Arcebispo visitou Linha Vitória

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM esteve na comunidade ucraniana de Linha Vitória nos dias 02 a 05 de novembro para a realização da Visita Canônica.

Vindo de Curitiba, dia 02 de novembro, passando por Lapa e São Mateus, percorrendo 288 quilômetros, Dom Volodemer chegou ao destino à tarde e hospedou-se no convento das Irmãs de São José. Antes de chegar à colônia Linha Vitória, ele teve um encontro com o Pároco Luiz Pedro Polomanei e com as Irmãs Servas de Rio das Antas, que lhe ofereceram o almoço.

Após o lanche da tarde e tendo recebido num pendrive da Ir. Margarete Tabaczuk, ISJ o histórico e as informações gerais da comunidade, o Metropolita sistematizou os dados conforme o esquema das visitas anteriores. Ao entardecer, o Metropolita foi tomar sol e fazer uma caminhada pelo pasto e ter um contato direto com a natureza. Observou os animais: o gado, os porcos, os gansos, as galinhas, os peixes nos tanques disputando alimentos. Os quero-queros sempre prontos para o ataque a fim de defender suas proles. Os sapos ensaiando suas melodias exóticas.

Às 19 horas, as Irmãs serviram uma janta sadia, com muita salada.

Dia 03 de novembro, sexta-feira, logo no início da manhã, começou a chover, num clima mais próximo do inverno do que da primavera. O café da manhã foi servido pelas Irmãs às 07:30. De manhã, além de seus deveres metropolitanos e particulares, o Metropolita leu o histórico da comunidade, examinou os livros documentais, que atualmente estão sendo bastante bem conduzidos e adiantou a documentação da Visita Canônica.

Após o almoço, servido no convento, Dom Volodemer levou os paramentos para a igreja e os preparou para as celebrações destes dias.

Às 18 horas, na entrada da igreja São Miguel, iniciou-se a recepção oficial ao Visitador. Paramentado, juntamente com o Pároco Pe. Luiz Pedro Polomanei, enquanto ecoava o som do sino, o Metropolita saiu da sacristia em procissão até a frente da igreja. A homenagem começou com uma pequena mensagem em ucraniano proferida pela catequizanda Luiza Okopna e entrega de um vaso pela colega Gessica Palamar. Em seguida, as crianças da catequese entoaram o canto “Vitaiem vas”. O jovem Aloísio Kerniski leu uma saudação em ucraniano; ele disse: “neste dia radiante, saudamos de coração e cumprimentamos o senhor, que amavelmente se dignou nos visitar e nos fortalecer na fé, esperança e no amor a tudo que nos é valioso; e nisto sentimos seu coração à medida do coração de Jesus a fim de nos abraçar, como o bom pastor, e nos mostrar o caminho a Cristo”. Em companhia de seu esposo Sr. Lucio Neno Mitzko – Presidente-Executivo, a Catequista Sra. Ilda Mitzko saudou o Metropolita com pão e o sal e uma mensagem de boas-vindas, conforme a tradição ucraniana “Agradecemos de coração pela presença e que nestes dias possamos nos enriquecer através dos seus ensinamentos para seguirmos melhor o caminho que nos leva a Deus”, disse Ilda.

Após o discurso da Catequista, todos entraram na igreja e as crianças cantaram o canto “Proslaulhaiemo me Boha”. O Pe. Luiz Pedro deu as boas-vindas ao Metropolita e lhe entregou a comunidade nestes três dias de visita. Em seguida, foram lidas as intenções da Divina Liturgia pela jovem Tania Stefani. A leitura da epístola ficou por conta de Aloísio Kerniski. O Padre concelebrante fez a proclamação do Evangelho. A homilia do Metropolita iniciou falando sobre a Visita Canônica e continuou com uma reflexão sobre dois elementos fundamentais da vida cristã: cultivo da humanidade e cultivo da espiritualidade; cuidar a parte humana, ter corpo sadio, amizade, profissão, ter tudo o que é necessário para a vida; mas também ler a Bíblia, estudar o catecismo, conhecer e seguir os Dez Mandamentos e outros elementos ensinados pela Igreja para chegar a Deus.

A celebração litúrgica encerrou às 19h25min. O Pároco comunicou os próximos encontros, agradeceu ao Metropolita, às crianças e a todos os que o recepcionaram e compareceram para saudá-lo. Com o canto “Flor de Nazaré” e as orações do Pai Nosso, Ave Maria e Gloria ao Pai, os fiéis retornaram a seus lares.

O Metropolita, o Pároco e as Irmãs Nádia, Julia, Metodia, Maria e alguns membros da comissão administrativa foram jantar na casa da família do Sr. Bruno Repchuk.

Sábado, dia 04 de novembro, às 10 horas, houve um encontro com os catequizandos e os pais dos mesmos. Iniciou-se com o canto “Mãezinha do céu” e as orações Pai Nosso, Ave Maria e Gloria ao Pai… Ir. Maria Smaha, ISJ deu as boas-vindas ao Metropolita, às crianças e aos pais. Dom Volodemer falou sobre as relações humanas na educação, focalizando, sobretudo, a liberdade na formação dos filhos, adolescentes e jovens, o que deve ser trabalhado intensamente na catequese, na escola e, principalmente, na família. Enfatizou a importância do discernimento no uso das coisas, é preciso saber discernir o que serve e o que não serve para a vida. “Os pais devem controlar seus filhos sobre o uso dos meios de comunicação”, disse. Dom Volodemer trouxe pequenos prêmios que foram sorteados entre os catequizandos e também distribuiu pirulitos. O encontro terminou com o canto “Maria de Nazaré”.

