Celebrações do Padroeiro e das datas jubilares

Celebrando os 130 Anos da Imigração Ucraniana no Brasil, 50 anos da criação da Eparquia São João Batista, já há vários anos elevada ao status canônico de Metropolia, e 40 Anos de Fundação do Grupo Folclórico Poltava, entre os dias 16 a 24 de junho, aconteceu a celebração da Novena ao Padroeiro São João Batista e, no dia 19 de junho, após a Divina Liturgia e Novena, às 18 horas, foi ao ar por meio das redes sociais a live de abertura dessas comemorações, com início às 20 horas.

A presente matéria relata esse evento em três seções: 1. Motivação; 2. Celebrações em honra ao Padroeiro; 3. Live: 3.1. Canções; 3.2. História; 3.3. Mensagens; 3.4. Solidariedade às vítimas do Covid-19; 3.5. Anúncios e agradecimentos; 3.6. Encerramento

1. MOTIVAÇÃO

Este ano de 2021 é um Ano Jubilar, atípico, em que o mundo continua a vivenciar o terrível drama da pandemia do coronavírus, o Covid-19. As datas jubilares são as seguintes: 130 Anos da Imigração Ucraniana no Brasil, 50 anos da criação da Eparquia São João Batista, já há vários anos elevada ao status de Metropolia, e 40 Anos de Fundação do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava. E ainda temos a data dos 30 anos de Independência da Ucrânia.

A Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, considerando a morosidade da vacinação contra o Covid-19, preocupada com a incerteza em relação ao tempo tão sonhado em que se possa ficar mais protegidos e tranquilos, visando o objetivo de conscientizar os fiéis e fazer algo celebrativo para não deixar tudo para o final do ano, decidiu organizar uma live de abertura das comemorações jubilares, dentro das celebrações do Padroeiro São João Batista.

2. CELEBRAÇÕES EM HONRA AO PADROEIRO

As celebrações em honra ao Padroeiro da Metropolia e da Arquicatedral São João Batista aconteceram entre os dias 16 e 24 de junho, refletindo sobre a Igreja em seus aspectos históricos e espirituais.

Os temas dos quatro primeiros dias (16-19) foram sobre a História da Igreja, começando com uma abordagem geral, seguindo a história na Ucrânia. A história da nossa Igreja no Brasil foi dividida em duas partes: a primeira – até a criação da Eparquia e a segunda – da Eparquia em diante.

O objetivo da abordagem histórica foi para situar-se na nossa história eclesiástica a fim de dar uma noção geral, fazer uma introdução aos temas posteriores, que trataram da natureza da Igreja, e também para dar embasamento para a parte histórica da live, que focalizou a figura dos dois primeiros Eparcas Dom José e Dom Efraim e a atuação do Grupo Poltava.

Por tratar da história, os temas foram apresentados antes ou no final da Divina Liturgia, ou durante o “Moleben” ao Padroeiro.

Os temas dos dias seguintes (20-24) abordaram a natureza da Igreja, visando aprofundar um pouco a natureza e a vivência espiritual: Corpo místico de Cristo, Igreja una, Igreja santa, Igreja católica, Igreja apostólica, e foram desenvolvidos como homilias, sendo proferidas após a proclamação do Evangelho.

Com seus celebrantes e temas, as celebrações seguiram o seguinte roteiro:

16 de junho – 19:00: tema: História da Igreja em geral – Pe. Teodoro Hanicz, OSBM

17 de junho – 19:00: tema: História da Igreja na Ucrânia – Pe. Basilio Koubetch

18 de junho – 19:00: tema: História da Igreja Católica Ucraniana no Brasil até a criação da Eparquia – Pe. Elias Marinhuk, OSBM

19 de junho – 18:00: tema: História da Igreja Católica Ucraniana no Brasil a partir da criação da Eparquia – Pe. Edson Ternoski

