Celebração católica ucraniana na Câmara Municipal de Curitiba

Em um momento de profunda espiritualidade e comunhão, a convite do vereador Rodrigo Marcial Ledra Ribeiro, a Câmara Municipal de Curitiba acolheu na última quarta-feira, dia 29 de outubro, às 8h, a comunidade da Igreja Católica Ucraniana de Curitiba para a celebração da Divina Liturgia de São João Crisóstomo, no Rito Bizantino, cantada em língua portuguesa.

A celebração foi presidida por Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita da Igreja Católica Ucraniana no Brasil e concelebrada pelos Padres Edson Ternoski – Pároco da Arquicatedral e Samuel Hupolo – Pároco da Paróquia Sant’Ana no Pinheirinho. Estiveram presentes fiéis das três paróquias que compõem a comunidade católica ucraniana de Curitiba: a Arquicatedral São João Batista, do bairro Água Verde; a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, das Mercês; e a Paróquia Sant’Ana, do Pinheirinho.

Em sua homilia, Dom Volodemer refletiu sobre a Epístola de São Paulo Apóstolo aos Romanos (13,1-7), recordando o cuidado que as autoridades públicas devem ter para com o povo, bem como o respeito que os cidadãos devem manter pelas autoridades constituídas. A partir da leitura do Santo Evangelho segundo São Lucas (19,11-27), o Arcebispo destacou o chamado de Jesus à produtividade espiritual, exortando os fiéis a multiplicar os dons recebidos em favor de todos. Dom Volodemer ressaltou que Cristo reina sobre todas as dimensões da vida humana, não apenas sobre o culto, mas também sobre a cultura, a política e a administração pública. “A mensagem do Evangelho é pública, aberta a todos, e nos convida a transformar a sociedade a partir do amor e da justiça”, afirmou. O Arcebispo também destacou a importância do engajamento dos cristãos na vida social: “Os cristãos não podem e não devem fugir da cidade, mas trabalhar para reconstruí-la e melhorá-la. O bem comum não se limita a um discurso social ou econômico, mas é uma vocação humana e cristã”. Encerrando sua reflexão, ele afirmou: “O bom cristão é aquele que busca o bem da cidade, promovendo a solidariedade e a fraternidade entre todos” e que, por isso, é necessário elevar orações pela paz na Ucrânia, no Oriente Médio e em todo o mundo, reafirmando a esperança cristã que sustenta a humanidade: “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).

Ao final da Divina Liturgia, Dom Volodemer invocou uma bênção especial sobre a cidade de Curitiba e seus governantes, pedindo que a capital paranaense seja conduzida com sabedoria, justiça e amor ao próximo: “Bênçãos e sucessos administrativos para a nossa Curitiba”.

A celebração contou com a presença do Vereador Rodrigo Marcial Ledra Ribeiro e da Vereadora Rafaela Lupion, além de demais assessores e servidores da Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba.

Géssica de Siqueira Grassi

PASCOM da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora