Colônia Ruthes festeja Padroeira

Tendo agenda livre, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch aceitou o convite para celebrar na Colônia Ruthes, Município de Santa Terezinha, comunidade pertencente à Paróquia Sagrada Família com sede em Iracema (Iraputã), Município de Itaiópolis, por ocasião da festa da sua Padroeira Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Sábado, dia 12 de outubro de 2019, às 08h15min, o Vigário Paroquial Pe. José Novossad, OSBM, que atende pastoralmente a comunidade ucraniana de Colônia Ruthes, levou o Metropolita até a localidade.

Pelo caminho, descendo a serra, ele presenciou uma longa procissão de fiéis devotos a pé, de carro, seguindo um carro de som que tocava canções a Nossa Senhora. A concentração aconteceu às margens do Rio Itajaí, onde se encontra uma gruta de Nossa Senhora Aparecida, diante da qual ardia uma infinidade de velas. Dezenas de carros já estavam estacionados, mesmo que o local não tem estrutura adequada para isso. Ali os fiéis se reuniam para fazer suas orações de agradecimento e de pedido e onde foram realizadas várias orações públicas. Segundo informações do Pe. José, a concentração continuaria até o final do dia. Cada família ou peregrino deveria trazer suas refeições ou adquiri-las de vendedores ambulantes.

Chegando à Colônia Ruthes, o Metropolita admirou outra belíssima manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da igreja e comunidade local. Desde a fundação da comunidade e início da construção da igreja, por volta de 1994-1995, todo ano é realizada uma procissão que vai da igreja latina até a igreja ucraniana (menos de um quilômetro). A festividade é precedida pela Novena a Nossa Senhora Aparecida na igreja ucraniana, sendo que, no dia anterior à festa, a imagem é levada para a igreja latina e ali reza a última, nona novena. No dia da festa, mais ou menos meia hora antes da celebração da Divina Liturgia, os fiéis partem da igreja latina em direção à igreja ucraniana levando a imagem da santa, que é colocada num pedestal próprio em forma de canoa. Em fila, os devotos vinham tocar a santa Imagem. Os cantos e os rituais previstos para a procissão foram dirigidos pela Catequista Sra. Andrieli Bossi Okopnik, muito querida pelos catequizandos e pela comunidade. Lidas as intenções, as respectivas anotações foram ali devotamente depositadas.

A Divina Liturgia começou pouco depois das 10 horas, presidida pelo Metropolita e concelebrada pelo Pe. José Novossad, OSBM. Foi alegremente cantada em ucraniano pelos cantores da vizinha comunidade de Colorado, sob a direção da Catequista Maria Celina Savitski. A Prefeita do Município de Santa Terezinha Valquíria Schwartz marcou sua presença, participando da procissão e da Divina Liturgia. As Irmãs Servas de Maria Imaculada rezaram com o povo. Festeiros de outras localidades como Itaiópolis, Papanduva, Mafra e São Bento, vieram prestigiar o evento, motivados também pela oportunidade de encontrar seus parentes, que continuam morando na região, a maioria sobrevivendo da fumicultura.

Em sua homilia, Dom Volodemer manifestou sua admiração pela manifestação de devoção a Nossa Senhora Aparecida e lembrou alguns aspectos da fundação da comunidade e construção da igreja, que possuem um foco bem claro: a pequeníssima e fragmentada imagem de Nossa Senhora Aparecida encontrada por um dos fundadores, Sr. Nicolau Korinhoski, que sempre é colocada no sacrário, junto à pequena cruz. O pregador ressaltou a simplicidade com que Deus se comunica com o ser humano e a possibilidade bem acessível deste em chegar a Deus e receber graças por meio de sinais, especialmente por meio das conhecidas aparições de Nossa Senhora, como em Aparecida, Guadalupe, Fátima e Lourdes. Continuando sua pregação, o Metropolita comentou uma frase do Papa Francisco, em que apresenta o profundo significado de Maria Santíssima para a vivência do Evangelho e para a Igreja, porque Maria é aquela que sempre está mostrando o caminho do Senhor, leva ao verdadeiro discipulado e está sempre pronta para ajudar os necessitados: “A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da mãe e pede: ‘Mostrai-nos Jesus’. É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado” (Papa Francisco).

Após a celebração litúrgica, o Vigário Paroquial Pe. José fez os anúncios paroquiais, agradeceu ao Metropolita e a todos pela presença. Em seguida, os dois celebrantes abençoaram especialmente as crianças pelo seu dia, os doentes, as chaves dos carros, objetos religiosos e também as lavouras e maquinários.

Em companhia do Pe. José, das Irmãs e alguns membros do Conselho Administrativo Paroquial, Dom Volodemer almoçou no centro de eventos da comunidade. Há um ano e dois meses foi levantado um enorme pavilhão de 600 metros quadrados. O atual Presidente-Executivo Sr. Teodósio Vaselkoski, com a arrecadação desta festa, pretende fechar pelo menos uma parte do pavilhão, oferecendo mais conforto e segurança aos festeiros.

A festa popular estava sendo animada pelo grupo musical Expressão de Itaiópolis, com tarde dançante, sorteio de prêmios e ainda bingo e rodinha da fortuna no programa. O dia ensolarado favoreceu uma bela celebração religiosa e diversão popular.

Nossa Senhora Aparecida, abençoa sempre a Comunidade de Colônia Ruthes!

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos: Catequista Andrieli Bossi Okopnik