Campina terá nova igreja

No dia 29 de outubro de 2023, domingo, Festa de Cristo Rei, com início às 10 horas, a Comunidade de Campina de Cima, pertencente à Paróquia de Antônio Olinto, participou da Divina Liturgia durante a qual foi abençoada a pedra fundamental da nova igreja. Mesmo com o tempo chuvoso, tendo já provocado muitos problemas, o dia foi muito especial para a comunidade.

Há vários anos, a comunidade vinha analisando e debatendo sobre o que fazer com a igreja, que há muito tempo apresenta problemas estruturais, rachaduras e infiltração, com sérias dificuldades de manutenção. Pensava-se em construir outra igreja e aproveitar a atual para salas de catequese, reuniões e almoxarifado. Porém, obtendo a avaliação técnica profissional de que o edifício não pode ser aproveitado devido aos problemas constatados e que a construção de uma nova igreja teria outras complicações por causa do pequeno espaço do terreno e também dificuldades de construção, a comunidade decidiu construir uma nova igreja no mesmo local da atual.

A fim de oficializar essa decisão e dar início aos trabalhos de construção, a comunidade, consagrada ao Sagrado Coração de Jesus, agendou a benção da pedra fundamental da nova igreja para o quarto domingo de outubro – Festa de Cristo Rei, dia 29 de outubro. A celebração foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita e concelebrada pelo Reverendíssimo Pe. Irineu Vaselkoski – Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora dos Corais de Antônio Olinto.

As lideranças locais estavam muito preocupadas com as intensas chuvas de vários dias, na verdade várias semanas na região de São Mateus e União da Vitória. Transbordamentos dos rios e riachos está acontecendo em muitos lugares, dificultando a vida da população, principalmente dos agricultores. Durante todo o dia de sábado e durante a noite, as precipitações não paravam. Mas no domingo de manhã, ainda que vacilando, o tempo deu uma trégua e facilitou as atividades celebrativas e festivas. O sol apareceu para a alegria de todos os presentes.

O ritual começou com a recepção ao Metropolita na entrada da igreja. As crianças da catequese circundaram o Metropolita com um enorme e belo terço, cantando uma canção de boas-vindas em ucraniano. As primas mejistas Maria Gabrieli Komiak e Juliana Komiak o saudaram com um buquê de flores. O Coordenador da Comissão Administrativa Paroquial Sr. Lauro Sanduy e sua esposa Sra. Márcia o cumprimentaram com pão e sal. Vendo o céu escurecendo, o Pe. Irineu pediu para que todos adentrassem a igreja.

Quando o pessoal se acomodou, o Pe. Irineu tomou a palavra e saudou Dom Volodemer como pastor e como aquele que “conhece melhor a comunidade”, porque trabalhou aqui de julho de 2001 a junho de 2002 e tem muito apreço por ela. Ele recordou algumas datas históricas da comunidade: a primeira igreja, em madeira, data do ano 1971; a atual igreja foi inaugurada em 1996; no dia 3 de novembro de 2019, em reunião com a comunidade, foi aprovado o projeto de construção de uma nova igreja no mesmo lugar da antiga; através da carta de 26 de novembro de 2019, o Metropolita aprovou oficialmente e abençoou o projeto da nova igreja. Justificando a necessidade do trabalho físico de ter que demolir a igreja antiga e iniciar a construção da nova igreja, o Pároco apresentou também as razões espirituais, começando pela bênção da pedra fundamental: é preciso primeiramente implorar “a bênção de Deus para que o edifício que vai ser construído de pedras seja sinal visível daquela Igreja viva ou casa de Deus”. E concluiu: “A bênção da primeira pedra, que, na fé em Jesus Cristo, foi colocada como fundamento da construção da nova igreja, nos dá o sentido de que Cristo é a pedra angular da Igreja, e que o edifício que a ‘Igreja viva dos fiéis’ vai construir será a casa de Deus e, ao mesmo tempo, a casa do povo de Deus”.

