Ato de Apoio à Ucrânia

Dia 24 de fevereiro de 2023 um ano se passou desde o início da guerra em grande escala que a Rússia desencadeou contra a Ucrânia. Segundo a decisão dos Bispos da Igreja Greco-Católica Ucraniana (IGCU), toda a nossa Igreja passou este dia em jejum, oração e fazendo obras de misericórdia. Foi um dia orações pela paz e pelos falecidos na guerra. As atividades e celebrações foram incentivadas e orientadas pelas autoridades eclesiásticas da Cúria de Kiev e pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch. O ato propriamente dito foi organizado pelos grupos folclóricos Barvinok e Poltava, com o apoio da Representação Central Ucraniano Brasileira (RCUB) e outras instituições civis.

Em nível de IGCU, das 12 às 24 horas, horário de Kiev (das 7 às 19 horas, horário de Brasília), a TV Viva – Живе Телебачення, fez uma rica transmissão televisiva com uma programação composta de celebrações e orações diversas, cantos, palavra dos Bispos, informações, estudos, leitura da Bíblia, salmos. Foi uma verdadeira maratona de oração de 12 horas que uniu em oração todos os fiéis de todos os continentes.

O slogan do evento foi: Україна стоїть! Україна молиться! Україна бореться! A Ucrânia está de pé! A Ucrânia está rezando! A Ucrânia está lutando! A motivação do nosso Arcebispo Maior – Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk rezava: Que este dia seja uma oportunidade para fazermos o bem a alguém: confortar os tristes, vestir os nus, aquecer os que passam frio, alimentar os famintos. Neste momento, vamos dedicar nossos esforços espirituais e nossas orações pela vitória do povo ucraniano nesta batalha desigual, bem como por nosso exército”.

Dom Volodemer motivou biblicamente a participação: “Com amor e compaixão, manifestemos a nossa solidariedade com todos os sofredores, principalmente daqueles que padecem os horrores da guerra. Sejamos mais pacíficos e divinizados conforme a exortação do Senhor: ‘Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus’ (Mt 5,9)”.

Em nível de Metropolia, foi recomendado para que os fiéis, na medida do possível, acompanhassem a transmissão da TV Viva de Kiev – Живе Телебачення. Quanto às celebrações, a orientação geral para as paróquias e comunidades foi para que as fizessem no dia 24, no melhor horário, e, onde fosse melhor, podiam celebrar no dia 23 à noite. Para as Paróquias da Arquicatedral, Martim Afonso, Pinheirinho e Colônia Marcelino, a determinação foi a seguinte: fazer as celebrações nas igrejas matrizes (sedes paroquiais) e capelas (comunidades) no dia 23 à noite; ou, onde for mais adequado, no dia 24 durante o dia; isso para favorecer a participação no grande evento no Parque Tingui, como foi realizado no ano passado, no início da guerra.

Dia 24, com início às 19 horas, no Memorial Ucraniano do Parque Tingui, aconteceu o Ato de Apoio à Ucrânia e em Memória ao Povo Ucraniano com o slogan: Essa guerra precisa acabar! Apesar do tempo chuvoso, foi uma bela manifestação do povo ucraniano de Curitiba e de seus amigos e defensores contra o governo da Rússia e dos inimigos da humanidade. Os participantes vestiam as típicas camisas bordadas, camisetas com dizeres ucranianos e levaram bandeiras e velas. Um momento de comoção e protesto, mas também de oração pela paz e pelos falecidos nessa guerra injusta, insana e desumana. Acompanhada de sua filha Gabriela, Tania Maria Lezan Popadiuk estava emocionada e pediu que a guerra termine logo: “Viemos aqui para rezar pela paz. Esta guerra não tem o menor sentido e nossos irmãos ucranianos estão sofrendo muito. Nossos antepassados já saíram de sua terra natal por causa de guerra e agora as coisas se repetem”.

As celebrações iniciaram com as palavras dos presidentes dos dois grupos folclóricos organizadores, explicando o motivo dessa celebração, dando as boas-vindas e agradecendo o apoio recebido. A seguir, foram convidadas as autoridades civis para fazerem o uso da palavra. O Prefeito Rafael Greca foi o primeiro a fazer seu pronunciamento, sempre manifestando sua amizade, respeito, admiração e solidariedade à Ucrânia e ao sofrido povo ucraniano, em clara condenação da Rússia imperialista, e desejando a paz para o bem de todos. “Mais uma vez, estamos nos reunindo aqui no Parque Tingui, em frente à Igreja de São Miguel Arcanjo, suplicando paz para a Ucrânia. Esperamos que esta guerra, que já dura um ano, chegue ao fim com a ajuda de todas as nações, incluindo o Brasil que vem fazendo sua parte. Afirmamos nossa solidariedade e pedimos pela paz”, disse o Prefeito, antes das orações. No mesmo tom, discursaram os Cônsules da Polônia – Marta Olkowska e da Inglaterra – Adam Patterson. Representando o Sr. Anatoliy Tkach – Encarregado de Negócios da Embaixada da Ucrânia na República Federativa do Brasil, que não pôde comparecer, o Sr. Mariano Czaikowski – Cônsul Honorário da Ucrânia, leu a mensagem do Sr. Anatoliy e falou em seu nome, defendendo a causa ucraniana, que é também universal. Tomando a palavra, o Sr. Vitorio Sorotiuk – Presidente da RCUB relatou pontos jurídicos importantes e dados estatísticos sobre a questão da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Em resumo, a Rússia de Putin é a pária do mundo atual.

Na parte religiosa, Dom Jeremias da Igreja Ucraniana Ortodoxa, com seus padres e assessores, rezou uma breve Novena a São Miguel Arcanjo, pedindo a paz. Dom Volodemer, contando com a cantoria dos padres e seminaristas basilianos e seculares, fez uma celebração fúnebre e oração pelos falecidos na guerra – a Panaquida. Sendo que a chuva ficou mais intensa, na metade da Panaquida, os celebrantes, autoridades e parte do povo adentrou a pequena igreja. A oração específica pelos falecidos em decorrência da guerra foi complementada pelo Metropolita: Ó Deus, Senhor da paz e da Vida, que a tua luz ilumine os governantes deste mundo a fim de que entendam que é a paz que traz a vida e não a guerra que traz a morte. Que seja evitada a morte de tantos inocentes! Olha com bondade e misericórdia sobre todos os que padecem as consequências das guerras, sobretudo os que padecem os horrores da guerra na Ucrânia. Senhor, dá força e coragem aos soldados que com muito heroísmo defendem a Ucrânia dos ataques do implacável agressor. Abençoa o povo ucraniano e seus defensores e todos aqueles que buscam a vida e não a morte. Senhor, que a tua santa justiça prevaleça para o bem da Ucrânia e de todo o mundo. E aos que morreram, lutando pela pátria ou em decorrência dessa guerra injusta, conceda o seu amoroso perdão e o descanso eterno”.

O cerimonial foi encerrado com um minuto de silêncio e a canção religiosa “Boje Velykyi Yedeney”.

“Slava Ukraini”! – “Glória a Ucrânia”!

Secretariado Metropolitano

As fotos foram geradas a partir do vídeo da Prefeitura no qual o Prefeito Rafael Greca faz a apresentação do evento pelo sistema de captura VLV media player