Comunidade de São Cristóvão será Paróquia

Entre os dias 21 a 24 de janeiro de 2016, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na comunidade ucraniana do Distrito São Cristóvão, cidade de União da Vitória, pertencente à Paróquia São Basílio Magno. No dia 01 de maio de 2016, quando a comunidade vai celebrar seu Cinquentenário de Fundação, a Igreja Santíssima Trindade constituirá a Matriz da nova Paróquia. Por isso, o objetivo principal da visita foi preparar a comunidade para o novo status canônico e a nova realidade pastoral. Este artigo é composto de três blocos: 1 – História da comunidade São Cristóvão, 2 – Realidade atual da comunidade, 3 – Visita Canônica do Arcebispo Metropolita.

 

  1. HISTÓRIA DA COMUNIDADE SÃO CRISTÓVÃO

A comunidade de São Cristóvão é uma comunidade nova, formada por famílias que vieram predominantemente de Mallet, Dorizon, Paulo Frontin e Cruz Machado. De início, as famílias que aí residiam frequentavam a Igreja Matriz São Basílio Magno.

Os fundadores e primeiras famílias da comunidade, pelo que consta em alguns documentos, foram: Marcos Blachechen, Nicolau Blachechen, Angelino Sedor, Alcides Vodonos, Benedito Vodonos, Pedro Ilkiw, Estefano Kulibaba, Estefano Procailo, Basilio Michalek, Valdomiro Michalek, Clementino Iankoski, Jaroslau Ratuchnhak, João Mocochi, Miguel Kosteski, Clemente Jarentchuk, Andre Doleni, Ana Koziski, Hilária Polsin, Catarina Kmita, Vanda Becow, Catarina Kutchma, Ana Trento, Catarina Paskoski, Olga Chrum, Stefania Paskoski, Julia Blachechen, Maria Treuka, Natalia Felipe, Tecla Gruchowski, Eugenia Winhar, Maria Prostchak, Catarina Tonkio, Eudocia Kosloski, Basilio Treuka, Elias Treuka, José Vodonos, Antonio Koziski, Estefano Chrum.

Demais nomes, segundo relatos de pessoas da comunidade, foram: José e Ana Snheszak, Agostinho e Olga Procheira, Antonio e Isidora Wladika, Benedito e Joana Hrycyk, Valdomiro e Maria Rethsko, Emiliano e Veronica Ksenhuk, Miguel Semianko, Família Bartoski, Iltchechen, Tarachuk.

A igreja tem como Padroeiro a Santíssima Trindade. Teve como primeiro pastor o Pe. Floro Vodonis, que no ano de 1966 rezava a Divina Liturgia uma vez por semana, no domingo à tarde, na igreja latina Nossa Senhora da Salete. Vendo o aumento das famílias, o padre comprou um terreno no Distrito São Cristóvão.

No dia 01/05/1966, foi constituída a primeira comissão e celebrada a primeira Divina Liturgia campal pelo Pe. Waldomiro Barabasz. O primeiro presidente-executivo foi o Sr. Antônio Koziski e seu vice era o Sr. José Snheszak, no período de 01/05/1966 a 01/05/1972.

Durante a administração de Marcos Blachechen, em 1972, foi concluída a igreja de madeira. Durante esse período, os padres que atenderam a comunidade foram: Floro Vodonis, Waldomiro e Paulo Barabasz.

Em 1974, foi iniciada a construção do salão de festas, sendo presidente-executivo o Sr. Alcides Vodonos; vindo este a falecer, assumiu a presidência seu irmão Lourenço Vodonos. Durante a sua administração, foi concluída a construção do salão no ano de 1979. A igreja passou então a pertencer à Paróquia de Rio das Antas – Cruz Machado. Ainda durante essa administração foram adquiridos mais dois lotes para a igreja.

Em 1982, assume a comunidade o Pe. Dionísio Zaluski. Nesse mesmo ano, as irmãs da Congregação de São José construíram a sua casa ao lado da igreja, com ajuda financeira da própria congregação. Permanecem até hoje atendendo a comunidade.

Em 1986, reassume a comunidade o Pe. Floro Vodonis. No ano seguinte, a igreja passa a pertencer à Paróquia São Basílio Magno.

Em 1989, durante a presidência de Nivaldo Ratusniak, foi construído o muro ao redor da igreja.

Em 1991, sob a presidência de José Javoriuski, foram construídas duas salas de catequese e reformada a igreja.

Durante o mandato de Miguel Schpil foi feita uma arrecadação para dar início à construção da nova igreja. A primeira igreja, de madeira, serviu para a comunidade por mais de 30 anos.

