Em espírito sinodal, líderes da Paróquia São Basílio Magno de União da Vitória, juntamente com o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, com o Pároco e Vigário Geral Pe. Joaquim Sedorowicz, o Vigário Paroquial Pe. Luiz Pedro Polomanei, reuniram-se no sábado, dia 16 de agosto, para a sua Assembleia Paroquial, trabalhando o tema PARÓQUIA SINODAL.
Este foi o primeiro de outros encontros que acontecerão em todas as Paróquias da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, visando a aplicação concreta da sinodalidade em todas as esferas da vida eclesial, na própria estrutura canônica, nos movimentos e pastorais. O foco prático e concreto das Assembleias, que leva seguramente a uma maior sinodalidade, é a implantação do CPP (Conselho Pastoral Paroquial). Este Conselho visa um despertar das nossas paróquias para o caminhar juntos, aumentando assim a força da comunidade em todos os seus aspectos, principalmente na evangelização.
Já pela manhã, os participantes foram recepcionados com um café e logo em seguida participaram da Divina Liturgia, celebrada pelo Arcebispo e concelebrada pelo Pároco e pelo Vigário Paroquial. Em sua homilia, Dom Volodemer explicou de forma muita clara o objetivo do encontro. Disse ele: “em meio a um mundo tão conturbado, onde cada um busca seus próprios interesses, nós, como Igreja de Cristo, sobretudo neste Ano Jubilar, precisamos deixar as diferenças de lado e caminhar juntos, ser peregrinos da esperança, ser um povo sinodal em todas as nossas pastorais e movimentos, ampliando, assim, a nossa busca pela conversão”.
Após a Divina Liturgia, todos se dirigiram ao Centro de Eventos, onde se concentraram todos os trabalhos do dia. Após uma introdução e oração, Dom Volodemer foi o primeiro expositor do dia, falando sobre o que é ser Igreja Sinodal. Ele destacou a importância do encontro paroquial neste processo de caminhar juntos, sair de nós mesmos para nos colocarmos a caminho, na busca da conversão nossa e do nosso povo e sermos autênticos peregrinos da esperança.
Posteriormente, foi a vez do Pároco Joaquim dar o seu recado. Sua mensagem focalizou o tema PARÓQUIA SINODAL. Também ele, de forma muito clara e objetiva, falou sobre como tornar nossa Paróquia uma Paróquia Sinodal. Falou principalmente sobre a unidade, baseada na Bíblia e nos Documentos da Igreja, citando preferencialmente os ensinamentos do Papa Francisco.
Encerrada sua fala, foi dada a palavra para a Ir. Ana Regina Praisner, SMI – Superiora da Casa das Irmãs Servas de União da Vitória. Em sua sua reflexão, ela fez um paralelo da Igreja do passado com a atualidade, explanando nossos desafios no contexto atual.
Logo em seguida, o Arcebispo retomou a palavra, falando especificamente sobre o CPP, seu objetivo e de que forma será instalado em toda Metropolia.
Quase encerrando a manhã, a Ir. Eugenia Hatlan organizou os presentes em grupos, grupos estes que, no período da tarde, discutiram diversos temas ligados à sinodalidade paroquial.
Findados os trabalhos da manhã, todos se dirigiram para o almoço.
A tarde iniciou com uma dinâmica, que levou os participantes a refletirem sobre a importância de vivermos unidos, um fortalecendo o outro. Da dinâmica, iniciou-se os estudos em grupos, que foi um momento de valiosa escuta e partilha.
Em seguida, foi o momento da plenária, onde todos os assuntos levantados nos grupos foram apresentados pelos seus respectivos secretários. Assim, foi possível ouvir os anseios da Igreja local, cada um dentro da sua realidade. Dom Volodemer fez suas considerações finais, o Pe. Joaquim agradeceu a presença de todos e encerrou-se a Assembleia.
Sem dúvidas, foi um momento de profunda meditação sobre o papel da Igreja na sociedade atual, sobre a Igreja em saída. Uma Igreja Sinodal, que não se fecha no seu mundo, mas sai, sai peregrina da esperança, anunciando Jesus e proporcionando uma verdadeira conversão. Uma Igreja que não é autoritária, mas caminha junto, mostrando de forma amável, que seus ensinamentos são uma forma de amar e viver bem. É a Igreja como uma mãe amorosa, que instrui seus filhos no caminho da verdade e do bem.
Que o Espírito Santo inspire e capacite nossas lideranças nessa caminhada e que Maria Santíssima, a portadora da Esperança, caminhe sempre conosco!
Geraldo José Vieira