Assembleia dos Bispos na Diocese Jubilar de Cornélio Procópio

O episcopado paranaense esteve reunido no Hotel Midas, em Cornélio Procópio (PR), para sua segunda assembleia anual. Na manhã da quinta-feira, 21 de setembro, os bispos iniciaram os trabalhos com a oração das Laudes. Em seguida, o episcopado deu início a extensa pauta de assuntos previstos. O arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, recordou que é motivo de alegria ter duas dioceses celebrando o jubileu de ouro neste ano: Umuarama e Cornélio Procópio; e que foi uma grande graça elas poderem sediar as duas assembleias do episcopado. A primeira assembleia dos bispos, neste ano, já aconteceu no mês de março, em Umuarama.

Dom Geremias falou sobre os assuntos da pauta dessa assembleia e ressaltou que estão divididos em três grandes blocos. O primeiro é de estudos e encaminhamentos, o segundo sobre questões financeiras, e o terceiro são pautas solicitadas pelos bispos ou outras pessoas e instituições.

Na noite de quinta-feira, 21 de setembro, o episcopado paranaense encerrou as atividades do dia de Assembleia com a celebração da Eucaristia, na Catedral Cristo Rei, da diocese de Cornélio Procópio. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, dom Marcos José dos Santos; ladeado pelo bispo emérito, dom Manoel João Francisco, pelo arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz; e concelebrada pelos demais bispos e pelos padres do clero diocesano e religioso.

A celebração contou com presença expressiva de religiosos, religiosas, leigos e leigas e autoridades civis e políticas. No início da celebração, o pároco da catedral, padre Aparecido dos Santos Francelino, acolheu a todos e pediu que cada bispo se apresentasse.

Em sua homilia, tomando o Evangelho do dia da festa de São Mateus, dom Marcos baseou-se na palavra de Jesus: “segue-me”, para falar do jubileu diocesano. “Nessa celebração de 50 anos de nossa Igreja particular, reconhecemos e testemunhamos uma multidão numerosa de irmãos e irmãs, leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos, presbíteros, bispos que, escutando a Palavra do Senhor: ‘segue-me’, se colocaram a caminho. Foram pregar a Palavra, testemunhar a fé, edificando o corpo de Cristo, a Igreja, presente aqui em Cornélio Procópio, mas unida à Igreja do Paraná, do Brasil, à Igreja universal, a única Igreja, corpo de Cristo”.

No final da celebração, dom Geremias, em nome do episcopado paranaense, proferiu uma palavra de agradecimento. “Para nós, bispos do Regional Sul 2 da CNBB, é uma alegria imensa acompanhar vocês nessa grande celebração. É um costume nosso, realizar nossas assembleias nas dioceses que estão celebrando o jubileu ou alguma comemoração importante. Caro dom Marcos e dom Manoel, nossos parabéns a vocês e obrigado por nos convidar a estarmos aqui. Parabéns, querido povo de Deus. Deus seja louvado por essa história de 50 anos”, disse o arcebispo.

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli também fez uso da palavra, no final da missa, para parabenizar e agradecer à diocese e entregou aos bispos uma menção honrosa, em nome da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Dom Manoel recebeu e leu para o povo as palavras contidas no documento: “A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por proposição do Deputado Luiz Claudio Romanelli, concede votos de congratulações à Diocese de Cornélio Procópio pelos seus relevantes serviços prestados, especialmente à região norte pioneira e em comemoração ao seu Jubileu de Ouro”.

Após a missa, um jantar festivo foi oferecido aos bispos, ao clero, religiosos (as), seminaristas, lideranças e convidados.

Participação do Secretário Estadual de Saúde

Uma das pautas solicitadas por alguns bispos foi sobre a questão da vacinação no estado do Paraná. Para abordar o assunto, foi convidado o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, para falar aos bispos sobre o assunto. Ele esteve presente, com sua equipe, no final da manhã, e afirmou que a retomada da vacinação é um elemento prioritário na prevenção de doenças e está na “ordem do dia da saúde dos paranaenses”.

Em cerca de 15 minutos, o secretário apresentou ao episcopado a necessidade emergente da retomada da vacinação no Paraná, e também falou sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite a Dengue e da Chikungunya.

Beto Preto pediu aos bispos ajuda para levar aos católicos informações e conscientização sobre a importância e a credibilidade das vacinas. Segundo ele, as campanhas midiáticas, na televisão e no rádio são insuficientes, pois é preciso uma campanha nas comunidades, mais pessoal, olho no olho, a fim conscientizar a opinião pública sobre a necessidade das vacinas.

Karina de Carvalho

Assessora de comunicação da CNBB Sul 2