importantes pontos que há nesta comunidade e que a torna muito especial:

  • a liderança leiga que é efetiva nas ações da comunidade, com atividades importantes que reforçam a fé, a solidariedade e a cultura ucraniana e o rito;
  • Presença das religiosas que ajudam na formação das crianças, das famílias e do diácono, um diferencial que dá um toque específico e embeleza a liturgia e atua em prol da comunidade.
  • E o nobre apoio a ONG que faz um importante papel social na região e em prol da comunidade. Que este é um gesto nobre, uma ação que cumpre aos pedidos do papa onde clama a comunidade para ser mais misericordiosa, missionaria, que precisa estar em caminho pelo próximo, saindo da zona de conforto.

Continuando a celebração no momento da Comunhão as crianças e Banduristas cantaram para comunidade

“Radiemo Nenhi Tchudesh” e Preidit Dite do Issussa e canto final Fialka.

Finalizando a Divina liturgia foram feitos agradecimentos, tiradas fotos e todos dirigiram-se ao ‘Salão Taras Chevtchenko’ para o almoço festivo onde 150 pessoas estiveram presentes prestigiando o importante dia de confraternização e encerrando a visita canônica do nosso arcebispo com muita alegria de toda comunidade.

Julia Regina Bordun Bertoldi – Primeira Secretaria

Laressa Gaudeda Marciniuk – Segunda Secretária