Foi dado um tempo para um breve encontro com as catequistas. Entre outros assuntos, comentou-se sobre como investir em pessoas leigas em prol do trabalho com a catequese.

Sob chuva persistente, o almoço foi servido na casa do Sr. Basílio Ksenhuk.

Às 16h30min, o Metropolita teve um encontro com a comissão administrativa, iniciado com a oração de invocação ao Espírito Santo. Verificou-se a situação social das famílias da comunidade e a administração paroquial da comunidade. Como projeto em andamento, o pavilhão será ampliado com uma área aberta. Dom Volodemer prosseguiu falando sobre a cultura ucraniana, compreendida num sentido mais amplo, e dando orientações aos membros do CAP. Como tarefa futura, ele determinou para que, dentro de alguns anos, a igreja atual seja ser transformada em centro catequético e que seja construída uma nova igreja de estilo bizantino-ucraniano. Trabalhando, no próximo ano, o tema “Liturgia e vida de oração”, as religiosas da Congregação de São José, com a ajuda do Pároco, explicarão a Divina Liturgia, a arquitetura bizantina, o significado dos ícones e outros aspectos da espiritualidade cristã oriental.

Com início às 18 horas, foi celebrada a Divina Liturgia em português, presidida pelo Metropolita e concelebrada pelo Pároco. As intenções foram lidas pela Ir. Julia Balcota, ISJ. A leitura da epístola foi feita por Aloísio Kerniski e a do Evangelho, pelo Padre. A homilia foi direcionada aos grupos dos jovens e dos membros do Apostolado de Oração e abordou o tema da qualidade de vida, tanto do ponto de vista humano, quanto do ponto de vista cristão, sacramental, matrimonial e familiar. O Metropolita enfatizou a importância de pertencer a um grupo eclesial para formar bons cristãos, boas famílias, e esse engajamento até mesmo serve para se proteger do mal que ronda a sociedade.

Às 19h20min, terminou a Divina liturgia e o Pároco passou os avisos dos próximos eventos paroquiais. Agradeceu ao Metropolita e a todos. Finalizou-se com o Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai… Em seguida, foram feitas fotos com os jovens e com o grupo do Apostolado de Oração.

Após a celebração, o Metropolita, o Padre, as Irmãs Julia e Maria e alguns membros da comissão foram para o jantar na casa da família do Sr. Vitor Okopna.

Dia 05 de novembro, domingo, iniciando às 09h30min, foi celebrada a Divina Liturgia Solene Pontifical. O Metropolita paramentado, juntamente com o Pároco Luiz Pedro Polomanei, o Diácono João Basniak, os acólitos Tiago Oszust e Aloísio Kerniski e os coroinhas Marcelo Otávio Heiderich, Samoel Kerniski, saiu em procissão da sacristia, ao som do toque do sino e de cantos, até o centro da igreja, abençoando as pessoas. A jovem Tania Stefani leu as intenções. A Divina Liturgia foi cantada pelas Irmãs de São José e cantores da comunidade. A epístola foi cantada pelo Tiago Oszust e a proclamação do Evangelho, pelo Diácono João. O Arcebispo fez uma reflexão sobre a Igreja e o Reino de Deus. “A Igreja e todos os seus membros, desde o Papa até a criança mais pequena, estão a serviço do Reino, pois, pelo Batismo, todos somos servidores do Reino de Deus”, enfatizou o pregador. Dom Volodemer explicou as três dimensões da Igreja: Igreja triunfante da glória celeste, Igreja padecente das almas do Purgatório e Igreja militante, detalhando um pouco mais esta última: “a Igreja militante somos nós aqui na terra, pois estamos em uma luta constante, lutando para sobreviver, para vencer mal, as doenças, o pecado, os vícios, sempre confiando em Deus, tendo muita fé e colocando-se nas mãos de Deus”.

Ao término da Divina Liturgia foram cantados vários “mnohaia lita”. O Pároco repassou os avisos, agradeceu as pessoas que serviram as refeições, às Irmãs de São José, ao Diácono e aos acólitos pela presença e serviços litúrgicos prestados. O Sr. Elias Ksenhuk leu uma mensagem de agradecimento ao Arcebispo. “Obrigado, Arcebispo Dom Volodemer Koubetch, por esta presença tão significativa, por nos orientar melhor através dos ensinamentos que, com certeza, irão trazer bons frutos a todos nós aqui presentes. Agradecemos de coração por tudo, pois sabemos que o que nos foi ensinado será para o nosso bem para que cresçamos com alegria, principalmente para alegria da nossa Igreja Católica Ucraniana”, disse Elias. Mais uma vez, o Pároco agradeceu ao Metropolita por tudo. A cerimônia terminou com a oração do Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai e o canto “Pid tviy pokrou”.

Foram tiradas muitas fotos das pessoas que queriam ter uma lembrança do Arcebispo Metropolita. O fotógrafo Paulo Spumer e sua namorada Zelia, estiveram disponíveis durante esses dias para registrar a visita em detalhes. Dom Volodemer ainda fez uma rápida visita ao vizinho, Sr. Ksenhuk, primeiro morador ao lado da igreja, um dos fundadores da comunidade, que está bastante debilitado devido à idade. Todos seguiram ao salão para o almoço comunitário de confraternização.

Texto: Irmã Margarete e Dom Volodemer

Fotos: Paulo Spumer e Zelia