Assembleia dos Bispos do Paraná em Foz do Iguaçu

Na noite do domingo, dia 25 de fevereiro, teve início a primeira assembleia anual dos bispos do Paraná, na diocese de Foz do Iguaçu. A missa de abertura aconteceu na paróquia São João Batista, que é a primeira paróquia da diocese e está completando 100 anos de fundação. A missa contou com expressiva participação da comunidade local e foi presidida pelos três bispos da presidência da CNBB Sul 2: Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente; dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava e vice-presidente; e dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí e secretário.

No início da celebração, o bispo anfitrião, dom Sergio de Deus Borges, acolheu a todos, falou da importância da celebração com a presença de todo episcopado, dos motivos pelos quais a diocese foi escolhida para sediar o encontro e pediu que cada bispo se apresentasse. Disse Dom Sergio de Deus Borges: “Queridos irmãos bispos, ao convidá-los para celebrar essa assembleia em nossa diocese, nós queremos compartilhar de nossa alegria missionária. Iniciamos com essa celebração Eucarística nessa paróquia, que é a primeira paróquia do Oeste do Paraná, a preparação para o nosso Jubileu de Ouro. Essa paróquia, erigida no ano de 1924, abrangia até o território atual, hoje, de Campo Mourão, Umuarama, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e parte de Guarapuava”.

O bispo ainda explicou que ao celebrar o centenário da paróquia, iniciam o quinquênio em preparação para o Jubileu de Ouro da diocese de Foz do Iguaçu, que acontecerá em 2028. “Em vista do caminho jubilar, aprovamos um projeto missionário para o quinquênio, que partiu de uma pergunta importante para todos nós: como caminhar em direção ao Jubileu de nossa diocese? A resposta dada foi uma graça e uma moção do Espírito Santo: Rumo ao Jubileu, em comunhão participação e missão”, disse dom Sergio.

Em preparação para o Jubileu de Ouro, a cada ano, até 2028, a diocese vai trabalhar um alicerce, composto por quatro dimensões: religiosa, eclesial, missionária e caritativa. Em 2024, os 100 anos da paróquia São João Batista, com o objetivo de fortalecer as paróquias. Em 2025, o pilar da caridade, com o objetivo de fortalecer as pastorais e organismos voltados às periferias sociais e existenciais. Em 2026, o pilar da missionariedade, com o objetivo de revigorar a ação missionária das comunidades. Em 2027, o pilar do Pão, que será um ano intenso de preparação ao Jubileu e ocasião para aprofundar a espiritualidade eucarística. Em 2028, o pilar da Palavra, onde o objetivo será vivenciar o domingo, a presença viva do Ressuscitado.

Na homilia, dom Geremias agradeceu a possibilidade de a assembleia dos bispos ser realizada na diocese de Foz do Iguaçu. Abordando os textos bíblicos da liturgia, o arcebispo falou de alguns desafios que a Igreja enfrenta hoje, especialmente o da indiferença religiosa. “Um momento como esse, numa paróquia como essa, com toda sua história, certamente também se percebe os desafios que brotam desse tempo. Que o Evangelho, que apela para que continuemos ouvindo a voz do Senhor, nos inspire a termos essa capacidade inovadora, especialmente aquela que brota da santidade, de termos em nossa palavra e em nosso testemunho aquilo que é o central na nossa fé”, disse dom Geremias.

Em preparação para a Assembleia, as paróquias da diocese se comprometeram em rezar pelos bispos. Ao final da celebração, uma liderança de cada paróquia entregou ao bispo, pelo qual se comprometeu de rezar, uma carta, redigida por membros das pastorais. Após a missa, a paróquia ofereceu um jantar festivo para os bispos. A santa missa de abertura foi transmitida pelo canal do Youtube “São João Paulo II Web TV Foz”.

Os bispos do Paraná iniciaram o segundo dia de atividades de sua assembleia com uma celebração Eucarística na capela da Casa de Encontros Shalom Dom Olívio. A missa foi presidida pelo bispo de Guarapuava e vice-presidente da CNBB Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva, ladeado pelo bispo de Toledo, dom João Carlos Seneme, e pelo bispo de Palmas Francisco-Beltrão, dom Edgar Xavier Ertl.

