Assembleia metropolitana em dois regionais

Nos dias 07 e 21 de março de 2017, nas Paróquias São João Batista em Curitiba e Sagrado Coração de Jesus em Mallet, aconteceu a Assembleia Metropolitana sobre o projeto Paróquia Viva – Lugar de encontro com Cristo vivo. Este projeto da Igreja Católica Ucraniana, iniciado há alguns anos, e aplicado na Ucrânia e na chamada “diáspora”, ou seja, nos países onde existem ucranianos católicos organizados eclesialmente, se estenderá até 2020. Os encontros, realizados em dois regionais nas datas acima citadas, tiveram como objetivo central discutir o andamento deste projeto. Em outras palavras, discutiu-se sobre a pastoral da Igreja Católica Ucraniana no Brasil.

Para participar das sessões regionais da Assembleia Metropolitana foram convidados todos os Párocos e Vigários paroquiais, representantes dos Institutos de Vida Consagrada e líderes leigos de cada paróquia.

As programações das Assembleias de Mallet e Curitiba praticamente não se diferenciaram, pois seguiram a mesma temática e o mesmo horário. Com início às 08h30min, foi celebrada a Divina Liturgia presidida por Sua Excelência Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita e concelebrada pelos sacerdotes presentes. Nas duas homilias, em Curitiba e Mallet, proferidas a partir dos textos dos Atos dos Apóstolos 6,1-7, Mateus 20,20-28 e os números 19, 20, 29 e 33 da Exortação apostólica Evangelii gaudium do Papa Francisco, Dom Volodemer fez a fundamentação teológica e motivação para as reflexões da Assembleia, que giraram em torno do tema deste ano de 2017, a diaconia – serviço ao próximo. Ele enfatizou a urgência em adotar a atitude que o Papa Francisco pede insistentemente a todos os católicos: uma Igreja em saída! “Que saídas precisamos fazer em nível, pessoal, familiar, comunitário, paroquial e metropolitano para ser uma Igreja mais viva?”, interpelou o Metropolita.

Nas duas assembleias, após a foto oficial e o cafezinho, no salão paroquial das respectivas paróquias, o Arcebispo fez a sua colocação que consistiu na avaliação da realização das resoluções referentes ao Projeto “Paróquia Viva” no âmbito metropolitano. Dom Volodemer sublinhou os trabalhos pastorais que estão sendo realizados, bem como apontou os que ainda estão pendentes. Ele aproveitou o ensejo para apresentar os desafios pastorais da Metropolia. Colocou como prioridade a implantação da Pastoral Familiar para prover a catequese de adultos e assim melhorar o trabalho com a juventude, contando com a ajuda do Apostolado da Oração. Na outra ponta, ele quer uma formação melhor de catequistas, que tenham mais liderança espiritual nas comunidades e façam um atendimento mais eficiente na perseverança e no MEJ a fim de favorecer o atendimento dos jovens. Segundo o Arcebispo Metropolita, a maior falha pastoral da Metropolia está exatamente no âmbito da juventude. Após a fala do Metropolita, o Pe. Edison Boiko – Vigário Geral fez uso da palavra e desenvolveu o tema deste ano – a diaconia social, apresentando a carta pastoral do Arcebispo Maior Dom Sviatoslav Shevchuk sobre o assunto. A finalidade do projeto como um todo é criar uma Igreja viva.

Pelas 12 horas, foram servidos os almoços para os participantes do encontro. Por volta das 13h30min, os trabalhos foram retomados. Por orientação da coordenação, os participantes se reuniram em grupos para discutir e responder perguntas relacionadas com a pastoral da Metropolia. Após o trabalho em grupo, foi feito um plenário. Todos tiveram a liberdade de falar, criticar e apresentar propostas. Nestes dias, 07 e 21 de março, ainda foram anunciadas as novas trocas na pastoral da Metropolia, dentre elas: o novo Coordenador do Projeto “Paróquia Viva” – o Pe. Vassílio Burko Neto – Pároco da Paróquia São José de Dorizon, e o novo Coordenador da Pastoral Familiar – o Diácono Juliano Cezar Rumoviski.

Estiveram presentes aos encontros os seguintes sacerdotes – na Paróquia da Catedral São João Batista – Curitiba: Pe. Edison Boiko, Vassílio Burko, Joaquim Sedorovicz, Josafat Roiko, Jaime Fernando Valus, OSBM, Gregório Hunka, OSBM, Mario Marinhuk, OSBM, Elias Marinhuk, OSBM, Arcênio Krefer, OSBM, Eufrem Krefer, OSBM, Sergio Ivankiv, OSBM, Melécio Kraczyi, OSBM, Metódio Techy, OSBM, Antônio Nazarko, OSBM, Antônio Roik, OSBM, Cenézio Stachiv, OSBM, Basílio Koubetch, OSBM e Francisco Kochmanski, OSBM; na Paróquia Sagrado Coração de Jesus Mallet: Pe. Edison Boiko, Pe. Basilio Koubetch, OSBM, Irineu Vasselkoski, Josafá Firman, Daniel Horodeski, Vassílio Burko, Ricardo Mazurek Ternosvski, Mario Ciupa, Sérgio Hrinievicz, Luiz Pedro Polomanei, Sandro Dubkowski e o diácono João Basniak.

As duas sessões foram encerradas com um lanche de despedida e os participantes retornaram para as suas comunidades com o compromisso de fazer de sua comunidade uma Paróquia Viva.

Nas duas sessões, foram elaboradas várias resoluções, que serão unificadas pelo Chanceler da Metropolia Pe. Basilio Koubetch, OSBM e seus auxiliares. O tema principal e as resoluções serão repassadas às paróquias que deverão realizar assembleias paroquiais e determinar ações sociais concretas. Todas as atividades serão registradas e enviadas ao comitê central do Projeto Paróquia Viva da Igreja Católica Ucraniana, cujos Coordenadores são Don Ken Novakivski – Eparca de New Westminster, Canadá e Pe. Andriy Onuferko.