Em 1996, reassume a presidência o Sr. José Javoriuski, dando início à construção da nova igreja. Nesse período, os padres que atenderam a comunidade foram: Pe. Sergio Hrynievicz e Pe. Luis Pedro Polomanei.

No ano de 2000, a comunidade estava sendo atendida pelos Padres Sergio Chmil e Jaroslau Susla. Em 2002, o Pe. Sergio Chmil foi substituído pelo Pe. Josafá Firman.

A nova igreja foi inaugurada no dia 13/06/2004 pelo então Bispo Eparca Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM. Nesse mesmo dia, foi ordenado sacerdote Sandro Daniel Dobkowski, filho de Emílio Dobkouski e Maria Madalena Gruchoski Dobkouski.

Além dos já citados, atenderam a comunidade os seguintes sacerdotes: Josafat Gaudeda, José Hadada, Jaroslau Susla, Sandro Daniel Dobkowski, Mário Carlos Lazoski, Vassílio Burko Neto, Josafat Roiko, Bogdan Fleitux.

Foram também presidentes: Basílio Treuk, Marcos Blachechen, Alcides Vodonos, Lourenço Vodonós, Clemente Jarentchuk, Estefano Protsailo, Nivaldo Ratusniak, Miguel Schpil, José Javoriski, Gerson Schneszak, Irineu Andreiw, Paulo Blachechen, Marcio Kocan – atual presidente.

  1. REALIDADE ATUAL DA COMUNIDADE

A comunidade está localizada há 7,8 km da sede paroquial de São Basílio Magno. Hoje, conta com mais de 400 famílias.

A comunidade da Igreja Santíssima Trindade é formada em sua maioria por assalariados, pequenos comerciantes e aposentados e estão basicamente bem. Algumas famílias que têm necessidades são auxiliadas pela comunidade.

Por aclamação, dia 05 de maio de 2013, na presença do Pe. Mario Ciupa, foi eleito o atual Conselho Administrativo Paroquial, que tomou posse no dia 11 de maio. É constituído pelos seguintes membros: Marcio Kocan – presidente-executivo; Crispim Bartoski – vice-presidente; Edson Antônio Oleinik – 1º tesoureiro; Juliano da Silva – 2º tesoureiro; Teresa Pelepek – 1ª secretária; Luciana Bruskowski da Rocha – 2ª secretária; conselheiros: Nelson Fiduniv, Algacir Ferraz, Antônio Cezar Ilczyszyn, Marcio Wiozek. O conselheiro Paulo Blachechen faleceu recentemente. Esta equipe superou muitas dificuldades internas e está construindo duas salas de catequese e adiantando a construção do enorme pavilhão para o dia da abertura da Paróquia.

Atualmente, a comunidade é acompanhada pelo Pe. Ricardo Mazurek Ternovski que atende a comunidade há 5 anos. Às vezes, vem celebrar o Pe. Dionísio Zaluski, o Pe. Bogdan Fleituch e o Pe. Josafá Firman. As seguintes pastorais atuam na comunidade de São Cristóvão: Catequese, Juventude, Família, Liturgia e Dízimo.

Na catequese, atualmente, há 75 catequizandos, tendo como catequistas: Irmã Marcia Marinhak ISJ – Coordenadora, Ir. Eleutéria Karolus, ISJ, Ir. Clara Tarastchuk, ISJ e os seguintes catequistas leigos: Marcos Aurélio Balaban, Aparecida Izabel Padilha Uss, Juliano da Silva, e ainda os auxiliares: Caroline Kocan, Andreia Kocan, João Pedro Olinek, Rodrigo Vinicius Boarão, Ana Lucia Tabaka, Ana Letícia Teixeira, Carlos Henrique Calil Konart, Gabriela Geovana Kalichak, Mariane Snheszak. Todos os catequistas fizeram ou estão fazendo o Curso de Formação Catequética. A catequese está muito bem amparada pela Equipe de Apoio à Catequese, que foi formada há três anos e está sempre auxiliando no que é necessário. A equipe é formada pelas seguintes pessoas: Tatiana Trindade – presidente, Marcia Stocski Konart – vice-presidente, Raquel Saraiva Rucinski – tesoureira, Janete Parastchuk – vice tesoureira, Marcos Aurélio Balaban – secretário e os conselheiros: Algacir e Sandra Ferraz dos Santos, Antônio e Luciana Rocha, José e Célia Hlusko, Aparecida Isabel Uss, Laurindo Parastchuk, Juliano da Silva, Tereza Souza Boarão.

