Metropolita em Visita Canônica à Comunidade Paroquial de União da Vitória

Aconteceu no dia 11 de agosto, o início da Visita Canônica do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer, OSBM, à comunidade paroquial São Basílio Magno em União da Vitória.

Em visita as famílias, Dom Volodemer foi convidado para almoçar na casa do Sr. Simão André e da Sra. Guinéfia Skibinski André, que, serviram um delicioso almoço.

Na parte da tarde, às 15.00 hs, o Arcebispo foi convidado a fazer parte de um encontro do Movimento Legião de Maria, chamado Grupo Nossa Senhora de Fátima, que faz suas reuniões semanais nas dependências da casa paroquial. Possui um total de 10 membros. Dom Volodemer, em conversa com os membros, aprofundou mais seu conhecimento sobre este Movimento e incentivou para que perseverem sempre.

Ao entardecer, o Arcebispo foi recebido na casa da Sra. Léa Lucia Hunhevicz, que serviu um farto café. Estavam ainda presentes o Sr.Nicolau Hunhevicz, a Sra. Neuza Hunhevicz, o Sr. João Hunhevicz – irmãos da Sra. Léa e o Pe. Josafá Firman.

De acordo com a programação, às 19.00 hs houve a recepção oficial do Arcebispo. Com os estandartes à frente, saíram em procissão, Pároco Pe. Josafá, Dom Volodemer e membros da comunidade, que foram até a entrada da igreja, lugar que se faziam presentes um grande numero de fiéis, os quais aguardavam ansiosos para saudar o Metropolita.

Primeiramente, Dom Volodemer, foi recepcionado pelas crianças da catequese, que após lindo canto, teve o discurso feito pela menina Carla Mariane Rusinek. As flores foram entregues pela menina Maria Eduarda Jackiw Fedechen. O pão e o sal foram entregues pelo Sr. João Sliwinski – Presidente-Executivo e sua esposa Sra. Hermínia Bileski Sliwinski. Findando este momento, Pe. Josafá acolheu Dom Volodemer, dando-lhe as boas vindas e pedindo sua benção para a comunidade.

Assim, todos, guiados pelo Metropolita adentraram a igreja para a Divina Liturgia, que foi cantada pela comunidade, sob a direção das Irmãs Servas de Maria Imaculada.

Ao final da Divina Liturgia, Dom Volodemer, reuniu-se na casa paroquial, com o CAP – Conselho Administrativo Paroquial, para uma reunião que se tratou vários assuntos pertinentes à comunidade, sobretudo para sua melhoria e fortalecimento. Iniciou com uma reflexão bíblica citando o Evangelho, na passagem de Mt. 20, 24-28. Assim, o Arcebispo tomou conhecimento de como está funcionamento, os projetos, as dificuldades e obteve informações diversas sobre demais temas relacionados à comunidade.

Nos próximos dias, o Arcebispo fará visitas ao Bispo Dom Agenor Girardi e a outras famílias pertencentes à comunidade. Haverá encontros com os Movimentos: Apostolado da Oração e o MEJ; com a catequese, catequistas e seus auxiliares, com o grupo de jovens JUMA – Congregação Mariana e com os pais que possuem crianças na catequese. Terá seu encerramento no próximo dia 14 com a Divina Liturgia e a presença de todas as lideranças de cada comunidade pertencente à Paróquia.

Fotos:

  1. Casa do Sr. Simão André e sua esposa Sra. Guinéfia Skibinski André
  2. Dom Volodemer, Sr. Guinéfia Skibinski André, Sr Simão André, Pe. Josafá Firman
  3. Grupo Nossa Senhora de Fátima – Legião de Maria
  4. Casa da Familia Hunhevicz
  5. Nicolau Hunhevicz, Neuza Hunhevicz, João Hunhevicz, Léa Lúcia Hunhevicz, Pe. Josafá Firman, Dom Volodemer
  6. Procissão para a recepção
  7. Recepção das crianças
  8. Discurso – Carla Mariane Rusinek
  9. Entrega de flores – Maria Eduarada Jaskiw Fedechen
  10. Pão e sal – Sr. João Sliwinski e Sra. Hermínia Bileski Sliwinski
  11. Discurso – Pe. Josafá Firman
  12. Homilia – Dom Volodemer
  13. Reunião com os membros do CAP
  14. Reunião com os membros do CAP
  15. Reunião com os membros do CAP