Após a celebração, os bispos se reuniram para trabalhar uma extensa pauta de assuntos previstos para o dia. O primeiro ato foi a acolhida do administrador apostólico da arquidiocese de Cascavel, dom Paulo Antonio de Conto, que foi apresentado ontem, 25/02, à arquidiocese. Dom Paulo dirigiu uma palavra aos bispos, contou brevemente sua trajetória de disse que vem para servir com alegria. Confira a entrevista realizada com dom Paulo: Em seguida, os bispos ouviram a leitura do relatório da presidência, o qual relata todos os acontecimentos da Igreja do Paraná, desde a última assembleia, que aconteceu no mês de setembro, em Cornélio Procópio.

A Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau, na África, foi um dos assuntos abordado pelos bispos. Eles foram informados sobre os resultados da ação missionária em prol de Bíblias para a África, que aconteceu no ano de 2023, discerniram sobre o envio de novos missionários e de novos projetos no âmbito da evangelização e da caridade serem realizados no país.

No final da manhã, os bispos receberam a visita do chefe da assessoria de informações da Itaipu Binacional, dr. Marcos Antonio Farias. Há uma vertente recriada dentro da Itaipu para atender as questões sociais nacionais, com foco no estado do Paraná. Este foi um dos motivos de sua visita, tendo em vista que a Igreja Católica tem um amplo atendimento no campo social.

Segundo o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, nos últimos meses, a Itaipu atendeu um pedido da Cáritas em um projeto robusto para atender 16 entidades membros do estado do Paraná. Essa foi uma ocasião para os bispos prestarem contas sobre o uso dos valores recebidos pela Cáritas. Os bispos também confirmaram o atendimento da Igreja nas questões sociais, ao mesmo tempo que agradeceram a proximidade e colaboração da Usina. Dr. Marcos, representando a Itaipu, disse aos bispos que está aberto para receber projetos e submetê-los a avaliações e possíveis aprovações.

No período da tarde, os bispos se dedicaram ao estudo do Novo Regimento Interno da CNBB Sul 2. A partir do Estatuto Canônico e Regimento Interno da CNBB – Documento 111, aprovado na última Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu em abril de 2023, cada Regional precisa reelaborar o seu Regimento Interno. Diante disso, desde dezembro de 2023, o Regional Sul 2 da CNBB formou uma equipe de peritos para desenvolver o trabalho. A equipe é composta pelos canonistas: dom Sergio de Deus Borges (bispo de Foz do Iguaçu), padre Márcio França (arquidiocese de Londrina), e padre Clodoaldo Frassetto (diocese de Foz do Iguaçu); e pelo secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski.

O terceiro dia da Assembleia dos Bispos do Paraná iniciou com a oração das Laudes, na capela da Casa de Encontros Shalom Dom Olívio. Em seguida, eles deram início aos trabalhos previstos em pauta.

A preparação da Assembleia do Povo de Deus, prevista para acontecer no próximo mês de setembro, simultaneamente nas quatro Províncias Eclesiásticas (Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá); a avaliação do 3º Ano Vocacional do Brasil, que teve por tema: “Vocação: Graça e Missão”; e a elaboração da Cartilha de Orientação Política; estiveram entre os principais temas abordados pelos bispos ao longo do dia de hoje.

No início da noite, os bispos celebraram a Eucaristia na capela do Santíssimo da Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe. A missa foi presidida pelo bispo de Foz do Iguaçu, dom Sergio de Deus Borges, e contou com a presença de sacerdotes, diáconos, religiosas e da comunidade local. Após a celebração, a comunidade local ofereceu um jantar aos bispos.

Na quarta-feira, 28 de fevereiro, os bispos celebraram a Eucaristia pela manhã e tiveram o dia livre para passeios. No período da tarde, eles realizaram a visita técnica à Itaipu Binacional.

Neste ano, o episcopado paranaense se reunirá no mês de abril, por ocasião da 60ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), e na segunda Assembleia Regional, que acontecerá no mês de setembro, na diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

Karina de Carvalho

Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2