Colônia Becker tem sua igreja

O dia 14 de agosto de 2022, segundo domingo do mês – Dia dos Pais, foi um dia festivo e celebrativo para a pequena comunidade católica de rito ucraniano da Colônia Becker, constituída por apenas 30 famílias, Paróquia de Iracema, Município de Itaiópolis, Estado de Santa Catarina: dignou-se de presenciar e vivenciar a bênção e inauguração da igreja Assunção de Nossa Senhora, tendo-a como Padroeira, cuja festa se celebra amanhã. Mas, numa ocasião tão importante, toda a celebração litúrgica, a começar pelos paramentos azuis, focalizou a “Dormição-Uspinha” da Theotokos – Mãe de Deus. E o tempo colaborou: desde as primeiras horas do dia, o sol lançou seus raios sobre a colina onde foi construído o templo e sobre as belas paisagens dos arredores. O clima espiritual era de gratidão, louvor e alegria.

Mais ou menos às 09:30, os celebrantes já paramentados, com os acólitos e auxiliares, saíram pelo lado direito a partir da sacristia até a entrada da igreja. O povo cantou a canção a Nossa Senhora “Pid tviy pokrov”. O Pároco Emerson Sérgio Spack, OSBM fez a acolhida de todos os presentes. A Sra. Judite Delinski Barabax saudou o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch com pão e sal e as meninas Catequizandas, juntamente com os adolescentes Giselhi Busko, Andressa Zap, Aline Zap, Luiza Zap, Helena Vitória Busko, Alan Vinicius Zap e Pedro Leonardo Dias Leite, lhe entregaram um vaso de flores. Todo o pessoal da recepção estava de trajes típicos ucranianos. Tudo muito bonito!

A Catequista e Vice-Secretária Sra. Jessica Zap Busko fez um belo discurso, fazendo a recepção ao Metropolita, transmitindo os sentimentos da Comunidade neste momento solene e histórico. Mencionando o dia da bênção da pedra fundamental, celebrada no dia 18 de agosto de 2019, ela lembrou os anseios da comunidade que queria uma igreja para seus encontros e celebrações e não mais a escolinha. Mas a comunidade teve de enfrentar também algumas resistências: “Muito suor, sacrifício e até mesmo discordâncias existiram, mas a luta continuou”, disse Jessica. As dificuldades foram enormes, a escassez de recursos foi agravada pela pandemia do Covid-19, mas a comunidade não desanimou. Jessica afirmou com todas as letras: “Mas nós não desistimos. A cada celebração, colocávamos nossas preces a Deus, pela intercessão da Virgem Maria, e com o incentivo do nosso padre, fomos adiante”. Lutando pelo objetivo, a comunidade obteve muita ajuda, até mesmo de pessoas não conhecidas. Há exatamente um ano, o Pe. Emerson desafiou a Comunidade com uma proposta, a de inaugurar a igreja no dia 14 de agosto de 2022. Jessica concluiu seu discurso: “Olhos arregalados, suspense, dúvidas, mas nos comprometemos e hoje estamos aqui reunidos em Comunidade e, diante de Vossa Excelência, pedimos a Vossa Bênção a todos nós e que abençoe a nova igreja Assunção de Nossa Senhora!”

Dom Volodemer, então, iniciou o rito da bênção da parte externa da igreja. Primeiramente, ao redor da igreja, se fez a aspersão com água benta. Depois, houve o descerramento da placa comemorativa e o desatamento da fita com a participação das autoridades presentes: Prefeito de Itaiópolis Sr. Mozart José Myczkowski, Vereador de Itaiópolis Adriano Cembalista representando também o Deputado Federal Darci de Matos, Prefeito de Papanduva Luiz Henrique Saliba e Vice Prefeito de Papanduva João Jaime Iankoski. Finalmente, o Metropolita procedeu a abertura solene da porta da igreja e nela ingressou com os celebrantes e todo o povo, fazendo a aspersão na parte interna.

