Assembleia Paroquial no Pinheirinho

No dia 10 de outubro de 2026, sábado, na parte da tarde, a Paróquia Sant’Ana, no bairro Pinheirinho, em Curitiba, se reuniu em Assembleia com Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer Koubetch, OSBM, Arcebispo Metropolita, para fortalecer a caminhada sinodal. O encontro reuniu lideranças das pastorais e movimentos de quatro comunidades: a Matriz Sant’Ana (Pinheirinho), Nossa Senhora das Dores (Vila São Pedro), São Nicolau (Fazendinha) e Divino Espírito Santo (Fazenda Rio Grande).

A comunidade paroquial viveu um momento marcante de comunhão e discernimento pastoral, recebendo a visita do Metropolita, que presidiu a Assembleia Paroquial, centrada no tema da sinodalidade – o convite da Igreja para caminhar, escutar e agir em conjunto; e refletir sobre comunhão, escuta ativa e os desafios da evangelização no contexto urbano.

A abertura dos trabalhos ocorreu sob a invocação do Espírito Santo com a oração ucraniana Царю небесний. Em sua alocução, Dom Volodemer apresentou os fundamentos da espiritualidade sinodal, exortando os fiéis a acolherem com humildade a variedade de dons e carismas concedidos ao povo de Deus. Citando o documento sinodal DF 28, o Arcebispo destacou a urgência de uma “renovação da espiritualidade cristã na prática e reformulação estrutural para tornar a Igreja mais participativa e missionária”. “Sinodalidade é viver, alegrar-se, aprender e sofrer juntos. Esta atitude condiz com a própria essência da nossa vida cristã”, sublinhou ele, ressaltando que o papel do Bispo é estar próximo de seu rebanho para apoiá-lo e auxiliá-lo nas suas particularidades da vida, muitas vezes complicada.

O Pároco Pe. Samoel Hupolo reforçou a importância do sentimento de unidade territorial e pastoral. Ele destacou as iniciativas integradoras, que já vêm dando frutos na paróquia, como o retiro da catequese, o encontro paroquial do Apostolado da Oração, o coral e o Movimento Mães que Oram pelos Filhos, além do valioso trabalho das Irmãs Catequistas de Sant’Ana e das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus.

Outro ponto alto da assembleia foi a “provocação” para o engajamento no mundo contemporâneo. Respondendo à reflexão da Ir. Edilma Vesolovski, ICSA sobre a missão das pastorais de “alcançar o céu” por meio do acolhimento, Dom Volodemer apontou para a necessidade premente de criar uma “Pastoral da Escuta”, capaz de acolher pessoas feridas moral e psicologicamente pela sociedade moderna.

A dimensão prática da sinodalidade também foi ilustrada pelo Catequista Lucas Ternoski, que utilizou o relato bíblico das Bodas de Caná (Jo 2,1-11) para demonstrar como Maria Santíssima agiu sinodalmente, com proatividade, paciência e confiança. “O milagre acontece quando agimos, e agimos juntos”, enfatizou.

Durante o encontro, o Arcebispo também esclareceu o papel do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) como órgão consultivo de participação ativa dos fiéis. Na segunda parte da programação, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho para debater ações práticas de melhoria e integração entre as comunidades. As contribuições foram expostas, discutidas e complementadas na plenária.

O dia de reflexão, estudo, fraternidade e oração encerrou-se com a celebração da Divina Liturgia, presidida por Dom Volodemer, em intenção especial às famílias paroquiais, que são mediadoras e instrumentos de Deus na geração e manutenção da vida, tendo, portanto, uma missão muitíssimo importante na Igreja e na sociedade, conforme foi destacado em sua homilia. A Assembleia Paroquial, encerrada na celebração litúrgica, selou, assim, o compromisso de todos com uma Igreja cada vez mais acolhedora e unida, construindo uma Paróquia Sinodal.

Texto: Catequista Christiane Dzioba de Lima

Fotos: Ana Ju