20 de junho – 09:30: tema: Igreja – Corpo Místico de Cristo – Dom Volodemer

21 de junho – 19:00: tema: Igreja – Una – Pe. Edison Luis Boiko

22 de junho – 19:00: tema: Igreja – Santa – Pe. Eufrem Krefer, OSBM

23 de junho – 19:00: tema: Igreja – Católica – Pe. Neomir Doopiat Gasperin

24 de junho – 19:00: tema: Igreja – Apostólica – Pe. Joaquim Sedorowicz

3. LIVE

Com duração de quase duas horas, a live aconteceu sábado, dia 19, às 20 horas, no espaço do refeitório da sede metropolitana. Respeitando as normas sanitárias de evitar a aglomeração, a live foi ao ar num formato híbrido, ou seja: uma parte com os participantes presentes na sede da Metropolia, e outra – virtualmente, com participações pré-gravadas. A programação foi complexa e pode ser apresentada nos seguintes elementos:

3.1. Canções

Os Seminaristas do Seminário Maior São Josafat, sob a regência do Maestro da Orquestra e Coral Poltava cantaram três canções: “Най радіє світ цілий”, “Слава навіки Богу” e o “Hino ao povo ucraniano”, composto para a ocasião por Dom Volodemer. A primeira canção abriu a live e o hino a encerrou.

Para tornar a live mais viva, colorida e alegre, os organizadores contaram com a presença de uma parte dos integrantes da Capela de Bandurristas Fialka. Estavam presentes os seguintes integrantes: Manuela Barão Szczypa, Mariana Barão Szczypa e os bandurristas da Capela de Bandurristas Fialka Andressa Hupalo, Maria Eduarda Bordun Bertoldi, Monique Benoski e Rodrigo Herman. Eles tocaram e cantaram duas canções populares ucranianas: “О Україно” e “Мої ясини”.

3.2. História

Em vídeos pré-gravados, falaram: Pe. Elias Marinhuk, OSBM, Pe. Domingos Starepravo, OSBM e Carlos Valdir Henze Junior.

O Pe. Elias falou sobre a figura do primeiro Bispo católico ucraniano no Brasil – Dom José Romão Martenetz, de elevada espiritualidade, que faleceu em odor de santidade.

O Pe. Domingos apresentou os principais fatos da vida e realizações de Dom Efraim Basílio Krevey, que foi o segundo Eparca. Ele se destacou como grande líder eclesiástico, muito social, de caráter empreendedor, que nos deixou tanta coisa boa.

Carlos é o atual Presidente do Grupo Folclórico Poltava. Ele falou sobre os 40 anos de atividades artísticas vibrantes do Grupo Poltava e, em seguida, foi projetada a dança “Previt”, executada no Teatro Guaíra, em 2019, durante o 58º Festival Folclórico de Etnias do Paraná.

3.3. Mensagens

Como Coordenador da Pastoral da Cultura, recentemente criada, primeiramente falou o Diácono Romeu Smach, que vinha projetando um evento muito mais solene, com a participação de pelo menos alguns integrantes do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava e de boa parte dos paroquianos, mas isso não foi possível por causa da pandemia do Covid-19, que continua atrapalhando a vida de todos.

Todos os chefes dos Institutos de Vida Consagrada presentes no Brasil, em formato de vídeo pré-gravado, deram suas mensagens: Diretora Geral do Instituto Secular Nadir Vozivoda; Superioras Provinciais: Irmã Lúcia Hulhak, ISJ, Irmã Maria Dmetriv, OSBM, Irmã Deonísia Diadio, SMI; Superior Provincial da Província Basiliana – Padre Antônio Zubek, OSBM; Superiora Geral das Irmãs de Sant’Ana – Irmã Aquelina Pelek, ICSA.

O apresentador Pe. Samoel Hupolo destacou a importância dos Institutos de Vida Consagrada, que “prestaram e prestam inestimável serviço apostólico, de evangelização, educação e assistência hospitalar e social entre os ucranianos católicos aqui no Brasil. Sem a presença deles, nossa Igreja não seria o que é atualmente”.

Nossas famílias, em suas comunidades e paróquias, foram verdadeiros celeiros vocacionais; e, assim, nossa Metropolia foi berço de muitas vocações à vida consagrada e sacerdotal, dentre os quais alguns foram eleitos bispos. Desta feita, Dom Meron Mazur – Eparca da nova Eparquia de Prudentópolis, Dom Daniel Kozlinski – Eparca na Argentina, e Dom Dionísio Lachovicz, em vídeos pré-gravados, nos transmitiram suas saudações.

