Apostolado da Arquicatedral renovado

Domingo, 30 de outubro de 2022, Festa de Cristo Rei, foi um dia muito especial para a Comunidade paroquial da Arquicatedral São João Batista, em Curitiba: 14 novos membros ingressaram oficialmente no grupo do Movimento do Apostolado da Oração (AO) em cerimônia presidida por sua Excelência Dom Volodemer – Arcebispo Metropolita durante a Divina Liturgia, concelebrada pelo Pároco-Reitor Joaquim Sedorowicz.

Os novos membros são 12 paroquianos e 2 seminaristas: Dozia Svistak, Maria Inês Risnei, Eugênio Szczur, Camila Michalchuk Semchechen, Ericson Semchechen, Claudia Frankiv, Erlino Frankiv, Lucia Glaba, Cristina de Fátima S. Martins, Anísia Remes, Ana Sonia Stadnik Komarchervski, José Komarchevski, Alexandre Pereira Hanchuck, Matheus da Silva Kreczkiuski.

O grupo passou por uma esmerada preparação que ocorreu em três fases:

1ª – Convites realizados a cada primeiro domingo do mês, ao final da Divina Liturgia, dirigidos à comunidade presente, assim como convites pessoais dos membros da diretoria e de membros do AO a possíveis interessados.

2ª – Contatos individuais com os interessados, conduzidos pela Catequista do nosso Instituto Secular Ana Havrelhuk, com informações iniciais.

3ª – Encontro de preparação para acolhida aos novos membros, realizado no salão da Arquicatedral em 2 de outubro de 2022, com a abordagem dos seguintes temas: a) história do AO no mundo, na Ucrânia, no Brasil, entre os ucranianos no Brasil e na nossa Paróquia; b) ser convidado e aceitar o convite; c) Apostolado da Oração: programa de vida, chamamento a ser missionário; d) acolhimento de Jesus para testemunhá-lo, para anunciar o Evangelho; e) vivência eucarística.

Os candidatos se empenharam em responder à seguinte pergunta: como membro do AO, quem sou na comunidade? Eles foram reunidos em dois grupos, cada um estudando um dos trechos bíblicos: sobre dons espirituais (1Cor 12,12-21) e sobre dons naturais (Rm 12,5-8). Cada grupo apresentou sua reflexão, seguindo-se rica discussão sobre os dons e sobre a participação na comunidade enquanto membro do AO. Ainda refletiram sobre os seguintes elementos da espiritualidade do movimento: apóstolos da oração e apóstolos da ação, oferecimento diário, deveres dos membros do AO.

O encontro de preparação, incluindo os temas abordados, foi elaborado e conduzido pelos seguintes membros da diretoria do AO: Paulo Sergio Macuchen Nogas – Coordenador/Zelador; Marcos Antonio Nogas – Vice coordenador/Vice zelador; Izabel Muzeka – Secretária; Zenóbia Remes – 2ª Secretária; Olívia Terezinha Spak de Oliveira – 2ª Tesoureira; Conselheiros: Ana Havrelhuk, Nádia Muzeka, Gilmar Schuatspa, Mary Litenski Schuatspa.

Após os “tropários”, foram trazidas e entregues aos celebrantes as medalhas, fitas e demais símbolos do movimento. Os candidatos foram chamados nominalmente pelo celebrante Dom Volodemer para se posicionarem em frente da iconóstase. A cerimônia seguiu o rito da recepção (прийняття нових членів) conforme um roteiro que já vem sendo usado há muito tempo, mas celebrada majoritariamente em português. Após as perguntas e respostas, os candidatos se ajoelharam e proferiram a oração de consagração ao Sagrado Coração de Jesus. Feita a bênção das insígnias e demais devocionais, com muita alegria espiritual, os membros as receberam do celebrante e tiveram o auxílio dos membros da diretoria para colocá-las.

Efetuado o ritual, prosseguiu a Divina Liturgia. Em sua homilia, Dom Volodemer fez uma explanação sobre os dois reinos: reino do mundo, marcado pela força, poder, glória, riqueza material, mentira; reino de Deus, marcado pela verdade, amor, bem e justiça. Encontrando-se 123 vezes no Novo Testamento, o conceito Reino de Deus é uma categoria teológica e espiritual fundamental, uma chave de leitura da Bíblia e, principalmente, do Novo Testamento, sobretudo os evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos, Lucas). O reinado de Deus e o reinado do mundo são totalmente diferentes e contrapostos, em conflito permanente; mas o Reino de Deus, quando aceito e vivido, transforma os reinos do mundo. A pregação prosseguiu enfatizando que o Movimento do Apostolado da Oração é uma comunidade eclesial de base, que fortalece a paróquia e a Igreja. Com sua completa e riquíssima espiritualidade, o movimento sustentou a nossa Igreja no Brasil. Dom Volodemer concluiu agradecendo pelo trabalho da diretoria paroquial do Apostolado da Oração dirigida por Paulo Nogas, auxiliado pelos membros auxiliares, que formam a Diretoria, e, principalmente, pela Catequista Ana Havrelhuk, que há décadas vem se empenhando na consolidação e divulgação do movimento, tanto em nível local como em nível eparquial-metropolitano. Ele manifestou ainda contentamento em receber os novos membros, incluindo um casal jovem e dois seminaristas, e os enviou em missão de serem o amor do coração de Jesus e construtores do Reino de Deus.

Prosseguiu a celebração da Divina Liturgia, alegremente entoada pela assembleia presente, com os dois Seminaristas Alexandre e Matheus liderando a cantoria. Após os anúncios paroquiais, foram feitas as fotos grupais, ao mesmo tempo em que os novos membros receberam os cumprimentos da Diretoria e dos membros veteranos, num clima de louvor e confraternização.

Sagrado Coração de Jesus, abençoa o Movimento do Apostolado da Oração e salva a humanidade de todos os males!

Texto: Paulo Nogas, Diretoria paroquial, Secretariado Metropolitano

Fotos: Marcos Hupalo