Calorosa Novena a Santa Terezinha em Rio Azul

Entre os dias 23 de setembro e 01 de outubro de 2024, realizou-se na comunidade católica ucraniana de Rio Azul mais uma novena em honra à sua Padroeira Santa Terezinha do Menino Jesus. Foram convidados sacerdotes de outras paróquias e também o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch para presidirem as celebrações da Divina Liturgia, proferindo uma homilia sobre um tema estabelecido na programação, e dirigindo a novena propriamente dita com a exposição do Santíssimo. Todos os dias, encerrando a novena, era feita a benção de pessoas ou objetos.

Dia 23, segunda-feira, celebrou o Pe. Daniel Horodeski – Pároco de Mallet, com o tema Jubileu Ordinário de 2025. É o segundo Jubileu no Pontificado do Papa Francisco, que convida todos os cristãos a redescobrirem a misericórdia de Deus e a tornarem-se peregrinos da esperança. No final da novena, foi feita a bênção da água.

No segundo dia, 24, terça-feira, estava celebrando o Pároco de Reserva – Pe. Josafat Roiko. Ele desenvolveu o tema: O coração humano está carente da presença salvífica de Deus para transformar-se em sinal de esperança para si e para o próximo a exemplo de Santa Terezinha. Houve a benção de ervas e medicamentos.

A celebração da quarta-feira, 25, ficou por conta do Pe. Edson Ternoski – Pároco da Arquicatedral São João Batista de Curitiba e Reitor do Seminário Maior São Josafat. Ele falou sobre a caridade e a penitência como canais da misericórdia divina no caminho em busca da salvação. Finalizando, o Pe. Edson abençoou os objetos devocionais.

Para a celebração do dia 26, quinta-feira, foi convidado o Pe. Samoel Hupolo – Pároco do Pinheirinho em Curitiba, que proferiu a homilia com o tema: Para o Papa Francisco há uma necessidade urgente de apoio da sociedade ao desejo dos jovens de gerar e valorizar a vida. Como padre jovem, o celebrante abençoou os jovens.

O Pe. Claudio Melnicki – Pároco da Catedral de Prudentópolis celebrou na sexta-feira, 27, falou sobre as sagradas peregrinações, fontes de misericórdia divina e obtenção de indulgência plenária, e fez benção das crianças.

No sábado, chegou de Prudentópolis o Pe. José Ratuchnei, OSBM. Seu tema foi: O Papa espera que o primeiro sinal de esperança do Jubileu Ordinário se traduza em paz para o mundo mais uma vez imerso na tragédia da guerra. No final da novena, ele abençoou as famílias.

O Pároco de Mafra – Pe. João Karpovicz Sobrinho, OSBM celebrou no domingo, falando sobre a esperança, tão necessária à humanidade, que tantas vezes vê desmoronar seus sonhos pela ilusão dos vícios, gerando confusão que lhe esconde o sentido da vida. Ao final, ele fez a benção das velas.

O Metropolita Volodemer celebrou na segunda-feira, dia 30. A partir da Bula do Jubileu do Papa Francisco, que convida a olhar para o testemunho dos mártires, ele falou sobre o significado do martírio e seus tipos, destacando a vida de sofrimento de Santa Terezinha e como ela o encarou pelo amor profundo e verdadeiro a Deus e suas coirmãs. Dom Volodemer fez a unção dos fiéis com o óleo santo.

O Pe. Joaquim Sedorowicz – Pároco de União da Vitória foi quem iniciou a Novena em honra a Santa Terezinha e já é uma praxe convidá-lo todos os anos para fazer o encerramento dessa novena em Rio Azul. Então, ele marcou sua presença no dia 01 de outubro, Festa de Nossa Senhora do Patrocínio, celebrou a Divina Liturgia, proferindo a homilia sobre Santa Terezinha, nossa inspiração e guia no caminho da santificação. Após a novena em homenagem à Santa Padroeira, ele fez a benção das rosas.

Houve confissões diariamente, ouvidas pelo Pe. Michael Barbusa – Vigário Paroquial em Mallet e Reitor do Seminário Menor São Josafat, que atende a Comunidade de Rio Azul, em oito novenas, e pelo Pe. Daniel Horodeski – Pároco de Mallet, no primeiro dia. Também foi realizada a procissão no primeiro dia e no último. Após o encerramento da novena do nono dia, houve um belo coquetel com pratos que os participantes trouxeram para partilhar. O bolo foi feito pela comunidade. As celebrações foram transmitidas na íntegra pelo Facebook.

A Professora e Catequista Sra. Eugênia Osatchuk descreveu o sentimento dos devotos de Santa Terezinha e agradeceu a todos que colaboraram na organização e celebração da novena. “É o 19° ano da celebração da Novena em honra à nossa querida Padroeira. Gratidão a todos que tão piedosamente participaram com inúmeras intenções para a Divina Liturgia e com muita alegria cantaram e rezaram. Agradecemos a tantas pessoas da Igreja Latina da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Rio Azul que se fizeram presentes nos nove dias de celebração. Agradecemos de coração a todos os sacerdotes que vieram celebrar para nós. De modo especial, gratidão a Dom Volodemer – Arcebispo Metropolita, que veio abrilhantar a nossa preparação espiritual para a Festa da Padroeira e nos conceder a sua bênção pastoral. Deus abençoe a todos. Gratos à Santa Terezinha pelas inúmeras graças que nossa comunidade recebe e esperançosos de que em 2026 celebraremos os 20 anos de devoção e homenagem à nossa querida Santa das Rosas com novo tema para crescermos na fé e oração”.

Fotos: Eugênia Osatchuk

Texto: Secretariado Metropolitano