Catequistas reunidas em Mallet

Entre os dias 16 a 23 de julho, a Metropolia deu prosseguimento a seu projeto de formação específica de catequistas, reunindo-as no Centro Metropolitano de Pastoral – Seminário Menor São Josafat de Mallet. Este ano, o curso catequético contou com três turmas.

FOTOS: gentileza de Wilson Surmacz

Domingo, dia 16, durante a tarde, as catequistas cursistas estavam sendo recebidas pela Secretária da Coordenação Metropolitana da Pastoral Catequética, a Professora Sra. Eugênia Osatchuk. Tendo já a presença da maioria dos cursistas-catequistas, às 18 horas, na capela do centro, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM rezou o Moleben a Nossa Senhora e proferiu as palavras iniciais do encontro, colocando Maria Santíssima como modelo de catequista, pois ela formou o maior catequista de todos os tempos – Jesus Cristo. O jovem sacerdote Juliano Rumoviski concelebrou. Logo em seguida, no salão nobre, Ir. Dorilde Chiarentin, SMI, Coordenadora Geral da Catequese na Metropolia, fez a acolhida das catequistas, lembrando-lhes sua nobre missão de ser as mensageiras de Cristo. Finalizando, ela pediu para que todas as catequistas se apresentassem. Às 19 horas, foi servida a janta.

Diariamente, principalmente de manhã, aconteciam momentos de oração comunitária, dirigida pelo Subdiácono Clayton Martins Katerenhuk e pelo Seminarista Ivan Kernitsky. Os catequistas foram orientados para aproveitar esses dias não somente para o aprofundamento teórico da fé, mas também para ter momentos de oração pessoal. A Divina Liturgia era celebrada na parte da tarde com breves homilias proferidas pelos padres professores. No dia 19, dia de Santa Macrina, Ir. Ariane Andruchechen, OSBM falou sobre a Santa, irmã de São Basílio, que teve um lugar importantíssimo nas origens da Ordem Basiliana e de todas as congregações.

No primeiro dia de atividades, segunda-feira à noite, o Metropolita fez uso da palavra para falar aos professores e cursistas sobre a tomada de um novo rumo na Pastoral Catequética, no sentido de torná-la mais catecumenal e mistagógica, dando-lhe um enfoque mais vivencial e menos escolar. Para isso, é necessário que a formação específica das catequistas seja apropriada. Ele abordou ainda várias questões de cunho prático, como o planejamento do curso do próximo ano, que terá as quatro turmas, a seriedade na formação catequética, a catequese de adultos e a questão da avaliação. Nos dias seguintes, o Metropolita, juntamente com alguns membros da Coordenação geral, definiu de forma cabal o sistema de avaliação, que foi distribuído aos cursistas, professores, párocos, vigários paroquiais e coordenadoras da Pastoral Catequética nas paróquias e comunidades.

A Metropolia agradece a muitas pessoas que auxiliaram no atendimento às catequistas. Com a ajuda das pessoas da Paróquia, a ambientação foi dirigida pela Ir. Dorilde. Os Padres Irineu Vaselkoski – Pároco e Sandro Dobkowski – Reitor do Seminário e o Diácono João Basniak colaboraram na disponibilização dos espaços paroquiais e do Seminário e na organização geral. O Seminarista Samoel Hupolo, proveniente da colônia Lageado, Paróquia de Mallet, prestou ajuda nos diversos serviços de atendimento e organização. Nos diversos trabalhos da Secretaria, além da Professora Eugênia Ostachuk, trabalharam as seguintes pessoas: Ir. Dorilde, como Coordenadora Geral; Ir. Márcia Marinhak, ISJ, também como Professora; o Subdiácono Clayton Martins Katerenhuk, também como professor, e os Seminaristas Ivan Kernitski e Jairo Kuczynski, que também estão fazendo o curso; o Subdiácono Clayton Martins Katerenhuk. As senhoras da cozinha, chefiadas pela Sra. Sirlei Rumoviski, com as senhoras Celia Mazurek, Elizabete Chandoha, Margarete Surmacz, Regina Juctchechen, Albina Verboski, Inês Gluchka e outras se empenharam para preparar com muito carinho as saudáveis refeições. O Sr. Wilson Surmacz acompanhou os preparativos, auxiliou em diversos serviços e se encarregou de fazer os registros fotográficos.

De segunda-feira até o final de semana seguiu-se o programa das aulas, com os seguintes professores: Bíblia (três turmas): Pe. Elias Marinhuk; Dogma: Pe. Mario Marinhuk, OSBM (2º ano) e o Subdiácono Clayton Martins Katerenhuk (1º e 3º ano); Moral (três turmas): Pe. Juliano Rumoviski; Espiritualidade: Sr. Miguel Chokailo (1º ano), Ir. Anselma Peremida, SMI (2º ano) e Dom Volodemer (3º ano); Sacramentos (três turmas): Diácono Sr. Romeu Smach; Liturgia (três turmas): Pe. Basilio Koubetch, OSBM; História (três turmas): Pe. Mario Marinhuk, OSBM, Catequética: Pe. Neomir Gasperin Doopiat (1º ano) e Ir. Ariane Andruchechen, OSBM (2º e 3º ano); Prática litúrgica (três turmas): Ir. Arcenia Rudek, ICSA; Animação catequética: Ir. Márcia Martinhak, ISJ (1º e 2º ano) e Marcos Aurélio Balaban (convidado especial – 3º ano). Com as três turmas, no espaço para os cursos abertos destinados a expor temas da atualidade e práticas catequéticas específicas, o Pe. Basilio trabalhou a Lectio divina – Leitura orante da Bíblia e o Pe. Neomir falou sobre a questão atual do Matrimônio e da Família, conforme as orientações do Santo Padre Francisco.

O Curso de Formação Catequética será encerrado no domingo de manhã, dia 23, às 9 horas, com a celebração da Divina Liturgia presidida pelo Pe. Juliano Rumoviski, que transmitiu as palavras conclusivas de encorajamento e estímulo pastoral às catequistas.

A experiência do Curso de Formação de Catequistas, já em sua terceira edição, esforçando-se na busca de um trabalho pastoral-formativo diferenciado e mais eficiente, mostrou-se altamente válida, propiciando um valioso aprendizado, que impulsiona a Metropolia a dar continuidade ao projeto e se preparar por meio de todos os recursos possíveis para completar a formação da primeira turma no próximo ano com muita dedicação, responsabilidade e muito amor por Cristo e à Igreja.