Comunidade de Vera Cruz em visita canônica

Entre os dias 27 de fevereiro a 1º de março de 2015, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na Colônia Vera Cruz, pertencente à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Mallet.

Vera Cruz dista 12 km da Paróquia e possui 42 famílias. A situação socioeconômica e financeira das famílias é médio-baixa, todos vivem praticamente da agricultura nas suas próprias propriedades e não passam por grandes necessidades. Das famílias que participam da igreja 95% sobrevive da fumicultura. Mas também fazem plantações diversas para o consumo doméstico.

No ano de 2013, o Pe. Daniel Horodeski, nomeado reitor do Seminário Menor São Josafat e Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, começou a atender a comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja comissão eleita recentemente é composta pelos seguintes membros: presidente-executivo – Alfredo Bornat, vice-presidente – Vitor Halabura, 1º tesoureiro- Efraim Moroz, 2º tesoureiro – Gilmar Leal, 1ª secretária – Silmara Haracemiv, 2º secretário – Roberto Gaioski; conselho fiscal: Silvestre Wenger, Alessandro Wenger, Mário Haracemiv e Daniel Bornat; responsável pela cozinha Lídia Halabura. A nova diretoria tem como principal projeto a construção de salas de catequese.

O idioma ucraniano praticamente desapareceu. Ainda existem algumas pessoas que falam e entendem ucraniano. Há muito tempo a Divina Liturgia é celebrada em português, somente recitada. Segundo os próprios fiéis numa reunião, os pais são em geral os transmissores de valores cristãos e morais, educam os seus filhos na fé.

O trabalho pastoral de maior destaque é a Pastoral Catequética, realizada pela catequista Tereza Moroz, filha do Sr. Severo Moroz, e Silmara Haracemiv, filha do Sr. Mário Haracemiv. Elas assumiram a catequese há dois anos. Antes delas estava a Roseli Halabura, que se mudou para Rio Azul por motivo de trabalho.

Existe um pequeno grupo do Movimento do Apostolado da Oração, que faz suas reuniões a cada 2º domingo do mês, utilizando as reflexões da Revista Missionário. A zeladora atual é a Sra. Doroteia Bornat. A Sra. Zenilda Semkiv Potoski foi zeladora entre 1992 e 2008.

Dia 27 de fevereiro, sexta-feira, com início às 18 horas, a comunidade recepcionou calorosamente o Arcebispo. Na entrada da igreja, o presidente-executivo Alfredo Bornat, um jovem, recebeu o Metropolita com pão e sal juntamente com a 1ª secretária e catequista Silmara Haracemiv, que pronunciou palavras de boas-vindas. Outro jovem, o 2º secretário Roberto Gaioski, leu uma mensagem. O Pe. Daniel Horodeski recepcionou o Visitador como o bom pastor e pediu bênçãos ao pequeno rebanho de Vera Cruz. A celebração foi em português com o uso do incenso, servido pelo Sr. Severo Moroz. Em sua homilia, Dom Volodemer explicou detalhadamente o que é Visita Canônica e falou sobre os Dez Mandamentos da Lei de Deus. Também falou sobre o Catecismo “Cristo – nossa Páscoa”. Vindas de Rio Azul, as Irmãs Catequistas de Sant’Ana Cláudia Michalichen e Irineia Tzechuk auxiliaram na recepção e celebração.

Durante a visita, o Arcebispo Metropolita esteve hospedado na casa da família do Sr. Vitor Halabura e Sra. Lídia Franczak Halabura. Ele conversou com a comissão da igreja, o grupo do Apostolado da Oração e dos jovens e com o pequeno grupo de catequizandos e suas catequistas. Pregou sobre os Mandamentos da Lei de Deus e orientou a comunidade na direção dos melhoramentos a serem feitos futuramente.

O encerramento da Visita Canônica foi no domingo de manhã com a celebração da Divina Liturgia e almoço de confraternização.

BREVE HISTÓRICO DA COMUNIDADE

A comunidade de Vera Cruz, tendo como Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é uma comunidade mista, composta por ucranianos e poloneses.

O início da comunidade se deu nos anos de 1962-1970, segundo informações que o próprio Pe. Daniel Horodeski pesquisou com os fiéis. A Divina Liturgia era celebrada pelo Pe. Mons. Valdomiro Haneiko, na casa do Sr. João Bores. Essas informações são limitadas por falta de fontes e documentos.

Os padres que atendiam essa comunidade foram: Mons. Pe. Clemente Preima – 1º Vigário Geral dos ucranianos no Brasil, falecido no dia 19 de abril de 1979, Pe. Severo Preima, Pe. Josafat Gaudeda, Pe. Edison L. Boiko, Pe. Jeroslau Susla, Pe. Metódio Kravetz, Pe. José Hadada, Pe. Sergio Krasniak, Pe. Bogdan Fleituch, Pe. Samuel Kozlinski, Pe. Mário C. Lazoski, Pe. Jorge Chainiuk, Pe. Vassilio Burko Neto, Pe. Daniel Kozlinski, Pe. José Kerniski, Pe. Joaquim Sedorowicz, Pe. Sandro Dobkovski, Pe. Demétio Kovalski, Pe. Luiz Pedro Polomanei e atualmente os Padres Irineu Vaselkoski e Daniel Horodeski.

Durante esse período, as Irmãs Servas de Maria Imaculada estiveram por duas vezes ministrando catequese de férias no mês de janeiro.

As Santas Missões foram dadas nos seguintes anos: em 1979 pelo Pe. Tarás Olinek, OSBM, em 2004 pelo Pe. Gregório Hunka, OSBM e em 2014 também pelo Pe. Gregório Hunka, OSBM.

Um dos primeiros passos para a construção da igreja foi realizado e descrito em ata, ocorrido em abril de 1992. Isso se deu após a Divina Liturgia, celebrada pelo Pe. Sérgio Krasniak, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, numa reunião realizada na Escola Santo Antônio, na época pertencente aos dois ritos. A comunidade planejava fazer uma igreja comum para ambos os ritos, mas o Pe. Sérgio não concordou, porque as experiências demonstravam que isto na prática jamais funcionaria. Ficou decidido que a igreja seria do rito ucraniano. Nesta mesma reunião, deu-se a eleição para a escolha dos responsáveis para adquirir fundos para a construção. Foram eleitos: para presidente-executivo José Hiltchechen, vice-presidente Severo Moroz, 1ª secretária Sônia Roiko, 2º secretário Leo Kravetz, 1º tesoureiro Angelino Pauka, 2º tesoureiro José Potoski; conselho fiscal: Gregório Roiko, Gregório Barczyszyn, Joaquim Kravetz, Silvestre Wenger, Miguel Pacholok, Luiz Bornat, Joanir Pedro Nazar, João Carlos Sembay e Clemente Moroz.

Na reunião seguinte, foi escolhido o nome da igreja e da comunidade: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Entraram em acordo de que realizariam um evento para arrecadar fundos para a construção. O terreno foi doado pelo Sr. Clemente Moroski. A comunidade também teve ajuda de voluntários que doaram materiais necessários.

Em 1994, foi eleita a nova diretoria, que teve como presidente-executivo José Potoski, vice-presidente Angelino Pauka, 1º secretário Eli Kovalik e Eliane Broday, 2º secretário Joanir Pedro Nazar, 1º tesoureiro Gregório Barczyszyn, 2º tesoureiro Amarildo Barczyszyn; conselho fiscal: Gregório Roiko, José Hiltchechen, Joaquim Kravetz, Silvestre Wenger, Miguel Pacholok, Luiz Bornat, Severo Moroz, Marcio Broday, Clemente Moroski, Paulo Polanski. Foram realizadas promoções para arrecadar fundos.

Em 1996, uma nova diretoria foi eleita e teve como presidente-executivo Severo Moroz; vice-presidente Silvestre Wenger, 1ª secretária Eliane Broday, 1º tesoureiro Joanir Pedro Nazar; conselho fiscal: Gregório Roiko, José Potoski, Luiz Bornat, Miguel Pacholok, Leo Kravetz, Amarildo Barczyszyn, Clemente Moroski, Paulo Polanski, Angelino Pauka e Casemiro Bornat.

A igreja foi inaugurada no dia 24 de setembro de 2000 por Dom Efraim B. Krevey, OSBM e Pe. Sérgio Krasniak, com a participação de grande número de pessoas.

Em 2001, realizou-se a eleição da nova comissão e teve como presidente-executivo José Hiltchechen, vice-presidente José Potoski. No ano de 2003: presidente-executivo Severo Moroz, vice Vitor Halabura e tesoureiro Angelino Pauka. No ano de 2008: presidente-executivo Rogério Halabura, vice-presidente Silvestre Wenger, tesoureiro Silvestre Gaioski. No ano de 2011: presidente-executivo Milton Dziurkoski, vice-presidente não participou mais desta comunidade, tesoureiro Daniel Bornat.