“Nossa história eclesiástica é longa e ela continua e se renova”, disse o apresentador e introduziu a fala de Dom Volodemer Koubetch. Ele assumiu a Eparquia São João Batista como terceiro Eparca no início de 2007. Na metade de 2014, foi criada a Eparquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com sede em Prudentópolis, e assim a antiga Eparquia, com sede em Curitiba, foi elevada ao status canônico de Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, tendo como seu primeiro Metropolita Dom Volodemer, cujas palavras ficam aqui registradas.

Слава Ісусу Христу!

Caríssimos Irmãos e Irmãs em Cristo!

A história é lembrança, é passado que continua na vida presente e se projeta para o futuro. A história é mestra da vida. Por isso, precisamos valorizar os nossos antepassados, pioneiros e batalhadores que construíram a nossa história.

Diante desses maravilhosos personagens, nossa homenagem e nossas atitudes devem ser de:

– Louvor e gratidão a Deus pelas maravilhas que aconteceram no decorrer da nossa história.

– Responsabilidade em administrar os bens e valores herdados.

– Sabedoria divina e humana em superar os inúmeros e muitas vezes assustadores desafios; desafios que os nossos antepassados tiveram no passado e nós agora temos no presente e teremos no futuro.

– Fé, esperança e amor ao olhar para o futuro. Essas três forças jamais poderão enfraquecer, porque sem elas não haverá vida.

– União de todos para caminharmos juntos na construção do Reino e de um mundo melhor por meio da Igreja una, santa, católica e apostólica.

Minha homenagem muito especial ao povo ucraniano continua e se completa no hino composto para este ano jubilar.

Muito esperada foi a mensagem do nosso Arcebispo Maior Dom Sviatoslav Shevchuk. “Mesmo distante fisicamente, nosso chefe maior e pai espiritual – Arcebispo Maior Dom Sviatoslav se mantém espiritualmente ligado a nós, principalmente neste ano jubilar”, anunciou o apresentador. Suas palavras de reconhecimento e encorajamento foram traduzidas para o português e podem ser verificadas a seguir.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Este ano, em nosso glorioso Brasil, comemoram-se três grandes jubileus: 130 Anos da Imigração Ucraniana no Brasil, 50 Anos da Eparquia São João Batista e 40 Anos do Grupo Folclórico Poltava.

Estes jubileus falam sobre um tempo muito intenso: espiritual, nacional-cultural e histórico, que nós todos juntos temos vivido durante esses anos. Falam sobre os nossos predecessores, sobre os primeiros imigrantes ucranianos no Brasil, os quais, superando dificuldades extremas, trouxeram a essa terra a cultura, o idioma, os costumes, mas principalmente a fé viva da nossa Igreja.

Portanto, permitam-me hoje saudar-vos cordialmente todos vocês por ocasião desta solenidade daqui da Basílica patriarcal da Ressurreição do Senhor de Kiev.

Hoje, com vocês, celebra e se alegra toda a comunidade ucraniana em diversos países do globo terrestre. Com vocês, alegra-se Kiev e a Ucrânia; com vocês, alegra-se a vossa Mãe – a Igreja Greco-Católica Ucraniana.

Nós, hoje, rezamos para que Deus abençoe a nossa comunidade, a nossa Igreja no Brasil. Rezamos para que essas condições fora do comum nas quais vocês hoje celebram – dessa nova doença do coronavírus – passem rapidamente. E nossa Igreja, nosso povo de Deus no Brasil, possa respirar livremente, estar pleno do Espírito Santo, e, assim continuar construindo sua vida social e eclesial nesse país.

Cumprimento a todos vocês, celebramos junto com vocês, rezamos junto com vocês, e enviamos a todos vocês a nossa saudação cristã e a bênção de Deus.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

3.4. Solidariedade às vítimas do Covid-19

Em sintonia com a ação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que pediu orações pelas 500.000 vítimas da pandemia e condolências a seus familiares e amigos, também a Metropolia Católica Ucraniana São João Batista lamentou esse número tão assustador e trágico alcançado exatamente no dia de hoje, rezou pelos falecidos e se solidarizou com todas as famílias que perderam seus entes queridos por conta da pandemia.

