No domingo, dia 23 de novembro de 2025, na Paróquia Natividade de Nossa Senhora – Vera Guarani, Paulo Frontin-PR, aconteceu a Assembleia Paroquial Sinodal, convocada e presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch.
Estiveram presentes: o Pároco Pe. Vassilio Burko Neto, o Vigário Paroquial Pe. Sergio Hryniewicz, as Irmãs Servas Anselma Peremida e Cátia Cetna, a Irmã Maria Salete Melnik, representante das Irmãs de Sant’Ana, os coordenadores(as), os tesoureiros(as) e os secretários(as) dos Conselhos Administrativos Paroquiais (CAPs) da Matriz e das capelas, os coordenadores dos movimentos e das pastorais existentes na Paróquia: Vera Guarani, Colônia Eufrozina (São Mateus do Sul), Cândido de Abreu, Limoeiro – Vicinal 3, Vargem Grande, Carazinho, São Roque, Gonçalves Junior, Limoeiro, Vicinal 9 e Paulo Frontin, todas do Estado do Paraná.
A Assembleia teve início com a recepção, as inscrições e o café da manhã oferecido aos participantes.
Às 08h30, houve a celebração da Divina Liturgia, presidida pelo Metropolita e concelebrada pelo Pároco e Vigário Paroquial. Em sua homilia, ele falou sobre a sinodalidade, enfatizando que é necessário fazer esforços para sermos mais sinodais, com mais diálogo e escuta, ouvindo mais, sendo mais atenciosos e também mais virtuosos. Ao término da Divina Liturgia, foi feita a foto oficial.
Em seguida, no centro de eventos da Paróquia, após a oração da Invocação do Espirito Santo, o Metropolita deu sequência ao evento, ressaltando os seguintes tópicos: peregrinos na sinodalidade, peregrinos na conversão, Igreja Sinodal, sinodalidade: essência da Igreja, fundamentada na Trindade, caminhar juntos, Metropolia sinodal, Paróquia sinodal, Conselho Pastoral Paroquial (CPP), um órgão consultivo canônico que cria sinodalidade.
Dom Volodemer almoçou com os participantes da Assembleia e retornou a Curitiba por ter que viajar a São Paulo a fim da fazer o Curso de Organização de Arquivos Eclesiásticos e visitar a Paróquia Ucraniana.
Após o almoço, às 13h30, deu-se continuidade à Assembleia com estudo em grupos. Primeiramente, o Pároco falou sobre alguns aspectos da Paróquia Sinodal. As Irmãs presentes falaram sobre a sinodalidade na Pastoral da Catequese e nos Movimentos eclesiais, como o Apostolado da Oração e o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ).
Prosseguindo, os participantes foram divididos em três grupos e discutiram sobre os seguintes temas: De que forma o Apostolado de Oração pode ser mais sinodal? Em que os Conselhos Administrativos Paroquiais podem melhorar a sinodalidade? Quais melhorias são necessárias na Catequese e no MEJ?
Para finalizar, cada grupo explanou aos demais seus desfechos e resultados. Todos puderam expressar suas opiniões e dar sugestões.
A Assembleia foi concluída com os agradecimentos feitos pelo Pároco e com um café da tarde para todos os participantes.
Jéssica Maria Mokochi Svidnicki