O rito final da bênção da igreja se realizou com a unção dos sete pontos principais das paredes internas. Em cada ponto se encontrava um símbolo sacramental, segurado por pessoas escolhidas pelo Arcebispo Metropolita. Isso representa o significado da Igreja, que administra os Sacramentos, e fundamenta a vida espiritual e moral de seus fiéis.

Após a leitura das intenções pelo Ir. Jonas Chupel, OSBM, que veio de Prudentópolis,  foi dado início à celebração da Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita e concelebrada pelo Pe. Sérgio Baran Ivankio, OSBM – Superior do Mosteiro de Iracema, Pe. Emerson Sérgio Spack, OSBM – Pároco, Pe. Bonifácio Zaluski, OSBM – Vigário paroquial em Pitanga, Pe. Antônio Lachovicz, OSBM – Vigário paroquial em Iracema, Pe. Marciano Pensak, OSBM – Presbítero emérito residente no Mosteiro de Iracema, Pe. Dionir Romaniv – do rito latino e trabalhando em Brusque. O Pe. Leomar Bucouski, OSBM – Vigário paroquial de Iracema exerceu a função litúrgica de diácono. No final da celebração chegou o Pe. Everaldo Antonio – Pároco Paróquia São Sebastião em Papanduva.

A solenidade contou com a nobre presença das Irmãs Servas de Maria Imaculada Lucia Krominski e Ir. Roberta Badelhuk, vindas de Papanduva, e Irmã Uliana Brecailo, de Iracema, que nos dias anteriores estava ajudando intensamente nos preparativos. O coral da igreja matriz de Mafra, juntamente com alguns membros da Comunidade Ucraniana Santo Antônio de Papanduva, dirigido pelo Sr. Marcos Aurélio Barão, abrilhantou a celebração litúrgica. Os Seminaristas João Paulo Vitorino e João Paulo Konopaski do Seminário maior São Basilio Magno de Curitiba serviram de acólitos e Francisco Hupalo dirigiu o serviço do preparo e alcance do incenso. Ir. Jonas ajudou nos cantos. Muita gente vinda de diversas localidades tornaram a festividade muito mais completa, bonita e alegre.

Antes da bênção final, o Pároco leu a ata da bênção e inauguração da nova igreja. Imediatamente, a ata foi assinada pelas autoridades eclesiásticas e depois da celebração por outras autoridades e povo em geral.

Toda a Metropolia e a Paróquia de Iracema admiram e reconhecem o grande esforço dos membros do atual Conselho Administrativo Paroquial da Colônia Becker, tendo à frente o incentivador Pároco Emerson, que trabalharam exemplarmente para que “a cada tijolo colocado, cada parede erguida, o nosso sonho se tornasse realidade” (discurso da Jessica): um belo templo consagrado à Assunção de Nossa Senhora. São eles: Presidente: Pe. Emerson Sergio Spack, OSBM; Presidente-Executivo: Sr. Marcos Busko; Vice-Presidente Executivo: Pedro Barabax; Tesoureiro: João Miketiuk; Vice-Tesoureiro: Arildo Zap; Secretária: Sirley Miketiuk; Vice-Secretária: Jessica Zap Busko. Todos merecem calorosos parabéns!

Esse reconhecimento ficou bem evidenciado nas falas após a cantoria dos “Mnohaia lita”. Agradecido e contente, o Pároco falou emocionado sobre a bela conquista e o Metropolita elogiou sua capacidade motivadora. Ainda tomaram a palavra as seguintes pessoas: o Presidente-Executivo Sr. Marcos Busko, a Sra. Judite Delinski Barabax – Esposa do Vice-Presidente Pedro Barabax.

Os convidados especiais participaram do almoço de confraternização, servido no centro de eventos da Comunidade. O povão em geral festejou até o entardecer, curtindo a beleza natural montanhosa da localidade, o sol brilhante e a temperatura agradável, mas também colaborando e levando um belo testemunho para casa de uma Comunidade pequena, mas forte pela fé, união, trabalho, amor e dedicação à Igreja.

Parabéns! Que Nossa Senhora da Assunção abençoe a todos!

Secretariado Metropolitano