O grupo de jovens JUSTRI – Juventude Ucraniana da Santíssima Trindade teve uma recaída em relação ao número de participantes. No entanto, os que permaneceram, oito jovens, sempre são participativos na comunidade. Eles participam de todos os eventos e celebrações da igreja. Participam das kolhadas. Ajudam nos eventos comunitários. São acompanhados pela Ir. Eleutéria Karolus, ISJ. O presidente é o jovem Marcos Aurélio Balaban.

Recentemente, foi formada uma equipe da Pastoral da Família. Por enquanto, nenhum encontro foi realizado. A equipe somente planeja e se organiza para dar início aos trabalhos nos próximos meses.

A comunidade conta com um grupo de 30 cantores que formam o coral, o qual é dirigido pela Ir. Eleutéria Karolus, ISJ. Este grupo, além de abrilhantar a Divina Liturgia na comunidade, é convidado para cantar também em outras paróquias e comunidades.

Os membros mais ativos da comunidade colaboram mensalmente com o Dízimo, que é uma grande contribuição e auxílio para a manutenção da igreja. 200 dizimistas são conscientes.

Como em todos os lugares, também aqui o Movimento do Apostolado da Oração é o mais forte. Existe ainda o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ).

O Apostolado da Oração iniciou-se no ano de 1969. Segundo informações das senhoras, do início até os dias atuais, o comando do grupo do Apostolado da Oração em São Cristóvão teve a seguinte ordem: Catarina Kmita (1960), Olga Chruim, Maria Wodonos, Isidora Wodonos, Lubina Tarachuk, Lídia Parastchuk. Atualmente, é formado por 24 senhores e 68 senhoras. É um grupo, especialmente o das senhoras, que participa ativamente da comunidade, auxiliando e apoiando em todas as ocasiões. Quando há algum membro da comunidade que esteja enfermo, eles formam um grupo para fazer a reunião também na sua casa, cumprindo assim a missão e a evangelização cristã. Quem acompanha o movimento é a Ir. Margarete Tabaczuk, ISJ. A zeladora do grupo das senhoras é a Lídia Parastchuk, no cargo há dois anos. O Sr. Eugênio Bileski é o zelador do grupo dos senhores.

O grupo do Movimento Eucarístico Jovem foi fundado no ano de 2008 e passou a ser coordenado pela Ir. Eleutéria Karolus, ISJ contando com a participação de 11 adolescentes. O principal objetivo do grupo é conscientizar os adolescentes a refletir sobre a Eucaristia, usando recursos lúdicos como dinâmicas. Atualmente, o grupo é composto por 15 membros participativos e é acompanhado pela Ir. Marta Anatólia Marinhak, ISJ. Fazem um encontro mensal e alguns são bastante participativos das atividades na igreja, como na catequese. Em tempo de quaresma, são organizadas ações solidárias: visita ao asilo, doação de alimentos. Serão criados dois grupos: os mais novos serão acompanhados pela Fernanda Pelepek e os mais experientes por Marcos Aurélio Balaban.

No seio da comunidade atua o Grupo Folclórico Ucraniano Fialka, que no idioma ucraniano significa violeta e representa a humildade do povo ucraniano, deu início às suas atividades no ano de 1988 nas dependências da comunidade de São Cristóvão. No início, era conhecido como Grupo de Danças Ucranianas. Em 1994, o grupo passou a se chamar oficialmente “Grupo Folclórico Ucraniano Fialka”, tornando-se um dos grupos folclóricos ucranianos do Brasil. Apesar da rotatividade dos dançarinos, o grupo vem se mantendo vivo até hoje em relação à preservação da cultura ucraniana, graças à sua força de vontade, a dos seu pais e das pessoas que fazem o grupo acontecer. No ano de 2011, a partir da iniciativa dos dançarinos e dos pais das crianças e adolescentes, foi fundado o grupo infanto-juvenil com o objetivo de incentivá-los a preservar a cultura, mostrando sempre o carisma, a fé e a história do nosso povo. Atualmente, o grupo conta com 40 dançarinos divididos em infantil, juvenil, adulto e máster, além dos colaboradores que tem auxiliado no crescimento do grupo. Atualmente, o grupo é dirigido pelo Marcos Aurélio Balaban; também como coreógrafo, sendo que a parte dos adultos é feita pela coreógrafa Angela Maria Teixeira. Os participantes são filhos de pais que realmente participam da vida da comunidade. É importante salientar, que o grupo é ligado à comunidade eclesial.

 

  1. VISITA CANÔNICA DO ARCEBISPO METROPOLITA

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM chegou a São Cristóvão dia 20 de janeiro à tarde e hospedou-se no Colégio Saint Joseph da Congregação das Irmãs de São José.

