Arcebispo visitou Itapoá

Nos dias 9 e 10 de junho de 2018, sábado e domingo, a comunidade recebeu a visita de Dom Volodemer Koubetch, agora no cargo de Arcebispo Metropolita. Sábado, às 18h15min, saindo da casa de descanso onde estava hospedado à pousada do Sr. Antônio Zakaluk para conversar com as lideranças locais. Compareceram à reunião sete pessoas. Após uma rápida análise dos acontecimentos locais, concluiu-se que “não há perspectiva de fazer algo mais grandioso pelo pequeno número de famílias participantes”. As ideias lançadas em 2012 foram por demais idealistas, muito distantes da realidade concreta da comunidade. Mas as celebrações mensais terão continuidade. Isso foi uma preocupação visível dos líderes presentes à reunião, após a qual foi oferecido um lanche.

Domingo, dia 10, às 11h30min, Dom Volodemer chegou à pousada do Zakaluk para verificar algumas questões documentais referentes à comunidade de Itapoá, tomando um bom chimarrão com os familiares do Sr. Zakaluk. Lembre-se que o anfitrião foi colega de estudo de Dom Volodemer no seminário menor São José em Prudentópolis, entre 1967 e 1970. Às 12h30min, foi servido um almoço gostoso.

Após o almoço, o Sr. Zakaluk levou o Metropolita até a igreja matriz para mostrar o oratório consagrado a São Josafat, feito pelo pároco anterior Padre Nicanor, muito amigo e benfeitor da comunidade ucraniana.

Às 19 horas, na entrada da capela Nossa Senhora do Bom Parto, que fica em frente ao mar e é a igreja mais antiga de Itapoá, foi dado início à celebração, primeiramente com a recepção ao Metropolita. O Reitor-Pároco da Arquicatedral Padre Joaquim Sedorowicz saudou-o, lembrando que hoje é Festa do Sagrado Coração de Jesus, festa do amor de Deus pela humanidade, a manifestação do amor de Deus entre nós, e “o que une a comunidade é o amor… Graças a este amor, hoje estamos aqui unidos para ouvir suas palavras de ânimo e encorajamento para levar à frente nossos costumes e tradições”.

A seguir, saudando com pão e sal, nas mãos de sua filha e genro, o Presidente administrativo Sr. Antônio Zakaluk proferiu o discurso, destacando os momentos fundacionais e os anseios da minúscula comunidade. Disse o Sr. Zakaluk: Encontramos aqui o lugar para desenvolver nossa realidade de vida, com a realização profissional e material. Podemos dizer que aqui vivemos bem. Porém, sempre sentimos que alguma coisa faltava. A lembrança da vida de nossas comunidades de Igreja sempre deixava um vazio dentro de todos. Encontramos alívio quando, anos atrás, o Padre Josafat Gaudeda, durante um período de férias de verão, nos reuniu para uma celebração litúrgica na casa que a Eparquia mantém aqui em Itapoá para o merecido descanso de seus sacerdotes. Ficamos surpresos pelo número de pessoas que se fizeram presentes naquela celebração. E aí começou a surgir entre todos a saudade do bom tempo em que vivíamos em nossas colônias, onde a Igreja sempre foi parte indispensável de nossas famílias. Assim, a iniciativa do Padre Josafat encontrou ressonâncias entre todos que vivemos aqui. Por isso, a continuidade. Não podemos abandonar o que um dia recebemos de nossos pais e avós: a fé professada em um Rito distinto, com suas tradições e costumes. Hoje, por ocasião de sua visita de pastor de toda a Igreja Ucraniana no Brasil, queremos agradecer por tudo o que recebemos desta nossa Igreja materna”. Ele terminou sua fala, preocupando-se com o futuro da comunidade: “Necessitamos de nossa própria comunidade de Igreja. Não somos muitos, mas somos conscientes de nossas raízes e necessitamos mantê-las, para o bem de nossas famílias e comunidade. Que a sua presença no dia de hoje, através deste encontro de oração e convivência fraterna, seja um incentivo para a continuidade. Que a sua bênção seja a motivação para estarmos cada vez mais dispostos a buscar a união com Deus, alicerce de nossa caminhada, e seja o incentivo para permanecermos sempre unidos na defesa de nossas convicções cristãs, dentro da realidade do que recebemos de nossos pais e avós”.

Prosseguiu a Divina Liturgia, cuja celebração foi simples, quase toda em ucraniano, com a concelebração do Padre Joaquim. Os Seminaristas Samoel Hupolo e Alexandre Pereira Hanchuck e as Catequistas do Instituto Secular Sagrado Coração de Jesus Maria Aparecida Pankievicz e Lubina Julek auxiliaram na celebração e nos cantos litúrgicos. Em sua homilia, o Arcebispo Metropolita enfatizou a força e a dinâmica do amor na vida de uma pessoa cristã e de uma comunidade, que, biblicamente, tem seu centro no coração, assim como o coração de Jesus é o centro do amor de Deus visível na Igreja. Ele exemplificou isso comentando a estória na qual a menina Dorothi leva o espantalho sem cabeça, o homem de lata sem coração e o leão sem coragem ao Mágico de Oz para que providencie o que seus “amigos” encontrados pelo caminho da vida precisam urgentemente: cabeça, coração e coragem, elementos que todos precisam nesse mundo confuso e conturbado, dito “pós-moderno”. “Não basta ter somente a cabeça, que representa a razão e a inteligência, é preciso ter ainda o coração e a coragem; mas também não basta ter somente o coração…; é preciso ter a totalidade da sabedoria dos três ‘Cs’ – cabeça-coração-coragem”, concluiu Dom Volodemer.

Ao final da celebração, o Padre fez os anúncios e foi levantado um solene “Mnohaia lita”, às Catequistas do Instituto pelo seu dia festivo. O encontro com a comunidade terminou com um coquetel de confraternização.

Secretariado Metropolitano