Benção da nova Praça da Ucrânia de Curitiba

No dia 19 de outubro de 2024, às 11 horas, realizou-se a reinauguração da Praça da Ucrânia, em Curitiba, construída no processo de reivindicação da comunidade ucraniana e inaugurada em 29 de outubro de 1967 e agora reconstruída pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O evento contou com a presença de representantes dos governos do Paraná e principalmente de Curitiba, bem como de representantes eclesiásticos das Igrejas Ucranianas Católica e Ortodoxa, trazendo consigo um bom número de fiéis, apesar do tempo chuvoso. Amigos dos ucranianos e da Ucrânia e admiradores de sua rica e milenar cultura vieram prestigiar a festividade.

Inaugurada há 57 anos, com sua longa história, a Praça da Ucrânia foi reestruturada. Em seu centro, destaca-se um monumento em homenagem a Tarás Schevtchenko, considerado o maior poeta ucraniano, que foi revitalizado. Espécies de jacarandá-mimoso e ipê-branco, diversas floreiras, bancos, um parque infantil e paraciclos proporcionam um espaço mais agradável e acessível a todos os munícipes e também aos turistas. Entretanto, o maior destaque está para o eixo central, configurado em blocos de concreto, representando um bordado tradicional em ponto de cruz, um dos maiores símbolos da identidade cultural ucraniana.

Dentre as autoridades civis, estiveram presentes: o Prefeito Municipal de Curitiba Sr. Rafael Greca; o Cônsul Honorário da Ucrânia no Brasil Sr. Mariano Czaikowski; o Presidente da Representação Central Ucraniana no Brasil – RCUB Sr. Vitório Sorotiuk; o Presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil Sr. Felipe Orestes; o Presidente da Associação dos Amigos da Cultura Ucraniana Sr. Lorilei Beltrame; a Vice-Presidente da Associação Cultural Poltava Sra. Thaís Wistuba; o ex-Governador do Estado do Paraná Sr. Paulo Pimentel; o ex-Senador da República Sr. João Olivir Gabardo; a Deputada Estadual Sra. Márcia Huçulak; a Secretária Municipal do Meio Ambiente Sra. Marilza do Carmo Dias; o Superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Sr. Jean Brasil; o Diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Sr. Giovando Romanine; a Administradora da Regional Matriz da Prefeitura Municipal de Curitiba Sra. Bruna Nowak; a Procuradora Municipal Sra. Vanessa Volpi; o Presidente da COHAB Sr. José Lupion Neto; a Arquiteta e Urbanista Responsável pelo Projeto Sra. Loreley Motter Kikuti; e os senhores Rafael Kuliski Junior e Carlos Alberto Kuliski, filhos do saudoso Deputado Rafael Kuliski, que participou da construção da Praça da Ucrânia.

O evento foi iniciado com a execução do Hino Nacional Ucraniano e do Боже великий, єдиний, o hino espiritual da Ucrânia, pelos Corais Barvinok e Poltava, regidos pelos maestros Felipe Oresten e Igor Kovaliuk.

Em seguida, a Sra. Marilza do Carmo Dias – Secretária Municipal do Meio Ambiente comentou que a reforma da praça foi realizada para atender às necessidades da comunidade, oferecendo mais acessibilidade, segurança e conforto, com um piso nivelado para facilitar as feiras de artesanato e comida típica ucraniana que ali acontecem.