Dia 21 de janeiro – quinta-feira, com início às 19:30, reunida em grande número, a comunidade recebeu calorosamente o Arcebispo Metropolita numa cerimônia realizada em frente à igreja. Após uma canção religiosa entoada em ucraniano, o jovem Marcio Kocan, Presidente-executivo, fez uma saudação, desejando ao Metropolita “as bênçãos de Deus, boa saúde, força e inspiração para continuar o ministério pastoral tão zeloso e frutífero para o bem da Santa Igreja e do povo ucraniano. Que o Senhor Misericordioso generosamente conceda-lhe todas as graças necessárias, fortalecendo e inspirando-o a exercer a sua missão na vinha de Cristo”. Em seguida, o casal Crispim Bartoski e Ines Golanosvski saudou-o com pão e sal. Falando em ucraniano, a Sra. Lubina Tarachuk saudou Dom Volodemer e lhe agradeceu pela sua presença. “Queremos que, sob seus cuidados espirituais, a nossa comunidade se desenvolva e se fortaleça sempre mais”, finalizou Lubina. A menina Andreia Kocan, irmã de Marcio, entregou ao Arcebispo um buquê de flores, simbolizando o amor da comunidade. O Pe. Ricardo Mazurek Ternovski destacou que a Visita Canônica, além de sua finalidade principal de propiciar um conhecimento mais profundo da comunidade, objetiva também a preparação para a criação da paróquia.

Adentrando a enorme igreja, foram lidas as intenções pela Ir. Clara Tarastchuk, ISJ e deu-se início à Divina Liturgia, que foi toda cantada. Em sua homilia, o Metropolita falou sobre os objetivos da Visita Canônica, enfatizando o resgate da história, e falou sobre a misericórdia a partir de 1Jo 4,7-16 e Mt 5,1-11.

Numa das salas de catequese, às 21 horas, Dom Volodemer teve uma reunião com o Conselho Administrativo Paroquial. O Presidente-executivo Marcio Kocan fez um longo depoimento sobre seu trabalho à frente do CAP e relatou muitos detalhes sobre a situação administrativa da comunidade.

Dia 22 de janeiro – sexta-feira, às 18:30, houve um encontro com os membros do Apostolado da Oração. Às 19:45, foi dado início à Divina Liturgia, em ucraniano e recitada. Prosseguindo o tema da misericórdia, a homilia foi uma reflexão sobre os textos de Jo 13,31-35 e Fl 2,5-11: novo mandamento e quenose de Cristo.

Dia 23 de janeiro – sábado, às 10 horas, houve uma reunião com os catequistas e com a equipe de apoio à catequese, que complementaram as informações sobre o trabalho catequético na comunidade. Antes do almoço aconteceu ainda um encontro com o grupo do Movimento Eucarístico Jovem.

Às 15 horas, a Equipe do Cinquentenário, que tem por objetivo preparar as celebrações dos 50 Anos de Fundação da Comunidade e criação da nova Paróquia, reuniu-se para apresentar ao Arcebispo Metropolita os elementos dessas festividades. A equipe é constituída pelas seguintes pessoas: Ir. Marta Anatólia Marinhak, ISJ, Tatiana Gewehr Trindade, Fernanda Pelepek, Rodrigo Balaban Zbytkowski, Juliano Kocan, Marcos Aurélio Balaban, Jhonatan Olinek, Mario Celso Hlatchuk. Até o presente momento os seguintes pontos já foram debatidos e deliberados: celebração de tríduo com a presença de sacerdotes especialmente convidados; no sábado, dia 30 de abril, haverá o início da Maivka e encontro das capelinhas; domingo, dia 1º de maio: de madrugada, haverá alvorada festiva; de manhã, às 9 horas, será celebrada a Divina Liturgia solene pontifical, com a leitura dos decretos de criação da nova Paróquia e da nomeação do primeiro Pároco e em seguida a sua posse; no final da celebração litúrgica: um líder da comunidade fará a acolhida ao Pároco e ele dará sua palavra como Pároco; a seguir, haverá o almoço festivo e apresentações culturais, como exposição histórica, cantos populares e danças folclóricas ucranianas e diversões.

Os dirigentes do Grupo Folclórico Ucraniano Fialka também agendaram um encontro com Dom Volodemer e comentaram seus trabalhos e projetos. Após a reunião, o grupo infanto-juvenil apresentou uma dança ao Metropolita.

Encerrando o programa dos encontros e reuniões, Dom Volodemer conversou ainda com os representantes do Grupo de Jovens JUSTRI – Juventude Ucraniana da Santíssima Trindade.

