Assembleia dos Bispos na Colônia Marcelino

Nos dias 13 a 15 de março de 2022, a Paróquia Santíssima Trindade da Colônia Marcelino, Município de São José dos Pinhais, teve a honra de sediar a XXXV Assembleia dos Bispos do Paraná, que constitui o Regional Sul 2 da CNBB, tendo a participação e colaboração da Comunidade latina São Pedro. Foi a primeira vez que a Igreja Católica Ucraniana no Brasil se dignou em oferecer seu espaço e seu pessoal para um evento tão importante como é a Assembleia dos Bispos.

Dia 13 – domingo

A Assembleia dos Bispos do Paraná teve início na tarde de domingo, 13 de marco, com a Divina Liturgia (Missa no Rito Bizantino) na Paróquia Ucraniana Santíssima Trindade da Colônia Marcelino. Presidida pelo arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, Dom Volodemer Koubetch, ladeado pelo Bispo da Eparquia Católica Ucraniana Imaculada Conceição, Dom Meron Mazur, e pelo arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2, Dom Geremias Steinmetz, a missa foi aberta à comunidade local e transmitida pelas redes sociais da Paróquia e do Regional Sul 2 da CNBB.

Participaram dessa Assembleia os arcebispos e bispos do Paraná, um arcebispo emérito, o secretário executivo da CNBB Sul 2 e o presidente da Comissão Regional de Presbíteros. Pela primeira vez, presencialmente, junto ao episcopado paranaense está participando o arcebispo de Cascavel, Dom Adelar Baruffi, que foi nomeado no dia 22 de setembro de 2021 e tomou posse no dia 31 de outubro.

Para o Padre Neomir Doopiat Gasperin, pároco da Paróquia Ucraniana Santíssima Trindade, acolher essa assembleia “é uma grande honra e um fato histórico e inédito para esta comunidade que está iniciando suas atividades paroquiais e nova destinação da Casa Nossa Senhora do Amparo (que antes era uma casa de repouso para idosos). A vinda dos bispos do Paraná significa para nós que o Espírito Santo está a nos abençoar e animar em nossa caminhada”.

Nos ritos iniciais da Divina Liturgia, cada bispo recebeu de uma família da Colônia Marcelino um pão e uma porção de sal. Esse é um costume próprio dos ucranianos de acolher as pessoas, especialmente as autoridades, com o pão e o sal, que simbolizam a delicadeza e a sinceridade dos anfitriões no ato de acolher e de dar as boas-vindas.

Em sua homilia, Dom Volodemer recordou a guerra vivida na Ucrânia, a qual classificou como “um absurdo total”. “O sofrimento é muito grande, principalmente para a população civil, que está sendo atacada impiedosamente, tendo suas habitações, hospitais, maternidades, creches e escolas bombardeadas, e para os milhares de refugiados que deixaram suas moradias, familiares e amigos, buscando acolhida em lugares muito distantes de suas terras de origem”, disse Dom Volodemer. Ao comentar a liturgia da Palavra, o arcebispo ucraniano disse: “Pela nossa fé, acreditamos que, apesar das desgraças históricas, no espaço e no tempo presente Deus aí está e age. Os agentes do mal perecerão e a bondade divina permanecerá para sempre”.

Ao final da celebração, Dom Geremias Steinmetz, fez um pronunciamento de agradecimento, no qual recordou a providência divina por essa Assembleia ser acolhida pela Igreja Católica Ucraniana. “Parece que a graça nos acompanha nesses dias, porque quando planejamos essa assembleia não tínhamos ideia de que essa guerra estaria acontecendo. Portanto, nós queremos estar muito unidos, solidários e em oração com vocês nesse momento”, disse o arcebispo. Sobre celebração que abriu a Assembleia, Dom Geremias disse: “Muito obrigado por esse testemunho bonito de fé e de participação de vocês, que faz com que a gente consiga elevar nossa alma a Deus em agradecimento”.

Antes da benção final, Dom Volodemer fez uma oração de despedida litúrgica e explicou que isso é algo tradicional nas grandes solenidades. “É algo próximo do ‘shalom’ judaico, que significa paz plena, com tudo aquilo que é necessário para viver bem com Deus, com o próximo e em harmonia com o universo e a natureza”, disse o arcebispo. Nessa oração, Dom Volodemer rezou e agradeceu pelo Papa Francisco, pelo Arcebispo Ucraniano Maior Dom Sviatoslav Shevchuk, pelos 70 anos de fundação da CNBB, pelo Jubileu de Ouro de fundação da Eparquia, atualmente Metropolia, pela Cáritas do Paraná, pela equipe da CNBB Sul 2, pela Representação Central Ucraniano Brasileira, por todos que manifestaram solidariedade ao povo ucraniano e aos sacerdotes, religiosos e religiosas e a comunidade ucraniana. Após cada prece era cantado o tradicional Многая літа, pedindo: Сотвори, Господи, многії літа – Conceda, ó Senhor, muitos anos de vida.

Após a missa, a comunidade ofereceu um jantar aos bispos, com pratos típicos da cultura ucraniana, seguido de uma apresentação cultural e um show.

Dia 14 – segunda-feira

Na segunda-feira, 14 de março, os bispos iniciaram o dia às 7 horas da manhã com a celebração da Santa Missa na capela da Casa Nossa Senhora do Amparo, onde estão hospedados. A Missa foi presidida por Dom Geremias Steinmetz, ladeado pelo arcebispo de Curitiba e vice-presidente da CNBB Sul 2, Dom José Antonio Peruzzo, e pelo bispo de Guarapuava e secretário da CNBB Sul 2, Dom Amilton Manoel da Silva.

