Bênção da Casa Paroquial e Centro Catequético em Ponta Grossa

Dia 18 de outubro de 2015 foi um domingo muito especial para a Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor em Ponta Grossa. Foi inaugurada oficialmente a nova casa paroquial e o centro pastoral e catequético.

Paramentados na nova casa paroquial, os celebrantes em procissão foram conduzidos por um grupo de crianças até a igreja, cantando o hino mariano “Pid tvij pokrov”. No interior da igreja, outro grupo de crianças estava posicionado em frente ao altar e homenageou os celebrantes e a assembleia cantando algumas canções. Falando em português, o Presidente-Executivo Sr. João Broniski, juntamente com sua esposa Ivanilda, saudou o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM com o pão e sal – nas mãos dos jovens Basílio Novossad e Daniele Vozivoda. Tomando a palavra, em ucraniano, o Pároco Metódio Techy, OSBM deu as boas-vindas ao Metropolita, ao Superior Geral Pe. Genésio Viomar, OSBM, ao Superior Provincial Pe. Paulo Markiv, OSBM, aos sacerdotes presentes e ao povo em geral. Foram entregues buquês às principais autoridades eclesiásticas: ao Arcebispo por Evelyn Kalena Cadó da Silva, ao Superior Geral por Fernanda Seniv e ao Superior Provincial por Maria Isabel Bitencourt Maraveski.

Prosseguindo, deu-se início à Divina Liturgia. Os demais padres concelebrantes foram: Pe. Domingos Starepravo, OSBM – superior do convento basiliano e mestre de noviços em Ivaí, Pe. Walmor Szeremeta, OSBM, Pe. André Pistun, OSBM de Prudentópolis, Pe. Émerson Sérgio Spack, OSBM de Mafra e o Pe. Cristiano Silva, OSBM de Roncador, que exerceu a função de diácono. O Vigário Paroquial Pe. Melécio Kraiczyi, OSBM estava atendendo confissões. A Divina Liturgia foi belamente cantada pelo coral da Paróquia Nossa Auxiliadora de Curitiba sob a regência do maestro Sr. Mário Tkatchuk.

Em sua homilia, interpretando a parábola do semeador, Dom Volodemer falou sobre a importância de preparar bem o terreno de nossa vida para a recepção produtiva da semente da Palavra de Deus, de colaborar com a graça divina, sempre generosa, mas também ser bons semeadores, sempre semeando boas sementes. Ele lembrou os bons semeadores da Paróquia, párocos anteriores, comissões, religiosas, líderes e paroquianos, que semearam tantas boas sementes e, assim, hoje estamos colhendo os frutos: paróquia bem organizada, igreja bem conservada e cuidada, salão de festas, nova casa paroquial e centro pastoral e catequético. Especialmente, agradeceu e parabenizou pelo trabalho realizado nos últimos anos pelo Pároco Metódio e Presidente-Executivo Sr. João.

Finalizada a celebração litúrgica com muitos “Mnohaia litas”, o Pároco fez um breve relatório sobre a reforma da igreja e destacou algumas doações especiais. “Quero, nesta solenidade, mais uma vez agradecer o empenho de toda a comunidade, que com tanto carinho e sacrifício dedicou-se para que conseguíssemos fazê-lo em um período de tempo tão breve. A colaboração de todos foi muito importante”, disse o Pároco. Enquanto era feita a foto oficial, o coral entoou a canção-oração pela Ucrânia “Boje velykij iedenij”. Todos foram convidados a dirigirem-se até a entrada da casa paroquial para o rito da bênção.

Em frente à casa foi colocado um pequeno altar. O Pároco Metódio, com muita satisfação e alegria pelas conquistas, primeiramente fez uma menção honrosa pela construção da casa paroquial, agradecendo aos patrocinadores, colaboradores, construtores e benfeitores: “Hoje para nós é um dia festivo, onde em comunidade queremos externar a nossa gratidão por todas a nossas conquistas nestes últimos anos. Foram anos de trabalho, sacrifício, doação e determinação da parte da comunidade e também de pessoas que, mesmo não tendo vínculo paroquial algum, nos ajudaram muito”. Citou uma longa lista de colaboradores. Continuando seu discurso, “para representar a todos vocês paroquianos, amigos, empresários e colaboradores que tornaram este sonho da casa paroquial, que para muitos era impossível, uma realidade, convido um representante da comunidade – o Sr. Jorge Vasselechen – que, assim como tantos de vocês, generosamente tem colaborado com a comunidade e vos representa neste momento, num gesto de entrega da casa onde residem os padres que trabalham nesta comunidade, para abrir a porta e entregar a chave para o nosso Superior Geral – Pe. Genésio”. Sr. Jorge abriu a porta da nova casa e a entregou ao Superior Geral.

Referindo-se ao centro pastoral e catequético, Pe. Metódio disse que, igualmente, é fruto do esforço do sacrifício de todos seus paroquianos, porém tal projeto não seria possível se não fosse a ajuda financeira que recebeu da Sociedade Beneficente Bispo Budka do Canadá, a quem externou o mais profundo agradecimento. Por isso, o centro será denominado “Centro Pastoral e Catequético Bispo Budka” como gesto de gratidão à generosa entidade. Não podendo estar presente, o Presidente da Sociedade Sr. Orest Eveneshen enviou uma carta de felicitações, que foi traduzida em português e lida publicamente, na qual afirma: “Temos certeza que o centro será de grande utilidade para sua paróquia e comunidade e irá proporcionar acomodação necessária para eventos religiosos e culturais por muitos anos”.

A seguir, o Superior Geral Pe. Genésio tomou a palavra para reconhecer o progresso da Paróquia Transfiguração e também da Igreja Católica Ucraniana no Brasil. Falou ainda o Superior Provincial Pe. Paulo agradecendo e parabenizando a todos os líderes comunitários e aos paroquianos, mas principalmente ao Pároco Metódio pela realização, um tanto sofrida, mas bem-sucedida da construção da casa paroquial e do centro pastoral-catequético.

A bela solenidade religiosa foi encerrada com a oração da bênção e aspersão com água benta das referidas construções pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer. Do almoço de confraternização participou o Bispo Diocesano de Ponta Grossa Dom Sérgio Arthur Braschi. Os festejos populares continuaram com os serviços de cozinha e de bingo até o entardecer, sob a animação divertida do Samuca e sua equipe de Prudentópolis.

FOTOS – Paróquia Transfiguração