Assembleia dos Bispos do Paraná

Na tarde do dia 5 e manhã do dia 6 de outubro de 2022, na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava-PR, os Bispos do Paraná – CNBB Regional Sul 2 realizaram a terceira assembleia do ano. Normalmente, são duas assembleias anuais, mas este ano aconteceu uma extraordinária. O encontro episcopal dedicou bastante tempo para estudar a síntese geral da 42ª Assembleia do Povo de Deus, elaborada por uma equipe de trabalho, que se reuniu também em Guarapuava nos dias 3 e 4 de outubro. A presente matéria reúne as informações da elaboração dessa síntese e as da assembleia.

Encontro de elaboração da síntese geral da 42ª Assembleia do Povo de Deus

Nos dias 3 e 4 de outubro, uma equipe de trabalho reuniu-se em Guarapuava para realizar a síntese geral da 42ª Assembleia do Povo de Deus, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro, nas quatro Províncias Eclesiásticas do Paraná (Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel).

A equipe era formada pelo arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz; pelo bispo de Guarapuava e secretário do Regional Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva; pelo secretário-executivo do Regional Sul 2, padre Valdecir Badzinski; e pelos padres: Anderson Bento (diocese de Apucarana), Joel Nalepa (diocese de Ponta Grossa) e Paulo Martins (diocese de Paranavaí).

A tarefa dessa equipe foi fazer uma única síntese das sínteses enviadas pelos secretários de cada Província Eclesiástica. A metodologia usada foi descrever uma introdução, depois um breve parecer geral daquilo que o grupo percebeu após a leitura das sínteses provinciais e, então, o resumo das respostas às três questões que a presidência do regional enviou para serem trabalhadas, em grupo, nas quatro assembleias.

As questões foram:

1) As comunidades paroquiais se sentem comunidades eclesiais missionárias? O que identificamos como: Forças, Fraquezas e Ameaças

2) Como chegar à consciência de ser uma Igreja constituída como comunidades eclesiais missionárias no contexto da cultura urbana?

3) Que passos estão sendo efetivamente dados para que nossas paróquias sejam comunidades eclesiais missionárias?

Para o presidente do Regional, a reunião foi um momento que expressou a sinodalidade que vive a Igreja do Paraná. “Foi um momento de unidade, especialmente, por constatarmos que a questão da Iniciação à Vida Cristã, com inspiração catecumenal, está presente nas quatro províncias do Regional, nas dioceses e paróquias”, disse dom Geremias.

O arcebispo comentou também sobre outro tema importante, trazido pelas províncias. “Outras questões apareceram, sobretudo, a questão dos jovens. Percebemos a realidade de muitas paróquias que estão em dificuldade para trabalhar com a juventude, especialmente, após a pandemia. Percebemos a necessidade de um trabalho de aproximação da juventude no estado do Paraná”.

A dimensão do caminho sinodal que a Igreja do Paraná vem trilhando, também foi destacada pelo secretário do Regional, dom Amilton. “Ao ler a síntese final, percebemos que cada província trouxe uma novidade ou apresentou uma característica própria da sua realidade. Essa é uma dimensão bonita. Vimos uma diversidade de ideias, de propostas, mas todas a partir do tema central da Iniciação à Vida Cristã. Fica claro que houve a unidade na diversidade. O resultado foi muito profícuo”, disse o bispo.

Para o padre Joel Nalepa, que representou a província de Curitiba, foi uma alegria contribuir com a equipe, ajudando a entender o que aconteceu na sua província e, ao mesmo tempo, escutando sobre as demais províncias. “São diferentes experiências, mas todas as províncias procuraram fazer o caminho sinodal, de escuta e reflexão, olhando para o tema central da Iniciação à Vida Cristã. Então, foi uma experiência muito interessante, de escuta, de diálogo, de abertura, tentando interpretar os relatórios de cada província”, disse padre Joel.

Representando a província de Maringá, padre Paulo Martins, destacou alguns pontos desse trabalho de síntese: “Foram apontadas luzes na caminhada do Regional Sul 2 em direção à missão, na qual os leigos são convidados, por meio da Iniciação à Vida Cristã, a formar comunidades. Vislumbramos luzes para a catequese e para as demais pastorais. Percebemos também as ameaças, que precisam de muita criatividade para serem superadas”, disse o sacerdote.

Padre Anderson Bento, que representou a província de Londrina, destacou as sugestões enviadas pelas províncias. “Foram muito importantes as sugestões e as prioridades elencadas pelas províncias, especialmente, a questão na Iniciação à Vida Cristã, de inspiração catecumenal, na qual toda a Igreja deve continuar seguindo essa dinâmica, considerando que nós estamos no tempo necessário de evangelização, não partir do pressuposto de que todas as pessoas já estão evangelizadas. É preciso, constantemente, iniciar o nosso povo, fazer com que todos tenham um efetivo encontro com Jesus, aqueles que estão nas pastorais, nos movimentos, de que maneira que é a iniciação cristã seja uma realidade na vida de toda a igreja”, disse o sacerdote.

A síntese realizada por essa equipe foi homologada dentro da assembleia dos bispos do Paraná, que teve início na quarta-feira, 5 de outubro, até a quinta-feira, 6 de outubro. Posteriormente, ela será encaminhada aos padres coordenadores da ação evangelizadora de cada diocese, a fim de inspirar os planejamentos diocesanos de pastoral.

Karina de Carvalho

Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2

Bispos do Paraná se reuniram em Assembleia em Guarapuava 

Teve início às 12h da quarta-feira, 05 de outubro, na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava, a Assembleia dos Bispos do Paraná. Todos os arcebispos e bispos da 18 arqui/dioceses do Paraná e os dois bispos da Metropolia e Eparquia ucranianas estarão reunidos até o meio dia de quinta-feira, 06 de outubro, para dialogar sobre assuntos referentes à caminhada pastoral da Igreja do Paraná e a administração do Regional Sul 2 da CNBB.

Entre os principais assuntos em pauta, estavam: os novos passos da Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África; os encaminhamentos da síntese da 42ª Assembleia do Povo de Deus, que foi realizada, no final de setembro, nas quatro províncias eclesiásticas do Paraná; o Ano vocacional: “Vocação: Graça e Missão”; assuntos referentes às pastorais; e questões administrativas da sede do Regional Sul 2 da CNBB.

Na noite de quarta-feira, os bispos celebraram a eucaristia na Paróquia Santos Anjos, em Guarapuava. A missa foi presidida pelo bispo de Guarapuava e secretário da CNBB Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva, ladeado pelo arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, e pelo arcebispo de Curitiba e vice-presidente da CNBB Sul 2, dom José Antonio Peruzzo, concelebrada pelos demais bispos e padres presentes.

Essa foi a terceira e última assembleia do ano realizada pelo episcopado paranaense. Além dos assuntos importantes que os bispos deliberam nas assembleias, é sempre um momento de encontro, fraternidade e oração que fortalece a caminhada sinodal da Igreja do Paraná.

Karina de Carvalho

Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2