O primeiro assunto da pauta prevista para o dia foi sobre a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau, na África, desde 2014. Segundo o bispo de Ponta Grossa e referencial para a dimensão missionária no Paraná, Dom Sergio Arthur Braschi, os bispos discutiram sobre o futuro da missão, o envio de novos missionários e a construção do segundo bloco da escola.

Outro tema sobre o qual os bispos gastaram um bom tempo foi a Assembleia Eclesial Latino Americana e do Caribe. Segundo Dom Geremias, os bispos refletiram sobre os pontos levantados pela Assembleia, especialmente aqueles que tocam a realidade da Igreja no Paraná. “A primeira questão levantada foi justamente a da missão, depois esse elemento evangelizador que é a pessoa de Jesus Cristo, mas também a evangelização dos jovens e a preocupação com a participação da mulher na vida da Igreja. Tratamos também de um problema que foi central nesse Assembleia, a questão do clericalismo, além disso tratamos da formação dos futuros padres”, disse o arcebispo.

Essa foi a primeira Assembleia regional, presencial, que o Arcebispo de Cascavel, Dom Adelar Baruffi, participou desde que tomou posse e, segundo ele, foi muito bom. “Esse, é para mim, um motivo de grande alegria. Estar aqui no meio deles, consciente e refletindo sobre as realidades e o número grande número de atividades que temos para resolver. Os desafios são grandes, mas vamos resolvendo um por um”, disse Dom Adelar, que segue em tratamento de saúde.

Dom Geremias avaliou que essa Assembleia, que pela primeira vez está sendo acolhida pela Igreja Católica Ucraniana, é providencial. “Nesse momento da história, é importante estarmos junto à comunidade ucraniana, ouvir suas preocupações e até as lamentações, e também estar com os bispos ucranianos no Brasil”, disse Dom Geremias.

As atividades do dia foram concluídas com a oração das vésperas. Nessa terça-feira, 15 de março, a Assembleia segue até o meio dia, quando será concluída com uma missa na comunidade São Pedro, da Paróquia São Sebastião, da Diocese de São José dos Pinhais (PR).

Dia 15 – terça-feira

Os bispos iniciaram o dia com a oração das Laudes na capela da Casa Nossa Senhora do Amparo, onde estavam hospedados. Após o café, deram prosseguimento aos trabalhos previstos na pauta.

Um dos temas de grande relevância nos debates, estudos e encaminhamentos foi a “6ª Semana Social Brasileira”, que é uma nomenclatura para falar de um grande trabalho que iniciou em 2019 e perdura até 2023. O secretário executivo da CNBB Sul 2, Padre Valdecir Badzinski, relatou que “os bispos fizeram uma análise, reconheceram a grandeza dos trabalhos desenvolvidos e adentraram aos trabalhos que serão desenvolvidos em 2022, como o contato com os padres, religiosos (as), pastorais, movimentos e reuniões com as dioceses”.

Outro tema importante de estudo, realizado pelos bispos, foi sobre o serviço da Pastoral da Sobriedade. Os bispos estudaram sobre essa incidência dos entorpecentes na vida das pessoas e das famílias. Foram analisados números, gráficos e refletido sobre as clínicas de recuperação que existem no Paraná. “A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja na prevenção e na recuperação dos dependentes químicos e busca a integração de todas as pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas, parcerias, casas de recuperação, a fim de mitigar o sofrimento de tantas famílias”, disse Padre Valdecir.

A Pastoral familiar, especialmente nesse tempo de pandemia, também foi um dos assuntos sobre os quais os bispos dedicaram um bom tempo de trabalho. “Sabemos o quanto é importante o trabalho da Igreja junto às famílias, dando um suporte, gerando esperança, abrindo perspectivas e ajudando a solucionar problemas internos, quer seja de relacionamentos, de educação na fé, de moral ou relacional”, afirmou Padre Valdecir.

Às 11 horas, os bispos seguiram até a comunidade São Pedro para a celebração da missa de conclusão, que foi presidida pelo bispo de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marchiori, ladeado pelo bispo de Palmas-Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl, e pelo bispo de Cornélio Procópio, Dom Manoel João Francisco. A missa teve a participação expressiva da comunidade local e também contou com a presença da prefeita da cidade de São José dos Pinhais (PR), Nina Singer.

Para Dom Volodemer Koubetch, arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, responsável por acolher essa Assembleia, esse evento foi uma conquista e um grande ganho, do qual toda a Igreja Católica Ucraniana vai lembrar por muito tempo. “O grande ganho desse evento foi exatamente esse ponto mais alto da convivência entre os bispos da Igreja Católica Ucraniana e da Igreja Católica Latina. Algo que já vem acontecendo há muitos anos e nessa Assembleia, aqui na Colônia Marcelino, chegou no seu ponto mais alto. Depois, tivemos vários ganhos secundários, como o fato de os bispos ficarem hospedados na Casa Nossa Senhora do Amparo, que antes foi uma casa de recuperação de idosos, e agora tem uma nova destinação para retiros e encontros. Esse evento, certamente, é o maior e mais importante que essa casa terá. Além disso, percebo que, com essa Assembleia, a união entre essas duas comunidades, católica do rito latino e do rito ucraniano, se fortaleceu muito”, disse Dom Volodemer.

Após a missa, os bispos foram recepcionados com um almoço, preparado pela comunidade São Pedro.

Texto e fotos: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2