Às 19:30, foi celebrada a Divina Liturgia, cantada e transmitida pela Rádio Educadora. Continuando a temática da misericórdia, o Arcebispo Metropolita comentou os textos de Jo 15,1-17 e Tg 2,13-24: o ramo que não produz frutos é cortado e queimado, a fé sem obras de amor é morta.

Durante esses dias, o Arcebispo Metropolita visitou as seguintes famílias: 1) Família Antônio Wladika e Isidora Wodonos Wladika, 2) Família Emílio Dobkouski e Maria Madalena Gruchoski Dobkouski, 3) Família João Kocan e Edicleia Sandak Kocan, 4) Família Agostinho Prochera e Olga Wodonos Prochera, 5) Família Miguel Jarentchuk e Maria Lemich Jarentchuk, 6) Lídia Parastchuk – revnetlhka, 7) Família de Joana Hrycyk, 8) Família José Javoriski e Mélia Hneda Javoriski, 9) Família Paulo Tarachuk e Lubina Procheira Tarachuk, 10) Família José Snezak e Ana Bahniuk Snezak, 11) Família José Iltchechen e Rosalina Oleksechen Iltchechen.

Dia 24 de janeiro – domingo, às 10 horas, foi dado início à Divina Liturgia Pontifical de encerramento da Visita Canônica. O Diácono João Basniak veio de Mallet e prestou os serviços litúrgicos de sua competência. A cantoria ficou por conta do coral local dirigido pela Ir. Eleutéria Karolus, ISJ. Em sua homilia conclusiva, o Arcebispo Metropolita reconheceu que a comunidade de São Cristóvão tem a infraestrutura física e os recursos humanos necessários para formar uma paróquia. A parábola do filho pródigo de São Lucas capítulo 15,11-32 e o texto de primeira carta de São Paulo aos Coríntios capítulo 6,12-20 serviram muito bem para fazer uma pregação vigorosa sobre a conversão e a misericórdia.

Após a celebração, a comunidade entregou a Dom Volodemer mais um presente e o Pe. Ricardo fez os agradecimentos finais. Após a sessão de fotos, o Metropolita preparou sua mala de paramentos e ainda dedicou quase uma hora para a verificação dos livros documentais da comunidade.

O almoço de confraternização foi na chácara do Sr. Metelski, que fica à beira da rodovia de saída de União da Vitória. Membros do Conselho Administrativo Paroquial e as Irmãs de São José Eleutéria Karolus, Marta Anatólia Marinhak e Clara Tarastchuk participaram do almoço.

FOTOS: Edina Kocan e Metropolia
1. Igreja Santíssima Trindade
2. Iconóstase
3. Presidente-executivo Marcio Kocan e o casal Crispim Bartoski e Ines Golanosvski saúdam o Metropolita com pão e sal
4. Sra. Lubina Tarachuk e Andreia Kocan recepcionam o Metropolita com um buquê de flores
5. Pe. Ricardo Mazurek Ternovski dá as boas-vindas
6. Reunião com o Conselho Administrativo Paroquial
7. Encontro com um grupo do Apostolado da Oração
8. Lidia Parastchuk, atual revnetelhka, e Sra. Lubina Tarachuk, ex-revnetelhka do Apostolado da Oração
9. Catequistas, auxiliares e Equipe de Apoio à Catequese
10. Grupo do Movimento Eucarístico Jovem
11. Equipe do Cinquentenário
12. Equipe de dirigentes do Grupo Fialka
13. Grupo infanto-juvenil Fialka
14. Representantes do grupo de jovens JUSTRI
15. Início da Divina Liturgia pontifical de encerramento da Visita Canônica
16. Arcebispo Metropolita profere a homilia
17. Coral sob a regência da Ir. Eleutéria Karolus, ISJ
18. Lideranças da comunidade de São Cristóvão
19. Conselho Administrativo Paroquial em confraternização com o Metropolita
20. Família Antônio Wladika e Isidora Wodonos Wladika
21. Família Emílio Dobkouski e Maria Madalena Gruchoski Dobkouski
22. Família João Kocan e Edicleia Sandak Kocan
23. Família Agostinho Prochera e Olga Wodonos Prochera
24. Família Miguel Jarentchuk e Maria Lemich Jarentchuk
25. Lídia Parastchuk – Revnetlhka
26. Família de Joana Hrycyk
27. Família José Javoriski e Mélia Hneda Javoriski
28. Família Paulo Tarachuk e Lubina Procheira Tarachuk
29. Família José Snezak e Ana Bahniuk Snezak
30. Família José Iltchechen e Rosalina Oleksechen Iltchechen