Após a leitura das intenções e um canto religioso, foi dado início à celebração litúrgica. Entoados os tropários da Festa de Cristo Rei, os celebrantes e coroinhas se dirigiram ao “tetrapod”, onde foi colocada a pedra fundamental, cuja confecção ficou muito bonita. “Foi a mais bonita que eu já abençoei”, declarou Dom Volodemer. Em cerimônia bem simples, ele fez a benção que consistiu no canto do tropário ao Padroeiro da igreja e da comunidade, que é o Sagrado Coração de Jesus, incensamento da pedra fundamental, duas breves orações, aspersão da pedra com água benta e acomodação embaixo do altar, onde será construída a base do altar da nova igreja.

Contando com o auxílio das Irmãs Servas de Antônio Olinto – Anísia Kochmanski e Aurélia Romankiu e cantada pelos cantores locais, prosseguiu a Divina Liturgia com o Triságion – Deus Santo, Deus forte, Deus imortal… O número de fiéis foi menor do que o normal por causa da chuvarada.

Em sua homilia, Dom Volodemer destacou o significado do reinado de Cristo na Igreja e na vida cristã. Cristo é o início e o fim, o centro e o fundamento de tudo. Daí o significado da pedra fundamental. Se não tivéssemos Jesus Cristo como fundamento da Igreja, a verdadeira pedra fundamental, nada resistiria e nada teria valor. O Metropolita disse que o significado da Festa de Cristo Rei combinou muito bem com o significado do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus, porque Cristo Rei lembra a mensagem de Jesus sobre o reino que ele pregou e cuja palavra se encontra 123 vezes só Novo Testamento, e Coração de Jesus lembra os ensinamentos de Jesus sobre o amor e a caridade. Ele finalizou a pregação incentivando os membros da comunidade a construírem uma bela igreja em louvor a Deus e para o bem espiritual de todos, evitando a visão limitada e pessimista do construtor que não tinha fé e via somente um muro sendo construído; mas seguindo a atitude alegre e otimista do construtor que tinha fé e via no muro que ele estava construindo com seu colega pessimista a futura catedral.

Após a celebração, o Prefeito Sr. Alan Jaros e sua esposa Thainy De Pauli Jaros teve um diálogo com o Metropolita e o Pároco, registrando o encontro em fotos.

Prosseguindo a festividade, as cozinheiras e os churrasqueiros da comunidade prepararam um saboroso almoço no pavilhão de festas, dando destaque às comidas típicas ucranianas, como “varreneky” e “holubtsi”.

Após o almoço, o Coordenador Lauro Sanduy, animado, apesar do tempo que não ajudou muito, deu alguns detalhes sobre os próximos passos a serem tomados em relação à construção: a demolição da igreja antiga; as adaptações nas celebrações, que serão realizadas no pavilhão de festas; o contrato dos construtores; o programa das próximas promoções para garantir o orçamento. O Sr. Josafat Komiak, um dos líderes mais conhecidos e atuantes da comunidade, destacou que o dia de hoje é muito significativo, “porque o importante é começar; por muito tempo foi ensaiado… e nada, e hoje começou”. Lauro e Josafat calculam que a obra deverá estar pronta dentro de pelo menos três anos. O jovem engenheiro Josafat Mazur, vindo de São Mateus do Sul, proveniente de Campina de Cima, fez questão de apresentar e explicar o projeto da nova igreja a Dom Volodemer e ao Pe. Irineu. Ele está contente em poder dirigir uma obra desse porte, tanto na parte arquitetônica, como na estrutural, hidráulica e elétrica, cuidando também para garantir os aspectos específicos do rito ucraniano.

À tarde, os festejos continuaram com serviços de cozinha, bingo, música ao vivo, diversões e tarde dançante, visando angariar mais fundos para a construção da nova igreja.

Sagrado Coração de Jesus, que o teu Reino seja forte e abençoa com seu grande amor a Comunidade de Campina de Cima!

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos: Thays Leandra Sanduy