No domingo, 10 de agosto de 2025, a Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor, Ponta Grossa, viveu um dia de muitas comemorações. Reuniram-se os membros da comunidade, sacerdotes e religiosas para celebrar o dia do Nosso Padroeiro – Cristo Transfigurado e receber a Indulgência Plenária por ocasião do Ano Santo. Em especial, homenageamos os sacerdotes jubilandos Pe. Maurício Popadiuk, OSBM – Vice Superior Geral da Ordem Basiliana de São Josafat, vindo de Roma, e Pe. Eufrem Krefer, OSBM – Pároco local. Além de felicitarmos os pais presentes na comunidade pela passagem do dia dos pais. Em uma celebração tão especial, convidamos o Coral da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Martim Afonso, Curitiba, que engrandeceu a Divina Liturgia com seus dons e vozes, elevando nossas orações.
Antes da celebração, os coralistas foram recepcionados com um delicioso café da manhã no salão paroquial para em seguida posicionarem-se em seus lugares para a celebração da Divina Liturgia. Com início às 9h, ao serem abertas as portas da iconóstase por Sua Excelência Reverendíssima Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, o coral entoou uma bela canção introdutória “Otvoritsia tsarski vorota”. Na sequência, o atual Coordenador do Conselho Administrativo Paroquial, José Miguel Bardal, fez um discurso de boas-vindas ao Arcebispo, aos sacerdotes jubilandos e aos sacerdotes concelebrantes, padres basilianos: Moacyr Leczuk – Pároco da Paróquia Nossa Auxiliadora de Curitiba, Jaime Fernando Valus – Vigário Paroquial da Paróquia São Josafat de Prudentópolis, Melecio Kraiczyi e Francisco Kochmanski – Vigários Paroquiais da Paróquia Transfiguração. As crianças da catequese, guiadas por seus catequistas, apresentaram um canto em ucraniano para recepcionar Dom Volodemer.
A Divina Liturgia foi presidida pelo Arcebispo e concelebrada pelos sacerdotes presentes. O canto litúrgico foi solenemente realizado pelo Coral da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Martim Afonso, sob a regência de Mário Tkatchuk.
Antes de iniciar sua homilia, Dom Volodemer relembrou as comemorações do mês de agosto, mês vocacional, além das festividades do Padroeiro e do Jubileu dos sacerdotes Maurício e Eufrem.
Desenvolvendo sua reflexão, o Metropolita disse que os dois textos da Liturgia de hoje focalizam o significado de Jesus Cristo para a Igreja e a vida cristã. A epístola do dia, 1Cor 3,9-17, transmite uma forte mensagem espiritual usando metáforas. Focando São Paulo como arquiteto, o texto nos faz refletir sobre como construir a nossa vida: com um fundamento sólido – Jesus Cristo e com material também sólido. Essa construção passará por provações e apenas quem resistir terá sua glória. Lembrando que a construção mais importante é a família, que deve ser resistente ao fogo, contando sempre com a presença do Espírito Santo.
Ao falar sobre o Evangelho, segundo o evangelista Mateus 14,22-34, Dom Volodemer refletiu sobre a pescaria dos apóstolos em alto mar, quando Jesus andou sob as águas e Pedro tentou acompanhá-lo. Em meio à tempestade, Pedro começou a afundar, pedindo socorro a Jesus, que o advertiu pela sua fraqueza na fé. Assim como Pedro, enfrentamos tempestades na vida; mas não podemos jamais esquecer que Jesus está sempre conosco, dirigindo a barca da nossa vida, sendo nosso mestre. Jesus está sempre presente no meio de nós e nos aconselhando. Ele é aquele que nos transforma, transfigura, santifica e nos salva; é a razão da nossa fé e existência. O Metropolita concluiu dizendo: “Que hoje seja uma oportunidade para que nos transfiguremos um pouco mais”.
Após a Divina Liturgia, foram feitas homenagens e agradecimentos a todos os presentes na celebração. Iniciou-se pela leitura da trajetória sacerdotal do jubilando Pe. Maurício Popadiuk, OSBM, que celebra 40 anos de sacerdócio, lida por Ana Carolina Schastai Bardal. Seguiu a leitura da trajetória sacerdotal do jubilando Pe. Eufrem Krefer, OSBM, celebrando 30 anos de sacerdócio, feita por Valdenice Schastai Bardal. Continuando com palavras de agradecimento e felicitações aos jubilandos e também reconhecimento da presença do Arcebispo Metropolita, dos padres concelebrantes, da comemoração ao nosso Padroeiro e ao dia dos pais, falaram a Zeladora do Apostolado da Oração – Isabel Swed Zavaski, a Presidente do Grupo de Jovens Ucranianos de Ponta Grossa – Ana Carolina Schastai Bardal, e o Coordenador do Conselho Administrativo Paroquial – José Miguel Bardal. Na sequência, entregaram presentes de recordação desta data especial aos celebrantes.
Ainda tivemos uma linda apresentação de todos os catequizandos para seus pais, iniciando com belas palavras lidas por Ana Beatriz Mayer, mejista, e seguida por canções em português e ucraniano, cantadas por cada nível da catequese em sinal de gratidão aos seus pais que os apoiam e mostram o exemplo a ser seguido com fé para ser Igreja viva. Nas palavras finais, Pe. Eufrem – Pároco da Paróquia Transfiguração, agradeceu por todas as homenagens e ressaltou a importância de cada momento da celebração daquele dia.
Para a benção final, após toda a preparação da nossa Paróquia com o tríduo nos dias 01, 02 e 03 de agosto, confissões e reflexões, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer nos concedeu a Indulgência Plenária, para que sigamos com fé os caminhos de Cristo, em uma vida abençoada.
Ao final de todos estes momentos, tivemos o nosso tradicional almoço por ocasião da Festa do Padroeiro com tarde festiva, em que contamos com o apoio e colaboração de toda a comunidade, tanto no preparo quanto no proveito de cada detalhe desta tarde.
Que nosso Padroeiro – Cristo Transfigurado continue sendo exemplo e luz de transformação em nossas vidas para sermos cada vez mais fortes na fé!
Ana Carolina Schastai Bardal