Celebração no santuário mariano de Campina Grande do Sul

Dentro da programação do Novenário da Festa da Padroeira do Santuário consagrado à Nossa Senhora de Fátima em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, convidado pelo Reitor Pe. José Messias Almeida Santos, a celebração do dia 10 de maio foi marcada pela participação do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, seus Seminaristas e um grupo de fiéis do Rito Bizantino-Ucraniano.

Precedida pela Oração do Terço, em ucraniano e português, comandada pelo próprio Padre Messias, como é conhecido o Pároco-Reitor, a celebração da Divina Liturgia foi iniciada às 19h30min. O Pároco e o Vigário Paroquial concelebraram. Os Seminaristas da Metropolia se responsabilizaram pelos preparativos litúrgicos e pelos cantos, partes dos quais foram cantados em português.

Desenvolvendo o tema deste 7º dia da Novena em honra à Virgem de Fátima – Dar graças pelo dom de Fátima: tempo de graça e misericórdia – o Metropolita falou sobre a maternidade eclesial de Maria Santíssima, destacando sua permanente presença na história da Igreja através das diversas aparições, que são manifestações da bondade divina em relação à humanidade por intermédio da Mãe de Deus, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja e nossa muito querida Mãe.

A igreja do santuário está sendo construída há vários anos e segue o estilo do Santuário de Fátima em Portugal. A parte interna está quase concluída e ficou muito bonita. O Metropolita elogiou o Padre Messias pelo seu “bom gosto estético” e parabenizou a comunidade pela generosa ajuda. Completou dizendo que Maria “merece um templo lindo, porque é a mãe da Igreja e mãe nossa”.

A bela e enorme igreja estava lotada. Demorou a distribuição da Santa Comunhão. Mesmo não entendendo a língua ucraniana, a maioria dos participantes ficou muito concentrada na celebração. Muitos ficaram maravilhados. Um jovem estudante de Engenharia disse que poderia “ficar mais duas horas e não se cansaria”.

Após a celebração, foi servido o jantar no salão de festas com um belíssimo show de danças folclóricas espanholas com apresentação dos grupos Flamenco Luna de Sevilla e Raza Aragoneza do Centro Espanhol do Paraná. O Pe. Messias agradeceu-lhes muito afetuosamente o carinho de estarem no santuário mais uma vez por intermédio do casal paroquiano Antonio Marcos Damacena e Deniz do Amaral Damacena.

Profundamente envolvido no evento, divulgando três pequenos vídeos, o Reitor Pe. Messias escreveu na página do Facebook do Santuário: “Desejo dirigir um profundo e espiritual sentimento de gratidão ao Arcebispo Dom Volodemer, bem como aos membros de sua comunidade que o acompanharam nesta Liturgia Solene, que veio compor e exaltar os louvores à Mãe de Jesus. Obrigado a todos os que se fizeram presentes e puderam acompanhar tudo isso com muita atenção e respeito. Deus os conserve sempre neste propósito! Forte abraço! E uma especial bênção!”

Secretariado Metropolitano