Comunidade de Vila Oficinas: pequena, mas viva

A igreja da comunidade católica ucraniana de Vila Oficinas é consagrada à Sagrada Família e está localizada à rua Capitão Guilherme Bianchi, nº 446, região do grande Cajurú, próxima de Pinhais. Nesta comunidade, sábado, dia 17 de junho de 2018, às 16:00 horas, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch iniciou a Visita Canônica, com o objetivo de verificar o espaço físico, os pertences e a manutenção, bem como acompanhar o desenvolvimento das pastorais e também apontar metas e direcionamentos, que serão implantados a partir da presente visita.

Dom Volodemer verificou as dependências físicas internas da igreja e, na sequência, passou a observar a parte externa, como o salão de eventos, a cozinha, salas da catequese e o pátio. Teve um rápido encontro com as catequistas, Ir. Veronica Gulicz – religiosa da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada e Janina Kancelarovicz – catequista leiga, e os catequizandos, que lhe fizeram uma singela homenagem.

Prosseguindo, aconteceu o encontro com as lideranças da comunidade: responsáveis do Movimento do Apostolado da Oração e da Pastoral Catequética e os membros do atual Conselho Administrativo Paroquial (CAP). O Visitador falou que são muito importantes essas visitas na comunidade, pois ajudam a melhorar a metodologia de trabalho pastoral e administrativo e a conhecer a realidade de cada comunidade. Essas visitas devem acontecer a cada pelo menos cinco anos. Atualmente, Dom Volodemer está focando mais no conjunto da realidade de cada comunidade e da paróquia vista como um todo bem estruturado, organizado e harmônico, dentro do qual se encaixam as diversas lideranças e os fiéis em geral.

Durante a reunião, o Arcebispo apresentou aos presentes o Diretório Metropolitano 2018, um grande trabalho a ser ainda complementado e aperfeiçoado, pois, no momento, é considerado apenas como um “instrumento de trabalho”. Aproveitando o embalo do Ano do Laicato no Brasil, decretado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o chefe da nossa Igreja no Brasil dá ênfase ao trabalho com os leigos, que devem ter uma formação eclesial mais profunda e serem, de fato, engajados em algumas pastorais. É necessário completar a Pastoral Familiar e implantar a Pastoral do Dízimo na Metropolia, orientando e capacitando leigos para que eles cumpram sua missão na Metropolia. Mencionou também a Pastoral da Comunicação, uma necessidade urgente, a fim de tornar a nossa Igreja mais viva e mais presente na sociedade. “O trabalho da Igreja não é só celebrar e rezar, mas também viver o Evangelho e seu amor no mundo e na sociedade, a fim de que se torne mais justa e fraterna”. Dando a palavra aos participantes, estes mencionaram, entre outras questões desafiadoras, que “a comunidade está cada vez mais diminuindo e que precisaríamos de ajuda para resgatar os fiéis que, por algum motivo, se afastaram”. O Metropolita confortou os líderes dizendo que é bom ter quantidade, e precisa se esforçar nisso, mas o mais importante é a qualidade.

Domingo, dia 18 de maio, perto das 10 horas, em frente à escadaria da igreja e na própria escadaria, iniciou a recepção do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer. Ele foi recepcionado pelas crianças da catequese, junto com o Sr. João Kuchla – Presidente-Executivo e o Sr. Carlos Roberto Kuchla – Vice-presidente do CAP. Os oradores dirigiram algumas palavras de gratidão “pela visita tão ilustre do nosso Metropolita”, dizendo “que foi de grande importância os momentos de sua visita para reforçar a nossa fé”. Em alegre saudação, as catequizandas Ana Paula Kuchla Flores e Isabela Kuchla recepcionaram o Metropolita com pão e sal, oferecendo-lhe ainda um lindo vaso de flores.

Na sequência, lidas as intenções, deu-se o início à Divina Liturgia Pontifical, presidida pelo Metropolita e concelebrada pelo Padre Edson Ternoski, que atende pastoralmente a pequena, mas viva e fiel comunidade. A Divina Liturgia foi cantada pela comunidade reunida, com o auxílio das Irmãs Servas Veronica Gulicz e Marilda Kozar, merecendo elogios de Dom Volodemer, porque o canto litúrgico está muito bom.

Nesta celebração, foram feitas as seguintes leituras: Romanos 6,18-23 e Mateus 8,5-13, comemorando o 4º Domingo depois de Pentecostes, em memória de todos os Santos Ucranianos. Após as leituras bíblicas, o Arcebispo fez uma explanação em que citou especialmente dois grandes Santos da Igreja Católica Ucraniana – São Volodemer e São Josafat. Ambos viveram suas vidas dedicando-se à unidade da Igreja. Assim, a comunidade de Vila Oficinas deve manter a Igreja viva e, para isso, precisa convidar novas famílias e também trazer de volta aquelas que, por algum motivo, se afastaram da comunidade. Dom Volodemer insistiu muito para preservar a comunidade, mesmo sendo pequena, e trabalhar para o crescimento da mesma. Argumentou que, com a preservação da nossa cultura e da nossa identidade, nós mesmos, como pessoas e como comunidade, teremos maior ganho e com os nossos valores contribuiremos muito mais para o bem da Igreja de Cristo e de toda a sociedade.

Após a celebração, Dom Volodemer concedeu a bênção aos fiéis. E como sempre: as costumeiras fotos. Dando continuidade ao evento solene, foi servido o almoço de confraternização com as pessoas da comunidade.

Texto: Secretária Daniele Smyk

Fotos: Seminarista Thiago Protexe