O Sr. Vitório Sorotiuk, em seu forte discurso, enfatizou os desafios que a Ucrânia enfrenta com os ataques do país agressor. O Presidente da RCUB fez duras críticas ao ditador russo Vladimir Putin: “A atual agressão russa à Ucrânia tem o claro objetivo de destruir a identidade ucraniana. Na mente distorcida de Putin, a Ucrânia não tem o direito de existir”. Ele desmascarou a ideologia sanguinária de Putin: “O ruscismo é a ideologia atual da Federação Russa e a forma do atual fascismo russo. São consequência dessa ideologia a violação em massa e sistemática dos direitos humanos, tanto dentro da Federação Russa quanto nos territórios ocupados da Ucrânia. A autocracia: a menor dissidência na Rússia é vista como traição aos interesses nacionais. Os oponentes políticos ou são mortos envenenados ou presos. O nacionalismo russo é a base da ideologia do Estado onde se aplica o conceito do ‘Ruskiy Mir – mundo russo’. O auto engrandecimento da Rússia e dos russos às custas da opressão violenta, da negação do direito à autodeterminação ou, em geral, do direito à existência de outros povos”. Prosseguindo, Sorotiuk enfatizou que o evento faz lembrar ao mundo que “aqui a Ucrânia existe, seu povo é respeitado e a Praça da Ucrânia é uma das belas praças de nossa cidade”, e aproveitou o ensejo para dar um recado aos governantes de Brasília: “A notícia da inauguração da revitalização da Praça da Ucrânia tem que chegar aos olhos e ouvidos do Presidente da República e do seu Ministro de Relações Exteriores, do Presidente do Senado e da Câmara dos Deputados, para que saibam que o povo brasileiro está vigilante ao respeito das leis e tratados internacionais e a busca da paz deve conduzir à retirada das tropas russas de todos os territórios ucranianos, do pagamento das indenizações, da responsabilização dos criminosos de guerra e do estabelecimento de garantias de segurança ao povo ucraniano. A Ucrânia deverá ser reconstruída tijolo por tijolo, ficar bela e majestosa, um lugar aprazível para se viver, com paz, como a Praça da Ucrânia em Curitiba, revitalizada, que nos entrega hoje o Prefeito Municipal Rafael Greca”. Finalizando, Vitorio reconheceu e agradeceu ao Prefeito Greca pelo carinho e atenção dispensada à comunidade ucraniana de Curitiba.

Na sequência, o Sr. Mariano Czaikowski reforçou as palavras dos oradores, expressando seu apoio à comunidade ucraniana.

Com a assistência do Ir. Marco Antônio Pensak, OSBM, a parte religiosa do evento ficou sob a responsabilidade do Reverendíssimo Pe. Domingos Starepravo, OSBM, que representou Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer Koubetch, Arcebispo Metropolita para os fiéis católicos ucranianos do Brasil. Na bênção da praça, invocou-se a proteção divina e a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, pedindo que o espaço seja sinal da beleza da criação divina para todos os visitantes. Após a oração, o Pe. Domingos aspergiu água benta no local, abençoando a nova praça e todos os presentes.

O ex-governador Sr. Paulo Pimentel fez um pronunciamento em solidariedade ao povo ucraniano, dizendo que Deus está com ele, reforçando a esperança para superar as dificuldades.

Tomando a palavra, o Prefeito Municipal Sr. Rafael Greca expressou sua admiração pelo eixo central da nova Praça da Ucrânia, afirmando que o ponto de cruz do bordado configurado no piso representa a alma ucraniana. Greca também relembrou a poetisa Helena Kolody e sua influência em sua vida e na de sua recém-falecida esposa, Margarita Sansone, citando o verso: “Vim da Ucrânia valorosa, que foi Russ e foi Rutênia. Povo indomável, não cala a sua voz sem algemas”. O Prefeito também mencionou personalidades descendentes de imigrantes ucranianos que marcaram a história de Curitiba, como o pintor Miguel Bakun, que decorou o teto do Castelo do Batel, e o arqueólogo e professor universitário Igor Chmyz. Ao final de seu discurso, Rafael pediu as bênçãos de Deus para toda a Ucrânia e para Curitiba.

O evento foi concluído com o canto do Hino Municipal de Curitiba, entoado com entusiasmo pelo Prefeito e pelos presentes, encerrando a cerimônia de reinauguração da nova Praça da Ucrânia de Curitiba.

Ir. Marco Antônio Pensak, OSBM e

Secretariado Metropolitano