Celebração ucraniana no Santuário N. S. de Fátima em Campina Grande do Sul

Em preparação para a festa da padroeira, a comunidade do Santuário de Nossa Senhora de Fátima convidou o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM para celebrar a Divina Liturgia no rito ucraniano católico. Foi no dia 06 de maio, terceiro dia da novena em preparação para a festa no mesmo Santuário, na cidade de Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. Às 19 horas, houve a meditação do Rosário dirigida pelo movimento da RCC.

Em seguida, foi feita a procissão de entrada com uma calorosa recepção feita pela comunidade. Às 19h30, deu-se início à Divina Liturgia presidida por Dom Volodemer e concelebrada pelos Padres Sandro Dobkowski e Basílio Koubetch, OSBM, cantada pelos Seminaristas da Metropolia Ucraniana e pelas Irmãs da Ordem de São Basílio Magno. Estavam presentes o reitor do Santuário Pe. José Messias e mais dois sacerdotes, bem como os seminaristas da Diocese de Paranaguá.

O tema proposto para a homilia foi “Santificados em Cristo”, que foi desenvolvido por Dom Volodemer. A frase inspiradora que permeia toda a novena e que foi proferida por Nossa Senhora de Fátima em uma de suas aparições em agosto de 1917 é: “Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores”.

A novena em preparação para festa iniciou-se no dia 04 de maio e deu prosseguimento até o dia 13, quando é comemorado o dia em que Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos na cidade de Fátima em Portugal.

Ao final da celebração, em nome de toda a Paróquia do Santuário, o reitor Pe. José Messias agradeceu a presença da comunidade ucraniana, em especial a Dom Volodemer e aos Padres por terem aceitado o convite. Encerrando, todos foram convidados a participar da festa que estava sendo realizado no salão do Santuário.

Fotos e matéria: Seminarista Thiago Protexe