Em oração e solidariedade, se fez um minuto de silêncio e foi entoado o вічная пам’ять.

 3.5. Anúncios e agradecimentos

Com seu jeito simples, espontâneo e alegre, o jovem sacerdote Samoel Hupolo fez o papel de apresentador. Em nome da Metropolia, que organizou a live e as novenas, ele citou algumas obras concretizadas, anunciou outras tantas a serem realizadas por ocasião das datas jubilares deste ano e fez agradecimentos a todos que colaboraram para o ótimo andamento deste evento celebrativo.

Além dos grupos e pessoas já lembrados nesta matéria, a Metropolia agradeceu à PASCOM metropolitana, especialmente ao Coordenador Pe. Michael Barbusa e ao fotógrafo Sr. Juvino Grosko, que fotografou e editou os vídeos apresentados.

Especial agradecimento foi dirigido ao Studio W de Mallet, dirigido pelo Sr. Valdir Vladyka, que trabalha com sua família, pela profissional e bela transmissão do evento.

Agradecimento ao Sr. Pedro Valmor Nogas – Presidente-Executivo do Conselho Administrativo Paroquial da nova Paróquia de Marcelino e seu sobrinho Igor pela ajuda na operação das câmeras durante a live.

As vizinhas Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, Lubina e Cida, junto com o Pe. Joaquim e os Seminaristas, se empenharam na preparação do cenário da live e nos demais serviços. Merecem um enorme “obrigado”.

Agradecendo a todos que nos acompanharam pelas redes sociais, o Pe. Samoel finalizou: “Vamos nos manter unidos em oração. A união faz a força. Juntos venceremos. Que Deus abençoe a todos!”

3.6. Encerramento

Encerrando a live, os Seminaristas entoaram o “Hino ao povo ucraniano”, composto por Dom Volodemer e ensaiado pelo Maestro da Orquestra e Coral Poltava – Igor Kovaliuk a quem foi prestada estima e gratidão. O hino lembra a saga do povo ucraniano, que deixou a sofrida Pátria – Ucrânia em busca de uma vida melhor no sul do Brasil, mas acabou passando por momentos difíceis; nunca, porém, perdendo a fé e seus valores religiosos e culturais das suas raízes; sempre caminhando em frente, com muita determinação e coragem. Obtendo vitórias e conquistas, tanto no plano humano e social, como no plano espiritual e eclesial, dignou-se de ter sua comunidade católica elevada ao status de Eparquia, agora Metropolia.

Da Pátria-Mãe: a Ucrânia – Galícia, Ternopil…

Benditas mães e avós, nossos pais, bisavôs

Partiram sonhando com vida e dias melhores,

Gente de fé e coragem os mares cruzou.

Povo guerreiro, da lida, trabalho, valor,

Nosso louvor, muita paz, gratidão e amor!

Lá, no passado, ficaram os elos e lares,

Muitas saudades, lembranças que dói coração,

Mas um só destino de outro caminho se vale,

Na Providência de Deus, chegou salvo e são.

Povo guerreiro …

Nova estada – promessas de muitas farturas…

Selvas do Sul do Brasil – desbravou os sertões,

Batalhou e sofreu os momentos das lutas, agruras,

Plantou sementes, porvir, alçou novos rincões.

Povo guerreiro …

Em novos solos, a vida brotou abundante,

Lares, moradas e templos legais construiu,

Lindas aventuras – histórias viveu sempre avante,

De alma nobre, eternas proezas foi mil.

Povo guerreiro …

Consolidado na fé, nas profundas raízes,

Comunidades, paróquias vivificou,

Fortaleza, virtudes, amor, que são atos felizes,

Bênção de Deus e da Sé: Eparquia fundou.

Povo guerreiro …

Cinquentenário: labutas, suor, caminhada,

Imigração secular – tradições preservou,

Fervor – devoção, unidade e fé alinhadas,

Fundamentou a Igreja do Cristo Senhor!

Povo guerreiro …

Ricas vivências marcaram a longa história,

Pela bravura, conquistas – saber que conduz

Ao futuro fausto e pleno viver que vigora,

Eternamente e forte que brilhe tal luz!

Povo guerreiro …

 

Secretariado Metropolitano